Como saber se está preparado para ter outro cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

teresarodrigues
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: quinta jul 17, 2003 1:33 am
Localização: Scottish Terrier

quarta jul 30, 2003 1:13 am

A propósito do assunto: "Quando morre o nosso cão", lembrei-me de lançar a seguinte questão: Quando perdemos o nosso cão, aquele ser que tanto amamos e que tanto nos deu, como ultrapassar o sentimento (quase inevitável, no meu caso) de traição por sequer pensar em ter outro cão? Existirá alguma forma de saber se se está ou não preparado? O cão que morreu é insubstituivel, é certo. Ter outro não significa isso, mas mesmo assim sinto que o meu menino não gostaria de me ver "com outro"... Será que vou estar sempre a comparar o novo cachorro com o meu cão que já morreu? Será que vou ficar sempre à espera que tenha as mesmas reacções em situações semelhantes? Penso que não seria justo para nenhum dos tres: para o novo cachorro, para mim e, mais do que tudo, para o meu menino... Tenho tantas saudades!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta jul 30, 2003 4:59 am

O meu conselho (pelo que possa valer que é muito pouco) é faça uma boa acção - salve um cão do canil, pegue num abandonado, vá às associações.
Um que precise de si.
Vai ver como é diferente...

Ou então vá buscar um bem diferente - se o seu era pequenino, vá buscar um grande.Se era peludo, escolha um pelo curto.
E não se rale - cada cão é um cão.
Cada um tem razões para o amarmos diferentes de todos os outros.
xanda
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Localização: Yorkhire Terrier

quarta jul 30, 2003 9:21 am

100% concordo com esse principio!
cada cão é um cão diferente do outro e com muito amor para dar e receber.

Alex
Moofy
Membro
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm
Localização: 1 cão, 1 hamster, 1 aquario de 130 l

quarta jul 30, 2003 9:33 am

Pela minha experiência concordo com o que já foi dito, ou seja cada cão é um cão diferente. Eu tive um cão que morreu e passados 6 meses voltei a ter outro e nunca fiz grandes comparações, pois eram tão diferentes, mas ambos com tanto amor e carinho.
Não tenha medo de ter outro cão por sentir que está a trair o que tinha, pois tal como já foi falado em outro tópico, se existir céu os cães estão todos lá e a olhar pelos donos, tal como fizeram em vida, com tanta dedicação e vão ficar contentes ao ver o seu sorriso novamente com as tropelias de um novo cão :)
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta jul 30, 2003 10:03 am

Inevitavelmente chega o dia do Adeus. O nosso companheiro canino/felino parte levando com ele uma parte de nós, e deixando muito de si vivo neste mundo através de nós...
Mas a vida continua, e o vazio que ele deixa acaba eventualmente por "sarar".
Não nunca nos esquecemos dele, mas há tantos animais que precisam desse amor que nós temos para dar...
Concordo com tudo o que aqui foi dito, e os conselhos dados quanto a adoptar um animal de um canil, ou um de outra raça completamente diferente, tamnho e pelo , etc são super válidos.
mas também penso de forma diferente, ie, para mim preencher o vazio deixado pela partida do nosso cão/gato/animal de estimação é mais forte, não se trata de traição, nem de consolo, nem de substituição, trata-se de ter muito amor para dar, e não conseguir ficar a sofrer duplamente: a partida do meu animal e o vazio de não ter um animal dessa especie (cão, gato, etc) para amar - só não sofre quem não ama, não é assim?
Ach que me troquei um bocadinho
:oops: , mas dá para perceber o que quiz dizer não dá?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ANIFI
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

