Revista Focus - A Resposta 'inteligente' de Paulo Caetano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 16, 2002 12:18 pm

Olá a Todos,
Enviei ontem vários mails para a revista focus, um dos quais foi para o jornalista que escreveu o artigo de que aqui se tem falado - Paulo Caetano.

O texto do mail que enviei foi o seguinte:
Exmos Senhores

Ao ler o vosso artigo "Cães de Luta", de Paulo Caetano, publicado na Revista Focus da última semana, fiquei profundamente indignado com o teor do mesmo.
De facto, é impossível deixar de notar que o referido artigo foi escrito por alguém que nada sabe sobre comportamento canino, e que claramente visa apenas objectivos sensacionalistas. Tamanha desinformação chega ao cúmulo de adulterar por completo as palavras de uma pessoa conceituada no meio cinófilo, ao ponto de lhe dar um sentido completamente oposto àquele com que foram expressas.

Face ao exposto, considero que a vossa revista não está de acordo com a realidade e que tem uma postura tendenciosa e descriminatória. Pessoalmente, não voltarei jamais a adquirir a revista FOCUS e irei divulgar esta minha postura por todos os meus conhecidos e amigos - a revista Focus não me parece digna da minha confiança.

Sem mais, subscrevo-me

Paulo C.
Pois bem.... o senhor Paulo Caetano respondeu-me nos seguintes termos:
De: "Paulo Caetano" <[email protected]>
Data: 16/04/2002 11:34:58
Para: "Paulo C."
Assunto: Re: Protesto contra o Sensacionalismo e a desinformação

Caro senhor ...

Quando se tem dificuldade em encarar a realidade de frente - mesmo quando uma pessoa credenciada lhe explica tudo, como aconteceu com celso alves -, o melhor é procurar ajuda profissional! Fica o conselho ... independentemente daquilo que são os seus interesses pessoais, acredite que existem coisas mais importantes, como o bem da comunidade. E não confunda sensacionalismo com a sua própria ignorância.
Para terminar, quero agradecer-lhe o facto de deixar de ler a Focus. É um elogio que faz ao nosso trabalho. E devo assegurar-lhe que, aqui na redacção, gostamnos de pensar que escrevemos para gente séria e que gosta de reflectir sobre o mundo em que vive ... alucinados consumidores das prestigiadas revistas como a "Cães e Companhia" (esse exemplo superior de jornalismo isento) é coisa que dispensammos.
Passe bem ...
Logicamente já contra-ataquei..... mas com boçais destes não sei se valerá a pena!
Exmo Senhor,
Se falo em sensacionalismo e em deturpação de informação, não o faço de forma gratuita. De facto, foi após contacto pessoal com Celso Alves que decidi enviar este protesto. De facto, segundo este prestigiado membro do meio cinófilo, a entrevista que lhe foi efectuada foi completamente adulterada e deturpada!!!
Aproveito para informá-lo que não leio a revista mencionada por V.Exa, pela simples razão de que não gosto de revistas que são meras traduções de artigos espanhois, na sua maioria desquadrados da nossa realidade!
Quanto à minha ignorância, não lhe reconheço legitimidade para a avaliar uma vez que não me conhece minimamente. Já da sua posso dizer que a conheço, uma vez que a publicação do artigo em apreço a tornou pública. Aproveito para lhe perguntar com base em quê ( que pesquisa, que trabalho!!??) escreveu o refrido artigo? Na experiência pessoal não creio que tenha sido, e na opinião do Celso Alves também Não!!! ( uma vez que a deturpou, segundo o próprio, por completo!).

Para a próxima, peço-lhe apenas que se dedique a um trabalho de pesquisa mais sério e imparcial... procure ouvir e entender quem tem cães das raças que referiu, e olhe que não são só gangs marginais! Investigue um pouco sobre o trabalho da policia, do trabalho de busca e salvamento.... veja quem o faz!! Pois é... a policia e a GNR usam cada vez mais cães da raça Rottweiler, Fila de S. Miguel, e outras que vossa excelência acha perigosas. No WTD andavam dezenas de cães de raça Rottweiler, que pela sua tenacidade e resistência foram muito usados! V. Exa. pesquisou, leu artigos, informou-se? Não me parece.....!!!!

Fique bem, e já agora trate de V. Exa procurar ajuda profissional...

