Para quem acha que o cãozinho pode ir à rua sózinho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça fev 02, 2010 7:29 pm

Cães atacam e matam ovelhas na Quinta do Anjo

" Isidoro Matos Fortuna da freguesia da Quinta do Anjo é criador de ovelhas e produtor de queijo há cerca de 30 anos, um trabalho a que se devotou com imensa dedicação e que , inclusive, o levou a colaborar na organização do concurso de ovelhas de raça saloia , que no seu inicio era apadrinhada por Beatriz Costa. Toda esta dedicação assenta na vontade que tem em "valorizar as coisas do campo, as coisas que temos".
Hoje o motivo que o traz a nós é a revolta de ver os seus animais esventrados, mortos, feridos a agonizar devido ao ataque de cães cujos donos insistem deixar à solta sem sequer se responsabilizarem com os danos e prejuizos causados. De acordo com as palavras de Isidoro Fortuna o " ultimo ataque ocorreu dia 17 de Janeiro, no Casal dos Cantos, onde foram atacadas cerca de 20 ovelhas selecionadas para reprodução, das quais 12 já morreram, representando 10% da criação.
Este problema não é nenhuma novidade , conforme revela Isidoro Fortuna, " há anos que estes ataques de cães acontecem, tenho poucas ovelhas , mas não queria acabar com esta atividade. Todos os anos perco ovelhas e borregas, mesmo queixando-me na junta de freguesia não resulta diferença nenhuma. "E acrescenta " mesmo no canil, há cerca de dois anos quando se conseguiu a captura de animais , estes estiveram no canil, mas ninguem os reclamou, dadas as reponsabilidades que o acto representaria e no canil não quiseram averiguar quem eram os donos , limitaram-se a proceder ao abate, ainda sugeri que os soltassem para os podermos seguir até aos donos, mas rejeitaram".
Esta situação de haver cães soltos é tão mais grave dado que atualmente recorre-se a cercas abertas sem pastor deixando as ovelhas vulneráveis ao ataque dos cães.
O presidente da junta da freguesia da Quinta do Anjo, Valentim Pinto, esclareceu que "nestes casos a junta apenas pode reportar a situação aos serviços médico-veterinários da Câmara Municipal de Palmela, que por sua vez procede à recolha dos animais atacantes.
Isidoro Fortuna defende que " a solução poderia passar pelo recurso a uma técnica antiga em que se utilizava uma "carroça dos cães " que procedia com regularidade à recolha dos cães que andassem à solta, porque estes ataques não são de cães vadios, muitos deles têm dono. As pessoas tinham muito mais cuidado com os seus animais porque se fossem apanhados tinham que pagar uma multa para reaver o seu animal.Aliás, já D. Manuel I proibiu por documento régio a circulação de animais na via pública, por isso basta olhar para trás, não se pede uma grande evolução".
A Camara Municipal de Palmela não adiantou até à data do fecho deste jornal quais as medidas que tem implementadas para combate a estes ataques , obtendo-se apenas a informação, através dos seus meios de informação geral, de que "procede regularmente à recolha de animais na via pública . "
In Impacto da Região 1 de Fevereiro de 2010

Isto fez-me lembrar um tópico em que quase crucificaram aqui um forista quando ele veio alertar para este problema precisamente : o impacto dos animais domésticos no ambiente. :?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 02, 2010 7:35 pm

Estes foram ovelhas, eu sei de uns que mataram uma vitelinha.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça fev 02, 2010 8:06 pm

É triste, mas ainda vai ser preciso muito até esta mentalidade mudar...

Uns LGD resolviam o assunto :twisted:
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

terça fev 02, 2010 8:38 pm

Gostei da ultima parte!
<p>Cumps, S&oacute;nia.</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 02, 2010 8:55 pm

O que é os LGD?
c_saraiva
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 9:08 pm

moslie Escreveu:O que é os LGD?
livestock guardian dogs :twisted:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça fev 02, 2010 9:46 pm

Pois, aqui está um caso do que eu me referia, mas na altura falava em gatos... Obrigado nicasxi ;)

Embora só seja notícia quando os animais afectados pelos 'nossos' "cãezinhos" e "gatinhos" matam outros animais domésticos e de importância económica como ovelhas, cabras, galinhas, etc.

