Boa tarde a todos,
Como tenho verificado em alguns tópicos, os novos donos de cães podem ter algumas dúvidas em relação ao treino dos seus amigos. Por isso, pareceu-me pertinente abrir este tópico e partilhar alguns dos meus conhecimentos (adquiridos através de livros mas, sobretudo, pela experiência) onde todos os foristas podem participar com qualquer sugestão.
Acho extremamente importante que para além dos conhecimentos em relação aos criadores, à saúde e alimentação do cão, exista uma preocupação com educação deste. Isto porque, a meu ver, o bom comportamento do nosso cão faz toda a diferença na relação que este tem com a família e também o seu futuro como cão feliz. Um cão bem comportado e que reconhece as normas de convivência com os seres humanos pode ter a oportunidade de ser muito mais feliz do que um cão que, por não lhes terem sido estabelecidos os limites, não tem um comportamento adequado. Situações que podem levar a outras muito complicadas para o cão e para nós.
Em primeiro lugar, acho importante referir que nunca deve olhar para um cão como um “quase ser humano”. O cão, apesar de viver com seres humanos há vários milhares de anos, evoluiu do lobo e olha a sua família como uma matilha, onde irá tentar ocupar o seu lugar. Por isso é importante que os donos tomem uma posição de líder e chefe antes que o cão se decida a fazê-lo.
Para treinar o cão é preciso perceber que cada raça e cada animal tem uma personalidade diferente, tolerância, inteligência, treinabilidade, etc. É importante que o dono tome isto em consideração.

O treino deve iniciar logo que o cachorro se tenha ambientado à casa. Pois os cães estão sempre a aprender e podem desenvolver maus hábitos. O treino deve ser curto (cerca de dez minutos), no início e evoluir para intervalos maiores à medida que o cão atinge maior maturidade;

Cada cão tem o seu tempo de concentração, o dono deve perceber isto. Quando o cachorro está demasiado irrequieto não deve forçá-lo;

O treino não deve ser um castigo para o cão, mas sim um momento agradável de sociabilização entre este e o dono;

Os cães reagem a estímulos e a recompensas. Quando o cão está a ter um comportamento que considera negativo, deve repreendê-lo, com a palavra “não”. Durante o treino deve elogiá-lo, dar-lhe festas ou utilizar uma guloseima (de forma moderada) para recompensar um bom desempenho;
Atitudes que deve tomar com o seu cão:

Dar-lhe ordens claras e curtas

Lembrar-se sempre que um cão tem um pensamento próprio e não é um um “quase ser humano”

Ser justo e coerente;

Comportar-se como chefe;

Dar-lhe uma ordem de cada vez;

Recompensá-lo pelo bom comportamento e repreende-lo pelas más atitudes;

Ensinar o cão a passear ao seu lado, com ou sem trela;

Ignorar pedidos de comida quando a família está à mesa;

Não permitir que o cão roube objectos seus e se apodere deles;

Guardar os brinquedos do cão quando este já não os estiver a utilizar (esta medida ajudará a perceber que os brinquedos têm como finalidade este brincar mas que não lhe pertencem, mas sim ao chefe);

Passar nas portas ou corredores antes do cão (obriga-o a compreender a hierarquia);
Atitudes que não deve tomar:

Tomar decisões em relação a regras e mudar várias vezes de posição em relação a estas;

Ceder a exigências do cão;

Implorar ou mostrar fragilidade;

Chamar o nome do cão se não se estiver a dirigir a este;

Dar comida da mesa ao cão;