Paulo C.
Há gente que nem é digna de ser jornalista.....
Sandrara
Membro Veterano

terça abr 16, 2002 12:43 pm

Olá Paulinho

Agora sim já percebi tudo, apesar de ter comprado a revista Focus não associei o nome Paulo caetano ao artº, mas agora estou elucidad.
Efectivamente é deveras perigoso que hoje em dia o jornalismo seja feito desta maneira, ainda para mais quando o assunto nos toca como é este o caso. Eu quando li a revista pensei : "coitados dos cães, agora é que vai ser a doer", porque realmente achei o artº totalmente absurdo onde os cães eram realmente julgados e condenados. Não sei qual a ideia deste jornalista, ao falar de lutas de cães como se falasse de batatas.
Na minha opinião e ao ler a resposta que ele te enviou, só mostra o calibre que tem e ainda p/ cima é ignorante. Podia ter pensado nas tuas palavras e reconhecer que realmente não se podem deturpar as palavras e adulterar depoimentos.
Paulinho, mais uma vez, estás no teu melhor. talvez ele gostasse de conhecer os teus "perigosos rottweilers" para ver que os animais são sem dúvida alguma o resultado dos donos que têm.

Para ti meu querido amigo um grande bem haja e sobretudo por nunca teres papas na lingua.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 16, 2002 12:58 pm

Gostei particularmente desta parte:
E devo assegurar-lhe que, aqui na redacção, gostamnos de pensar que escrevemos para gente séria e que gosta de reflectir sobre o mundo em que vive ... alucinados consumidores das prestigiadas revistas como a "Cães e Companhia" (esse exemplo superior de jornalismo isento) é coisa que dispensammos.
Para uma revista do mesmo grupo de onde fazem parte a revista MARIA, ANA, NOVA GENTE, MULHER MODERNA e outras do género ( aliás as revistas do grupo são praticamente TODAS deste género), acho esta observação um piadão!!!!! HEHEHEHE!

Ainda por cima vem-me logo dizer isso a mim, que estou permanentemente a criticar aqui a 'Caes e Companhia'...teve mesmo fraca pontaria, o rapazinho!
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

terça abr 16, 2002 1:43 pm

olá

eu estou chocada. e estas pessoas que escrevem artigos em revistas!!!
que falta de educação!

sandra p
mfdores
Membro Júnior
Registado: quarta jan 16, 2002 10:39 am

terça abr 16, 2002 2:17 pm

Realmente... Esse senhor também me enviou uma mensagem igual, acompanhada de um artigo da Yahoo onde noticiava a morte de dois agricultores devido a ataques de dois cachorros Pitt. Penso que ele se deve ter agarrado com unhas e dentes a este tipo de situações para se defender...
Achei que não valia a pena contra-atacar, apenas lhe disse que a ignorância dele só merecia o nosso desprezo...
Será melhor que aquele homem peça transferência na IMPALA e se dedique a um tema adequado com o seu quoficiente de Inteligência:

"A forma correcta de deitar comida para Peixes no aquário: Sentado ou em Pé? "- por Paulo Caetano
- Já na próxima semana- Numa banca perto de si. -
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça abr 16, 2002 2:23 pm

Realmente é bom que haja pessoas como o Paulo, esteve muito bem, e respondeu à letra a esse Sr., mas visto ele deturpar o que lhe foi dito pelo treinador Celso Alves, acho que ele se devia manifestar
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça abr 16, 2002 2:35 pm

:(
Olá Paulo

Quando em Portugal começou a ser noticia os ataques com cães, a revista Visão através de um amigo pediu-me uma entrevista e eu acedi com determinadas condições , o que foi aceite.
Em vez de apenas falar-mos eu e mais alguns tratadores fizemos alguns exercicios de obediência e de ataque nomeadamente a defesa do dono. Escolhi propositadamente algumas raças que disponha e eram o terror das criancinhas ; 1 roty, 1 dober, 1 P.A. e uma Bull Terrier. Todos com mordidas poderosas. A pequena ficou boquiaberta, com bastante medo, porque ,segundo ela, nunca tinha presenciado tamanha violência.
O exercicio que se seguiu foi o de os meus filhos fazerem de mauzões. A garota ficou horrorizada quando dei ordem de ataque, com os olhos esbugalhados e livida constatou, sem perceber , que as feras assassinas nem se mexeram .
Explicámo-lhe , enquanto ela brincava com os monstros, os porquês , com os mesmos argumentos que já foram ditos e reditos neste forum.
E explicámo-lhe porque razão abominávamos os combates de cães.
Convictos de que tinhamos prestado um bom serviço a cinófilia aguardámos a dita Visão.
Quem leu aquilo ficou a saber que no canil do .... se treina cães para ataque e para combate. Protesto e mais protesto, nem o recurso á lei de imprensa valeu. A trampa é que vende papel. E paga ordenados.
VAMOS TODOS PROTESTAR!!!!!!!

