A minha cadela está com o cio pela 1º Vez :)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am
Como é a primeira vez que tenho uma cadela não sabia nada sobre o Cio ou Estro (não sei se já existe alguma coisa aqui na Arca sobre isto ou não), andei a pesquisar na net sobre este assunto e consegui arranjar alguma informação, caso exista alguem que não saiba as fases do Cio e devidas durações, cá vai:
EXPLICAÇÃO GERAL DE TODOS OS PERÍODOS DE UM CIO:
O ciclo estral (sexual) de uma cadela dura aproximadamente seis meses. Isso significa que, a cada seis meses, os sinais de cio devem se manifestar, época em que ela pode cruzar ou não, dependendo da vontade ou decisão de seu proprietário.
Mesmo que cruze, a cadela pode não ficar gestante.
Mas tanto para engravidar como para evitar a gestação, é importante saber quais são as fases do ciclo de uma cadela adulta (a partir de 7 a 12 meses de idade):
Proestro - É a fase anterior ao cio (estro) e dura de 7 a 10 dias.
Ela acontece quando observamos um corrimento com sangue e o aumento da vulva. Nesta fase, a cadela atrai os machos, mas não aceita a cópula (acto sexual).
Estro ou Cio - Esta fase dura de 5 a 10 dias. A vulva continua grande e existe muito pouco corrimento com sangue. A cadela atrai os machos e já aceita a cópula.
Metaestro - É a fase mais longa, se houver gestação, parto e lactação, dura de 110 a 140 dias.
Se não houver gestação é mais curto, entrando na última fase que é o anestro.
Anestro - Não são observados quaisquer sinais externos. O período é variável.
OBS: é comum que, no período de cio ou estro, além dos sinais mencionados, algumas cadelas mudem também o seu comportamento, ficando agitadas e deixando de se alimentar. Contudo, o sinal que mais aparece é o sangramento vulvar da fase de proestro, anunciando o estro ou cio.
Se o sangramento for escasso, ou não for observado, o cio pode passar despercebido e, infelizmente, só será notado com o "assédio" dos machos.
Fonte(s):
http://www.sitedocao.com.br/formvduv.php
EXPLICAÇÃO GERAL DE TODOS OS PERÍODOS DE UM CIO:
O ciclo estral (sexual) de uma cadela dura aproximadamente seis meses. Isso significa que, a cada seis meses, os sinais de cio devem se manifestar, época em que ela pode cruzar ou não, dependendo da vontade ou decisão de seu proprietário.
Mesmo que cruze, a cadela pode não ficar gestante.
Mas tanto para engravidar como para evitar a gestação, é importante saber quais são as fases do ciclo de uma cadela adulta (a partir de 7 a 12 meses de idade):
Proestro - É a fase anterior ao cio (estro) e dura de 7 a 10 dias.
Ela acontece quando observamos um corrimento com sangue e o aumento da vulva. Nesta fase, a cadela atrai os machos, mas não aceita a cópula (acto sexual).
Estro ou Cio - Esta fase dura de 5 a 10 dias. A vulva continua grande e existe muito pouco corrimento com sangue. A cadela atrai os machos e já aceita a cópula.
Metaestro - É a fase mais longa, se houver gestação, parto e lactação, dura de 110 a 140 dias.
Se não houver gestação é mais curto, entrando na última fase que é o anestro.
Anestro - Não são observados quaisquer sinais externos. O período é variável.
OBS: é comum que, no período de cio ou estro, além dos sinais mencionados, algumas cadelas mudem também o seu comportamento, ficando agitadas e deixando de se alimentar. Contudo, o sinal que mais aparece é o sangramento vulvar da fase de proestro, anunciando o estro ou cio.
Se o sangramento for escasso, ou não for observado, o cio pode passar despercebido e, infelizmente, só será notado com o "assédio" dos machos.
Fonte(s):
http://www.sitedocao.com.br/formvduv.php
<p> "Felizes são os cães, que pelo faro descobrem os amigos." - Machado de Assis</p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... inpin.org/ </a></p>
<p>Rottweilers, Pitbulls & MiniPins ▬♥▬</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Falar é simples e fácil, mas quando se conhecem casos em que o animal não acordou da anestesia e /ou que a operação teve complicações não é assim tão facil...Fitinhas Escreveu:E esterilizar, não?
Eu estou á um ano a tentar decidir, mas sinceramente tenho medo!
Também não é preciso ser assim tão drástico com o forista, ele fez um trabalho de pesquisa e postou aqui, eu achei que fez bem...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Acho que são preocupações infundadas... eu não esterilizei a minha gata em tempo útil porque lhe suportava bem os cios, aos 11 anos fez uma piómetra e foi de charola, operada de urgência, correndo aí realmente perigo real de vida com um útero prestes a rebentar de tanto pus.
Conheço N, mas N casos, de esterilizações em cadelas e gatas e nunca correu nada mal, não conheço um único caso de morte.
Conheço N, mas N casos, de esterilizações em cadelas e gatas e nunca correu nada mal, não conheço um único caso de morte.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Infelizmente conheço o caso de uma gata persa que não acordou da anestesia. E quando pergunto aos vets se há riscos, eles são curtos e grossos: Claro que á riscos, trata-se de uma operação! e ainda acrescentam que o pós-operatório pode ter complicações.
Posto isto, não me parecem receios infundados...
Posto isto, não me parecem receios infundados...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
E pronto, lá novamente a conversa sobre esterilizar ou não o animal.
Antes que isto se alongue novamente para caminhos que não serão certamente os melhores (insultos, insinuaçoes, etc, entre foristas) chamo à atenção que o objectivo de quem abriu este tópico é simplesmente mostrar as diferentes fases de um cio para aqueles que não conhecem.
Desde já tenho a dizer que fez um bom trabalho e que se calhar tirou as dúvidas a algumas pessoas do porquê das suas cadelitas andarem "estranhas" ultimamente.
Antes que isto se alongue novamente para caminhos que não serão certamente os melhores (insultos, insinuaçoes, etc, entre foristas) chamo à atenção que o objectivo de quem abriu este tópico é simplesmente mostrar as diferentes fases de um cio para aqueles que não conhecem.
Desde já tenho a dizer que fez um bom trabalho e que se calhar tirou as dúvidas a algumas pessoas do porquê das suas cadelitas andarem "estranhas" ultimamente.

