A minha cadela foi atacada por dois boxers no recinto da exposição

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo jul 27, 2003 4:52 pm

Fui á exposição em sintra com a minha cadela, para ela se ir habituando a estas lides. Estava lá uma senhora com uns cachorrinhos boxers, e fui lá falar com ela porque é uma raça da qual eu gosto muito. Os pais dos cachorros estavam numa "jaula" ao lado. O macho começou-se a atirar á grade e o meu marido que levava a cadela afastou-se um pouco. Qual é o meu espanto quando eles conseguiram virar a "jaula" e enquanto a senhora tentava endireitar a "jaula" com a fêmea lá dentro o macho engalfinhou-se com a minha cadela ( Labradora com 5 meses ), depois veio a femea. A minha preocupação foi afastar de lá os meus dois filhos, o meu marido é que ficou lá com eles e com outras pessoas a tentarem tirar os boxers de cima da minha cadela, que nesta altura já estava de barriga para cima e com as patas e cabeça encolhida. A dona dos boxers não os conseguia agarrar, o meu marido apanhou uma aberta e conseguiu tirar de lá a cadela(puxou-a pela trela que durante isto tudo não a tinha largado). O cão ainda tentou ainda tentou lá ir outra vez mas as pessoas não o deixaram passar.
Teve logo assistencia veterinária, porque tinha uns cortes nas patas. Uma senhora que lá estava com uns São Bernardos disse que deviamos de apresentar queixa porque se os cães são assim não deviam de estar naquelas condições porque ela tambem tinha os São Bernados fechados porque eles não gostavam de boxers.
Nisto apareceu o dono dos Boxers, e preocupou-se se a Juma tinha alguma coisa, mas no fim disse que a culpa era nossa porque nós deviamos de saber que não se pode aproximar outros cães de Boxers e de rotts :evil: :evil: .
Com este comentário o meu marido foi á organização apresentar queixa sobre as condições em que aqueles cães estavam, e como foi com um cão podia ter sido com uma criança. (estes cães com certeza tinham problemas de comportamento, pq até o macho com 3 meses se estava a atirar á grade a ladrar para a minha Juma).
Veio um senhor falar comnosco o srª Rui ....(não prestei atenção ao ultimo nome, mas acho que era o máximo da organização), dizer que não podiam fazer nada porque nós é que estavamos ali mal, porque o recinto aonde tem lugar as diversas apresentações só é permitida a entrada a cães inscritos :o :o :o :o . Isso não esta escrito em lado nenhum, mas ele diz que esta no regulamento. Que a partir do momento em que se realiza ali naquele largo uma exposição canina é só para cães inscritos, e deixa de ser um local publico.
Resumindo eu vim para casa com a minha cadela ferida o srº dos boxers ficou lá e não se tomou nenhuma providencia para que não voltasse a acontecer, pq os cães ficaram no mesmo sítio e nas mesmas condições.
Agora pergunto o que posso fazer numa situação destas? E se eles tivessem atacado um cão inscrito, já tomavam providencias? Se os cães não inscritos não podem andar lá deviam de ter isso afixado num lugar visivel.
Peço desculpa pela extenção do poste e aceito sugestões de como, ou a quem devo apresentar queixa de uma situação destas.
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jul 27, 2003 5:00 pm

susanasaraiva Escreveu: Se os cães não inscritos não podem andar lá deviam de ter isso afixado num lugar visivel.
Olá,

Pode pegar nesse seu argumento para resolver a situação. Mais, deveria haver 'porteiro' para só deixar entrar quem o regulamento permite...
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 5:22 pm

Realmente esta previsto no regulamento do CPC, mas devia de estar afixado em lugar visivel:
Artigo 105º

No recinto do Evento não poderão entrar, sob pretexto algum, cães que não tenham sido inscritos e admitidos.
Exceptuam-se os exemplares que participem em qualquer actividade integrada no programa do Evento, desde que satisfaçam as condições expressas no artigo 30º, assim como os canídeos que se apresentem a exame para admissão no Livro do Registo Inicial.

