Nem sei que título dar a esta história!!!!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sexta ago 08, 2003 8:39 am

Tinha que partilhar com voces esta história que tem uma nensagem muito clara: ANTES DE AJUDAR UM ANIMAL EM AFLIÇÃO VEJA SE TEM O B.I. EM DIA

Há uma semana a trás, o meu irmão estava à janela a apanhar um pouco de ar quando presenciou o atropelamento de um cão que atravessou em corrida a avenida. O carro não parou e o condutor deixou o animal no meio de uma avenida com 3 faixas de rodagem, vivo e sem se poder levantar.

O meu irmão (que mora num 12º andar) ainda ficou a ver se os outros condutores paravam e tiravam o cão do meio da rua dado ele demorar a descer os 12 andares. Como ninguém parava, veio ele em seu auxílio.

Assim que se abeirou do cão (que por acaso até era cadela) viu que ela tinha, pelo menos, as patas dianteiras em péssimo estrado mas estava bem viva.

Enquanto tentava pegar na cadela, animal de porte grande, apareceu o condutor que a tinha atropelado a dizer que o meu irmão, como dono da cadela, tinha que pagar os danos do carro. Como lhe foi dito que não havia ali dono nenhum, que ali havia simplesmente um otário a fazer aquilo que ele (condutor) devia ter feito, o condutor chamou a polícia.

Vem a polícia, que volta a questionar o meu irmão como se ele fosse o faltoso.

Após longa toca de palavras e recolha da identificação do meu irmão, a polícia manda o condutor embora, condutor que tinha abandonado um animal ferido no meio da via pública sem lhe dispensar o mínimo dos cuidados, ou seja, PELO MENOS tirá-lo para a berma. O condutor não é penalizado (não pelo atropelamento, claro) pelo abandono, o que aconteceria em qualquer outro país da União Europeia.

Agora vem a parte ainda mais caricata: o meu irmão começa a pegar na cadela para a levar e a polícia não autoriza. Ele explica que vai levar o animal ao veterinário, que o bicho não pode ficar ali em agonia e a polícia responde que não o permite. A cadela tem que ir para o canil municipal de Lisboa, se o meu irmão quiser, pode ir lá reclamá-la ao fim de 8 dias.

Lá vai a cadela para o canil municipal e o meu irmão atrás de polícia e chegados ao canil confirma-se: o Senhor se quiser venha cá daqui por 8 dias e leve-a senão é abatida.

Ontem completaram-se os 8 dias. O meu irmão para trazer a cadela (que vinha com chip mas com as patas sem tratamento, só com ligaduras) ainda teve que pagar uma taxa. O estado da cadela é tão mau que o veterinário que a viu perguntou ao meu irmão se não a queria pôr a dormir, ao que ele respondeu: nem pensar, depois de tanto trabalho ela tem que ter uma chance.

Escusado será dizer que a cadela, que ainda não tem nome, que ainda mal consegue andar sobre as patas tão feridas e que entretanto até ganharam pus, que está magra com os ossos a furar a pele, JÁ TEM DONO – O “OTÁRIO” DO MEU IRMÃO.

:lol: :lol: :lol:
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sexta ago 08, 2003 8:45 am

É lamentável a postura e falta de sensibilidade de alguns homens (de h muito pequenino) perante um animal... :evil:

Só espero que a história continue com o desenrolar feliz...

Só uma curiosidade: quem pagou/vai pagar os prejuizos do automóvel?

Cmpt

Baixo
Aby
Membro Veterano

sexta ago 08, 2003 8:53 am

BBAIXO,
Os danos no carro serão pagos ou pelo condutor ou pelo dono da cadela, como tudo indica que ela é mais uma das infelizes abandonadas para os donos irem de férias (o veterinário calcula que ela tenha 10 meses)......
Ao meu irmão já lhe chega ter pago cerca de 125,00 Euros de vet., isto só para começo de conversa.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sexta ago 08, 2003 8:55 am

...perante este cenário os prejuizos é o menor da história! Até aqui num simples acto de solidariedade se ve o estado em como vai este nosso pais! :x
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sexta ago 08, 2003 9:03 am

Aby,

Estou de acordo contigo quando dizes que ao teu irmão já chega pagar a despesa do veterinário.

Mas como li situações aberrantes, como a cadela não poder ir ao vet logo após o atropelamento, devido à intransigência do policia, fiquei com essa curiosidade de quantas mais situações bizarras estarão associadas a esta situação.

Outra questão: a cadela tem chip? então será fácil identificar o dono? responsabilizá-lo?

Cmpt

Baixo
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta ago 08, 2003 9:11 am

Olá Aby.

Há uma coisa que não percebo. A história do BI em dia. Em que isso influenciou a decisão do Policia ?

O que eu acho é que no caso da policia houve excesso de zelo, deve ser uma reliquia dos velhso tempos ou alguém sem agilidade mental. Quanto ao que se passou no canil, é estranho . Falta de agilidade mental deles?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 08, 2003 10:46 am

Aby,

faça o favor de identificar devidamente a história.
A que canil é que se refere ?
Se deixaram lá uma cadela ferida 8 dias sem tratamento, é susceptível de queixa(para alguma coisa existem os vet municipais e não é só para abates...).

É ultrajante !
ANIFI
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:12 pm
Localização: Kaiser (rottweiler ), 2 pássaros ( Romeu e Julieta )

sexta ago 08, 2003 10:56 am

Aby,

É lamentável a história dessa cadela e infelizmente deve-se repetir vezes sem conta um pouco por todo o lado, provavelmente com um desfecho pior que esta porque teve a sorte de apanhar alguém que goste de animais. Porque não chamar-lhe Lucky? Espero que a cadela recupere e que ainda lhe traga muitas alegrias.

