Vou adoptar um cão.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroSq
Membro
Registado: terça jan 19, 2010 8:26 pm

terça fev 16, 2010 5:59 pm

Olá,
Eu quero adoptar um cachorrinho. Este vai ser o primeiro cão que vou ter embora já tenha vivido com animais mas não eram meus.

Vivo num apartamento que até tem bastante espaço principalmente à entrada e tem 3 varandas.

E aqui vão as minhas dúvidas:

Ter um cão de porte pequeno/médio seria muito mais difícil de cuidar do que um de porte pequeno?

Vai ter muito mais despesas que um cão de porte pequeno?

Digo isto porque cães de porte pequeno/médio são mais fáceis de encontrar mas tenho medo que fique muito grande porque não tenho bem a noção do tamanho destes.

Devo continuar a procurar por um de porte pequeno ou adoptar um médio/pequeno?

E deve ser macho ou fêmea e porque?

Algumas pessoas dizem que é melhor macho por não ter cio e não apanham tantas doenças. Já me disseram que era melhor uma cadela mas não me lembro da razão....

Obrigado desde já :)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 16, 2010 6:14 pm

PedroSq Escreveu:Olá,
Eu quero adoptar um cachorrinho. Este vai ser o primeiro cão que vou ter embora já tenha vivido com animais mas não eram meus.

Vivo num apartamento que até tem bastante espaço principalmente à entrada e tem 3 varandas.

PedroSq Escreveu: Ter um cão de porte pequeno/médio seria muito mais difícil de cuidar do que um de porte pequeno?
Difícil em que aspectos?
PedroSq Escreveu: Vai ter muito mais despesas que um cão de porte pequeno?

Digo isto porque cães de porte pequeno/médio são mais fáceis de encontrar mas tenho medo que fique muito grande porque não tenho bem a noção do tamanho destes.
Quanto maior o cão mais despesas, pois come mais, no veterinário é tudo de acordo com o peso do cão, logo quanto maior mais despesas.
PedroSq Escreveu: Devo continuar a procurar por um de porte pequeno ou adoptar um médio/pequeno?
Depende do seu gosto pessoal. eu por exemplo, não adoptaria um cão de pequeno porte, tenho preferência não só por uma determinada raça, mas principalmente por cães de grande porte.

PedroSq Escreveu: E deve ser macho ou fêmea e porque?

Algumas pessoas dizem que é melhor macho por não ter cio e não apanham tantas doenças. Já me disseram que era melhor uma cadela mas não me lembro da razão....

Qualquer cão pode ter doenças, sejam eles machos ou fêmeas, é indiferente. As fêmeas têm cios, é verdade, mas esterilizadas deixam de ter cios. Os machos podem marcar território, leiam-se xixis pela casa toda, também ficam mais impacientes e por vezes ladram e uivam na altura dos cios das fêmeas.
As cadelas, pela minha experiência, são mais calmas ou mais dóceis que os machos, mas não é regra, depende de animal para animal.
valeska
Membro
Registado: segunda fev 15, 2010 7:45 pm

terça fev 16, 2010 6:18 pm

Ter um cão de porte pequeno/médio seria muito mais difícil de cuidar do que um de porte pequeno?
-Relativamente a esta questão sou suspeita,sempre tive cães de médio/grande porte em apartamento e em moradia... :lol:

-O que interessa é ter saúde,condições e alimentação razoável. :wink:

Não tem especial apreço por nenhum tamanho ou raça?

