Recusar comida a estranhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta abr 08, 2010 10:47 am

Bom dia, (desculpem se já existir um tópico destes... ainda não consegui perceber muito bem como funciona o tal gervásio)
Como já disse anteriormente, tenho uma rafeirosca… Quero o melhor para ela!
Se tenho duas filhas e faço o possível para que tudo corra bem também o tentarei com a Sissi. :lol:
Logo que tenha oportunidade tentarei colocá-la numa escola de obediência, sei que irei aprender bastante e isso irá reflectir-se na minha cadela, contudo gostaria de saber se é possível, em casa ensiná-la a não aceitar comida de estranhos. Existe alguma técnica, algum artigo que conheçam e eu possa consultar? :?
Eu comecei a comprar uma revista de cães, e vem lá um artigo sobre este assunto, contudo não o achei muito claro. :?
Esta minha preocupação vem dum passado já distante, a minha cadela – Ferradura, foi envenenada com veneno para ratos (por um vizinho que matou n cães… Deus me perdoe sinto-me vingada, ele já morreu e a morte dele não foi uma “boa morte”). Infelizmente o Homem faz mal por natureza aos seres “mais fracos” os animais, as crianças, os idosos, e alista continuaria… :roll: :roll:

Orgulhosamente gostaria de dizer que a Sissi já se deita, e “fica” às minhas ordens… Fiz inclusive a experiência com a minha filha mais velha (já por várias vezes), que é a favorita dela… eu disse fica e ela chamou-a a Sissi não se mexeu, apenas quando eu disse anda é que ela saiu do sitio onde estava. :lol: (pode parecer muito pouco para muitos, mas para mim é uma grande vitória) :oops: :oops:

Obrigada por “me lerem”
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
orph
Membro
Registado: terça jul 28, 2009 5:29 pm

quinta abr 08, 2010 10:54 am

o processo para obter o resultado pretendido, que no caso e a recusa de alimento a estranhos e ate mesmo que encontre no chao e semelhante a educaçao do senta e fica e deita etc
consiste em castigar sempre que o animal pegue em comida que nao seja dada por si e elogiar/premiar quando comer o que lhe dá, a seu tempo obtem os resultados.
Jony5
Membro
Registado: segunda mar 08, 2010 9:35 pm

quinta abr 08, 2010 10:57 am

sim eu considero um grande passo,parabens! :lol: ainda não consegui executar isso na perfeição. :oops:
olhe este site tem muitas dicas de treino,veja se tem algum para a questão que pretende-www.adestradoronline.com
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta abr 08, 2010 10:58 am

orph Escreveu:o processo para obter o resultado pretendido, que no caso e a recusa de alimento a estranhos e ate mesmo que encontre no chao e semelhante a educaçao do senta e fica e deita etc
consiste em castigar sempre que o animal pegue em comida que nao seja dada por si e elogiar/premiar quando comer o que lhe dá, a seu tempo obtem os resultados.
Orph obrigada pela resposta...
poderia me izer que tipo de castigo poderei usar neste caso? elogiar será fácil... :oops:
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta abr 08, 2010 11:00 am

Jony5 Escreveu:sim eu considero um grande passo,parabens! :lol: ainda não consegui executar isso na perfeição. :oops:
olhe este site tem muitas dicas de treino,veja se tem algum para a questão que pretende-www.adestradoronline.com
obrigada :oops:
orph
Membro

quinta abr 08, 2010 11:04 am

n tem necessariamente de ser um castigo fisico, mas pode ter k ser, tudo na devida medida.
sempre que estiver com a sua cadela e ela for para pegar em comida que nao tenha sido dada por si de uma ordem de inibiçao, que cabe a si saber qual é! existem pessoas que dizem o NAO, eu por ex uso um "ah-ah"! e esta ordem deve ser dada de forma calma, sem pressao, subindo de tom ou nao consoante a resposta do animal. nunca repetir mais k 2x a ordem..
mas isto nao passa de uma sugestao minha, seguramente existirao outras formas de o fazer, o que funciona com a minha fera pode nao funcionar com outras
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

quinta abr 08, 2010 11:10 am

Vanda, acredite que isso é uma coisa valiosa.... eu gostava de a poder ajudar, mas a minha cadela "já veio equipada" com isso.. quero eu dizer que ela nunca aceitou comida ou qualquer outra coisa de estranhos, nem come nada do chão.... é bastante engraçado... a vet no fim da consulta oferece-lhe sempre um biscoito e são dos que ela mais gosta, mas cheira e faz cara de enjoada e não come... se me der o biscoito a mim, quase fico sem dedos! :lol:

Talvez seja por ela ser extremamente desconfiada com estranhos.... :|
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta abr 08, 2010 11:11 am

orph Escreveu:n tem necessariamente de ser um castigo fisico, mas pode ter k ser, tudo na devida medida.
sempre que estiver com a sua cadela e ela for para pegar em comida que nao tenha sido dada por si de uma ordem de inibiçao, que cabe a si saber qual é! existem pessoas que dizem o NAO, eu por ex uso um "ah-ah"! e esta ordem deve ser dada de forma calma, sem pressao, subindo de tom ou nao consoante a resposta do animal. nunca repetir mais k 2x a ordem..
mas isto nao passa de uma sugestao minha, seguramente existirao outras formas de o fazer, o que funciona com a minha fera pode nao funcionar com outras
sinceramente não estava a pensar em castigo fisico :oops: estava era a tentar perceber o q poderia fazer em forma de castigo para ela me entender :oops: obrigada :wink:

editei pq tinha uma erro ortográfico :oops:
Última edição por Vandocasmm em quinta abr 08, 2010 11:13 am, editado 1 vez no total.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 08, 2010 11:13 am

orph Escreveu:o processo para obter o resultado pretendido, que no caso e a recusa de alimento a estranhos e ate mesmo que encontre no chao e semelhante a educaçao do senta e fica e deita etc
Olá,

Permitam-me discordar, mas não sou a favor deste tipo de ensinamentos.

