Urinar sentado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

sábado abr 10, 2010 10:02 pm

Após ler as 7 atitudes estranhas explicadas fiquei deveras espantada com uma, sendo ela a seguinte:

"Não raras as vezes, surge a reclamação dos donos de que assim que chegam a casa, o cão presenteia-lhes com um xixi feito na hora. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, este comportamento não é vingança do cão por o terem deixado sozinho, mas sim um sinal de submissão. Os cães com falta de confiança expressam-no muitas vezes urinando perante o líder da família. Se os donos reagirem dando festas, o cão entende esse gesto como uma recompensa pelo seu acto, se, pelo contrário, os donos castigarem-no, o cão entende isso como uma necessidade de reforçar a sua demonstração de submissão. Nesta situação os donos devem ensinar o cão a sentar-se quando ouvir o comando “senta”. O cão sentado não consegue urinar. Os donos devem ainda trabalhar a confiança do cão, brincando com ele e deixando-o ganhar alguns, não todos, jogos de força ou tracção."

Aqui está uma coisa estranha... o meu cão fá-lo sentado! Quer dizer... julgo que não esteja exactamente sentado, porque ele senta-de sempre meio de lado, mas ele fá-lo até sentado. Julgo que seja para eu não dar conta mas eu não sei o que fazer, porque para além de ele sujar o chão também fica com o trazeiro e as patas todas sujas... que faço??

Vou á rua várias vezes com ele e coloco jornais em todo o lado que ele faça o xixi. E mesmo assim ele arranja um novo sitio. Colocar num só sitio está fora de questão porque ele simplesmente ignora os jornais e ainda corro o risco de chegar a casa com os jornais feitos em pedacinhos...

A sério... o que devo fazer?
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

sábado abr 10, 2010 11:12 pm

Qual o método que ensina, isto é, quando ele faz fora do sitio como é que o repreende ?

Pergunto isto porque ja tive conhecimento duma cadela de porte grande que urinava DEITADA e os donos puseram em caso se seria pelo facto de quando ela nao fazia na rua eles davam lhe com o jornal. A coitadinha nao aguentava mais e... :?
Saudações da J & Isaac
Wilma
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 10:25 am

Ele aprendeu facilmente a ir á rua fazer o seu coco, mas o xixi sempre fez em qualquer lado.
Repreendo só assutando como o veterinário me disse para fazer. Ralho e sacodo-o e só se ele fizer logo a seguir sem voltar a pedir para ir á rua bato com o jornal no chão ao pé dele.
Eu sempre dei 'goluseima' quando ele fazia o seu coco na rua... mas se der sempre que faça xixi fico sem goluseimas num instante. Deixo-me ficar pelo 'Lindo!!!' ou 'Muito bem!!!' mas se for preciso entramos em casa e ele pouco depois volta a fazer dentro de casa e volto a ralhar. É um ciclo vicioso...

Ps.: A goluseima são os biscoitos pós dentinhos que ele tanto adora.
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

domingo abr 11, 2010 11:43 am

que idade tem o cão?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo abr 11, 2010 1:08 pm

Pelo perfil o cachorro nem 3 meses tem. Coitado do bicho.
Ainda vai ter muito xixi para limpar e forrar a casa de jornais não é melhor solução. Digamos que é o mesmo que encher a casa de penicos quando as crianças largam as fraldas.
Paciência, método e não o castigue. Indique-lhe com método o local para fazer xixi.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Wilma
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 1:38 pm

Só não compreendo como é que ele aprendeu a fazer o seu cocó na rua e o xixi é tanto faz. E porque haveria ele de fazer o xixi sentado se não é normal? Eu sou super amorosa com ele. Não vejo motivo para o fazer sentado.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo abr 11, 2010 3:16 pm

O seu cachorro é um bébé. Se for preciso até faz xixi a fazer o pino se a vontade aparecer.
Não pressione o animal e encare a esfregona como a sua melhor amiga.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Mihos
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 3:35 pm

nem mais.

e por favor, aquilo de sacudir o cão... se é agarra-lo pelo cachaço e abanar... deixe-se disso. ainda o magoa e não tem efeito nenhum para o treino do bicho.

um bebé faz chichi umas setentas vezes por dia... não lhe dê abanoes coitado do animal.

muita paciencia e perseverança. e claro a tal esfregona poderosa!!

boa sorte.
Wilma
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 3:40 pm

lol Acha que ia agarrar o meu bebé pelo cachaço?? Eu apenas ando a fazer o que o veterinário de todos os caes que eu tive me disse para fazer visto que desta vez decidi por um cão dentro de casa.