Todas as anestesias têm risco e todas as cirurgias podem ter complicações. Agora que a esterilização é a operação de rotina mais realizada em todo o lado é. Como lhe quis transmitir no outro post, é raro que uma cadela se fique numa esterelização, ao passo que os tumores de mama e piómetras a partir de certa idade são muuuuuito, mas muito mais frequentes e levam a cirurgias bastante mais complicadas e por vezes de prognóstico reservado.
E não é só isso, um dono de cadela que não a queira reproduzir, só tem vantagens em esterilizar o animal porque efectivamente os cios são dores de cabeça, são os pingos de sangue, a ansiedade da cadela, o ter que afastar a canzoada e resguardar a bicha, enfim.
Bem sei que há quem seja contra por estar a privar a cadela de parte do seu sistema endócrino mas na minha opinião as vantagens superam os inconvenientes.
http://www.esteriliza-me.org/questoes_frequentes
E não é só isso, um dono de cadela que não a queira reproduzir, só tem vantagens em esterilizar o animal porque efectivamente os cios são dores de cabeça, são os pingos de sangue, a ansiedade da cadela, o ter que afastar a canzoada e resguardar a bicha, enfim.
Bem sei que há quem seja contra por estar a privar a cadela de parte do seu sistema endócrino mas na minha opinião as vantagens superam os inconvenientes.
http://www.esteriliza-me.org/questoes_frequentes
Palavra de honra que não estou a ver porque é que os posts que estou a trocar com a Minuxa hão-de dar em insultos ou barracada.ego23 Escreveu:E pronto, lá novamente a conversa sobre esterilizar ou não o animal.

Estou a expor a minha opinião sobre o assunto, quem for da minha opinião óptimo quem não for, paciência, pode ser que um dia mude de ideia. Ou não.

