Treinar - s/ trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Amabo
Membro Júnior
Registado: terça jan 19, 2010 9:38 am

quarta jan 20, 2010 7:47 am

Ola a todos

Existe uma possibilidade de vir a adoptar uma cadela com 5 anitos...
Ainda não sei como vai ser, visto que ela viria de inglaterra... Pelo que precebi, ela não ta habituada a andar sem trela... Alguem me pode dar umas dicas acerca das melhores formas de a treinar/habituar?

Obrigado
DrSun
Membro Júnior
Registado: quarta jan 13, 2010 7:49 pm

quarta jan 20, 2010 8:43 am

Na rua convém os cães andarem com trela, por uma questão de segurança! Se a cadela já está habituada qual o problema de andar com ela de trela?
Por muito que um cão esteja bem treinado, é sempre um risco andar com eles soltos! De qualquer forma se quer treinar procure uma escola que é o sitio mais indicado para isso!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jan 20, 2010 10:09 am

Amabo Escreveu:Ola a todos

Existe uma possibilidade de vir a adoptar uma cadela com 5 anitos...
Ainda não sei como vai ser, visto que ela viria de inglaterra... Pelo que precebi, ela não ta habituada a andar sem trela... Alguem me pode dar umas dicas acerca das melhores formas de a treinar/habituar?

Obrigado

Não sei se é o caso, mas deixo o aviso de que há muitas burlas quando se encomendam cães de outros países pela net...aparecem cães de raça X e Y, até são baratinhos mas depois paga-se e não se recebe cão nenhum...

Quanto ao andar sem trela, se a ideia é passea-lo sem trela pela cidade, isso é um perigo para o cão, para outros cães de donos responsáveis que trazem os seus devidamente atrelados e pode até ser perigoso para outros animais e pessoas...Mesmo que o cão seja docil, ao andar sem trela está sujeito a 1001 tipos de riscos...
Se a ideia é solta-lo de vez em quando em algum sitio seguro e menos movimentado, mais importante que andar sem trela, é importante treinar o vir a chamada :wink:

Algumas dicas:
http://www.youtube.com/watch?v=E6Cnf4SEZc0
http://www.youtube.com/watch?v=ZsFxJNKoqpo
http://www.youtube.com/watch?v=D1Q9SVFOWu4
Amabo
Membro Júnior

quarta jan 20, 2010 10:51 am

Obrigado pelos links

A idea erá mesmo soltar-la nos parks, praia e assim... de forma a podermos passear mais facilmente - corridas e assim...

:)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jan 20, 2010 11:57 am

E assim, como está a dizer, depois de todo esse treino, que realmente faz muita falta, seja qual for a maneira que treinar, um dia o cão vê passar um estimulo maior que aquele que usa, como um gato, um pato, um skate, um papagaio na praia, etc, e não vem à chamada, corre para a estrada é atropelado ou corre por cima da toalha das pessoas na praia, ou até mesmo encontra-se com um cão na rua que é agressivo para outros cães, preso à trela, mas o seu não está, vai ter com o outro e acaba todo mordido... e a responsabilidade á sua, porque o outro cão está à trela e o seu não.

Pense bem nessa questão, é muito giro ter um cão assim, vemos nos filmes, nas séries, e o cão ideal que imaginamos, mas a realidade é completamente diferente.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
c_saraiva
Membro Veterano

quarta jan 20, 2010 12:16 pm

Amabo Escreveu:Obrigado pelos links

A idea erá mesmo soltar-la nos parks, praia e assim... de forma a podermos passear mais facilmente - corridas e assim...

:)
Fazer isso em parques e praia, não me parece boa ideia pelos motivos que o doglover80 já referiu...é preciso cuidado com os sitios onde tiramos a trela ao cão...
Amabo
Membro Júnior

quarta jan 20, 2010 12:27 pm

Obrigado a ambos

Terei isso em atenção
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta jan 20, 2010 12:54 pm

Facilitam e depois vêm queixar-se da "Lei dos cães ... "

Um abraço
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 20, 2010 12:58 pm

Eu treinei a minha cadela a andar comigo sem trela.
Usei biscoitos para a habituar a vir à chamada e a não sair da minha vista (no estádio nacional, em monsanto, na praia e em todo o lado onde me parecesse que não havia perigos - carros e pessoas).

Fartei-me de correr atrás dela, de a ir buscar a sítios incríveis, fartei-me de ter medo que caísse das arribas e de a perder nos bosques e matas...
Andei a desoras - tipo 6h da manhã ou 2h da madrugada - nas áreas urbanas.
Ainda hoje - quando me lembro - até me dão arrepios...de frio.
Não se imagina o que foi sair de inverno (ela nasceu em Maio) com chuva e um frio de rachar, para passear antes de ir trabalhar.

Depois disso, pôr a trela foi um descanso.
Adaptou-se de imediato, sem puxar nada que fosse notório.
Hoje é diferente - ainda a passeio sem trela em zonas bem determinadas - na praia de inverno, nas docas, no jardim local.

De resto, é trela, sempre.
Vale a pena todo o trabalho - é duro mas fica-se com um animal equilibrado, feliz, no qual temos orgulho e que, por sua vez, nos faz felizes a nós.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Amabo
Membro Júnior

quarta jan 20, 2010 1:06 pm

Os sitios que mencionou são exactamente os que pensava dar esses passeios, e sob as mesmas circunstancias...

Embora, em vez de monsanto tivesse a pensar no park atras das piscinas nacionais - estadio nacional...

Para um jogging ou assim... a trela seria um "transtorno".. desde que ela se mantenha perto de mim... acho que, para brincadeiras comuns, seria tanto melhor para ambos...
Obvio que não quero que ela fuga...

Tive um colega que levava os seus cães para pria etc sem trela.. que eu saiba, nunca nenhum lhe "fugiu". Teve um susto ou outro pois o cão desapareceu do raio de vista.. foi-se meter com uma cadelita lol... mas nem por isso se afastou muito e la voltou para o sitiu onde o dono tava um tempo depois.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jan 20, 2010 10:46 pm

O pessoal do "dogcross" não acha a trela um transtorno, mas pronto está aconselhado como pediu, agora tudo o resto fica na sua consciência.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
c_saraiva
Membro Veterano

quinta jan 21, 2010 9:59 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tudo com trela :D

Edit: Só para dizer que é aconselhavel que a trela seja elástica tipo esta:
Imagem

E de preferencia deve estar presa a uma coleira acolchoada tipo esta:
Imagem
Ou um arnes do tipo dos de mushing:
Imagem

Mas para pequenas corridas tipo jogging em que o cão corra ao lado do dono e não puxe não é preciso mais que uma trela e uma coleira normais :wink:
Responder

Voltar para “Cães”