Um ano de pena suspensa...
Moderador: mcerqueira
Já sabia e quando abri a Arca vi este artigo:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/noticia ... gencia/552
Lanço a debate:
Esta "responsabilização" será a adequada?
O valor da vida humana é assim tão facilmente " medível" ?
Terá sido esta sentença justa?
Lanço a debate:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
ai onde tu tás a ir mulher!!!nicasxi Escreveu:Já sabia e quando abri a Arca vi este artigo:
Lanço a debate:
vou amadurecer a ideia e mais logo a gente conversa.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245
A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.

Peço desculpa à mimi ... o tema dos tópicos abertos por nós é o mesmo.
Abrimos praticamente ao mesmo tempo , diferença de 1 minuto.
No entanto como " cheguei" depois, pode fechar-se este e continuamos o debate no da mimi.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm
Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka
Deixo aqui também este artigo, que está relacionado com este caso:nicasxi Escreveu:Já sabia e quando abri a Arca vi este artigo:
Lanço a debate:
http://diario.iol.pt/sociedade-nacional ... -4555.html
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000021
Esta última, refere mais alguns dados relativamente a este caso e que passo a citar:
[/quote]
Orlando Duarte, que está acusado de homicídio por negligência e várias contra-ordenações por falta de licenças e seguros dos cães, explicou que os quatro animais terão fugido na noite anterior ao sucedido por um buraco na rede da sua propriedade.[/quote]
Perante este relato do cm, concordo com a decisão do tribunal...

Cumprimentos, Barcellos
<p>"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. A honra não consiste em não cair nunca, mas em levantar cada vez que se cai" Provérbio Japonês</p>
<p>"A vós que vilipendiais as criaturas de bem, informo que as vossas palavras resvalam na couraça da minha indiferença"</p>
<p>Autor Desconhecido</p>
<p> </p>
<p>"A vós que vilipendiais as criaturas de bem, informo que as vossas palavras resvalam na couraça da minha indiferença"</p>
<p>Autor Desconhecido</p>
<p> </p>
Não faz mal...nicasxi Escreveu:![]()
![]()
Peço desculpa à mimi ... o tema dos tópicos abertos por nós é o mesmo.
Abrimos praticamente ao mesmo tempo , diferença de 1 minuto.
No entanto como " cheguei" depois, pode fechar-se este e continuamos o debate no da mimi.

Por mim, é indiferente... Aqui ou ali, desde que o assunto não passe em branco...
Don't wanna be an American (or Portuguese) idiot!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Pena suspensa... claro
Na altura dos acontecimentos, na televisão, lembro-me que falou um pastor que referia que os cães estavam sempre soltos e que já lhe tinham atacado e comido algumas ovelhas, lembro-me que ele dizia que se tinha queixado ao dono, e até ao presidente da junta, não sei se fez queixa na polícia, mas com estes cães a terem já anteriormente este comportamento e o respectivo dono a nada fazer, devia ter sido condenado a prisão efectiva!
Enquanto estes pseudo-donos não tiverem um castigo exemplar nada vai mudar...

Na altura dos acontecimentos, na televisão, lembro-me que falou um pastor que referia que os cães estavam sempre soltos e que já lhe tinham atacado e comido algumas ovelhas, lembro-me que ele dizia que se tinha queixado ao dono, e até ao presidente da junta, não sei se fez queixa na polícia, mas com estes cães a terem já anteriormente este comportamento e o respectivo dono a nada fazer, devia ter sido condenado a prisão efectiva!
Enquanto estes pseudo-donos não tiverem um castigo exemplar nada vai mudar...
Sónia
Já tinha perguntado isto no "meu" tópico:
É a primeira vez que, em situações como esta que, infelizmente, não são raras, o dono é "castigado"? Tenho na ideia que, geralmente, quem paga são os cães que não têm culpa...
Seja como for, acho que ele vai ter que pagar uma indemnização grandita...
É a primeira vez que, em situações como esta que, infelizmente, não são raras, o dono é "castigado"? Tenho na ideia que, geralmente, quem paga são os cães que não têm culpa...
Seja como for, acho que ele vai ter que pagar uma indemnização grandita...
Não se esperava outra coisa...c_saraiva Escreveu:Titulo da noticia na TVI: "Cães Mortíferos"

Pena não ser só a TVI... a comunicação social em geral gosta muito de fazer isto!
editei porque faltava um "não"

