Enviei ontem vários mails para a revista focus, um dos quais foi para o jornalista que escreveu o artigo de que aqui se tem falado - Paulo Caetano.
O texto do mail que enviei foi o seguinte:
Pois bem.... o senhor Paulo Caetano respondeu-me nos seguintes termos:Exmos Senhores
Ao ler o vosso artigo "Cães de Luta", de Paulo Caetano, publicado na Revista Focus da última semana, fiquei profundamente indignado com o teor do mesmo.
De facto, é impossível deixar de notar que o referido artigo foi escrito por alguém que nada sabe sobre comportamento canino, e que claramente visa apenas objectivos sensacionalistas. Tamanha desinformação chega ao cúmulo de adulterar por completo as palavras de uma pessoa conceituada no meio cinófilo, ao ponto de lhe dar um sentido completamente oposto àquele com que foram expressas.
Face ao exposto, considero que a vossa revista não está de acordo com a realidade e que tem uma postura tendenciosa e descriminatória. Pessoalmente, não voltarei jamais a adquirir a revista FOCUS e irei divulgar esta minha postura por todos os meus conhecidos e amigos - a revista Focus não me parece digna da minha confiança.
Sem mais, subscrevo-me
Paulo C.
Logicamente já contra-ataquei..... mas com boçais destes não sei se valerá a pena!De: "Paulo Caetano" <[email protected]>
Data: 16/04/2002 11:34:58
Para: "Paulo C."
Assunto: Re: Protesto contra o Sensacionalismo e a desinformação
Caro senhor ...
Quando se tem dificuldade em encarar a realidade de frente - mesmo quando uma pessoa credenciada lhe explica tudo, como aconteceu com celso alves -, o melhor é procurar ajuda profissional! Fica o conselho ... independentemente daquilo que são os seus interesses pessoais, acredite que existem coisas mais importantes, como o bem da comunidade. E não confunda sensacionalismo com a sua própria ignorância.
Para terminar, quero agradecer-lhe o facto de deixar de ler a Focus. É um elogio que faz ao nosso trabalho. E devo assegurar-lhe que, aqui na redacção, gostamnos de pensar que escrevemos para gente séria e que gosta de reflectir sobre o mundo em que vive ... alucinados consumidores das prestigiadas revistas como a "Cães e Companhia" (esse exemplo superior de jornalismo isento) é coisa que dispensammos.
Passe bem ...
Há gente que nem é digna de ser jornalista.....Exmo Senhor,
Se falo em sensacionalismo e em deturpação de informação, não o faço de forma gratuita. De facto, foi após contacto pessoal com Celso Alves que decidi enviar este protesto. De facto, segundo este prestigiado membro do meio cinófilo, a entrevista que lhe foi efectuada foi completamente adulterada e deturpada!!!
Aproveito para informá-lo que não leio a revista mencionada por V.Exa, pela simples razão de que não gosto de revistas que são meras traduções de artigos espanhois, na sua maioria desquadrados da nossa realidade!
Quanto à minha ignorância, não lhe reconheço legitimidade para a avaliar uma vez que não me conhece minimamente. Já da sua posso dizer que a conheço, uma vez que a publicação do artigo em apreço a tornou pública. Aproveito para lhe perguntar com base em quê ( que pesquisa, que trabalho!!??) escreveu o refrido artigo? Na experiência pessoal não creio que tenha sido, e na opinião do Celso Alves também Não!!! ( uma vez que a deturpou, segundo o próprio, por completo!).
Para a próxima, peço-lhe apenas que se dedique a um trabalho de pesquisa mais sério e imparcial... procure ouvir e entender quem tem cães das raças que referiu, e olhe que não são só gangs marginais! Investigue um pouco sobre o trabalho da policia, do trabalho de busca e salvamento.... veja quem o faz!! Pois é... a policia e a GNR usam cada vez mais cães da raça Rottweiler, Fila de S. Miguel, e outras que vossa excelência acha perigosas. No WTD andavam dezenas de cães de raça Rottweiler, que pela sua tenacidade e resistência foram muito usados! V. Exa. pesquisou, leu artigos, informou-se? Não me parece.....!!!!
Fique bem, e já agora trate de V. Exa procurar ajuda profissional...
Paulo C.