Bouledogue francês- dúvidas e questões.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 3:13 pm

A lista de criadores de bouledogue francês fornecida pelo C.P.C chegou e já entrei em contacto com alguns.No entanto, antes de começar a visitar, gostaria de colocar algumas questões a quem já convive com estes maravilhosos orelhudos ou se por ventura existir neste forum algum criador da raça que me queira responder, ficaria muito grata.
1ª Todos os criadores que contactei me dizem que os animais sao excelentes exemplares, alguns filhos ou netos de campeões e que vêm com LOP, Afixo, microshipados, com as devidas vacinas e desparatização, e que os progenitores não possuem doenças congénitas.

Esta foi a resposta as minhas questões por parte de alguns criadores, no entanto como posso ter a garantia destes factos?

2ª Quando visitar o criador, tenho o direito de exigir um comprovativo válido de despiste de doenças dos progenitores, da vacinaçao feita pelo veterinário, que realmente foram desparasitados?

3ª Algumas pessoas compram cães a criadores que lhes garantem que vêm com LOP e Afixo e muitas vezes já têm o cachorro(a) em casa há um mês e sem LOP, e o criador diz que ainda vai demorar. Como proceder nesta situação se reamente acontecer?

4ª Quantos mais criadores visitar melhor, no entanto haverá a possibilidade de alguém ( criador ou não) que tenha bons exemplares desta raça e esteja feliz com o seu boule me aconselhar um criador fiável e que crie os animais em excelentes condiçôes? Se sim, pf enviem-me uma mensagem privada.


Espero pela vossa ajuda, desculpem se fiz alguma pergunta potêncialmente parva mas é a primeira vez que compro um bouledogue, e com tanta gente a vender gato por lebre em sites duvidosos, todo o cuidado é pouco.

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 03, 2010 3:59 pm

Olá.
2ª Quando visitar o criador, tenho o direito de exigir um comprovativo válido de despiste de doenças dos progenitores, da vacinaçao feita pelo veterinário, que realmente foram desparasitados?
Quando visita não tem muitos "direitos", se é que me entende, passa a ter direitos quando a compra do cachorro está firmada. Peça para ver o boletim de vacinas do cachorro que assinala as vacinações e desparasitações (que passa a ser seu com a compra do cachorro) e os exames de despiste a doenças que os pais eventualmente fizeram, convém é saber de antemão quais as doenças que afligem mais esta raça...A existirem esses exames são do criador, dizem respeito aos cães dele, não ao seu, portanto não tem direito a comprovativo nenhum.
filhos ou netos de campeões
É fácil de comprovar pedindo para ver os LOP dos pais. Se os ascendentes forem campeões a sigla CH aparece no nome de cada cão.
3ª Algumas pessoas compram cães a criadores que lhes garantem que vêm com LOP e Afixo e muitas vezes já têm o cachorro(a) em casa há um mês e sem LOP, e o criador diz que ainda vai demorar. Como proceder nesta situação se reamente acontecer?
O habitual é o cachorro já sair com um registo provisório no LOP, embora possa haver atrasos. Se o criador ainda não tiver recebido os LOP provisórios peça para ver a cópia da declaração do registo da ninhada. No entanto, se eles está na lista do CPC é porque costuma registar e registou há pouco tempo uma ninhada.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 4:47 pm

Olá. Muito obrigada pela ajuda.
Quando visita não tem muitos "direitos", se é que me entende, passa a ter direitos quando a compra do cachorro está firmada. Peça para ver o boletim de vacinas do cachorro que assinala as vacinações e desparasitações (que passa a ser seu com a compra do cachorro) e os exames de despiste a doenças que os pais eventualmente fizeram, convém é saber de antemão quais as doenças que afligem mais esta raça...A existirem esses exames são do criador, dizem respeito aos cães dele, não ao seu, portanto não tem direito a comprovativo nenhum.

