Labrador não para de cavar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PhilG
Registado: sexta abr 23, 2010 10:44 am

sexta abr 23, 2010 11:36 am

Boas,

eu estou com um problema enorme. Tenho um labrador com 7 meses que esta a dar cabo do meu jardim. Ele cava excessivamente, mas somente quando eu não estou presente. Na minha presença, ele não faz nada e não tenho razões de queixa.

Quando vou trabalhar e está mau tempo, frio, muito calor e tal, deixo-o dentro de casa, e ele porta-se bem. Nunca destruiu nem roeu nada dentro de casa. Mas costumo deixa-lo na tal jardim, que tem muito espaço, a casota dele, brinquedos, onde ele possa fazer as suas necessidades mais facilmente, etc...

Quase todos os dias quando chego do trabalho, encontro pelo menos 1-2 buracos bem fundos (com nada la dentro, e ele não tapa), e isto esta a dar-me cabo dos nervos!

Gostaria de saber se alguem aqui já passou por isto com os seus cães e como resolveram este problema?

Muito obrigado!

Cump.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta abr 23, 2010 11:38 am

Sim, um ex-namorado meu cimentou parte do jardim por causa disso :lol: se foi acertado ou não, have no idea, mas o cão deixou de cavar :lol:
PhilG

sexta abr 23, 2010 11:45 am

Pois, com certeza que isso resolve o problema, mas infelizmente, isso não é uma opção. Ele não cava sempre no mesmo sitio, e não vou cimentar o jardim todo :P
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

sexta abr 23, 2010 11:51 am

tenha paciencia com o rapaz!!! a vitalidade é bom sinal. deixe-o fazer os buracos e plante arvores de fruto!! :D

a serio... tem que ter paciencia ele ainda é bebé. o que não impede a educação e o bom treino... um bom ralhete não faz mal a ninguem.

a minha cadela também é uma toupeira endiabrada, mas está a melhorar...
PhilG

sexta abr 23, 2010 12:05 pm

Paciencia tenho tido muita... Se eu deixasse plantar arvores, ja tinha uma floresta em casa :P haha

Mas a serio, compreendo que ainda é novinho e ainda esta a aprender. Mas ate que ele porta-se bem e esta bem ensinado (menos este grande problema!)

O problema de ralhar com ele é que nunca apanho-o no acto. Alias, apanhei uma vez so (cheguei a casa cedo), e ralhei com ele claro. Se o apanhasse a cavar acho que era mais facil educa-lo para não fazer.
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

sexta abr 23, 2010 12:13 pm

PhilG Escreveu:Paciencia tenho tido muita... Se eu deixasse plantar arvores, ja tinha uma floresta em casa :P haha

Mas a serio, compreendo que ainda é novinho e ainda esta a aprender. Mas ate que ele porta-se bem e esta bem ensinado (menos este grande problema!)

O problema de ralhar com ele é que nunca apanho-o no acto. Alias, apanhei uma vez so (cheguei a casa cedo), e ralhei com ele claro. Se o apanhasse a cavar acho que era mais facil educa-lo para não fazer.
exacto, se o ralhate for posterior ao acto já nem vale a pena... ele não vai associar o crime ao castigo.

pode ser uma fase... mas do que conheço, once a marine always a marine :lol: :lol:
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

sexta abr 23, 2010 12:53 pm

PhilG Escreveu:Boas,

eu estou com um problema enorme. Tenho um labrador com 7 meses que esta a dar cabo do meu jardim. Ele cava excessivamente, mas somente quando eu não estou presente. Na minha presença, ele não faz nada e não tenho razões de queixa.

Quando vou trabalhar e está mau tempo, frio, muito calor e tal, deixo-o dentro de casa, e ele porta-se bem. Nunca destruiu nem roeu nada dentro de casa. Mas costumo deixa-lo na tal jardim, que tem muito espaço, a casota dele, brinquedos, onde ele possa fazer as suas necessidades mais facilmente, etc...

