Cáries!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
GraduatedF
Membro
Registado: sábado out 27, 2007 2:31 am

domingo mai 23, 2010 11:30 pm

Olá a todos!

Fui inspeccionar os dentes da minha miúda e heis que vejo, nos dentes branquinhos, duas manchinhas escuras que me parecem mesmo ser cáries.
Achei estranho porque sempre li que as cáries são raras nos cães, sendo o tártaro o grande problema nos dentes dos nossos canitos.
Sempre tive cuidado em fornecer-lhe uma óptima ração, ossos de couro para roer, barritas de flúor, etc... e agora, com menos de 1 ano de idade, ainda há pouco lhe caíram os dentes de leite, e já tem cáries supostamente pouco comuns nos cães?
Por estes dias vou com ela ao veterinário, mas até lá será que alguém tem alguma opinião?
Estou preocupado porque ela ainda nem 1 ano tem, porque os dentes estão muito brancos mas... com umas cáries. Pequenas mas estão lá.

Obrigado a todos
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

domingo mai 23, 2010 11:43 pm

GraduatedF Escreveu:Olá a todos!

Fui inspeccionar os dentes da minha miúda e heis que vejo, nos dentes branquinhos, duas manchinhas escuras que me parecem mesmo ser cáries.
Achei estranho porque sempre li que as cáries são raras nos cães, sendo o tártaro o grande problema nos dentes dos nossos canitos.
Sempre tive cuidado em fornecer-lhe uma óptima ração, ossos de couro para roer, barritas de flúor, etc... e agora, com menos de 1 ano de idade, ainda há pouco lhe caíram os dentes de leite, e já tem cáries supostamente pouco comuns nos cães?
Por estes dias vou com ela ao veterinário, mas até lá será que alguém tem alguma opinião?
Estou preocupado porque ela ainda nem 1 ano tem, porque os dentes estão muito brancos mas... com umas cáries. Pequenas mas estão lá.

Obrigado a todos
Ossos de couro e barritas são boas, mas e escovar os dentinhos da menina também?

Existem umas escovas e pasta de dentes especiais...
Escreveu: Meu gato tem tártaro, como ele come bem tenho mesmo de o levar para tirar?
O problema mais comum nos dentes de cães e gatos é o aparecimento de tártaro. O tártaro deposita-se nos dentes a partir de placas bacterianas e apresenta uma coloração de amarelo a negro. A acumulação excessiva de tártaro nos dentes, provoca halitose (mau hálito), retração das gengivas e gengivite, levando ao desprendimento e perda precoce do dente. Além disso, está cientificamente comprovado que as bactérias presentes nas gengivas inflamadas podem atingir o coração por via sanguínea provocando afecções cardíacas com graves consequências para a saúde do seu cão. O único tratamento existente para a remoção do tártaro é a limpeza mecânica dos dentes com instrumentos próprios e anestesia geral.
A prevenção da formação de tártaro é feita através da higiene bucal, utilizando ossos artificiais especialmente desenvolvidos para a remoção da placa bacteriana, biscoitos anti-tártaro, fio dental e escovagem. O uso de dentífrico humano (pasta de dente) no cão ou gato leva a longo prazo ao aparecimento de gastrite devido à ingestão por parte do animal de grandes quantidades de pasta. Assim, se optar pela escovagem use um dentífrico próprio para animais.
A diminuição do tempo de vida do seu cão ou gato devido aos problemas cardíacos decorrentes do acúmulo de tártaro nos dentes é significativo. Dentes limpos na boca de seu cão ou gato além de melhorarem o convívio com os donos asseguram uma melhor qualidade de vida ao seu animal.
Espero ter ajudado...

http://www.caofraria.com/FAQ.html
GraduatedF
Membro

domingo mai 23, 2010 11:48 pm

Sim Algemas, ajudou. Muito obrigado!

Pois, de facto, problemas de tártaro eu sempre soube que é algo problemático nos cães, agora cáries sempre achei ser algo raro pela composição bacteriana da boca deles, por comerem poucos doces, pela forma específica dos dentes...
A minha cadela tártaro não tem, os dentes são branquíssimos, mas tem umas manchitas negras, certamente cáries, que me estão a preocupar.

:cry:
Algemas
Membro Veterano

domingo mai 23, 2010 11:49 pm

Deixo aqui esta imagem:

[URL=http://img194.imageshack.us/i/saud ... .jpg[/img][/url]
Uploaded with ImageShack.us

Este exemplo já é num estado já avançado... :wink:
GraduatedF
Membro

domingo mai 23, 2010 11:57 pm

Pois, um estado já muito avançado, infelizmente.

No caso da minha cadela, claro que a situação nada tem a ver com esta. São umas "cariezitas" pequenitas... mas mais vale prevenir do que remediar.
Algemas
Membro Veterano

segunda mai 24, 2010 12:03 am

GraduatedF Escreveu:Pois, um estado já muito avançado, infelizmente.

No caso da minha cadela, claro que a situação nada tem a ver com esta. São umas "cariezitas" pequenitas... mas mais vale prevenir do que remediar.
Escove os dentinhos à menina e vai ver que ela vai adorar... 8)

E vá ao veterinário, para ter a certeza de que isso não avança...e não se esqueça de alimentação saudável para os dentinhos...os dentes dos nossos animais, são mais propicios a doenças pois não são escovados diariamente como os nossos, mas se tiver pachorra e carinho para escovar, minimo dia sim, dia não...é provável que durem mais tempo saudáveis... :wink:
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

segunda mai 24, 2010 1:11 am

Boa noite.

A minha cadela tem exactamente o mesmo problema.. Duas manchitas pretas nos molares superiores. Começou por serem só essas manchas pretas, mas agora já tem a tal placa amarela. À 5 dias fui ao veterinário com ela, que me disse que era tártaro e não cáries, pois são raras nos cães. O tártaro como já foi dito pode ter cor amarela ou preta em casos mais avançados. A minha menina tem 5 meses, nasceram-lhe os novos dentes à sensivelmente um mês e já começa a ter o maldito tártaro!! :( Foi-me aconselhado lavar-lhe os dentes todos os dias com escova, a vet disse que nem precisava por pasta, o essencial é mesmo a fricção da escova para evitar a acumulação do tártaro (mas uso pasta na mesma). Esta foi apenas a minha experiência, mas claro que nada melhor que uma avaliação do seu veterinário.

Espero que corra tudo bem e vá dando notícias.
Responder

Voltar para “Cães”