Cadela tornou-se mais agressiva com outros cães. e agora???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 14, 2006 9:24 pm
- Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)
Boas.
venho aqui fazer um desabafo por causa da minha cadela. preciso de ajuda pq n sei como resolver este problema.
ela é super meiga com pessoas. até com crianças e com os seus movimentos bruscos e puxadelas de orelhas é segura. e sepre foi um animal sociavel.
acontece que desde que teve a primeira ninhada se tornou um pouquito territorial, principalmente com outras femeas... mas pouco mais que uma rosnadela ou outra.
nos ultimos dias (ou mesmo semanas) tem-se tornado mais agressiva com outros cães e rosna até a cachorros, coisa que antes nunca fez.
hoje a estupida beagle de 14 quilos que ela é tentou pela primeira vez atirar-se a uma... terra nova!!
embora o seu comportamento com cães se tenha alterado, o seu relacionamento com as pessoas continua semelhante. ainda assim... os donos dos cães visinhos começam a nao gostar mt dela.... a dona do terra nova sugerio que eu lhe pusesse um acaime... será mesmo necessário? não poderei reverter este comportmento? não compreendo como pode um animal ser tão meigo dentro de casa e tão diferente na rua...
venho aqui fazer um desabafo por causa da minha cadela. preciso de ajuda pq n sei como resolver este problema.
ela é super meiga com pessoas. até com crianças e com os seus movimentos bruscos e puxadelas de orelhas é segura. e sepre foi um animal sociavel.
acontece que desde que teve a primeira ninhada se tornou um pouquito territorial, principalmente com outras femeas... mas pouco mais que uma rosnadela ou outra.
nos ultimos dias (ou mesmo semanas) tem-se tornado mais agressiva com outros cães e rosna até a cachorros, coisa que antes nunca fez.
hoje a estupida beagle de 14 quilos que ela é tentou pela primeira vez atirar-se a uma... terra nova!!
embora o seu comportamento com cães se tenha alterado, o seu relacionamento com as pessoas continua semelhante. ainda assim... os donos dos cães visinhos começam a nao gostar mt dela.... a dona do terra nova sugerio que eu lhe pusesse um acaime... será mesmo necessário? não poderei reverter este comportmento? não compreendo como pode um animal ser tão meigo dentro de casa e tão diferente na rua...
<p>Francisca Macedo</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
M_i_s_t Escreveu:Boas.
A raça da sua cadela não pertence à lista PP, nem é um animal perigoso, ou seja,neste último, nunca feriu nenhum animal ou pessoa gravemente?
Portanto perante a lei actual ela não tem que usar açaime, mas não se esqueça da trela!
Faça como achar melhor, o que o vizinho diz ou acha não é lei.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2010 12:59 pm
sugiro uma ida ao vet para excluir alguma causa fisica para essa agressividade.
ao descartar essa hipotese... procurar um treinador experiente só lhe vai trazer vantagens.
boa sorte.
ao descartar essa hipotese... procurar um treinador experiente só lhe vai trazer vantagens.
boa sorte.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 14, 2006 9:24 pm
- Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)
não, ela nunca feriu ninguem (ANIMAL OU PESSOA) de forma alguma.
só rosna (principalmente a cães maiores que ela) eriça-se e tenta atirar-se.
levo-a sempre com trela, claro e já antes o fazia.
a vet disse que ela está apenas territorial, que é normal em cadelas adultas... já fez análises e ta td bem... nada de hormonas atrofiadas, sistema nervoso impecável..
quanto ao treinador neste momento n sei se tenho maneira de a levar a algum lado... quando dizes treinador referes-te a aulas de socialização ou de obidiencia, mesmo?
posso fazer eu isso? quando ela rosna para outro cão, por exemplo, devo zangar-me com ela ou ignorar?
a vet disse que ela está apenas territorial, que é normal em cadelas adultas... já fez análises e ta td bem... nada de hormonas atrofiadas, sistema nervoso impecável..
quanto ao treinador neste momento n sei se tenho maneira de a levar a algum lado... quando dizes treinador referes-te a aulas de socialização ou de obidiencia, mesmo?
posso fazer eu isso? quando ela rosna para outro cão, por exemplo, devo zangar-me com ela ou ignorar?
<p>Francisca Macedo</p>
M_i_s_t Escreveu:não, ela nunca feriu ninguem (ANIMAL OU PESSOA) de forma alguma.
Boa noite
1º Bold - pode e deve ser o/a dono/a a educar o seu animal;
2º Bold - Deverá repreendê-la e falar com ela, tipo é amigo...

Não deverá passar o seu receio dela morder outro animal, pois aí o instinto é mesmo esse.
Não deverá ter trela comprida quando se aproximar do outro animal e tentar sempre que o seu animal esteja junto (mesmo junto a si), para que ele não sinta que é ele que domina...
Sendo cadela, devo dizer-lhe que é perfeitamente normal até para os cães da casa, tornarem-se dominantes...