Quase todos os dias quando chego do trabalho, encontro pelo menos 1-2 buracos bem fundos (com nada la dentro, e ele não tapa), e isto esta a dar-me cabo dos nervos!

Gostaria de saber se alguem aqui já passou por isto com os seus cães e como resolveram este problema?

Muito obrigado!

Cump.
pois é meu amigo. . eu graças a isso passei-me a dedicar mais á area jardinada lá de casa. . . além de tudo o que compro para os cães ainda tenho que ir comprando regularmente uns sacos de terra vegetal e uns pacotes com sementes de relva. . .

tenha paciência. . isso acaba por passsar.
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

sexta abr 23, 2010 1:04 pm

Uma possivel solução é dar uns grandes passeios com o cachorro. Cansa-lo um pouco.

Daquilo que tenho lido, muitas vezes os cachorros fazem isso por "excesso de energia acumulada".

Se não resultar (o que vou dizer pode parecer um pouco nojento, mas resulta com alguns), no sitio onde cava com mais frequência, tape com terra e a "caquinha" dele. Quando ele lá for cavar novamente, não vai gostar.

Os cães geralmente não gostam de encontrar as suas próprias "prendas".
Cumprimentos,

Joao Reis
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sexta abr 23, 2010 1:07 pm

Um dos meus cães tem o mesmo problema, desde pequeno, tem agora 10 anos :D
Nunca conseguimos resolver esse problema, ao principio quando o apanhávamos em flagrante ralhávamos e ficáva de castigo um tempito no canil da casa, passado um tempo ele aprendeu essa parte: fazia um grande buraco e ía sózinho para o canil... :?

Acabámos por desistir e contratámos um jardineiro...
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta abr 23, 2010 1:13 pm

BrownEye Escreveu:Um dos meus cães tem o mesmo problema, desde pequeno, tem agora 10 anos :D
Nunca conseguimos resolver esse problema, ao principio quando o apanhávamos em flagrante ralhávamos e ficáva de castigo um tempito no canil da casa, passado um tempo ele aprendeu essa parte: fazia um grande buraco e ía sózinho para o canil... :?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
PhilG

sexta abr 23, 2010 1:18 pm

Obrigado pelas respostas e sugestões.

Eu costumo passear muito com ele.. mas vou tentar dar passeios maiores para ver se ele fica mais cansado e com menos energia para cavar.

Se isso não resultar, vou tentar fazer como o Eg024 aconselhou, tapar os buracos com as "prendas" dele. Tambem ja li que isso as vezes resulta.

De resto, o problema é mesmo apanha-lo no acto. Ele é muito esperto e sabe que não deve fazer, por isso ele não faz quando estou presente. Mas que cão manhoso! hehe :)

Ou entao tenho de dedicar-me a jardinagem :(
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 23, 2010 1:25 pm

Também pode experimentar atirar a bolinha para ele ir buscar...
Também o cansa e não nos dá tanto trabalho.

A minha Zorra também cava, mas para esconder os ossos.
E é sempre no mesmo sítio - atrás de um maciço de flores.
Quando não têm, lá aparece com um osso super sujo, cheio de terra...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

sexta abr 23, 2010 1:26 pm

BrownEye Escreveu:Um dos meus cães tem o mesmo problema, desde pequeno, tem agora 10 anos :D

eehahhahahahah. . há filmes que não mudam. . .

só mesmo na parte do jardineiro.

:D :D :D
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

sexta abr 23, 2010 1:44 pm

Tenha atenção para não cansar em demasia. O cachorro está numa idade complicada (crescimento) e é uma raça propensa a displasia, ou seja, se insistir em muitttttoooooooooooo exercicio pode prejudicar as articulações mais tarde.

Exercicio q.b., quando o vir cansado, não insista mais com ele (pois mesmo cansados eles não costumam parar so para agradar o dono), nesse momento pare a brincadeira e vai ver que até vê "o cão sorrir". :D
Cumprimentos,

Joao Reis
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta abr 23, 2010 1:48 pm

Olá,
Tens algumas sugestões aqui:

http://www.saudeanimal.com.br/artigo88.htm

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”