Porque é que eu não tenho um Rottweiler?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jan 22, 2010 3:34 pm

O Rottweiler é uma raça centenária que teve as suas origens na cidade Alemã de Rottweil, origem do nome da raça. Foi usada para os mais variados fins, desde cão de gado, a cão de tracção e mesmo de cão policial. Desempenhou estas tarefas ao longo de séculos, e sempre com distinção. Curiosamente, entre os trabalhos que desempenhou desde a sua origem centenária nunca se contaram as lutas de cães ou outras actividades marginais nas quais actualmente se vê envolvido, vá-se lá perceber porquê!
No entanto, vários políticos e legisladores, certamente com base nas rigorosas estatísticas e dados científicos avançados pela comunicação social mais informada e isenta, chegaram à conclusão de que esta raça de cães devia ser classificada como “potencialmente perigosa”. Pessoalmente, desconfio do ajuizado desta classificação! Como será que os pobres habitantes da cidade de Rottweil conseguiram sobreviver tantos séculos com tal perigosidade potencial ?! Direi mais, a julgar pelo alarmismo e frequência de algumas noticias, como será que a raça conseguiu chegar até aos nossos dias sem antes dizimar metade da população humana Mundial ?!
Não será a violência envolvendo esta e outras raças antes o resultado da má conduta e dos maus comportamentos dos seres humanos, em vez de ser consequência do cão ser desta ou daquela raça? Não será a violência do ser humano em si mesmo que está aqui em causa, independentemente de nela ser usado um cão, um carro, uma pedra, um taco de basebol ou uma faca ? Será que teremos de passar a ter alguma licença especial para se terem em casa facas de cozinha ou tacos de Baseball? Existe algum estigma contra quem os tenha? Porquê fazer desta ou daquela raça de cães bode expiatório de um problema que é exclusivamente humano!

Eu já tive Rottweilers, e não os tenho actualmente. Perguntam-me porquê, e eu respondo simplesmente que é porque hoje em dia seria impossível eu vir a ter ter os mesmos cães que tive há uns anos atrás. E isto porque quando eu adquiri os meus Rottweiler era possível passear com eles na rua sem que 90 % das pessoas soubessem de que cães se tratavam. Podia andar com eles descansado no meio da rua, sem restrições à circulação, sociabilizando-os com pessoas e animais. Havia muito quem lhes fizesse festas enquanto passeávamos, havia donos de outros cães que os deixavam brincar com eles em zonas controladas e em plena liberdade. Hoje em dia, passear um Rottweiler na rua, é o mesmo que passear com o Hanibal Lecter (vide “o silencio dos inocentes”) ou um qualquer criminoso! Amordaçado, de trela curta, sem possibilidade de se aproximar de qualquer pessoa ou animal, um cão desta raça é um pária, um ser rejeitado que, muito possivelmente culminará num animal anti-social!
Tivesse eu um Pastor Alemão, um Serra da Estrela ou até um Labrador com as mesmas restrições e o mesmo estigma que são impostos ao Rottweiler, e muito dificilmente eu teria um cão equilibrado e sociável, é tão simples quanto isso! Não tenho nada contra cumprir obrigações legais, mas todo o estigma que este ‘tratamento especial’ e a classificação de “raça potencialmente perigosa” traz á raça, impossibilita actualmente qualquer vida normal em sociedade.
É por isso que não vou voltar a ter um Rottweiler, e só por isso…..de resto continua a ser para mim a melhor raça do mundo
Última edição por PauloC1 em sexta jan 22, 2010 3:51 pm, editado 1 vez no total.
sasha09
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Localização: 1 Labrador

sexta jan 22, 2010 3:42 pm

Muito bom o texto :wink:
Saudações da J & Isaac
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 22, 2010 4:28 pm

So true...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CSofiaMelo
Membro
Mensagens: 150
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
Localização: Liz do Vale D' Huyo

sexta jan 22, 2010 4:31 pm

Não podia concordar mais...
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

sexta jan 22, 2010 4:40 pm

Infelizmente esta é a pura e dura realidade...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 22, 2010 5:26 pm

Eu até diria mais. Eles não merecem. A raça não merece.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sexta jan 22, 2010 5:29 pm

CindelP Escreveu:Eu até diria mais. Eles não merecem. A raça não merece.
subscrevo! nem o rott nem nenhuma das raças que faz parte da maldita lista... :roll:
RottLover81
Membro Veterano
Mensagens: 320
Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am
Localização: Taruk, Sasha e Suki

sexta jan 22, 2010 5:33 pm

PauloC1 conseguiste resumir uma triste e enorme verdade nesse pequeno texto. Como eu te entendo. :(

Provavelmente o "objectivo desta Lei" a longo prazo vai fazer com que mais gente vá deixar de quer ter cães desta raça, concordas PauloC1? :(
Não estou a ver, sinceramente, onde é que estas medidas nos irão guiar, mas de certo e como o PauloC1 referiu, já existiram melhores dias para estes fiéis companheiros... :(

Que pare esta perseguição maquievelica de uma vez por todas!
Última edição por RottLover81 em sexta jan 22, 2010 5:40 pm, editado 1 vez no total.
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sexta jan 22, 2010 5:38 pm