Na medida do possivel tentei ajudar.... :wink:

Cumprimentos
alfacinha
Membro
Registado: sábado jun 12, 2004 9:37 am

terça fev 16, 2010 6:18 pm

Ola, antes de mais, felicito-o pela sua decisao em adoptar um cachorro. Está a salvar uma preciosa vida!
1) O facto de ser medio não implica que seja mais facil ou dificil de cuidar do que um cao de porte pequeno. Depende do tipo/raça do cão, e da sua propria personalidade. Mas um cão medio precisa de mais algum exercicio do que um cao de pequeno porte.
2) Penso que a diferença das despesas não é muita, mas obviamente que um cao pequeno come menos que um cão medio pois precisa de menos energia, logo o mebolismo de um e outro é diferente.
3) Isso depende de si. A vantagem de adoptar é que conhece a personalidade do cão e a sua estatura. Mas honestamente, penso que nao há grande diferença entre um cão de medio/pequeno porte... pelo menos a diferença nao é tao acentuada como comparando um cao de pequeno porte com um de grande porte (Obviamente..lol)
4) Os machos têm uma desvantagem, que pode ser "controlada" se forem ensinados, que é a marcaçao do território. Há tambem quem diga que os machos têm uma personalidade mais acentuada e que as femeas sao mais meigas. As femeas têm o problema do cio/gravidez, mas pode ser controlado com a esterelização! Quando as femeas adoecerem mais, creio ser mito. Isso era o mesmo que dizer que as mulheres adoecem mais que os homens! :roll:
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

terça fev 16, 2010 6:29 pm

Mas um cão medio precisa de mais algum exercicio do que um cao de pequeno porte.
Nao necessariamente.

"pode ser controlado pela esterilizaçao" - controlado nao; resolvido :P

As diferenças entre cao pequeno ou medio sao minimas. Quanto a despesa um cao de tamanho medio ira trazer mais despesa pincipalmente a nivel da alimentaçao, como ja referiram... Agora quanto a ser macho ou femea, escolha por si :wink: ambos os sexos tem desvantagens e vantagens. Finalmente quanto ao feitio isso depende da personalidade do cachorro.

Tudo de bom e parabens pela atitude :wink:
Saudações da J & Isaac
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça fev 16, 2010 6:31 pm

alfacinha Escreveu:(...)
2) Penso que a diferença das despesas não é muita, (...)
Nivel de veterinario, uma anestesia de um cão de 20kg é só o dobro do preço da anestesia de um de 10kg
TheOne
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 6:34 pm

alfacinha Escreveu:

Ola, antes de mais, felicito-o pela sua decisao em adoptar um cachorro. Está a salvar uma preciosa vida!
1) O facto de ser medio não implica que seja mais facil ou dificil de cuidar do que um cao de porte pequeno. Depende do tipo/raça do cão, e da sua propria personalidade. Mas um cão medio precisa de mais algum exercicio do que um cao de pequeno porte. Ai é? Pois garanto-lhe que um yorkshire precisa de muito mais exercício que um São Bernardo...
2) Penso que a diferença das despesas não é muita, mas obviamente que um cao pequeno come menos que um cão medio pois precisa de menos energia, logo o mebolismo de um e outro é diferente. - O que é que o metabolismo tem a haver com o que se gasta com o cão? Se não há diferenças, experimente desparasitar um Dogue Alemão e um Chihuahua e depois logo me dirá se não há diferenças...
3) Isso depende de si. A vantagem de adoptar é que conhece a personalidade do cão e a sua estatura. Conhece? Mas honestamente, penso que nao há grande diferença entre um cão de medio/pequeno porte... pelo menos a diferença nao é tao acentuada como comparando um cao de pequeno porte com um de grande porte (Obviamente..lol)
4) Os machos têm uma desvantagem, que pode ser "controlada" se forem ensinados, que é a marcaçao do território. Não se ensina a dominar hormonas... Há tambem quem diga que os machos têm uma personalidade mais acentuada e que as femeas sao mais meigas. As femeas têm o problema do cio/gravidez, mas pode ser controlado com a esterelização! Quando as femeas adoecerem mais, creio ser mito. Isso era o mesmo que dizer que as mulheres adoecem mais que os homens! :roll:
alfacinha
Membro
Registado: sábado jun 12, 2004 9:37 am

terça fev 16, 2010 6:36 pm

Bondage2010 Escreveu:
Nivel de veterinario, uma anestesia de um cão de 20kg é só o dobro do preço da anestesia de um de 10kg
tem toda a razao.