Um abraço.
Gary
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 16, 2002 3:25 pm

Acabei de enviar um novo mail, desta vez para a Direcção da Revista, com uma cópia da resposta do Paulo Caetano.
Não sei se adianta.... ma pelo menos ajuda a descarregar parte da raiva que sinto..
Exmos Senhores,
Perante uma resposta destas, que prima pela 'educação' e pelo 'Bom senso', é-me muito mais fácil compreender porquê a pessoa em causa foi capaz de escrever um artigo deste teor.
Peço-vos apenas que tenham em conta que esta resposta, apesar de 'assinada' por Paulo Caetano, partiu de um mail da revista Focus, em resultado de um mail dirigido genericamente à Revista. Será por isso entendida como uma 'resposta da Focus'. Entendo, salvo resposta em contrário de V.Exa, que é esta a imagem de tolerância e bom senso que pretende Difundir. Face ao exposto, reservo-me o direito de divulgar esta resposta ( que não me chegou de forma alguma assinalada como pessoal ou confidencial) pelos meios que julgar mais convenientes.

Sem mais, subscrevo-me
Paulo C.
Por questões que compreenderão, não vou utilizar o forum da arca para apelar ao protesto contra este jornalista, por isso limito-me a convidar-vos a visitarem a página de entrada do ALBUM DE FOTOS.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça abr 16, 2002 3:59 pm

Viva,

Infelizmente para mim não tenho tido tempo para visitar o Forum, Quando o faço é numa ápice.... Entre outras coisas estou sem internet em casa (gggrrrrrr...)

Contudo, foi impossivel ficar indiferente ao assunto em redor da Revista Focus.

Venho dar um grande abraço ao Paulo C pela sua intervenção junto da revista. A resposta final a esse dito "jornalista", foi simplesmente espetacular.

Agradeço ao Celso Alves o seu esclarecimento, repondo assim a verdade.

É lamentavel este tipo situações continuarem acontecerem.
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

terça abr 16, 2002 5:08 pm

so quero dar uma grande abraço ao sr. Paulo C.--Bem Haja
yakov
Membro Veterano

terça abr 16, 2002 6:15 pm

Para bem de todos nós e principalmente dos nossos amigos de quatro patas, penso que se impõe uma queixa para a Alta Autoridade da Comunicação Social. Já agora, mandava uma cópia desse e-mail para a "Cães & Companhia", a ver o que é que eles dizem!
A queixa deverá ser apresentada pelo Celso Alves, uma vez que foram as suas declarações que foram deturpadas e que essa deturpação lhe pode afectar a actividade como "treinador de cães". Quem recebeu os mails da Focus, também pode interpor queixa na AACS. :(
agarcia
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 9:47 am

terça abr 16, 2002 6:31 pm

Caros Amigos,
Infelizmente em cada "jornalista", parece existir sempre um gene propício à imbecilidade, mais vale certamente o gene da displasia da anca... Nota esta que certamente ultrapassa os limites do "entender" do Jornalista da Revista FOCUS.
Como um eterno defensor dos animais, independentemente das raças, não poderia deixar de fazer notar, e se me permitem, o meu humilde parecer sobre esta matéria e ao que tenho lido até à data: Julgo que Sociedades, como a Protectora do Animal, Revistas de Animais, Web-Sites de Animais, Criadores, Treinadores, Amigos dos Animais, e em especial o Sr Treinador Celso Alves, deveriam exigir uma "nobre" ERRATA, ou um "digno" ESCLARECER, da entrevista em questão;
Agradeço em nome de todos aqueles que não se podem pronunciar, o atempado esclarecimento do Sr Celso Alves, a "potente" intervenção do Sr Paulo C. (www.rottpt.net) e o esclarecimento em hora pelo Sr Cláudio N. (www.amigodorottweiler.com).
Não gostaria de terminar sem vos aconselhar uma atenciosa leitura a uma carta de um Rottweiler em: www.amigodorottweiler.com.
Um abraço Amigo a todos
Antº Garcia
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça abr 16, 2002 7:07 pm

