Luta de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mydoggies
Registado: quarta mar 03, 2010 11:28 am

quarta mar 03, 2010 11:49 am

Bom dia a todos,
Teenho um boxer de 2 anos, e há cerca de 1 ano decidimos acolher um rafeiro, também de porte grande que andava abandonado lá perto de casa, já mais velhote. De princípio, apesar de de vez em quando o boxer querer brincadeira e o rafeiro lhe rosnar e andarem semi-engalfinhados, o boxer foi crescendo e querendo "mandar". Começaram a haver lutas mais sérias, de ir para o Vet às 11 da noite com olhos a sangrar, etc, e decidimos castrar o Boxer por recomendação do Vet, porque neste momento é sempre ele que começa. O outro, coitado nem olha para ele. Tem-lhe tanto medo, tanto, tanto, que só urina dentro de casa ou na rua, porque no jardim/terraço não ousa sequer, com medo do outro.
O meu marido já foi mordido a tentar separá-los e tenho 2 crianças pequenas em casa, e neste momento temo acima de tudo pela segurança deles se forem apanhados no meio.
Eles passam semanas sem lutar, mas acabam sempre por reincidir. Ontem lutaram, dentro de casa. Tentei separá-los com baldes de água (o que dentro de casa... enfim :?), bati no boxer com um guarda-chuva até ele soltar o outro mas foi de tal forma que cheguei a achar que antes de ele desistir eu o ia matar :cry:
Não aguento mais esta situação, mas não consigo "digerir" o facto de ter de me desfazer de um deles. Se os meus filhos andassem à luta ou discutissem, eu não ia dar um para adopção, e com os cães penso igual. No entanto, custa-me ver que acolhi um cão para lhe dar esta "qualidade de vida". Não consigo seuqer pensar em qual dos dois escolheria, porque não é uma opção para mim.
Alguém me ajuda? Ouvi falar de coleiras que dão choques. Será que resulta? Tendo em conta o facto de eu ontem lhe ter batido tanto, e ele não ter largado o outro, será que vai resultar?
Também já tentámos açaimar o boxer... Assim que damos costas já se livrou do açaime.
Neste momento temo-lo preso por uma corrente. Mas não podemos continuar assim. Podemos tentar fazer uma obra no jardim e separá-los de vez. Claro que quando alguém de desleixasse, lá andariam à luta. O que eu gostava mesmo era que eles se entendessem...
Sugestões?
Obrigada a todos pela ajuda que nos possam dar,
Rita
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

quarta mar 03, 2010 11:58 am

Na minha opinião você deve:

Procurar a ajuda de um Profissional (com muito cuidado);

Aprender o que é crate training;

Separá-los em crates diferentes;

Fazer uma adaptação gradual com um na crate e o outro solto e depois trocam de posições;

Arranjar forma de ser uma líder mais consistente;

Cansar fisicamente os seus cães;

Inventar desafios psicológicos para os cães;

Aprender a separar cães quando estes lutam;

Ter muita, mas mesmo muita paciência;

Acima de tudo, você precisa de se informar sobre a forma como os cães funcionam. Se entender inglês invista umas boas horas a aprender o que está escrito nesta página: http://leerburg.com/dominantdogs.htm

Boa sorte.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
biglady
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

quarta mar 03, 2010 11:59 am

uma escolinha de treino,principalmente para o boxer.boa sorte e gostei da atitude a maioria das pessoas pensaria logo em desfazer-se ou de um ou até dos dois.
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
PAUL0SANT0S
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 7:49 pm

quarta mar 03, 2010 12:10 pm

Garantidamente que a única (e a melhor) ajuda que conseguirá encontrar num fórum, é o conselho para procurar ajuda profissional.
Não se perca nos conselhos do tipo, faça assim, faça assado... os seus cães necessitam ser avaliados por alguém com conhecimentos na área e que encontre uma solução adequada ao seu problema.

É necessário não esquecer que o problema pode estar nos cães, mas não apenas neles, daí que a ajuda profissional seja uma mais valia para educar cães e donos.