Não é permitida na área dos eventos de morfologia canina o acto de venda de exemplares.

Artigo 112º

No caso de agressão entre os animais ou ataque a pessoas, a responsabilidade pertence exclusivamente aos respectivos proprietários.

Artigo 118º

O desconhecimento do disposto no presente Regulamento nunca poderá servir de pretexto para reclamações, ou justificar infracções.

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 27, 2003 5:34 pm

Pode meter uma queixa contra os donos dos boxers.

Se não estava assinalado (em lugar visível) que a zona era interdita a cães não inscritos, então a responsabilidade é dos donos dos boxers como em qualquer lugar aberto à presença de cães.

É dos donos a responsabilidade do comportamento dos cães (ora, ora, não estavam de trela, não é ? nem devidamente acondicionados para não atacarem outros cães, não é).
Foi o seu cão mas podia ter sido outro qualquer, inclusivé um cão inscrito.

Pode e deve meter uma acção cívil pedindo indemnização pelos danos físicos(no seu cão) e psicológicos(nos donos) causados.
Tratem de saber o nome dos donos (o advogado também o pode fazer)..
Falem com um advogado e ele que meta a acção (não se preocupem, ganham a acção e os honorários são pagos pela parte que perde).

Se fosse comigo tinham voado pontapés e chamado a polícia !
E armava-se, logo ali, uma grande "caldeirada".
Passo-me totalmente se alguém ataca a minha Zorra...

É por poderem acontecer coisas como estas, que o meu marido não quer levar a Zorra a estes eventos (diz ele).
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 5:53 pm

aisd Escreveu: É dos donos a responsabilidade do comportamento dos cães (ora, ora, não estavam de trela, não é ? nem devidamente acondicionados para não atacarem outros cães, não é).
Foi o seu cão mas podia ter sido outro qualquer, inclusivé um cão inscrito.
Eles estavam realmente dentro de jaulas, mas a jaula era aberta por baixo, e virou.A minha estava de trela, e eles vieram ter com ela. Disseram que estavam a defender os filhotes.
aisd Escreveu: Se fosse comigo tinham voado pontapés e chamado a polícia !
E armava-se, logo ali, uma grande "caldeirada".
A parte dos pontapés o meu marido lembrou-se, mas ainda ia atiçar mais os cães. Tambem não a podia puxar porque como eles a estavam a morder ainda se cortava toda. Quando a Juma estava a salvo é que ele se ia virar para o cão mas houve um senhor que o agarrou.

aisd Escreveu:
Pode e deve meter uma acção cívil pedindo indemnização pelos danos físicos(no seu cão) e psicológicos(nos donos) causados.
Tratem de saber o nome dos donos (o advogado também o pode fazer)..
Falem com um advogado e ele que meta a acção (não se preocupem, ganham a acção e os honorários são pagos pela parte que perde).
Ela não ficou muito ferida (não sei como), ficou só com umas feridas nas patas. E eu não chamei logo a policia, será que agora vale a pena fazer alguma coisa? Eu tenho o nome do srº e adivinhem......é de uma loja de animais :evil: :evil: .

obrigada
duvidas
Membro
Registado: sexta mai 30, 2003 8:51 pm

domingo jul 27, 2003 5:53 pm

Eu estava lá!!.........e viii!!!!!!!!!!
Um horror!
coitadinha da caadelinha.......mas ainda bem que ela nao se magoou muito.......valeu o susto heim?
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 5:58 pm

duvidas Escreveu: Eu estava lá!!.........e viii!!!!!!!!!!
Um horror!
coitadinha da caadelinha.......mas ainda bem que ela nao se magoou muito.......valeu o susto heim?
Eu não ganhei foi para o susto, mas teve uma assistencia muito boa, mas tive que vir para casa desinfectar as feridas porque o vet devia de estar a almoçar (chamaram duas vezes) e não consegui encontar alguem com a mala de primeiros socorros.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 27, 2003 6:09 pm

Pois, nós a falar, a falar sobre animais em um tópico sobre se os cães deviam ou não e parece que estávamos a adivinhar..