Não estou a por em causa isso. Mas acho que o tópico não foi aberto com essa intenção, e você melhor que eu (pois tem um registo muito mais antigo que o meu) sabe que por vezes quando se desviam "demais" daquilo que é suposto, lá vem as opiniões que não interessam para nada.dinodane Escreveu:Palavra de honra que não estou a ver porque é que os posts que estou a trocar com a Minuxa hão-de dar em insultos ou barracada.ego23 Escreveu:E pronto, lá novamente a conversa sobre esterilizar ou não o animal.
Desde já tenho a dizer que fez um bom trabalho e que se calhar tirou as dúvidas a algumas pessoas do porquê das suas cadelitas andarem "estranhas" ultimamente.![]()
Estou a expor a minha opinião sobre o assunto, quem for da minha opinião óptimo quem não for, paciência, pode ser que um dia mude de ideia. Ou não.
Mas para que conste, sou totalmente a favor da esterilização se não é pretendido que o animal procrie.

Está a ver como até está de acordo comigo?
Eu acho que todas as oportunidades são boas para falar da esterilização dos nossos pets bem como para tentar dissuadir as pessoas de fazerem ninhadas à toa e assim vou fazendo.
Eu acho que todas as oportunidades são boas para falar da esterilização dos nossos pets bem como para tentar dissuadir as pessoas de fazerem ninhadas à toa e assim vou fazendo.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Minuxa, estava só a fazer uma pergunta!Minuxa Escreveu:Falar é simples e fácil, mas quando se conhecem casos em que o animal não acordou da anestesia e /ou que a operação teve complicações não é assim tão facil...Fitinhas Escreveu:E esterilizar, não?
Eu estou á um ano a tentar decidir, mas sinceramente tenho medo!
Também não é preciso ser assim tão drástico com o forista, ele fez um trabalho de pesquisa e postou aqui, eu achei que fez bem...
Credo...

Percebo os seus receios, mas são cirurgias a que os vet´s estão mais que habituados.
E se tudo for planeado, correrá bem concerteza!

<p>Cumps, Sónia.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Concerteza, não deverá ser bem assim. Se houvesse 100% de certezas de que corria bem, não nos pediam para assinar um termo de responsabilidade. Por acaso assinei um estes dias e digo, é uma sensação estranhaFitinhas Escreveu:Percebo os seus receios, mas são cirurgias a que os vet´s estão mais que habituados.
E se tudo for planeado, correrá bem concerteza!

Claro que há riscos, toda a cirurgia comporta riscos e por vezes algo corre mal sem se saber porquê, pois à partida tudo apontava para o sucesso. Foi com certeza o que aconteceu com a gata acima referida.
Por outro lado, quanto mais pequeno é o animal, tanto mais difícil é a anestesia e mais riscos comporta. Uma paragem momentânea da respiração, que acontece frequentemente, pode acarretar uma paragem cardíaca, por exemplo.
No entanto, a contabilização dos sucessos deixa a perder de vista a dos insucessos, e a escolha do veterinário e da clínica em que se fará a cirurgia é importante. Mas nem o melhor veterinário do mundo pode prever um acidente.
Por outro lado, quanto mais pequeno é o animal, tanto mais difícil é a anestesia e mais riscos comporta. Uma paragem momentânea da respiração, que acontece frequentemente, pode acarretar uma paragem cardíaca, por exemplo.
No entanto, a contabilização dos sucessos deixa a perder de vista a dos insucessos, e a escolha do veterinário e da clínica em que se fará a cirurgia é importante. Mas nem o melhor veterinário do mundo pode prever um acidente.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am
Sinceramente ainda não decidi o que fazer com a minha cadela.
Não comprei a cadela para reprodução e tenho a idéia que todos os cães que tive nunca foram esterilizados, contudo nunca criaram.
Portanto não estou a ver razão para fazer isso à Sasha.
Mas tenho pesquisado coisas sobre isso e analisado os prós e os contras.
Mas também se fizesse não era já, era?
Não comprei a cadela para reprodução e tenho a idéia que todos os cães que tive nunca foram esterilizados, contudo nunca criaram.

<p> "Felizes são os cães, que pelo faro descobrem os amigos." - Machado de Assis</p>
Alguns veterinários, aconselham a fazer esta cirurgia depois do 1º cio.RottLover81 Escreveu:Sinceramente ainda não decidi o que fazer com a minha cadela.
Portanto, a partir de agora, é quando o Rot decidir.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)