O que não aparece na comunicação social é que os cães e gatos provocam um impacte imenso em animais autóctones, infelizmente desses ninguém tem pena e pouca gente se queixa por serem mortos aos milhares... e os que se queixam são uns "exterminadores", "pseudo-biólogos" e "inimigos dos animais".

Infelizmente assim é a sociedade em que vivemos!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça fev 02, 2010 10:11 pm

Eu considero que se trata de um problema relacionado com a inactividade das autoridades e autarquias que se revestem sempre de desculpas relacionadas com a legislação, com a siedade, com a falta de civismo (que existe de facto) da população.

Não vale a pena desculparem-se, têm a obrigação de fazer o que lhes é exigido, e embora isso represente a morte dos cães muitas das vezes, não devem desistir das suas obrigações, deveriam antes executar a sua acção e encontrar soluções para o problema que tenha em vista a adopção dos animais... ou a responsabilização dos seus donos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça fev 02, 2010 10:26 pm

doglover80 Escreveu:Eu considero que se trata de um problema relacionado com a inactividade das autoridades e autarquias que se revestem sempre de desculpas relacionadas com a legislação, com a siedade, com a falta de civismo (que existe de facto) da população.

Não vale a pena desculparem-se, têm a obrigação de fazer o que lhes é exigido, e embora isso represente a morte dos cães muitas das vezes, não devem desistir das suas obrigações, deveriam antes executar a sua acção e encontrar soluções para o problema que tenha em vista a adopção dos animais... ou a responsabilização dos seus donos.
Completamente de acordo...

E a responsabilização dos donos e fundamental, se estes nunca forem responsabilizados, se nunca forem punidos, isto nunca acabará...
O ser humano é mesmo assim, as vezes, para fazer o que é correcto precisa de grandes incentivos... (se é que me percebem) :|
<p>Cumprimentos</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 10:43 pm

Não basta isso... Tem que se agir para retirar o máximo de animais domesticos (gatos e cães) fora da rua, seguindo-os para canis e gatis (sejam de abate ou não).

Este problema tem que acabar e é já... Temos tido perdas em espécies autóctones e uma parte da culpa é destes animais vadios ou mesmo animais que têm "donos muito liberais"!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Fitinhas
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 10:53 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Não basta isso... Tem que se agir para retirar o máximo de animais domesticos (gatos e cães) fora da rua, seguindo-os para canis e gatis (sejam de abate ou não).

Este problema tem que acabar e é já... Temos tido perdas em espécies autóctones e uma parte da culpa é destes animais vadios ou mesmo animais que têm "donos muito liberais"!
Estás a falar de aves?
Desculpa a ignorancia... :oops:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 11:00 pm

Não são só aves, embora os estudos mais aprofundados tenham incidido nelas...

Afectam classes como aves, répteis, anfíbios e até mamíferos... Por exemplo existem relatos de raposas mortas por matilhas de cães :evil:

c_saraiva
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 11:02 pm

doglover80 Escreveu:Eu considero que se trata de um problema relacionado com a inactividade das autoridades e autarquias que se revestem sempre de desculpas relacionadas com a legislação, com a siedade, com a falta de civismo (que existe de facto) da população.

X2
c_saraiva
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 11:07 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Não são só aves, embora os estudos mais aprofundados tenham incidido nelas...

Afectam classes como aves, répteis, anfíbios e até mamíferos... Por exemplo existem relatos de raposas mortas por matilhas de cães :evil:
Atras da minha casa andava um Lacerta lepida espetacular...todos os dias ia ver o bicho a apanhar banhos de sol...até ao dia em que apareceu o gatinho fofinho de coleirinha vermelha... :roll:

Quando o apanhar por cá não vai ser bem recebido...até porque tenho um alimentador para aves e ele de vez em quando deve lá ir tentar a sorte dele... :evil:
Fitinhas
Membro Veterano

terça fev 02, 2010 11:11 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Não são só aves, embora os estudos mais aprofundados tenham incidido nelas...

Pois... tinha ideia que eram só aves, mas sendo assim é bem mais grave do que pensava.
Responder

Voltar para “Cães”