Pastor alemão - Cão ou cadela?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bichodaconta
Mensagens: 6
Registado: segunda set 29, 2008 9:51 pm

quarta dez 16, 2009 5:18 pm

Olá a todos!

Depois de umas pesquisas pela net encontrei este fórum, que me pareceu o sítio indicado para tirar as minhas dúvidas.

Vão oferecer-me um pastor alemão que tem neste momento um mês (vou recebê-lo aos 2 meses).

Moro numa moradia numa zona relativamente isolada, com um jardim grande e sempre tive cães (2 cães d´água, gatos, tartaruas, pássaros, coelhos, peixes... ).

Há mais ou menos três semanas a minha casa foi assaltada e pensei então optar por um cão com características de guarda. A minha primeira preocupação foi em relação à minha filha de 3 anos, mas já percebi que os pasteres alemães são uma boa opção.

Trabalho em casa e adoro cães, terei muito tempo para ele.

As minhas questões são:
- para guarda, seria melhor um cão uma cadela? As cadelas têm cio, mas li algures que são naturalmente mais protectoras...

- apesar de passar muito tempo em casa durante a semana, passo alguns fins-de-semana fora. Isto seria um problema? À partida, o meu primeiro impulso é levar o cão de fim de semana com toda a família, mas a idéia é que fique a proteger a casa...

Obrigada a todos!
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta dez 16, 2009 6:45 pm

Eu acho que antes de mais deve ter em mente que a protecção proporcionada por um cão é sempre limitada, e que o melhor para proteger de assaltos é mesmo um alarme em condições.
Havendo intenção real de assaltar, um cão pode ser imobilizado facilmente, em particular se estiver no exterior. Pode ser um elemento dissuasor, para o pequeno marginal do assalto de ocasião, mas pouco mais.
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

quarta dez 16, 2009 7:20 pm

Olá bichodaconta, seja bem vindo.

A Arca tem um fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão.

Pode ser que encontre por lá alguma info de seu interesse.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=124

Abraço e boa sorte na sua decisão ;)
bichodaconta
Mensagens: 6
Registado: segunda set 29, 2008 9:51 pm

quarta dez 16, 2009 7:39 pm

CasadelMar Escreveu:Olá bichodaconta, seja bem vindo.

A Arca tem um fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão.

Pode ser que encontre por lá alguma info de seu interesse.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=124

Abraço e boa sorte na sua decisão ;)
Olá!

Obrigada pela informação, vou já pesquisar!
bichodaconta
Mensagens: 6
Registado: segunda set 29, 2008 9:51 pm

quarta dez 16, 2009 7:44 pm

PauloC1 Escreveu:Eu acho que antes de mais deve ter em mente que a protecção proporcionada por um cão é sempre limitada, e que o melhor para proteger de assaltos é mesmo um alarme em condições.
Havendo intenção real de assaltar, um cão pode ser imobilizado facilmente, em particular se estiver no exterior. Pode ser um elemento dissuasor, para o pequeno marginal do assalto de ocasião, mas pouco mais.
Olá Paulo!

Eu alarme em casa, tenho! Acontece que ficaram em minha casa somente 3 minutos... Bom, para esta contabilização o alarme foi útil :x

Não vejo o cão como um guarda, queria era poder conciliar as duas coisas. Como tenho condições para um animal de porte maior, podia ser mais um factor para afastar os "gandulos"...

Depois, sentir-me-ia mais segura nos dias em que chego casa já de noite, sozinha com a minha filha.
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

quinta dez 17, 2009 12:59 am

Quanto a cios, basta castrá-la. :wink:

Por experiência acho que o cão protege o território e a cadela, a família. Mas não me atrevo a aconselhá-la, sou leigo. Tive dois cães e duas cadelas, e meus pais possuem dois cães. Como foi bem dito, para assaltar uma casa com um cão, basta envenená-lo.

E em caso de viagens nos finais de semana um alarme também não protegerá muita coisa. Pense no que realmente quer.

Um seguro caíria bem. E um cofre para bens materiais aliado a alarme e cão seria um bom pacote. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 17, 2009 10:14 am

Subscrevo o que já foi dito pelo PauloC, mas reforço:

Os cães machos têm um "defeito", com as cadelas em cio, eles não querem saber de mais nada.

Honestamente eu optaria por um casal, esterilizando a fêmea para evitar gravidezes indesejadas, e optaria por lhes dar um treino com um bom treinador no sentido de os ensinar a não comer nada da mão de estranhos, assim ajudaria a que pelo menos não morressem envenenados. O instinto de guarda tá lá, e 2 cães fazem sempre um trabalho espectacular. :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta dez 17, 2009 11:18 am

Se quer um PA para guarda, o critério principal que deve seguir na escolha é o carácter expectável do cachorro. Isso consegue-se observando o carácter dos pais da ninhada, fundamentalmente da mãe. Se a mãe tem pouco instinto de guarda ou é submissa, o provável é que tenha "ensinado" aos filhos essas características.