Pois..esta foi a minha primeira dúvida, e penso entender o que quer dizer. Por exemplo, se na a visita a minha pergunta fosse " todos os animais vendidos são observados por um médico-veterinário? poderei ver o boletim de saúde dos progenitores? provávelmente Não me dariam essa informação a não ser que comprasse logo o cachorro(a).
O que me deixa um pouco apreensiva , pois gostaria de visitar o maior numero de criadores possivel, ver em que condições são criados os animais, e fazer perguntas, para depois poder decidir onde comprar.
Já me informei sobre as caracteristicas da raça , li o máximo de informaçao disponível, pesquisei também na internet( artigos, blogs, sites internacionias, clubes, etc) e encontrei também este site. Daí colocar algumas questões a quem já convive com estes maravilhosos orelhudos, na possibilidade de me poderem informar melhor ou aconselhar um criador.

Agradeço a sua disponibilidade para me responder.Foi de facto bastante esclarecedor.

Espero em breve ter boas notícias, e um orelhudinho de focinho lindo com ruguinhas na foto e talvez um video do primeiro Ronco :)
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta fev 03, 2010 5:12 pm

IDEFIX Escreveu: Pois..esta foi a minha primeira dúvida, e penso entender o que quer dizer. Por exemplo, se na a visita a minha pergunta fosse " todos os animais vendidos são observados por um médico-veterinário? poderei ver o boletim de saúde dos progenitores? provávelmente Não me dariam essa informação a não ser que comprasse logo o cachorro(a).
E se não é indiscrição, para que é que quer ver o boletim de saude dos progenitores? :roll: Já à primeira pergunta, não estou a ver bem porque é que não lhe hão-de responder ...

Já agora, eu não ligava muito aos "netos de Campeões" e se quer mesmo um bom exemplar escolha um criador que vá regularmente a exposições e que consiga bons resultados, sobretudo com os cães que cria (isso reduz-lhe o número de nomes na lista para 2 ou 3 ...)
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 5:33 pm

Olá
E se não é indiscrição, para que é que quer ver o boletim de saude dos progenitores?
desde ja obrigada pelo conselho, em relação a querer ver o boletim de saúde dos progenitores é simples: todos os criadores da lista de inscritos no C.P.C que contactei, me dizem que os cães não apresentam doenças caracteristicas da raça, uma coisa é dizer outra é comprovar que não têm mesmo e não as passaram aos descendentes. (sem desprimor aos animais, há gente a vender cão por lebre)

Posso dizer que já visitei um criador, que estava na lista, e para além de não gostar do que vi, não gostei ainda mais de me ter dito que tinha pouco tempo naquele dia, e se queria um cão o melhor era decidir o mais rápido possível, pois a ninhada ia ser vendida rápidamente. Quando fiz a pergunta, " os cães serão entregues vacinados, devidamente desparasitados, com afixo e LOP?" a resposta arrogantemente cedida foi " Minha sra os cães são excelentes e vão ser vendidos rápidamente."
e ainda me disse que um macho de 1 ano ainda estava para venda.( não sei se é normal ou não, mas visto afirmar que a ninhada ia ser vendida depressa e ter um cão com um ano ainda por vender , não me inspirou muita confiança)

Depois vi que para além desta raça, fazia criação de outras e de outros animais.

E ...a minha 1ª vistita gerou estas dúvidas que estou a colocar...

Cumprimentos e obriagada por responder
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta fev 03, 2010 5:37 pm

IDEFIX Escreveu:Olá
E se não é indiscrição, para que é que quer ver o boletim de saude dos progenitores?
desde ja obrigada pelo conselho, em relação a querer ver o boletim de saúde dos progenitores é simples: todos os criadores da lista de inscritos no C.P.C que contactei, me dizem que os cães não apresentam doenças caracteristicas da raça, uma coisa é dizer outra é comprovar que não têm mesmo e não as passaram aos descendentes. (sem desprimor aos animais, há gente a vender cão por lebre)
Fazer perguntas é fixe, mas também é preciso saber que perguntas fazer e para quê :roll: No boletim de saúde (vulgo boletim de vacinas) não vai encontrar nada da informação que pretende :roll: Já agora, quais são as doenças genéticas da raça?
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 6:11 pm

Não me leve a mal, mas não faço perguntas por ser "fixe" fazê-las apenas pedi ajuda antes de ter um bouledogue francês. Antes de colocar as questões aqui no forum, coloquei-as a um veterinário e a pessoas que já compraram cães e convivem com eles todos os dias, mas penso que informação nunca é demais, desde que seja dada correctamente.