Ola Agarcia!
Qual é a carta que esta no site?
Eu ja fui la ver mas nao encontro
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça abr 16, 2002 9:05 pm

Paulo, continue a dar noticias sobre esse assunto. Estou curioso em relação ao desfecho. Também enviei um mail, mas ainda não sei se tenho resposta ou não pois estou com dificuldades em aceder ao meu mail...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta abr 17, 2002 12:05 am

Ok! Já tenho uma resposta ao meu mail, aliás, três!

Foram enviadas cópias para toda a Focus...
Primeiro o meu mail :
Exmos Senhores,

Foi-me difícil acreditar que um treinador de cães conceitoado como o Sr. Celso Alves pudesse ter dito tais palavras que encontrei na vossa entrevista. Após alguns contactos com diversas pessoas e com Sr. Celso Alves, consegui dar razão às minhas suspeitas. É de lamentar que adoptem a mesma filosofia que certas revistas e jornais puramente sensacionalistas. Em vez de limparem o nome de certas raças de cães, acharam por melhor manchá-las ainda mais e alimentar o sensacionalismo em redor das mesmas. É por causa destas situação, que algumas raças já estão a ser banidas em alguns países.
Antes de mais, o Sr. Paulo Caetano deveria estudar bem a lição antes de procedor a uma entrevista. Não sabe nada de cães e nem procurou saber. De facto, apenas se preocupou em ocultar a verdade e dar lugar a um conjunto de mentiras sobre algumas raças de cães. Para este tipo de jornalismo, já existe o "Crime". Se tivesse estudado o minimo, saberia que nenhuma raça é perigosa. Só se tornam perigosas devido aos donos que têm. Cães que atacam as próprias crias... por favor! Tive de voltar a ver a capa da revista pois pensava que estava a ler a "Maria".

Não sou jornalista, nem sequer estudei algo de jornalismo, mas faria uma entrevista bem melhor do que o Sr. Paulo Caetano. Pensava que a Focus se dedicava a reportagens realistas, mas afinal não é bem assim. Não irei mais comprar esta revista pois apenas me dedico à realidade e não à fantasia, e irei espalhar a entrevista da Focus, assim como a correcção dessa entrevista, e com isso desencorajar a compra da Focus.

Atenciosamente,

Pedro Custódio
A resposta:

Caro "senhor" (?)

Nem sei para que me dou ao trabalho de lhe escrever ... deve ser mais uma daquelas pessoas que acha que sabe tudo sobre cães e depois, bem espremido, dá nada! Ignorância total! Aliás, reconhece isso quando afirma que de jornalismo nada percebe ... oq ue se vê, pois troca os termos entrevista e reportagem .... não sabe do que está a falar ... mas se neste país todos podem ser árbitros e médicos e darem opiniões sem conhecerem as regras ... porque não também aspirantes a jornaleiros??
Em relação à conversa com celso alves, fui completamente rigoroso. Aliás, tenho como testemunha o fotografo que me acompanhou. E como o visado não reclamou, nem protestou ... deve identificar-se com aquilo que afirmou e foi transcrito. Parece-lhe lógico, não? Ou trata-se de outra conspiração internacional contra os extremosos donos de cães perigosos??
Para terminar, quero agradecer-lhe o facto de deixar de ler a Focus. É um elogio que faz ao nosso trabalho. E devo assegurar-lhe que, aqui na redacção, gostamnos de pensar que escrevemos para gente séria e que gosta de reflectir sobre o mundo em que vive ... alucinados consumidores das prestigiadas revistas como a "Cães e Companhia" (esse exemplo superior de jornalismo isento) é coisa que dispensammos.
Passe bem ...

a segunda resposta
Deixe só acrescentar um parágrafo de uma carta que um dono de pittbull me escreveu ...

