Cruzar familiares

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 12:07 pm

Tenho ouvido muitas críticas negativas em relacao a cruzar caes da mesma familia (pai com filha ou mae com filho).
Peco desculpa pela minha ignorancia mas qual é o problema disso?
Haverá problemas com a ninhada?

Onde comprei o meu rottweiler, tive que assinar um contrato muito complexo. E numa das alíneas dizia que nos primeiros 3 anos do cao, se ele me pedisse para la ir para acasalar com as cadelas dele, eu teria que aceitar.
Eu concordei, visto nao ter achado problema nenhum nisso. mas la está, o meu cao é filho de uma das rottweilers femea que ele tem.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda mar 29, 2010 12:14 pm

Olá!
Para responder a sua pergunta do tópico: sempre ouvi, li e me informaram que não era saudável cruzar familiares.

Agora,sobre o que escreveu: eu nunca compraria um cão ao Sr. que lhe vendeu o seu. Contratos com exigências como essas, eu desconfiava logo da pessoa e dizia: não obrigada.
Mas cada um sabe de si.

Jocas caninas
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 12:19 pm

Nao me preocupei muito com a exigencia visto que vou castrar o cao.
E ele disse que entao nao haveria problemas.
Mas a minha preocupacao era mesma a de cruzar familiares.
Alias nem é preocupacao, era só para tar informado sobre estas coisas.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mar 29, 2010 12:41 pm

Flashorde Escreveu:Nao me preocupei muito com a exigencia visto que vou castrar o cao.
Vou-lhe fazer a pergunta de uma forma mais simples? Acha bem que haja consanguinidade entre humanos? :D
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 12:46 pm

Nao, nao acho bem.
Mas nós somos racionais a pensar e os caes nao o sao, tanto que na altura do cio, a cadela nao olha se é filho ou pai.
Eu nao estou a dizer que concordo com o acto.
Alias em humanos diz-se que pode resultar doencas a nivel do sangue no cruzamento de familiares.
Os meus sogros sao primos directos e no entanto tiveram 3 filhos sem problemas.
A minha única duvida era quais os problemas que isso pode causar nos caes.
Sem querer dizer que sou a favor ou contra o acto.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

segunda mar 29, 2010 1:29 pm

A consanguinidade aumenta a probabilidade de incidência de doenças genéticas, razão pela qual é desaconselhável cruzar "familiares", já que se algum ou ambos os intervenientes na cruza for portador do gene "doente", facilmente a doença se revelará na descendência e assim por diante, já que o pool genético se torna vulnerável a esse tipo de combinações "desastrosas".

Por outro lado o cruzamento de mães com filhos/pais com filhas, etc, também poderá servir para apurar uma determinada característica, que se pretende fixar na descendência e/ou melhorar. Contudo só um criador com profundo conhecimento genético de toda a árvore genealógica, e de genática no geral, é que deverá arriscar uma situação destas. E não sei se isto é de todo aplicável no caso dos cães.

De qualquer forma, concordo com o que já foi dito: só o facto de lhe terem exigido que assinasse um documento com esse teor é por si só muito estranho... Mas faz muito bem em castrar o cão
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

segunda mar 29, 2010 1:34 pm

Muitas das aberraçoes, desculpem a expressao, que por ai se vêm em caes provêm por exemplo desse maldito habito.
Saudações da J & Isaac
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mar 29, 2010 1:50 pm

Flashorde Escreveu:Nao me preocupei muito com a exigencia visto que vou castrar o cao.
Pois então se não aceitava as condições, não comprava o cão. Agora castrar o cão com um contrato assinado, dependendo da validade do mesmo, poderá ter ou não problemas graves, ou quem sabe, até ficar sem o cão. Isto é má fé.

O Criador disse expressamente que queria cruzar o seu cão com a mãe, ou irmãs, ou que poderia querer apenas usá-lo numa cruza? Como é que sabe, ou quem é que lhe garante, que ele o vai cruzar com familiares (do cão leia-se...)? Que conhecimentos de genética tem o Criador, e que lhos tenha demonstrado, para fazer um possível inbreeding que a preocupe tanto?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 1:51 pm

Isso é verdade.
O que eu sei é que pagou rios de dinheiro para o acasalamento das cadelas e pelos vistos nao quer repetir o sucedido.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
TheOne
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 1:52 pm

Flashorde Escreveu:Isso é verdade.
O que eu sei é que pagou rios de dinheiro para o acasalamento das cadelas e pelos vistos nao quer repetir o sucedido.
Como assim? :?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 2:02 pm

Theone,
isto é o seguinte, o cao vai ser castrado aos 8 meses. Nessa altura tenho de informar os donos da mae para saber se eles querem cruzar antes de castrar e se eles nao quiserem, entao aí poderei castrar sem qualquer problema. Se eles quiserem, cruza-se entao nessa altura e castro logo depois.