Mas agradeço o conselho da paciencia... só espero que daqui a 3 meses não esteja na mesma.
Já agora, algum conselho de repreensão? Afinal... não o posso deixar fazer xixi de animo leve, senão nunca irá aprender.

Ralho apenas?
Mihos
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 3:46 pm

Wilma Escreveu:lol Acha que ia agarrar o meu bebé pelo cachaço?? Eu apenas ando a fazer o que o veterinário de todos os caes que eu tive me disse para fazer visto que desta vez decidi por um cão dentro de casa.

Mas agradeço o conselho da paciencia... só espero que daqui a 3 meses não esteja na mesma.
Já agora, algum conselho de repreensão? Afinal... não o posso deixar fazer xixi de animo leve, senão nunca irá aprender.

Ralho apenas?
então wilma? o que é sacudir o cão?

e não. daqui a tres meses ele não vai estar treinado para fazer sempre as necessidades na rua às horas certas.

lá para os 18 meses, mais arroba menos quintal, é que vai ter um cão apto no treino de higiene. se este for bem aplicado.

alimentação a horas certas e idas à rua em seguida. durantes todos estes meses à mesma hora sensivelmente.

tem de criar uma rotina de higiene com ele. demora tempo. prepare pelos menos mais um ano de paciencia.
Wilma
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 4:03 pm

lololol

O veterinario disse-me apenas para o sacudir e bater com o jornal no chão ao pé dele, por isso agarro nele com as duas mãos e sacudo-o 'não se faz! menino feio' e ele chora um bocadinho e vai comer... como se não fosse nada.

Mas pronto... já entendi que vou ter de ter o triplo da paciencia e pensar que daqui a um ano ele já possa saber ir á rua sem nunca fazer nada em casa.

Só fico insatisfeita porque umas pessoas dizem uma coisa, outras dizem outra e não há nada ao certo que uma pessoa se possa guiar.
Eu sempre tive cães no quintal ou no canil (porque nunca gostei de correntes) e agora que queria realmente uma companhia deparo-me com aguas furtadas sempre que chego a casa... o balde e a esfregona já estão sempre a postos :( e qualquer dia tenho a madeira toda manchada e levantada.

Mas não vou desistir!!!!!!!!!!!!
Mihos
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 4:17 pm

existem nas lojas de animais produtos em spray que a podem ajudar. é uma coisa economica e simples de utilizar.

pulveriza o sitio onde quer que ele faça chichi, ele vai acabar por fazer sempre no mesmo lugar.

mas isto é uma batota temporária!

tem que insistir na rotina diaria e nos passeios!
Wilma
Membro Veterano

domingo abr 11, 2010 4:56 pm

Uauu... não sabia que havia batota nestas coisas...
Ele tem saidas periodicas que faço e são sempre as mesmas mais ou menos á mesma hora desde que chegou. Só ao fim de semana é que é diferente porque levo-o á rua e voltamos para a cama por mais um bocadinho (ele é um preguiçoso).
Mas muito obrigada pelo conselho. Vou a uma loja informar-me.
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

segunda abr 12, 2010 11:18 am

Bom dia Wilma, para começar, e uma vez que o cachorro ainda não sabe onde fazer o xixi, parece-me que seria importante limitar o espaço dele, de modo a que ele não consiga, tal como diz, fazer xixi pela casa toda. Limite-o quando não está em casa por exemplo à cozinha, e forre a mesma com jornal, de modo a ele não ter como falhar, ele vai-se habituar a fazer sempre em cima daquele material e com o tempo vai reduzir a area do jornal (eu prefiro toalhitas higienicas) até que ele tenha um sitio fixo, assim enquanto ele não tem o controlo necessário para ir apenas à rua pelo menos vai fazer num sitio certo, com o tempo vai puder andar pela casa toda, e a wilma não fica com a casa cheia de xixi. Diz que não o recompensa quando faz xixi na rua, não entendo isso, a recompensa não deve ser um biscoito inteiro, agarre num e parta-a consoante o tamanho do mesmo em varios e assim vai poder recompensa-lo sempre que necessário, a recompensa é pra ele engolir logo e não ficar a roer, basta um bocadinho, se não quem vai com eles pra escola tava tramado, eram só cães gorduchos :wink:

Boa sorte!
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

segunda abr 12, 2010 11:20 am

esqueci-me de uma coisa, em vez de colocar esses produtos onde quer que ele faça xixi experimente por umas gotas do seu proprio xixi, sei que não parece uma ideia muito "gira" :oops: mas é natural e ajuda de facto, ele vai fazer onde sente esse cheiro.
Responder

Voltar para “Cães”