Cumpts
Ana :)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 08, 2003 11:11 am

Aby,

Nem vou comentar a história - perfeitamenet surrealista! :evil:

Se tudos e passou como contou (não estou a pôr em causa, mas eu não vi, logo...)

Porque não apresentam queixa em relação ao tratamento dado (ou não dado) á cadela durante a sua estadia no canil?
Porque não apresentam queixa em relação ao excesso de zelo perfeitamente ridiculo e inadequado dos agentes da policia que intreviram?
Porque não documentam tudo e pedem a opinião a um advogado?

E como está a cadelinha?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta ago 08, 2003 11:40 am

Aby,

Se presenciou, ou neste caso, se alguém credivel sofreu estes "danos" todos que referiu, faça um favor a todos nós: Denuncie sem medo.

Coloque nomes nesses individuos, e nessa Associação......mas Aby tenha a certeza absoluta, e sobretudo tenha provas concretas ou testemunhas bem crediveis.

O disse que disse, e o acrescento e mesmo o exagero pode pôr em risco pessoas e associações bastante válidas, e pior, pode provocar danos irreparáveis!?!

Pense nisso!

Eu acredito em tudo que disse, embora me pareça um bocadinho de "azarice a mais"........ mas bem que se pode dizer, que o seu irmão teve "um dia de cão". ;)

As melhoras!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta ago 08, 2003 12:32 pm

Eu não sei o que a lei diz em relação a estas situações, mas penso que deveria haver uma maneira de fazer uma participação desse agente!
E a reacção do canil, também não me parece nada coerente! Não podiam chamar um Veterinário?
Eu sei que "isto" é Portugal, mas há Limites, caramba!

Já agora.....a cadela, como vai?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 08, 2003 12:47 pm

Olá

Esta é das tais situações em que a moral não anda de mãos dadas com a justiça. O automobilista atropelou e pode alegar que a culpa foi do dono da cadela que não devia deixá-la andar assim solta. O facto de deixar a cadela sem tratamento, para esta gente e para as autoridades é perfeitamente secundário. É falta de sensibilidade e, como diz o CasadeAnaval, falta de agilidade mental.

Eu não queria ser pessimista, mas a denúncia deste caso de pouco deve valer. Para a maioria das pessoas é mais cão menos cão. Transmitir o caso à comunicação social.. hummm, o caso não é sensacionalista. Ainda se alguém se tivesse magoado...

É uma situação verdadeiramente irritante porque não tem saída. E no fundo, no fundo, o irmão da Aby é que vai pagar as favas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta ago 08, 2003 1:25 pm

[quote=nel]
.....a denúncia deste caso de pouco deve valer.

É uma situação verdadeiramente irritante porque não tem saída. E no fundo, no fundo, o irmão da Aby é que vai pagar as favas.
[/quote]

:cry: :cry: :cry: :cry:

Não me digam que NADA vale a pena, porque para mim TUDO vale a pena.

Eu acho que se não evoluimos, para coisa nenhuma, é devido ao pacifismo com que os Portugueses "engolem todos os sapos", dando total liberdade a todo o genero de trato e injustiça.

Não reclamam quando deviam, não levantam a voz para serem ouvidos, armam "chinfrin" em prol dos que prejudicam mais, e cá continuamos nós recalcadinhos e ceguinhos!!!

(....por ex. os livros de reclamação estão SEMPRE vazios.......como querem que os fiscais actuem?....)

Por favor, eu preciso de acreditar, que perante estes casos, tem de valer sempre a pena, alguma coisa!!!...senão onde é que vamos parar???

Bye
Aby
Membro Veterano

sexta ago 08, 2003 1:41 pm

Amigos,
Eu contei este facto, só para partilhar com voces uma situação que nós estamos a ter dificuldade em engolir.

O canil para onde levaram a cadela é o canil da Cámara Municipal de Lisboa. Falta de tratamento? Eu acho que sim, que ouve, eles acham que fizeram o que era preciso!

Quanto ao chip: foi o canil da Câmara que o pôs, a cadela não o tinha. E aí é que está o trágico, põem chip (louvável), pedem identificação ao meu irmão que agora consta como legítimo proprietário da cadela (louvável) mas não a alimentaram bem nem a tratam convenientemente (lamentável).
Explicação: se não aparecesse ninguém ao fim dos 8 dias ela era abatida, portanto..............

Quanto à polícia actuou de acordo com o "manual". Se o dono do carro não tivesse chamado a polícia, tudo tinha sido diferente e simples, o mal foi ele não acreditar que o meu irmão não era o dono da cadela.

Logo, tanta chatice para quem quer ajudar, tanto sofrimento para quem está a ser ajudado e tudo á luz da lei.

Não vale a pena chorar, fazer barulho, eles estavam certos e assim o bicho esteve, sem nenhuma necessidade, 8 dias no canil da câmara.

Mas o que importa é que se vai chamar RAFA (de rafeira), passou bem a sua 1ª noite lá em casa, aceitou bem o gato da casa, e já escolheu a minha cunhada como "A DONA".
Lara123
Registado: quinta jul 03, 2003 4:37 pm

sexta ago 08, 2003 2:07 pm

:evil: Como é possivel que a policia não tivesse autorizado o transporte da cadela, para salvar a vida dela?!
Realmente felizes os ignorantes?!
Como é que se pode pedir a certas pessoas para não bater nos filhos, não matar os pais e avós, se a um simples animal inocente e sem maldade quase se rejeita a vida dele?!
Espero que ela esteja bem?!
Concordo com o nome de Lucky?!
Responder

Voltar para “Cães”