Anaclaudiaaa não sei o preço de um Golden, mas posso dizer-lhe que é preferível esperar mais uns tempos e ir poupando mais algum para comprar num criador de confiança. De futuro o investimento é compensado.
Reparei que o 1.º link que lhe indiquei tem muitos links incluídos que já não funcionam, mas o tópico é grande e a informação está lá toda.
Comprar em lojas de animais não. Além de muitas vezes não terem o mínimo de condições e os animais estarem sujeitos a contrair doenças, a proveniência dos animais é duvidosa. Podem vir de autênticas fábricas de fazer cachorros, onde a progenitora é mantida toda a vida só para ter cachorros, sem condições nenhumas e os animais são tratados como mera mercadoria (faça uma pesquisa por imagens, no Google por puppy mills, as imagens falam por si).
Compactuar com esta situação é ajudar a manter o negócio, os animais continuam em sofrimento porque há procura. Não adianta fechar os olhos e acreditar que é só mais um e não faz diferença.
É verdade que um bom criador, não colocará os seus cachorros para venda nas lojas. Eles querem conhecer as pessoas, saber a quem vão entregar o animal, ajudar e apoiar o novo dono pois preocupam-se com os cachorros.
Mais barato encontra… há sempre aquelas ninhadas de donos que queriam que os seus cães tivessem cachorros ou que por descuido a cadela engravidou. E aproveitam a boleia para ganhar algum dinheiro. Mas, vai confiar em quem não faz a mínima ideia do que é desejável na raça, que se limitou a juntar o cão e a cadela que tinha à mão, não fez os devidos exames de despiste a doenças nos progenitores, nem sabe se são bons exemplares, nem conhece a ascendência dos animais, faz cruzas incorrectas e perigosas… Para mim não passam de irresponsáveis. Basta dar uma vista de olhos nos sites de classificados para perceber do que falo.
Acho que com a informação que actualmente temos disponível só cai quem quer, para adquirir um cão tem que se envolver muito antes de decidir. Se não tem conhecimento de criadores, não se contente com sugestões de desconhecidos, peça a tal lista ao CPC, visite exposições de canicultura para ir estabelecendo contactos, ou pelo menos saber quem são os criadores. Fale e visite vários criadores para poder comparar. Leva o seu tempo, faça tudo com calma e não se precipite, dá trabalho mas compensa.