Suponhamos que o cão vai aprender e fazer como lhe é ensinado/exigido:
O que acontecerá quando aquele que o alimenta estiver ausente / viajar / morrer?
A resposta é óbvia ... pensem bem antes de ensinar aos cães inutilidades e/ou futilidades.

EDIT: Além do mais não andam por aí muitos envenenadores de cães ...

Um abraço
orph
Membro

quinta abr 08, 2010 11:22 am

jofelix Escreveu:
Olá,

O que acontecerá quando aquele que o alimenta estiver ausente / viajar / morrer?
A resposta é óbvia ... pensem bem antes de ensinar aos cães inutilidades e/ou futilidades.

Um abraço

E a sua opiniao..
a questao nao e so pelo envenenamento mas sim por coisas que apanham do chao e que podem "dar cabo deles"
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta abr 08, 2010 11:26 am

jofelix Escreveu:
Olá,

Um abraço
Ia referir precisamente este aspecto.

É tudo muito bonito, mas se o/ dono/a vai parar a uma cama de hospital, como é que o cão se alimenta? Se a dona quiser ir de férias e deixar o seu cão num hotel, como é que o cão come? Se a dona morrer? :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta abr 08, 2010 11:48 am

A "quem me leu" obrigada... neste momento estou bastante dividida, são argumentos extremamente válidos :oops: embora gostasse que a Sissi tivesse vindo com o equipamento de série que a cadela da "Amigos" trouxe... :oops: :oops:
Amigos
Membro

quinta abr 08, 2010 11:56 am

Vandocasmm Escreveu:A "quem me leu" obrigada... neste momento estou bastante dividida, são argumentos extremamente válidos :oops: embora gostasse que a Sissi tivesse vindo com o equipamento de série que a cadela da "Amigos" trouxe... :oops: :oops:
Vanda.. o "não" foi a primeira coisa que lhe ensinei... porém, nunca a tinha ensinado a rejeitar comida de estranhos... só percebi que ela rejeitava quando fui com ela ao parque a primeira vez, tinha ela 4 meses... um senhor que conheço bem levou os seus canitos a passear e leva sempre biscoitos para eles... quando a viu, fez lhe festas e tal e ofereceu-lhe um biscoito e ela não aceitou, sem eu dizer nada, passou-me o biscoito e dei-lhe, o qual desapereceu logo. :D
Sempre fez isso com estranhos... mas com família(tios, primos, avós, pais) à medida que foi convivendo com eles foi aceitando...
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 08, 2010 12:16 pm

Amigos Escreveu:
Vandocasmm Escreveu:A "quem me leu" obrigada... neste momento estou bastante dividida, são argumentos extremamente válidos :oops: embora gostasse que a Sissi tivesse vindo com o equipamento de série que a cadela da "Amigos" trouxe... :oops: :oops:
Vanda.. o "não" foi a primeira coisa que lhe ensinei... porém, nunca a tinha ensinado a rejeitar comida de estranhos... só percebi que ela rejeitava quando fui com ela ao parque a primeira vez, tinha ela 4 meses... um senhor que conheço bem levou os seus canitos a passear e leva sempre biscoitos para eles... quando a viu, fez lhe festas e tal e ofereceu-lhe um biscoito e ela não aceitou, sem eu dizer nada, passou-me o biscoito e dei-lhe, o qual desapereceu logo. :D
Sempre fez isso com estranhos... mas com família(tios, primos, avós, pais) à medida que foi convivendo com eles foi aceitando...
Olá,

Um dos meus cães ladrava sempre a um vizinho, e para lhe mudar o comportamento, pedi ao vizinho para lhe dar alguma da habitual ração e ele não a comeu, mas com um bocado de carne o efeito foi o contrário.
Portanto, um bife é sempre um bife. E não há cão que lhe resista. :lol:

Um abraço
Amigos
Membro

quinta abr 08, 2010 12:23 pm

jofelix Escreveu:
Olá,

Um dos meus cães ladrava sempre a um vizinho, e para lhe mudar o comportamento, pedi ao vizinho para lhe dar alguma da habitual ração e ele não a comeu, mas com um bocado de carne o efeito foi o contrário.
Portanto, um bife é sempre um bife. E não há cão que lhe resista. :lol:

Um abraço
Jofelix.. acredito! :D Não estou a dizer que a cadela é infalivel, longe disso! Só falo nas coisas que assisti.... claro que um bife é uma grande tentação! :lol: :lol:
Eu costumo dizer que ela "veio equipada" com isso, mas é apenas em tom de brincadeira... até porque, como deve imaginar, não andam por aí sempre estranhos a oferecer comida à cadela... foram apenas casos pontuais. :wink:

Um abraço! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”