Última edição por mimi14 em quinta abr 08, 2010 7:36 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Concordo com a Catrules.Na altura dos acontecimentos, na televisão, lembro-me que falou um pastor que referia que os cães estavam sempre soltos e que já lhe tinham atacado e comido algumas ovelhas, lembro-me que ele dizia que se tinha queixado ao dono, e até ao presidente da junta, não sei se fez queixa na polícia, mas com estes cães a terem já anteriormente este comportamento e o respectivo dono a nada fazer, devia ter sido condenado a prisão efectiva!
Esta sentença vai no sentido de responsabilizar os cães e não o dono.
Ora, parece-me, que seria importante fazer passar a mensagem que os donos são responsáveis pelo comportamento dos seus animais.
Assim se alimenta a mentalidade do cão é mau, o dono é um coitado.
Aliás, tão ao gosto do portuga, num país onde ninguém é responsável de nada, tudo acontece assim...como por acaso.
Atenção que não conheço os particulares do processo...
Também pode ter acontecido que o dono tenha entretanto - depois das queixas - tomado precauções e tenha tido azar...mas não acredito.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
a este dono negligente foi dado um veredicto de culpado de homicidio por negligencia.
dado os animais não terem personalidade juridica parece-me um veredicto correcto, mesmo sem conhecer todos os contornos do processo.
quanto à sentença... pena suspensa. é aquilo que é...
a pena de compensação de 125000 euros ao marido da vitima é pesada e penso que lhe irá doer bastante mais do que a prisão efectiva.
não convém esquecer que um pequeno deslize neste periodo de um ano leva o homem direitinho para a prisão sem passar pela casa de partida e sem receber 2 contos.
posto isto é muito triste a forma sofista como estas noticias são apresentadas, sempre dando destaque ao comportamento dos cães como se de seres racionais se tratassem. muito triste...
dado os animais não terem personalidade juridica parece-me um veredicto correcto, mesmo sem conhecer todos os contornos do processo.
quanto à sentença... pena suspensa. é aquilo que é...
a pena de compensação de 125000 euros ao marido da vitima é pesada e penso que lhe irá doer bastante mais do que a prisão efectiva.
não convém esquecer que um pequeno deslize neste periodo de um ano leva o homem direitinho para a prisão sem passar pela casa de partida e sem receber 2 contos.
posto isto é muito triste a forma sofista como estas noticias são apresentadas, sempre dando destaque ao comportamento dos cães como se de seres racionais se tratassem. muito triste...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245
O dono deveria ter sido condenado a prisão efectiva. Os cães eram dele, quem tem animais que sabe que se podem tornar perigosos ao ponto de matar não pode dormir no ponto e deixar buracos na vedação e coisas semelhantes. Os cães eram mansos? Eram mansos para o dono! E estavam em grupo! Não sabia que o comportamento de matilha pode desencadear situações perigosas? Mais uma razão para ser preso. Tinha 4 animais de grande porte, com acesso à via pública e nem sabia como "funciona" o comportamento dos animais em grupo.
Acho muita piada à afirmação "pobres cães". E a mulher, não foi "pobre mulher"?
Os cães foram abatidos? Se sim, qual é a dúvida? Queriam o quẽ? Que fossem para um treinador para serem reabilitados e posteriormente adoptados? Ou para um hotel para escapar ao canil?
Vamos ser realistas está bem? Estamos a falar de animais que mataram uma pessoa, que sofreu uma morte horrenda! Estão a ver algum hotel a receber estes bóbis? Ou alguém a adoptá-los? Ou já agora...que tal devolvê-los ao dono, para este continuar a ser desleixado e negligente?
Quanto ao valor da vida ser medível, claro que não é. Mas então como se faz, deixa de haver indemnizações é? Maravilha....
Acho muita piada à afirmação "pobres cães". E a mulher, não foi "pobre mulher"?
Os cães foram abatidos? Se sim, qual é a dúvida? Queriam o quẽ? Que fossem para um treinador para serem reabilitados e posteriormente adoptados? Ou para um hotel para escapar ao canil?
Vamos ser realistas está bem? Estamos a falar de animais que mataram uma pessoa, que sofreu uma morte horrenda! Estão a ver algum hotel a receber estes bóbis? Ou alguém a adoptá-los? Ou já agora...que tal devolvê-los ao dono, para este continuar a ser desleixado e negligente?
Quanto ao valor da vida ser medível, claro que não é. Mas então como se faz, deixa de haver indemnizações é? Maravilha....