Será que tem medo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
feriksare
Membro Júnior
Registado: segunda fev 08, 2010 6:22 pm

sábado mai 15, 2010 9:03 pm

estou a ensinar a minha cadela a fazer as suas necessidades no local próprio. No entanto, ela parece ter medo quando eu a repreendo. Quando ela esta a fazer eu digo para ela não fazer e chamo-a para ela fazer no local certo. Quando chega ao local ela olha para mim e não faz pois acho que tem medo. Esconde-se para fazer e depois acaba por fazer. Será que tem medo da minha presença? Que posso fazer?
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

sábado mai 15, 2010 10:01 pm

não percebi bém!!! ela acaba por fazer no local certo? se é assim recompense-a com um mimo. ou então pode ser que se acuste com o tom de voz :wink: quando se ta a dar uma ordem basta aumentar o tom de voz e NUNCA berrar. boa sorte
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado mai 15, 2010 10:23 pm

É possivel que ela pense que a está a repreender por fazer as necessidades e não por as fazer no local errado.

Para contrariar esta situação pode fazer duas coisas:

-Aumentar a recompensa, seja mesmo muito efusiva a recompensar as necessidades feitas no sitio certo, com festas, biscoito e entusiasmo na voz

-Dissociar o "castigo" de si, arranje por exemplo uma garrafa de agua com caricas e em vez de lhe gritar, atire a garrafa para o pé dela. O barulho irá surpreede-la e dar-lhe tempo para a levar á rua.

Na educação dos cães é importante que o "saldo" entre castigo e recompensa seja sempre positivo, sob pena de eles desenvolverem medo. Se sempre que posivel, dissociarmos o castigo da nossa pessoa, criamos uma relação mais forte e evitamos causar medos em animais mais sensiveis.

Espero ter ajudado,
Joana[/url]
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado mai 15, 2010 10:25 pm

Quando a minha cadela era cachorrinha e começava a fazer fora do sitio, eu agarrava nela e colocava-a no sitio certo, depois dela acabar, fazia uma "festa", dizia "muito bem, linda menina, fez xixi no jornal, no sitio certo" e dava-lhe um biscoito como recompensa. Quando a apanhava no sitio errado, dizia um "NÃO" forte e mostrava-lhe o local certo...
Quantos meses tem o cachorro? Julgo que é a partir dos 4 meses que os cães começam a conseguir conter o xixi (não tenho certeza)... Ás vezes fazia um carreiro de xixi pela casa :? Mas foi por uma boa causa! :lol:

Julgo que os cães aprendem mais facilmente com uma recompensa do que com uma repreensão! :wink:

Mas também lhe vou ser sincera, mesmo hoje em dia a minha cadela faz sempre um ou dois xixis fora do sitio por dia, é raríssimo o dia em que acerta sempre e tem 17 meses, muitas pessoas já se tinham passado da cabeça... Mas também agora basta ir com ela ao local e dizer "Suki, vai fazer xixi" e ela vai... ;)
<strong><strong> </strong></strong>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado mai 15, 2010 10:26 pm

feriksare Escreveu:estou a ensinar a minha cadela a fazer as suas necessidades no local próprio. No entanto, ela parece ter medo quando eu a repreendo. Quando ela esta a fazer eu digo para ela não fazer e chamo-a para ela fazer no local certo. Quando chega ao local ela olha para mim e não faz pois acho que tem medo. Esconde-se para fazer e depois acaba por fazer. Será que tem medo da minha presença? Que posso fazer?
alguns donos comportam-se de uma maneira tão estranha e obsessiva perante um acto tão natural de urinar e defecar dos seus cães, que pode causar problemas:
os cães começam a fazer as necessidades ás escondidas, geralmente nos piores sitios.
Para resolver o problema, basta o dono deixar de ser paranóico e comportar-se como uma pessoa normal.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mai 15, 2010 10:41 pm

Um dos problemas de ralharmos quando os apanhamos a fazer as necessidades fora do local é que eles ficam com medo e deixam de fazer à nossa frente. Para compensar vão fazer onde não devem. Por isso, eu não gosto de ralhar para ensinar isso, com o meu cão deixei-o num local mais restrito e posicionei-lhe a caminha, a comida e os brinquedos de maneira a obrigá-lo a ir ao local correcto. Às vezes mexia na caminha para o “empurrar” para o sítio certo. Aprendeu nos primeiros dias, com 3 meses quase não havia descuidos. Recentemente fiz o mesmo com uma cadelinha que agora tem 3 meses e raramente se descuida.