Em relacao à tua segunda questao, ele só tem femeas, pelo qual tem de pagar para que um macho venha la para cruzar. E em Portugal nao sei mas aqui pode chegar aos 1500 a 2000 euros.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

segunda mar 29, 2010 2:12 pm

Flashorde Escreveu:Theone,
isto é o seguinte, o cao vai ser castrado aos 8 meses. Nessa altura tenho de informar os donos da mae para saber se eles querem cruzar antes de castrar e se eles nao quiserem, entao aí poderei castrar sem qualquer problema. Se eles quiserem, cruza-se entao nessa altura e castro logo depois.

Em relacao à tua segunda questao, ele só tem femeas, pelo qual tem de pagar para que um macho venha la para cruzar. E em Portugal nao sei mas aqui pode chegar aos 1500 a 2000 euros.
Boa tarde, Flashorde... :wink:

Para podermos esclarecer relativamente a essa claúsula do contrato, seria melhor citá-la, mas atenção não referir nomes... :wink:

Em relação àquilo que sublinhei a bold, atenção porque uma cruza aos 8 meses, pode ser cedo demais... :roll:

Ele pode nem querer acasalar o seu cão com uma das familiares directas, mas por alguma outra fêmea da criação dele , em que possa ter sangue do pai do seu cão,e queira aperfeiçoar o sangue da linhagem que ele cria... :wink: este é um dos exemplos... :wink:

Cumprimentos, Barcellos
TheOne
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 2:16 pm

Flashorde Escreveu:Theone,

Nenhum Criador com 2 dedos de testa, cruza uma cadela com um macho de 8 meses, nem tão pouco é permitido, pelo menos cá, deduzo que na Alemanha seja igual ou melhor.

O Criador do meu Dob também só tem fêmeas, e não paga para lá ir um macho, vai ele normalmente a Itália, com a cadela, para a cruzar em Criadores com exemplares que lhe interessam. Acho que aqui gastará bem mais do que 2.000€...

Quando o meu cão veio, ele não pôs de parte levar o meu cão, quando adulto como é lógico, ao estrangeiro para o cruzar, caso ele se revele um exemplar à altura para tal. Não tem mal algum nisso. Mesmo que ele o quisesse para cruzar com uma das fêmeas dele, qual era o problema??

Já agora, porquê essa coisa de querer castrar o cão?

Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 2:21 pm

Boas Barcellos.
Eu digo 8 meses porque é a idade que vem no contrato.
É certo que nao assinei o contrato assim que o vi.
Já que ele me veio com o contrato, também me quis fazer dificil e tendo um amigo advogado, analisei o contrato com ele.
Ele até achou uma certa "graca" a isso mas ajudou-me e disse que nada havia de errado no contrato.
Se o cao se "recusar" a acasalar aos 8 meses, a culpa nao será minha e muito menos do cao.
De qualquer das formas, muito provavelmente ele nao quererá ter mais nenhuma ninhada.
Ele disse que provavelmente, esta seria a última ninhada.
Ele entregou os cachorros todos no mesmo dia e todos tivemos direito ao contrato.
Ouve um atraso na entrega dos cachorros pelo facto que quis trazer o contrato comigo para o analisar antes de o assinar.
Uma coisa é certa é que o cao aos 8 meses será castrado, vontade essa que dei logo a entender aos donos e pela qual nao se opuseram e até me disseram que fazia bem se nao tivesse vontade de cruzar com cadelas.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda mar 29, 2010 2:24 pm

TheOne Escreveu:
Já agora, porquê essa coisa de querer castrar o cão?
Porque por informacoes que tirei, um cao castrado nao mostra agressividade em relacao a outros machos para mostrar dominancia. Apenas por isso.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Responder

Voltar para “Cães”