Se calhar deviamos ter mencioanado o regulamento mas a questão é que nas expos ao ar livre, o recinto não está delimitado.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
duvidas
Membro

domingo jul 27, 2003 6:10 pm

Também reparei nisso!!....rss.
Mesmo a senhora que assistiu a sua cadelinha que disse ser veterinária e estava meio na duvida se punha aquele pó para estancar o sangue.
É incrivel como que em um lugar destes, nao haja uma equipe de urgencia para qualquer imprevisto.
duvidas
Membro

domingo jul 27, 2003 6:15 pm

Enfim........estas exposições cada vez mais só me levam a desacreditar no sistema!!

é todo um expetáculo quase que triste!
( um dia quente como o que fez hoje , e aqueles bichinhos amontoados nos cercados e que eles dizem que estão bem,mas bem como???...se alguns nem agua e nem sombra tinham? (como foi o caso dos boxers).... é durante a avaliação e do lado de fora um bando de loucos a correrem em volta do recinto com buzinas e bonecos para chamarem a atenção dos cães.........e os juizes vêm esta palhaçada e consentem?
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 6:16 pm

CasadeAnaval Escreveu: Pois, nós a falar, a falar sobre animais em um tópico sobre se os cães deviam ou não e parece que estávamos a adivinhar..

Se calhar deviamos ter mencioanado o regulamento mas a questão é que nas expos ao ar livre, o recinto não está delimitado.
E eu que estive na dúvida se havia de a levar ou não :roll: . Mas pelo que o srº do CPC ( o tal Rui.....), que andava com o regulamento debaixo do braço, me disse a partir do momento que se faz naquele local uma exposição dessas o local deixa de ser público :roll:
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 6:24 pm

duvidas Escreveu: Mesmo a senhora que assistiu a sua cadelinha que disse ser veterinária e estava meio na duvida se punha aquele pó para estancar o sangue.
É incrivel como que em um lugar destes, nao haja uma equipe de urgencia para qualquer imprevisto.
A srª que estava na dúvida se punha o pó ou não era a criadora dos São Bernardos, que foi das primeiras a me dar assistencia. Mas considero que a assistencia foi boa só veterinários apareceram dois ou três. Que eram dos standes de criadores. E tb apareceu uma senhora a oferecer a cx de primeiros socorros, mas na altura não foi preciso pq as feridas estavam escondidas dabaixo do pelo ( não tinha orelhas arrancados como o dono do boxer vinha á procura). Quando elas apreceram é que chamaram o vet de serviço.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 27, 2003 6:29 pm

Rui Gonçalves ou Rui Oliveira ?

De qualquer forma duvido que as normas do CPC se sobreponham à lei, no que se refere a danos sobre a nossa propriedade que é o que os cães são.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 27, 2003 6:38 pm

Pois eu tenho uma pergunta burra a fazer.

Eu gostava de ter a minha cadela avaliada por juízes.
Ela não tem qualquer treino de "ring" ou de exposições e, francamente,
não estou para gastar tempo a prepará-la.
O meu objectivo é conhecer as mais e menos valias da dita cuja e comparar a minha opinião com a de peritos.

Enfim, resumindo, será que a posso inscrever numa exposição, assim como ela é (muito pacífica e afável mas também um bocadinho anárquica e muito independente) ?
Além disso ela tem agora 14 meses.

Também não a quero submeter a "stress" desnecessário.
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 6:40 pm

CasadeAnaval Escreveu: Rui Gonçalves ou Rui Oliveira ?

De qualquer forma duvido que as normas do CPC se sobreponham à lei, no que se refere a danos sobre a nossa propriedade que é o que os cães são.
Sinceramente não prestei ateção ao ultimo nome, ele descartou-se foi com o facto dela estar no recinto da exposição sem estar inscrita, e assim não lhe competia fazer nada. Só as autoridades competentes. Que eu na altura não as chamei e agora não sei se valerá a pena apresentar queixa.
Responder

Voltar para “Cães”