quarta jul 30, 2003 10:26 am

Teresa Rodrigues,

Felizmente ainda não me aconteceu perder o meu grande amigo canino por causa da sua morte. Mas há 6 anos atrás viva com uma pessoa e tínhamos um rottweiler, acontece que quando acabou ele me levou o cão, e sofri imenso ( por causa do meu cão !!!), ouvia o cão ladrar, sentia a falta da sua enorme presença... enfim, de tudo ! Foi como se ele tivesse morrido pois nunca mais o vi... Tive a mesma dúvida que tem agora, não sabia o que fazer e parecia que para qualquer lado que fosse só via rotts, era uma tortura !!! Tive medo de comprar outro rott porque achei que ia fazer comparações etc.... então optei por um cão completamente diferente ( como já lhe foi aconselhado por outros foristas ) e o resultado foi um autêntico desastre !!!! Estava habituado aquela raça e optar por outra raça tão diferente ( cocker spaniel ) não resultou comigo... Acabou por ficar para uma pessoa minha amiga a quem tinha morrido a sua cadelinha cocker há pouco tempo. Há 3 meses, após muitas visitas a criadores e depois de ter reflectido muito comprei o meu rott e digo-lhe que foi a melhor coisa que fiz. É claro que faço comparações mas o Kaiser já tem o seu lugar na família e não o trocava por nada neste mundo. Cada cão é um cão diferente, mesmo sendo da mesma raça.
Não importa o que vier a decidir, não sofra e arranje um animal a quem possa dar o carinho que tem reservado no seu coração, vai ser sempre compensada.
Espero ter ajudado em algo e desejo-lhe muitas felicidades :)
ANIFI
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

quarta jul 30, 2003 10:27 am

Teresa Rodrigues,

Felizmente ainda não me aconteceu perder o meu grande amigo canino por causa da sua morte. Mas há 6 anos atrás viva com uma pessoa e tínhamos um rottweiler, acontece que quando acabou ele me levou o cão, e sofri imenso ( por causa do meu cão !!!), ouvia o cão ladrar, sentia a falta da sua enorme presença... enfim, de tudo ! Foi como se ele tivesse morrido pois nunca mais o vi... Tive a mesma dúvida que tem agora, não sabia o que fazer e parecia que para qualquer lado que fosse só via rotts, era uma tortura !!! Tive medo de comprar outro rott porque achei que ia fazer comparações etc.... então optei por um cão completamente diferente ( como já lhe foi aconselhado por outros foristas ) e o resultado foi um autêntico desastre !!!! Estava habituado aquela raça e optar por outra raça tão diferente ( cocker spaniel ) não resultou comigo... Acabou por ficar para uma pessoa minha amiga a quem tinha morrido a sua cadelinha cocker há pouco tempo. Há 3 meses, após muitas visitas a criadores e depois de ter reflectido muito comprei o meu rott e digo-lhe que foi a melhor coisa que fiz. É claro que faço comparações mas o Kaiser já tem o seu lugar na família e não o trocava por nada neste mundo. Cada cão é um cão diferente, mesmo sendo da mesma raça.
Não importa o que vier a decidir, não sofra e arranje um animal a quem possa dar o carinho que tem reservado no seu coração, vai ser sempre compensada.
Espero ter ajudado em algo e desejo-lhe muitas felicidades :)
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta jul 30, 2003 11:45 am

Sempre que me morre um cão, é um tristeza. Mas, quando aparece um cão abandonado (quenos atiram por cima da vedação, ou que aparecem, pura e simplesmente)para ficar no lugar do falecido, a única coisa que fazemos é desinfectar a casinha e fazer como que o novo cão se sinta feliz. E isso nunca pensei nisso como uma traição. Até me sinto feliz por dar oportunidade a outro cão para viver contente.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta jul 30, 2003 12:11 pm

ANIFI Escreveu:
Tive medo de comprar outro rott porque achei que ia fazer comparações etc.... então optei por um cão completamente diferente ( como já lhe foi aconselhado por outros foristas ) e o resultado foi um autêntico desastre !!!! Estava habituado aquela raça e optar por outra raça tão diferente ( cocker spaniel ) não resultou comigo...
;) Entendo-a perfeitamente! Embora eu adore qualquer cão, á partida terei que ter sempre um Rott ( 1 no minimo, pois espero dentro de um ou dois anos poder ter outro e um rafeirito) pois é a raça que melhor conheço, é a minha paixão.
Mas depende de pessoa para pessoa, eu sou da mesma opinião, e no dia em que a Shiva partir (3 x madeira) rapidamente terei que ter outro rott na minha vida. Mas não tem nada a ver com substituição.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
teresarodrigues
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: quinta jul 17, 2003 1:33 am
Localização: Scottish Terrier