Como o seu cachorro já está com um bocado de medo de ser apanhado, vai ter que ser mais paciente. Aproveite as horas em que ele não aguenta mesmo, como quando acorda e leve-o ao local. Se ele for teimoso, seja ainda mais e aguarde que faça. Além disso, molhe um bocado de jornal, por exemplo, na urina do cão e leve esse jornal para o local correcto para ele cheirar. E quando ele acertar, já sabe, tem que fazer uma grande festa (mas deixe-o acabar, senão ainda o assusta :lol: ). Boa sorte!
VanesIsa
Membro Veterano

sábado mai 15, 2010 10:48 pm

No caso da minha cadela não apanhou medo nenhum, pois se for preciso sai da cama dela, anda um bocado e faz mesmo ali à minha frente!!!! E eu fico feita parva a olhar para ela... :o :o Ás vezes até é ao lado do jornal que ela faz, não consigo perceber o porquê! :? Quando faz no sitio certo vem-me logo pedir o biscoito! :lol:
Por vezes até me rio quando alguns membros vêm aqui dizer que o cão deles com 3 meses faz xixi fora do sitio, a minha tem 17 meses e ainda erra de vez em quando... Já a tinham dado para adopção!
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

domingo mai 16, 2010 9:04 am

feriksare Escreveu:estou a ensinar a minha cadela a fazer as suas necessidades no local próprio. No entanto, ela parece ter medo quando eu a repreendo. Quando ela esta a fazer eu digo para ela não fazer e chamo-a para ela fazer no local certo. Quando chega ao local ela olha para mim e não faz pois acho que tem medo. Esconde-se para fazer e depois acaba por fazer. Será que tem medo da minha presença? Que posso fazer?
Bom dia

Na minha opinião, achi que deveria de experimentar que ela faça as necessidades num jornal e após ela fazer, colocar esse mesmo jornal no sitio onde deverá fazer as necessidades futuramente... :wink:

Quanto ao fazer as necessidades à descarada, o meu conselho é :

1º assim que vir que ela vai fazer, pegar de imediato na cachorra e colocá-la no sitio certo, falando com ela ( aqui é que se faz xixi, ali não...ai ai ai, sua cadela porca!) Se a incentivar com o sim,o não, linda e porca, vai ver que ela começa a perceber...mas tem que ter calma e paciência.

2º se mesmo assim ela continuar a fazer fora do sitio é colocá-la de castigo, cerca de 10 minutos e ir falando, tipo ( a Luna, foi porca! Fez xixi fora do sitio! Que cadela feia/porca! Aí é que se faz xixi!)

Boa sorte! :wink:
VanesIsa
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 12:25 pm

Algemas Escreveu:
Bom dia

Na minha opinião, achi que deveria de experimentar que ela faça as necessidades num jornal e após ela fazer, colocar esse mesmo jornal no sitio onde deverá fazer as necessidades futuramente... :wink:

Quanto ao fazer as necessidades à descarada, o meu conselho é :

1º assim que vir que ela vai fazer, pegar de imediato na cachorra e colocá-la no sitio certo, falando com ela ( aqui é que se faz xixi, ali não...ai ai ai, sua cadela porca!) Se a incentivar com o sim,o não, linda e porca, vai ver que ela começa a perceber...mas tem que ter calma e paciência.

2º se mesmo assim ela continuar a fazer fora do sitio é colocá-la de castigo, cerca de 10 minutos e ir falando, tipo ( a Luna, foi porca! Fez xixi fora do sitio! Que cadela feia/porca! Aí é que se faz xixi!)