Outra questão importante é escolher que tipo de linhas são mais adequadas para o efeito pretendido - nas linhas de beleza encontram-se frequentemente exemplares sem as características que deseja. Veja ninhadas de linhas de beleza e de trabalho, observe os cachorros e sobretudo os pais.

Importante também é ter a noçao de que o trabalho de guarda, para além das características inatas do cão, exige treino específico para essa função. Há que desenvolver os instintos requeridos para o efeito e sobretudo conseguir o controlo adequado do cão.

A sociabilização de um cão de guarda é também feita de modo diferente da de um cão de companhia, sobretudo no que se refere a convivência com estranhos dentro do território que vai guardar.

A escolha entre mach e fêmea, para efeitos de guarda, não é fundamental, ambos têm prós e contras e ambos oodem ser excelentes guardas.

Finalmente: ter um cão de guarda, sobretudo na sua ausência, não é 100% seguro, dados os riscos de envenenamento ou abate do animal pelos intrusos. Um alarme é bastante eficaz para o efeito.
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

quinta dez 17, 2009 12:11 pm

zeca2 Escreveu:Se quer um PA para guarda, o critério principal que deve seguir na escolha é o carácter expectável do cachorro. Isso consegue-se observando o carácter dos pais da ninhada, fundamentalmente da mãe. Se a mãe tem pouco instinto de guarda ou é submissa, o provável é que tenha "ensinado" aos filhos essas características.

Outra questão importante é escolher que tipo de linhas são mais adequadas para o efeito pretendido - nas linhas de beleza encontram-se frequentemente exemplares sem as características que deseja. Veja ninhadas de linhas de beleza e de trabalho, observe os cachorros e sobretudo os pais.

Importante também é ter a noçao de que o trabalho de guarda, para além das características inatas do cão, exige treino específico para essa função. Há que desenvolver os instintos requeridos para o efeito e sobretudo conseguir o controlo adequado do cão.

A sociabilização de um cão de guarda é também feita de modo diferente da de um cão de companhia, sobretudo no que se refere a convivência com estranhos dentro do território que vai guardar.

A escolha entre mach e fêmea, para efeitos de guarda, não é fundamental, ambos têm prós e contras e ambos oodem ser excelentes guardas.

Finalmente: ter um cão de guarda, sobretudo na sua ausência, não é 100% seguro, dados os riscos de envenenamento ou abate do animal pelos intrusos. Um alarme é bastante eficaz para o efeito.
Olá,

De acordo !
Mas quando adquirimos um cão para guarda e simultâneamente companhia, não podemos pensar que ele vai ser abatido e/ou que lhe vão chegar uma fêmea.
Um alarme não substitui um bom cão/cadela de guarda, porque se assim fosse poderíamos dispensar, também, a GNR, PSP e outros Vigilantes.
No meu caso particular, tenho as duas coisas, ou melhor três, casal de P.A. e alarme, mas isto também não é 100% seguro, porque podem ser neutralizados.
Um ladrão quando está decidido a roubar, não há nada que o impeça ... Nem cão, nem alarme, nem polícia o desviarão dos seus intentos !!
O cão é mais um suplemento de segurança, e está direccionado para os ladrõezecos de 1/2 tigela (oportunistas) que não andam com uma cadela ou pacote de veneno debaixo do braço.

Como exemplo do valor dos cães, dou o caso das brigadas cinotécnicas, em que se não fosse o cão a manter as distâncias, o polícia era agredido, ou seja, o cão apesar de tudo ainda mantém algum respeito - amedronta !!

Um abraço
JonhyRico
Membro
Mensagens: 117
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

quinta dez 17, 2009 2:06 pm

Olá pessoal. Boa tarde.

Lembro-me de já ter lido que houve um "maluco" qualquer que fez um estudo em que comparava a incidência de assaltos em casas com alarme aos assaltos a casa com cão de guarda e concluiu que os assaltantes geralmente preferem enfrentar o alarme do que um ao de guarda.

Parece-me fazer sentido, mas em última instância tudo vai depender do tipo de assaltante...
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

quinta dez 17, 2009 2:59 pm

JonhyRico Escreveu:Olá pessoal. Boa tarde.

Lembro-me de já ter lido que houve um "maluco" qualquer que fez um estudo em que comparava a incidência de assaltos em casas com alarme aos assaltos a casa com cão de guarda e concluiu que os assaltantes geralmente preferem enfrentar o alarme do que um ao de guarda.

Parece-me fazer sentido, mas em última instância tudo vai depender do tipo de assaltante...
A estes nada parou, mas porque são do tipo que qualquer um de nós quer evitar:
Sob ameaça, as vítimas foram sequestradas na casas de banho, enquanto os assaltantes arrombaram o cofre, de onde retiraram 30 mil euros em jóias e cinco mil em dinheiro. Tudo de forma muito rápida e após terem entrado na casa pelas traseiras, sem que o cão ladrasse ou o alarme disparasse.

Como o DN constatou no local, parte da vedação que dá acesso directo à casota do cão foi cortada (ver foto em cima), tendo ficado um buraco por onde os assaltantes entraram.
Noticiado em: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... seccao=Sul

Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”