Mas é a tal coisa, depende tambem do cão que o sr. queira. Eu por exemplo tenho preferencia em cães de grande porte (gosto mais, enfim!).
Agora depende do sr que ira adoptar de escolher o cão que gostará mais :)
TheOne
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 6:39 pm

alfacinha Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
tem toda a razao.

Mas é a tal coisa, depende tambem do cão que o sr. queira. Eu por exemplo tenho preferencia em cães de grande porte (gosto mais, enfim!).
Agora depende do sr que ira adoptar de escolher o cão que gostará mais :)
Uma coisa é o gosto de cada um, outra é a realidade dos custos entre manter um cão de grande porte e manter um de pequeno porte.
PedroSq
Membro

terça fev 16, 2010 6:44 pm

Obrigado a todos pelas respostas vai me ajudar bastante na escolha!

Eu preferia um cão de porte pequeno mas é difícil de encontrar pois quando encontro algum é de Lisboa ou mais longe ainda (Eu sou da Zona de Setúbal) e acabam por dar a pessoas dessa zona. Mas visto que não há grande diferença de médio para pequeno... eu pretendo de qualquer maneira levar o cão à rua sempre que possível!

E relativamente ao sexo penso que uma fêmea com o cio poderia fugir mas um macho não?
TheOne
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 6:47 pm

PedroSq Escreveu:

E relativamente ao sexo penso que uma fêmea com o cio poderia fugir mas um macho não?
Com trela nenhum foge. Solto, que é proibido por lei, mais depressa foge um macho atrás de uma fêmea em cio, do que uma fêmea.
valeska
Membro
Registado: segunda fev 15, 2010 7:45 pm

terça fev 16, 2010 6:48 pm

PedroSq Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas vai me ajudar bastante na escolha!

Eu preferia um cão de porte pequeno mas é difícil de encontrar pois quando encontro algum é de Lisboa ou mais longe ainda (Eu sou da Zona de Setúbal) e acabam por dar a pessoas dessa zona. Mas visto que não há grande diferença de médio para pequeno... eu pretendo de qualquer maneira levar o cão à rua sempre que possível!

Qualquer um deles pode fugir...se andar com eles soltos.... :wink:
PedroSq
Membro

terça fev 16, 2010 6:53 pm

Bem, eu não sabia que era proibido por lei até porque vejo várias pessoas com cães sem coleira. Gostava de o soltar de vez em quando...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 16, 2010 7:00 pm

Pretende levar o cão à rua sempre que possível?

Esta não percebi. Ter um cão em apartamente envolve levá-lo à rua para as necessidades, para passeio, para exercício, para sociabilizar VÁRIAS VEZES por dia, não só quando é "possível"...

Quanto a quem disse que as diferença a nível de despesa entre cães de porte diferente é negligente... não diga isso. Faça as contas só á comida para perceber como é, um cão pequeno come 200 gr ração por dia, um cão grande come 600 ou mais. A diferença é "só" o triplo... mas ok, penso que já entendeu, falaram na desparasitação, o meu por exemplo toma 4 comprimidos onde um canito pequeno toma meio...

Quanto à necessidade de exercício ela não é proporcional ao tamanho do animal.

Qualquer cão pode fugir se andar com ele solto, o que para além de ser ilegal é uma irresponsabilidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheOne
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 7:03 pm

PedroSq Escreveu:Bem, eu não sabia que era proibido por lei até porque vejo várias pessoas com cães sem coleira. Gostava de o soltar de vez em quando...
Pois mas é. Quando tiver um cão, há-de perceber porque é que é proibido e o incómodo que é ter de levar com os cãezinhos dos outros :roll:

Eu quando quero soltar os meus, dou primeiro um passeio muito higiénico para aliviarem bem a tripa, e rumo a uma qualquer praia deserta, sempre no Inverno. No verão as coisas complicam-se.
Atenção que não é por ser praia que deixa de ser proibido, mas como também considero importante que eles corram, corro esse risco.
Responder

Voltar para “Cães”