"O Pittbull é um cão que adora o seu dono. É fiel. Reconheço que seja um pouco teimoso, e no que toca a ser agressivo para outros cães são-no com toda a clareza e isso é impossivel escamotear. Mas lembrem-se que um cão é a imagem do dono. Um dono agressivo, quer um cão agressivo. Um dono calmo transmite serenidade ao seu companheiro. Não se treina ou ensina um Pittbull para ser agressivo para outros cães. O Pittbull carrega com ele um patrimonio genético com mais de 100 anos, que o orienta nesse sentido."

Vá agora saber-se quem tem razão ....
A terceira resposta:
Paulo Caetano ([email protected]) enviou uma notícia para você
Mensagem pessoal:

Aqui estão os inofensivos pittbulls!
Será que esta notícia de ontem servirá
de exemplo a alguém?...

Yahoo! Noticias - Pit bulls matam dois agricultores no sul da Itália
http://br.news.yahoo.com/020415/16/3dbj.html
A minha contra-resposta:
Caro Paulo Caetano,

Não sei tudo sobre cães, mas procuro saber o máximo que posso. Ao lado de outros, posso não saber nada, mas mais que você sei de certeza.
Ignorante é aquele que não procura o conhecimento, tal como você não procurou compreender os cães e suas raças. Nem sequer o nome das raças foi capaz de escrever correctamente.
Não necessito de saber algo de jornalismo para compreender a falsidade da sua entrevista. Por falar em opiniões, a entrevista refletiu-se na sua opinião pessoal sobre algumas raças de cães e você não conhece regras algumas em relação a cães. Aliás, foi você próprio o árbitro aqui, pois sem ter visto nada de geito, mostrou logo o cartão vermelho a algumas raças de cães. Mas adianto que de jornalismo você também não sabe muito pois nem foi capaz de fazer uma ligeira pesquisa.
Em relação à conversa com Celso Alves, não necessita de continuar com falsidades, pois o próprio veio a público afirmar a falsidade dessa entrevista e mostrou a sua correcção. Não sabia que o fotografo que o acompanha tem a capacidade de fotografar as falas do Sr. Celso Alves para você poder usar isso como prova.
De nada adiantaria ao Celso Alves reclamar ou protestar pois a entrevista não foi por escrito e de maneira alguma você iria repôr a verdade pois como sabe bem, a verdade não vende.
"Conspiração internacional contra os extremosos donos de cães perigoso". Ja me tinha referido ao facto de não haver cães perigosos. Nas suas mãos sim, eles seriam perigosos. Um cão trasmite a personalidade de um dono. A culpa de um cão ser agressivo ou não é dos donos e não dos cães. Eu também tenho cães e falhei na educação de um deles, pois como é pequeno pensei que não houvesse problema. Agora se ele fosse grande, esse meu descuido seria perigoso. Mas o único culpado aqui seria eu e nunca o cão. Pois eu é que não o soube educar.
Se o vosso trabalho baseia-se em alimentar fobias, então não tem assim muito para elogiar. Diz que na sua redacção gosta de escrever para gente séria, pois o que você escreveu apenas serve para aumentar o número de pessoas que entram no círculo das lutas de cães. São essas as pessoas sérias que vos interessam? Pelos vistos são. E o mundo em que vivemos, é um mundo onde a ignorância abunda em muitos locais, onde as pessoas se agarram a mitos e superstições e onde acreditam em tudo o que veêm ou leiem sem sequer questionarem isso. É este o mundo onde vivemos. Pois se se dedicassem à procura da verdade, ela está bem assente para quem a quiser ver, mas são pessoas como vocês que ao publicarem estas falsas entrevistas apenas com o intuito de vender mais, alimentam a ignorância dos leitores que não NÃO reflectem nada sobre o mundo onde vivem. Apenas se baseiam em ler e calar.
Eu não leio nehuma revista de cães, por isso agradecia que não falasse de algo que não sabe, já basta que escreva o que não sabe. E quem são os empregados da Focus a criticar algumas "prestigiadas revistas" se no vosso grupo se incluí a "Maria"... etc, como soube há muito pouco tempo.
Em relação à notícia que me enviou, apenas referiram os cães. Os donos até os podiam ter treinado para matar, mas quanto a eles não houve referência. Os culpados disto seria os cães certo? Pois, já me tinha dito...

Sem outro assunto,

Pedro Custódio

Por agora é tudo. Se houver novidades eu digo.
Responder

Voltar para “Cães”