Boa sorte! :wink:
É isso que eu faço e mesmo assim ela está-se a borrifar para mim... :? No caso da minha cadela, ela já não é cachorra, já tem 17 meses. Calma e paciência não me falta, senão já me tinha passado com ela! Os meus pais é que não acham piada nenhuma! :? Eu sinceramente já perdi a "esperança" dela algum dia fazer sempre no local certo... Se isso acontecer é muito bom, senão acontecer, só tenho de pensar, paciência, vais ter de apanhar xixis da tua cadela a vida toda! :lol: Não é isso que me faz confusão, gosto dela o suficiente para não levar isso em conta!
Acena
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 2:01 pm

Os donos conhecem melhor os próprios cães do que ninguém, por isso devem arranjar estratégias que funcionem com o seu cão. Não há uma fórmula mágica para todos, há uma série de dicas que cada um tem que adaptar ao seu animal. Eu se vir que resulta ralhar, ralho. Se não resultar não ralho e arranjo outra forma de o convencer a fazer o que pretendo. Mas o dono tem que ter sensibilidade para ver isso e descobrir alternativas.
VanesIsa
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 4:43 pm

Acena Escreveu:Os donos conhecem melhor os próprios cães do que ninguém, por isso devem arranjar estratégias que funcionem com o seu cão. Não há uma fórmula mágica para todos, há uma série de dicas que cada um tem que adaptar ao seu animal. Eu se vir que resulta ralhar, ralho. Se não resultar não ralho e arranjo outra forma de o convencer a fazer o que pretendo. Mas o dono tem que ter sensibilidade para ver isso e descobrir alternativas.
Sou sincera, já tentei de tudo e nada resultou... Já tentei fazer a "festa", já dei biscoito, já ralhei, já dei castigo... :? Eu conheço bem a minha cadela, mas sou sincera, nos xixis não consigo fazer com que ela acerte a 100%. Ela faz uns dentro, outros fora. E passo praticamente 24horas por dia com ela, mesmo assim não consegui!!! Fartei-me de ler e meter em pratica o que li, mas não resultou.
Acena
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 5:12 pm

VanesIsa Escreveu:
Acena Escreveu:Os donos conhecem melhor os próprios cães do que ninguém, por isso devem arranjar estratégias que funcionem com o seu cão. Não há uma fórmula mágica para todos, há uma série de dicas que cada um tem que adaptar ao seu animal. Eu se vir que resulta ralhar, ralho. Se não resultar não ralho e arranjo outra forma de o convencer a fazer o que pretendo. Mas o dono tem que ter sensibilidade para ver isso e descobrir alternativas.
Sou sincera, já tentei de tudo e nada resultou... Já tentei fazer a "festa", já dei biscoito, já ralhei, já dei castigo... :? Eu conheço bem a minha cadela, mas sou sincera, nos xixis não consigo fazer com que ela acerte a 100%. Ela faz uns dentro, outros fora. E passo praticamente 24horas por dia com ela, mesmo assim não consegui!!! Fartei-me de ler e meter em pratica o que li, mas não resultou.
:lol: Mas a sua cadela é uma terrorista.
Estou a brincar, também não é nada grave se falharem de vez em quando. Resta-lhe continuar a reforçar o comportamento certo, a ver se ela vai melhorando, de preferência com a recompensa que ela mais valoriza.
VanesIsa
Membro Veterano

domingo mai 16, 2010 5:19 pm

Acena Escreveu:
VanesIsa Escreveu:
:lol: Mas a sua cadela é uma terrorista.
Estou a brincar, também não é nada grave se falharem de vez em quando. Resta-lhe continuar a reforçar o comportamento certo, a ver se ela vai melhorando, de preferência com a recompensa que ela mais valoriza.
Não tem de dizer que está a brincar, pois é mesmo a realidade!! LOL Mas eu gosto dela assim. :D

É o que tenho feito... Tive de cortar nos biscoitos, pois ela foi esterilizada e como é pequenina tenho medo que engorde, mas dou-lhe é um pouco de ração ou um biscoito do veterinário, uns biscoitos que comprei para o pelo. Como ela é uma gulosa de primeira, come tudinho na mesma! E digo sempre "muito bem, fez xixi no sitio certo!" :)
Responder

Voltar para “Cães”