quarta jul 30, 2003 6:12 pm

Obrigada a todos pelos vossos conselhos e compreensão. É bom poder conversar com pessoas que não nos dizem "Mas é apenas um cão"... Porque, para mim, não era apenas... era/ é o cão, o meu cão, o meu filhote, o melhor amigo que alguma vez tive. Apesar de algumas das vossas opiniões, não penso ter um cão de raça diferente. Se tiver outro, será um scotish terrier, tal como o meu menino que morreu. Nem consigo imaginar que seja de outra forma. Pensei em ter uma cadela, numa tentativa (talvez absurda) de poder imaginar que é como que a namorada do meu filhote. Mas a decisão continua a ser difíl de tomar, tanto que passado 1 ano ainda não a tomei. Seja como for, um bem haja a todos pela vossa ajuda.
teresarodrigues
Zita
Membro Veterano
Mensagens: 304
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Chihuahuas

quarta jul 30, 2003 7:26 pm

Olá Teresa Rodrigues,

Está cá há pouco tempo, mas tenho apreciado muito as suas intervenções.

Não lhe vou dizer nada que os outros membros não tenham já referido, mas queria realçar que um novo cão não vai intreferir com a memória e a saudade do anterior !!!

Se tem AMOR para dar, não hesite, faça um duplo favor a si própria e a um cão abandonado. Procure uma associação! Nesta altura do ano, as pessoas pouco adoptam - são mais os 'despejos'. Desde bebés encontrados no lixo, a cães deixados durante a noite amarrados ao portão das associações...há cães lindos e ternos, há cães traumatizados e agressivos, há cães saudáveis (os doentes estão a ser tratados na enfermaria), enfim há de tudo - nesta altura do ano sofrem muito com o calor!

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje !

Coragem!!

;) ;)
teresarodrigues
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: quinta jul 17, 2003 1:33 am
Localização: Scottish Terrier

quarta jul 30, 2003 10:59 pm

Zita,
Um muito obrigado pelas palavras de coragem. Racionalmente sei que devo ter outro cão, mas a emoção... Isso já é outra história.
Bjos,
teresarodrigues :?
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta jul 31, 2003 11:22 am

ois. peço imensa desculpa se vou parecer insensivel. N é esse o meu objectivo. Numa situação como esta em que um dos nossos melhores amigos morre´, nós n podemos fazer nada. ele morreu e não existe outro cão que o possa substituir. o melhor que podemos fazer é lembrarmo nos dele e de todos os momentos, bons e maus que passámos com ele. Há uma coisa que se vai tornar inevitável. Procurar no seu novo cão, caracteristicas do anterior. isso é completamente compreensivel. é uma maneira de manter viva a memória do seu outro cão.. Felicidades
teresarodrigues
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: quinta jul 17, 2003 1:33 am
Localização: Scottish Terrier

quinta jul 31, 2003 5:36 pm

Omega2,
Não peça desculpa, porque não me pareceu de forma alguma insensível. Pelo contrário, compreende a minha angústia de saber que vou estar sempre a procurar no novo cão as características do Murdok. Dai não colocar a hipótese de ter outro de uma raça diferente. Obrigada pela sua palavra amiga. Um destes dias faço uma surpresa aos foristas a contar tudo do meu novo cão, só não sei quando... De alguma forma, sinto que não estou preparada. É tão dificil decidir.
Bjos para todos,
teresarodrigues
Moofy
Membro
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm
Localização: 1 cão, 1 hamster, 1 aquario de 130 l

quinta jul 31, 2003 5:43 pm

Cara Teresa,
Caso não esteja preparada devido a motivos profissionais ou do estilo, eu calo-me. Se não está preparada, ultrapasse o medo e arranje um cão, pq dá para ver que você está a sofrer com a sua indecisão e para resolver o problema tem que lutar contra ele.
Se já teve um cão sabe que eles são como uns bebes queridos e lindos, pelo que mal tenha um ao colo tudo que seja medo e insegurança vão embora e a sua vida começa um novo ciclo. Não é uma substituição, mas sim um novo capitulo.
Eu tenho fotos do meu cão que morreu, há mais de 7 anos e as vezes ainda choro ao olhar para elas e posso dizer que o facto de ter um novo cão nunca tirou o lugar do outro no meu coração. O nosso coração é grande e dá para muitos e muitos cães :) :)

Moofy
Responder

Voltar para “Cães”