Agradeço respostas de pessoas que possam mesmo ajudar e que tenham conhecimento da raça. Se não for o caso , pf não respondam só para se fazerem entendidos, pois isso não ajuda em nada. Aconselharam-me a visitar vários criadores e a fazer perguntas e é claro que as as faço pois não quero ter uma animal vindo de um "criadeiro" e não de um craidor nem contribuir para o crescimento das puppymills.
Reservo-me ao direito de ter um animal sáudavel e saber de onde vem.

Em relação as características da raça poderá pesquisar e informar-se com criadores , com médicos veterinários, ler artigos, pesquisar em fim, tentar obter o maximo de informação disponível, que foi o que eu fiz e já referi no tópico deste fórum.

Criadores éticos fazem exames de saúde aos seus cães antes de os reproduzirem.Cães com qualquer problema genético, não devem ser reproduzidos.

Existem várias doenças congênitas associadas aos Buldogues Franceses. A informação que obtive foi que cães desta raça podem apresentar problemas de saúde muito específicos,como por exemplo o prolapso da glândula da terceira pálpebra, tamém conhecida como cherry-eye, alergias, hipertermia,deve ter-se cuidado com as mudanças de temperatura, e correntes de ar.
As lesões medulares também são muito comuns nos cães desta raça e também são muito predispostos às úlceras de córnea. Etc , Etc.
Apesar de tudo isto, é uma raça fantástica e por isso o desejo desta familia em ter um, para ser acarinhado e bem tratado como merecem todos os animais.


Este tópico aberto neste site poderá ajudar também : http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50728

Cumprimentos.
IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 6:18 pm

Fjord, Encontrei também este tópico interessante para a pergunta que me fez
Já agora, quais são as doenças genéticas da raça?
e aqui mesmo no fórum:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50732
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta fev 03, 2010 6:28 pm

Eu não tenho qualquer interesse em Bouledogues, por isso não estou para andar à procura de seja o que for, apenas perguntei para saber se você tem noção do que está a falar. E chamo-lhe a atenção para o facto de "congénito" e "genético" não serem sinónimos. "cherry-eye, hipertermia, deve ter-se cuidado com as mudanças de temperatura, e correntes de ar, lesões medulares e úlceras de córnea" são problemas ligados à conformação da raça e, se escolheu esta raça e acha que ela é o máximo, tem que aguentar com o pacote :roll: A única coisa em que pode ter cuidado é com os problemas respiratórios, mas para isso não se fazem testes de saúde, basta olhar-se para os cães :roll:

[Editado pela moderação]
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 6:35 pm

[Editado pela moderação]

Agradeço a todos que me enviaram informação util e me responderam ás questões. Acho que para ter um animal seja ele qual for e de que raça for é preciso ser uma pessoa tolerante e paciente ou vulgarmente dito " ter muita pachorra"

Cumprimentos a todos e boa sorte com os patudos :D
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 03, 2010 6:49 pm

Oiça, a Fjord tem razão, vá por ela e garanto-lhe que A ELA não faz falta nenhuma a info que lhe está a disponibilizar que ela já conhece de ginjeira. :lol: A fjord pergunta-lhe para ver se o IDEFIX sabe, já explico mais à frente...

Ora acompanhe-me:

- O boletim de saúde só mostra as vacinas e desparasitações... Não vem no boletim de saúde o despiste de doenças feito. Portanto para que quer vc ver o boletim dos pais do cachorro? :roll: Interessa ver é o dos pequenos, para ver se têm sido desparasitados convenientemente e se já começaram o calendário de vacinas... O que é que isto tem a ver com doenças hereditárias? Pois, nada.

-
problemas de saúde muito específicos,como por exemplo o prolapso da glândula da terceira pálpebra, tamém conhecida como cherry-eye, alergias, hipertermia,deve ter-se cuidado com as mudanças de temperatura, e correntes de ar.
As lesões medulares também são muito comuns nos cães desta raça e também são muito predispostos às úlceras de córnea.
Congénito não é hereditário, não são sinónimos. Congénito quer dizer que nasce com o animal, hereditário é transmissível de pais para filhos. Muitas problemas que refere acima não são nem congénitos nem hereditários, portanto diga-nos que tipo de despiste vai exigir ver dos pais...
A displasia da anca é o despiste mais usual em muitas raças de cães. Mas não é uma condição que afecte muito os frenchies comparativamente a outras raças... não sei até que ponto é que todos os bons criadores fazem este despiste, quando existem problemas cardíacos e oculares com muito maior incidência. Não devem haver cães na ascendência do cachorro com sopros cardíacos, cataratas, entrópio, prognatismo e retrognatismo, lesões ou malformações na coluna, principalmente os pais.


