Ajuda - necessito de alguns conselhos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sevenhups
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 6:34 pm

quarta jan 06, 2010 11:41 pm

Olá a todos!
A minha cadelita Tara tem aproximadamente 5 meses e foi resgatada ainda bebé de um canil municipal. É uma rafeira gira (vejam o petsite), com semelhanças a pastor alemão. Sempre foi muito meiga e aprendeu as regras básicas relativamente rápido (anda, senta; os xixis e cocos nos locais estabelecidos).
Desde umas duas semanas para cá, anda hiperactiva, impaciente e desobediente, com o novo passatempo preferido: abocanhar as mãos dos donos e roer pernas de cadeiras. Neste momento está a a mudar a dentição e já me apercebi que a transição está a ser-lhe dolorosa, mas já não sei como orienta-la.
Lembrei-me de um treino de obediencia básica; podem dar-me mais uns conselhos e/ou experiencias? Conhecem alguma escola de treino de obediencia básica na zona de Oeiras?
Agradeço desde já as vossas respostas.
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

quinta jan 07, 2010 10:48 am

O comportamento que descreve parece-me perfeitamente normal ainda para mais tendo em conta o facto da cachorra estar a mudar a dentição. Também tenho uma cachorra com 5 meses cujo comportamento é similar ao da sua.

Quanto ao treino de obediência pode sempre inscrevê-la numa escola para o efeito mas tendo em conta que ainda é muito novita penso que nenhum treinador será de opinião de iniciar já o treino propriamente dito atendendo à imaturidade do animal. Nesta fase, normalmente, recomenda-se a forte socialização dos cachorros.

Cachorro é cachorro :lol: Tudo a seu tempo...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 07, 2010 7:48 pm

Olá, dê-lhe uns brinquedos de encher de comida (Kongs, etc) e pode fazer treino de obediência e socializar com outros cães, coisa que é muito fácil numa escola de treino porque existem lá muitos amiguinhos para brincar.

Use o castigo negativo para a ensinar a não roer as mãos dos donos...

Ela dá uma dentada... diz alto "ai" e para de brincar, de preferência deixa-a numa divisão sozinha durante dois minutinhos e volta a seguir como se nada fosse... repete isso cada vez que achar que ela está a morder co muita força, mas deixe-a morder e ensine-a a morder devagar, é uito importante, depois mais tarde faça isso sempre que ela morder as mãos com força ou não.

Vai resultar, ela quer brincar e para que a brincadeira não pare vai ter cuidado, ficando com uma boa inibição da mordida.

Pode ler este meu post:

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... rdida.html
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Tchintchas
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 10:35 am

sexta jan 08, 2010 2:11 am

Numa coisa está certa Sevenhups...a sua cadela é mesmo gira. Muito linda!

Já agora, arranje-lhe brinquedos para roer, ou ossos (pode encontrar nas lojas de animais). E sempre que ela estiver a roer o que não deve, diga-lhe que NÃO e de-lhe os brinquedos para roer.

Não sou nenhuma expert, mas já li vários artigos e falo por experiência própria.
Responder

Voltar para “Cães”