Dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça mai 04, 2010 9:51 pm

Olá a todos,

Vim agora do vet com a minha cadela. Ela foi tirar os pontos externos, verificar se estava tudo em ordem (ela foi esterelizada - não sei se é assim que se escreve). Ficaram mais uns pontos por tirar, estava a fazer a cicatrização muito bem, mas o vet notou um alto que espera ser apenas um hematoma. Explicou que pode não ser hematoma mas sim uma hérnia e caso se confime, ela vai ter de ser operada novamente.

Aparentemente pode acontecer ficar um buraquinho por onde podem sair os intestinos.
Ela está a ser vigiada, voltará para tirar os pontos na Sexta feira, mas o médico disse para irmos apalpando a zona e caso notássemos que o tal buraquinho aumentava, deveríamos levá-la mais cedo ao vet.

A minha pergunta é... já aconteceu o mesmo aos vossos animais? Se sim houve complicações? Tiveram de ser operados novamente? Uma anestesia geral com 1 semana de intervalo não se torna perigosa (mais do que já é)?

Obrigada pela ajuda.
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça mai 04, 2010 9:55 pm

Nunca passei por essa situacao.
Mas vim aqui para desejar boa sorte à sua cadelita.
Nao há-de ser nada de grave. Pelo menos assim o espero.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kaminaru
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 9:06 am

Obrigada Flashorde. Eu também espero que não seja nada... não queria ter de submeter a bixaroca a outra cirurgia, mas enfim...
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mai 05, 2010 9:59 am

boa sorte, vai correr tudo bem :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

quarta mai 05, 2010 11:08 am

A minha orelhuda foi esterilizada há sensivelmente 2 meses e pouco (22 de Fevereiro) e não levou quaisquer pontos externos... Os pontos eram todos internos. Recuperou maravilhosamente bem, nem foi necessário colocar-lhe o funil nem nada... Apenas tivémos o cuidado de não a deixar saltar, correr, enfim fazer movimentos mais bruscos, principalmente nos primeiros 3 dias.

Parece-me que se a sua cadelinha desenvolveu uma hérnia, é porque muito provavelmente fez algum movimento mais brusco, tipo saltar ou assim... Mas nestas situações é sempre importante confiar no médico veterinário assistente, e de certo que ele procederá da melhor possível.

As melhoras da sua menina
kaminaru
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 12:24 pm

Obrigada pelos comentários.

CSofia... a Bekas é ridiculamente activa e maluca. Foi exactamente por causa disso que tentámos mantê-la quieta no fim de semana depois da operação. Para evitar chatices, perguntei ao veterinário se a tinha de deixar dentro de casa ou se ela poderia ficar no jardim. Segundo o vet, ela poderia ficar no jardim à vontade e assim o fiz.
Deixei-a sempre com o funil para não haver esgravatanços no penso.

Fico a pensar no que me disse acerca de algum movimento brusco ou sei lá... nem sequer sabia que havia a hipótese de desenvolver uma hérnia. Nada me foi dito na altura. Se eu soubesse teria mantido a bixaroca em casa. :(

Enfim.... fico preocupada com ela.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta mai 05, 2010 1:25 pm

kaminaru Escreveu:Olá a todos,

Vim agora do vet com a minha cadela. Ela foi tirar os pontos externos, verificar se estava tudo em ordem (ela foi esterelizada - não sei se é assim que se escreve). Ficaram mais uns pontos por tirar, estava a fazer a cicatrização muito bem, mas o vet notou um alto que espera ser apenas um hematoma. Explicou que pode não ser hematoma mas sim uma hérnia e caso se confime, ela vai ter de ser operada novamente.
(...)
A minha pergunta é... já aconteceu o mesmo aos vossos animais? Se sim houve complicações? Tiveram de ser operados novamente? Uma anestesia geral com 1 semana de intervalo não se torna perigosa (mais do que já é)?
Olá Kaminaru,
Acompanhei de perto a recuperação da esterilização de uma cadela que desenvolveu os sintomas que descreve. Também se colocou a hipótese de ser uma hérnia, o que não se verificou, felizmente, pelo que não houve lugar a segunda intervenção cirúrgica. Já se sabe que o que acontece com um cão não pode extrapolar-se para outros mas não fique muito ansiosa, pode ser que não seja nada de mais.
As melhoras da sua cadelinha e dê notícias.
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quarta mai 05, 2010 1:53 pm

boa tarde,

a minha cadela tb tem uma pequena hernia no umbigo, não foi devido a uma cirurgia mas sim á não correcta cicatrização depois da queda do cordão umbilical. Quando a vet a detectou tb se falou que talvez precisasse de corrigir o problema mas com o tempo a hernia fechou quase completamente. Agora tem só um umbiguito saliente redondinho :P

Não digo que não tome a devida atenção para ver como se desenvolve mas que tenha esperança que mesmo que sendo uma hernia ainda pode resolver-se sem problemas de maior.

boa sorte,
Joana Duarte
kaminaru
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 5:30 pm

Obrigada Cockinhas e Joana.
Quando cheguei a casa fui ver o penso na Bekas e reparei que a tal "hérnia" ou o que seja está alojada por dentro do penso, ou seja, mesmo que queira apalpar como o vet recomendou, não consigo chegar ao sítio sem retirar parte do penso.

Não queria mexer no penso porque não sei se depois aquilo se descola, mas ao mesmo tempo tenho de monitorizar o tal "buraquinho" que o vet descobriu.
Outra coisa que tenho de dizer ao vet na Sexta é que a Bekas passa a vida a lamber e mordiscar a vulva... se tiver comichão pode estar a desenvolver uma infecção qualquer...

Bem... vou inundar o homem com perguntas!
Responder

Voltar para “Cães”