Está aqui um site do mais completo que há:
http://www.frenchbulldog.com/carefrenchbulldog.htm
http://www.frenchbulldog.com/frenchbulldogbreeder.htm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Claudiaest
Membro Veterano
Mensagens: 455
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

quarta fev 03, 2010 7:05 pm

Idefix, acho que tem todo o "direito" a colocar as questões e querer ver os documentos relativo aos despistes de doenças genéticas. Claro que o criador pode sempre recusar a mostrá-los mas se o fizer, então acho que você já saberá que tipo de criador é.

Um criador que faz exames constantes aos seus cães e não tem nada a esconder irá de bom grado mostrar-lhe todos e quaisquer documentos sem medos. Terá tempo para lhe responder a todas as questões. Irá preocupar-se em colocar-lhe a si várias questões que lhe indicarão a ele (criador) que tipo de cão é apropriado para si (temperamento) e se a decisão que você tomou foi pensada (que está mais que óbvio pelo seu discurso que sim felizmente). Os bons criadores têm sempre muito interesse em saberem para onde vão os seus cachorros e mantêm constante contacto com os futuros donos e seus cães.

Infelizmente nenhum criador está imune a criar cães com doenças genéticas, mas se o criador fôr honesto e interessado estará a fazer tudo ao seu alcançe para evitar que isso aconteça. Uma forma de saber se isso acontece é inclusivé pedir o contacto de alguém a quem o criador tenha vendido um cachorro e falar com essas pessoas directamente. O temperamento também é muito importante, ver os pais e conviver com eles.

Outro factor que acho muito muito importante prende-se com o local onde os cachorros são mantidos. Um cachorro começa a sua socialização ainda dentro da barriga da mãe (através de toque e barulhos) e essa socialização torna-se activa assim que nascem, os cachorros mantidos fora de casa em locais isolados, não terão certamente temperamentos tão apetecíveis quanto aqueles que são criados dentro de casa e expostos desde o 1º dia a sons de uma casa, tv, pessoas a falar, toque de várias pessoas, cheiros, etc..

Podia estar aqui eternamente a conversar sobre este tema que me interessa, mas deixo estas dicas. Espero sinceramente que encontre um cachorro fantástico porque bem merece por todo o cuidado que está a ter na procura e na informação, um bem haja, haviam de ser todos assim!

:wink:
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
IDEFIX
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 30, 2010 3:25 am

quarta fev 03, 2010 7:07 pm

Mais uma vez obrigada, e pela forma educada com que responde.

Entendo que para quem tem conhecimento mais profundo das raças ou é criador , possa ser fastidioso ter de responder a questões que sejam colocadas por quem vai comprar um cão de raça e quer o melhor para o animal, mas continuo a pensar que é preciso colocar essas questões e que informação correcta nunca é demais.

Entretento e depois de obter algumas respostas, já contactei mais criadores da raça que procuro e educada e pacientemente me responderam a todas.

Agora é só visitar :)

Cumprimentos e obrigada
Fjord
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta fev 03, 2010 7:12 pm

Claudiaest Escreveu:Idefix, acho que tem todo o "direito" a colocar as questões e querer ver os documentos relativo aos despistes de doenças genéticas. Claro que o criador pode sempre recusar a mostrá-los mas se o fizer, então acho que você já saberá que tipo de criador é.
Ora bem. Só que cherry eyes e afins não são doenças genéticas, logo não se faz despiste a semelhante coisa. E se me viessem com perguntas pidescas como "mostre-me o boletim de vacinas dos pais" pode crer que acabava por ali a conversa :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 03, 2010 7:14 pm

Clro que sim IDEFIX, mas vá munido de conhecimento prévio. A raça que escolheu é problemática morfológicamente, por ser braquicéfala e anã, veja que a grande maioria das cadelas nem parir naturalmente consegue... e isto tem a ver com morfologia própria da raça, não com doenças hereditárias.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”