Bos sorte

Mydoggies Escreveu: Ouvi falar de coleiras que dão choques.
Continuo a achar muito estranho que, nos ultimos tempos, tanto se fale da coleiras que dão choques. :roll:
<p class="MsoNormal"><strong style="">Paulo Santos</strong></p>
Mydoggies
Registado: quarta mar 03, 2010 11:28 am

quarta mar 03, 2010 11:12 pm

Obrigada a todos pelas respostas. Johny, fui ao site que me recomendou, e fiquei chocada com as imagens dos ferimentos de quem tentou separar os cães em luta... Comparado com aquilo, o ferimento do meu marido foi um arranhão, mas se eles tivessem apanhado um dos meus filhos... bem, adiante, porque nem posso pensar muito nisso!
Quando falam em ajuda especializada, estão a falar de treinadores, certo? É que o Vet, francamente não me parece que depois da castração tenha mais ideias para acabar com este calvário...
Obrigada e boa noite,
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta mar 03, 2010 11:46 pm

Boa tarde

Faculdade de Medicina Veterinaria de Lisboa, professora Ilda Gomes Rosa.

Nãp vá em aconselhamentos por pm...

P.S Quem bem que se está no campo..hoje vi dois rinocerontes cor de rosa na arca quando somente costumava aparecer um de 6 em 6 meses. 8)
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quinta mar 04, 2010 10:55 am

Mydoggies Escreveu:Obrigada a todos pelas respostas. Johny, fui ao site que me recomendou, e fiquei chocada com as imagens dos ferimentos de quem tentou separar os cães em luta... Comparado com aquilo, o ferimento do meu marido foi um arranhão, mas se eles tivessem apanhado um dos meus filhos... bem, adiante, porque nem posso pensar muito nisso!
Quando falam em ajuda especializada, estão a falar de treinadores, certo? É que o Vet, francamente não me parece que depois da castração tenha mais ideias para acabar com este calvário...
Obrigada e boa noite,
O conselho que lhe ia dar o johnny já lhe deu. Esse site tem muita informaçaõ sobre o assunto. Em relaçaõ ao veterinário não terá grande ajuda, é um dos grandes mitos do mundo canino recorrer ao veterinário para questões de treino ou comportamento, eles não têm qualquer formação na área.

Em relação a um treinador profissional tem que escolher bem pq a maioria das escolas limita-se a á obediência básica e parece-me que o seu problema tem a ver com falta de liderança e estrutura hierarquica dentro da matilha.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta mar 04, 2010 1:32 pm

Olá!
Olhe a dica que lhe deu o forista Pausanias parece-me muito boa. Pois, li um artigo da revista de um jornal nacional que sai aos domingos e falava das consultas comportamentais etc. dada pela Prof. Ilda. Achei muito interessante a forma como ela lida com os animais e sobretudo os donos. Se tivesse um problema comportamental com um animal meu, ia lá consultá-la, pois ela refere que a maioria das vezes, a cura está no dono, pois nessa mesma maioria, nós é que estamos a proceder mal. Interessante o artigo e parece-me uma boa profissional.

Jocas caninas
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta mar 04, 2010 2:10 pm

Tweenie Escreveu:Olá!
Olhe a dica que lhe deu o forista Pausanias parece-me muito boa. Pois, li um artigo da revista de um jornal nacional que sai aos domingos e falava das consultas comportamentais etc. dada pela Prof. Ilda. Achei muito interessante a forma como ela lida com os animais e sobretudo os donos. Se tivesse um problema comportamental com um animal meu, ia lá consultá-la, pois ela refere que a maioria das vezes, a cura está no dono, pois nessa mesma maioria, nós é que estamos a proceder mal. Interessante o artigo e parece-me uma boa profissional.

Jocas caninas
Eu tambem li essa entrevista e sem duvida que se um dia tiver problemas com um animal desloco-me a lisboa para ter uma consulta com a Prof. Ilda.
A dica dada pelo forista Pausanias, não podia ser mais correcta!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
susanaluna
Membro Júnior
Registado: segunda fev 01, 2010 7:52 pm

quinta mar 04, 2010 4:38 pm

citando : Mydoggies
"Não aguento mais esta situação, mas não consigo "digerir" o facto de ter de me desfazer de um deles. Se os meus filhos andassem à luta ou discutissem, eu não ia dar um para adopção, e com os cães penso igual. No entanto, custa-me ver que acolhi um cão para lhe dar esta "qualidade de vida". Não consigo seuqer pensar em qual dos dois escolheria, porque não é uma opção para mim. "

Felizmente existem pessoas como voçê. :D
Não lhe vou dar conselhos pk pessoas mais entendidas já o fizeram, apenas lhe vou dizer para ter paciencia, vai ver k ainda vâo acadar por ser grandes amigos.
luna&nbsp; - bouledogue franc&ecirc;s
Responder

Voltar para “Cães”