RottLover81 Escreveu: Que pare esta perseguição maquievelica de uma vez por todas!
enquanto houver criadeiros da treta que pegam nas raças da moda, criam para vender sem se preocupar minimamente com o caracter dos cães que estão a reproduzir, esta dita perseguição nunca vai acabar... e isto acontece em n raças... :roll:
sasha09
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Localização: 1 Labrador

sexta jan 22, 2010 5:46 pm

"Uma vez fui passear acompanhado com o meu cao, devidamente equipado com a trela com menos de 1 metro e açaime, enquanto outros caes (rafeiros, caniches, labradores, etc) andavam à solta, sem trela, sem açaime. Conclusao: tive de abandonar o local"


"Nao vendo os meus caes a qualquer pessoa, cheguei muitas vezes recusar vendas e ainda a visitarem os cachorros"


"Todos os meus animais, desde pequenos tem uma educaçao e socializaçao extraordinaria, eficiente e capaz que me permita dizer que sao os caes mais seguros que conheço"


"Acompanhado de um amigo que foi comigo até minha casa, deparámo-nos com os 2 elevadores abertos: um tinha um Golden Retriever com o respectivo dono, o mesmo acontecia no outro elevador so que com um Rott. O meu amigo perguntou me: "Em qual vamos?" Ao qual eu respondi: "Nao sei, nao conheço os donos"."

By: Presidente do Rott Clube de Portugal
Saudações da J & Isaac
RottLover81
Membro Veterano
Mensagens: 320
Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am
Localização: Taruk, Sasha e Suki

sexta jan 22, 2010 6:01 pm

omegaa Escreveu:
RottLover81 Escreveu: Que pare esta perseguição maquievelica de uma vez por todas!
enquanto houver criadeiros da treta que pegam nas raças da moda, criam para vender sem se preocupar minimamente com o caracter dos cães que estão a reproduzir, esta dita perseguição nunca vai acabar... e isto acontece em n raças... :roll:
Então que tentem "travar" esses supostos criadores.. E que deixem em paz os animais que vêm de criadores listados pelo CPC!
Assim é tudo ao molho, paga o justo pelo pecador...:(
sasha09
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Localização: 1 Labrador

sexta jan 22, 2010 6:15 pm

Os culpados nao sao os proprios criadeiros, sao quem os compra. Se aquilo nao desse lucro (sim porque para estes trata-se de um negocio) garanto que nao existiam tantos :?
Saudações da J & Isaac
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 22, 2010 6:20 pm

RottLover81 Escreveu:
omegaa Escreveu:
RottLover81 Escreveu: Que pare esta perseguição maquievelica de uma vez por todas!
enquanto houver criadeiros da treta que pegam nas raças da moda, criam para vender sem se preocupar minimamente com o caracter dos cães que estão a reproduzir, esta dita perseguição nunca vai acabar... e isto acontece em n raças... :roll:
Então que tentem "travar" esses supostos criadores.. E que deixem em paz os animais que vêm de criadores listados pelo CPC!
Assim é tudo ao molho, paga o justo pelo pecador...:(
Amigo, o CPC regista tudo e não distingue criador ético de canicheiro. O CPC não lista criadores, lista ninhadas registadas e a definição de criador para o CPC é, e cito, "o proprietário da cadela no momento do parto". Ter LOP não é sinónimo de criação ética porque há muito mais a ponderar que isso, o registo num lc livro de origens é o MÍNIMO que um cão de raça deve ter ... evidentemente que fazer criação sem registo genealógico é SEMPRE sinónimo de sucateirice.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 22, 2010 6:20 pm

RottLover81 Escreveu:
omegaa Escreveu:
RottLover81 Escreveu: Que pare esta perseguição maquievelica de uma vez por todas!
enquanto houver criadeiros da treta que pegam nas raças da moda, criam para vender sem se preocupar minimamente com o caracter dos cães que estão a reproduzir, esta dita perseguição nunca vai acabar... e isto acontece em n raças... :roll:
Então que tentem "travar" esses supostos criadores.. E que deixem em paz os animais que vêm de criadores listados pelo CPC!
Assim é tudo ao molho, paga o justo pelo pecador...:(
Sinceramente somos todos culpados da situação actual! Uns por terem parte activa, outros por terem parte inactiva.

A meu ver, dado o panorama actual, o melhor será mesmo encostar os cães à "base".
Eles não merecem, a raça não merece, os donos não merecem.

Deixa-los descansar em paz. Se for para sempre, que assim o seja. Agora viver como criminosos, como foras-da-lei, sujeitos a tudo e mais alguma coisa, é que não! Por eles e por nós!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jan 22, 2010 6:24 pm

Paulo, concordo contigo em quase tudo. Digo " quase" porque me recuso a abdicar de me fazer rodear daquilo que gosto em prole de uma histeria generalizada.
É claro que me custa amordaçar o meu " miudo" , mas prefiro isso a abdicar dele.
Já ouvi " Olha, cuidado este é um dos TAIS cães!", " Ah, nem sei como foste arranjar um cão DESTES " e etc.
Mas como tambem ouvi sobre o Bernie " Credo! Tanto pêlo ! " ou sobre o Simão : " Aiii , se eu tinha um cão assim grande ! " e outros mimos que tais , já estou calejada. :)
Responder

Voltar para “Cães”