O facto de não pertencer à lista dos Potencialmente Perigosos, não invalida que não possa usar açaime. Se a cadela efectivamente se atira aos outros cães, e tendo como objectivo principal evitar que ela passe efectivamente a Cão Perigoso, e não Potencialmente Perigoso, deve usar açaime sim, para sua própria segurança, e enquanto não a consegue reeducar.
Treinar uma cadela com um comportamento agressivo, requer um trabalho de um profissional. Se a dona é a primeira a vir aqui pedir ajuda, então é porque não está "habilitada" para a treinar, se estivesse não viria aqui, logo, um treinador é fundamental.
Sendo um descontrolo hormonal, que pode sim provocar agressividade (tenho um exemplo disso em casa, que me levou as 2 cadelas várias vezes ao vet para serem suturadas), a esterilização seria um passo a ter em consideração.
Treinar uma cadela com um comportamento agressivo, requer um trabalho de um profissional. Se a dona é a primeira a vir aqui pedir ajuda, então é porque não está "habilitada" para a treinar, se estivesse não viria aqui, logo, um treinador é fundamental.
Sendo um descontrolo hormonal, que pode sim provocar agressividade (tenho um exemplo disso em casa, que me levou as 2 cadelas várias vezes ao vet para serem suturadas), a esterilização seria um passo a ter em consideração.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
veja lá, não encontre por aí um dono que vá de propósito a casa buscar um cão tipo "Rambo" pra dar uma "lição" á sua cadela.M_i_s_t Escreveu:Boas.
è preferivel o açaime pra não arriscar.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Concordo completamente, se a dona conhece o seu cão e reconhece que se torna agressivo com outros cães é natural que tome precauções sendo uma das possibilidades usar açaime pelo menos até o problema ser resolvido.TheOne Escreveu:O facto de não pertencer à lista dos Potencialmente Perigosos, não invalida que não possa usar açaime. Se a cadela efectivamente se atira aos outros cães, e tendo como objectivo principal evitar que ela passe efectivamente a Cão Perigoso, e não Potencialmente Perigoso, deve usar açaime sim, para sua própria segurança, e enquanto não a consegue reeducar.
E o que o vizinho diz não é lei mas o vizinho não tem que ter cães dos outros a atirarem se ao seu obviamente.

"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Aproveitando este tópico sobre cães agressivos com outros cães, podiam dar umas dicas de como controlar o cão quando aparece outro.
A minha Minuxa ladra furiosamente a qualquer cão que apareça e primeiro que a acalme é um inferno para os ouvidos.
isto acontece desde que foi atacada por um Pastor Alemão em Agosto passado, ela não tenta morder, só ladra. Aqui perto não há escolas de treino, nem treinadores, por isso se tiverem uma dicas para a ensinar a ignorar outros cães era optimo.
Um pormenor que não dei se é interessante, ela anda sempre com trela e quando aparece algum cão solto que se tenta aproximar, pego logo nela ao colo de forma a evitar confrontos directos.
A minha Minuxa ladra furiosamente a qualquer cão que apareça e primeiro que a acalme é um inferno para os ouvidos.
isto acontece desde que foi atacada por um Pastor Alemão em Agosto passado, ela não tenta morder, só ladra. Aqui perto não há escolas de treino, nem treinadores, por isso se tiverem uma dicas para a ensinar a ignorar outros cães era optimo.
Um pormenor que não dei se é interessante, ela anda sempre com trela e quando aparece algum cão solto que se tenta aproximar, pego logo nela ao colo de forma a evitar confrontos directos.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Começando pelo fim...Minuxa Escreveu:Aproveitando este tópico sobre cães agressivos com outros cães, podiam dar umas dicas de como controlar o cão quando aparece outro.
Pegar ao colo é um erro, ela fica ainda mais com "as costas quentes", e vai ladrar ainda mais...
O truque passa por tentar virar a atenção dela para si, com um biscoito ou um brinquedo e desviar a atenção dos ouros animais. É um processo longo e chato, mas com paciência conseguem-se resultados positivos.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
Eu já desconfiava que pegar nela ao colo é um erro, mas que posso fazer, na urbanização onde moro ainda há pessoas que levam ou mandam o cão á rua sem trela (o tipico ele não faz mal), e como é obvio eles assim que vêem a Minuxa vão a correr ter com ela. Como tenho medo que ela ataque ou um dos outros ataque.
Mas vou tentar essa da distração com um petisco, pode ser que funcione.
O que é estranho é que se estiver num local fechado, como por exemplo um café, ela não refila assim tanto, rosna no inicio mas depois esquece.
O que é estranho é que se estiver num local fechado, como por exemplo um café, ela não refila assim tanto, rosna no inicio mas depois esquece.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
E aposto consigo que se ela estiver num recinto sem a dona, nem "pia" se aparecer outro cão...Minuxa Escreveu:Eu já desconfiava que pegar nela ao colo é um erro, mas que posso fazer, na urbanização onde moro ainda há pessoas que levam ou mandam o cão á rua sem trela (o tipico ele não faz mal), e como é obvio eles assim que vêem a Minuxa vão a correr ter com ela. Como tenho medo que ela ataque ou um dos outros ataque.

Atenção com as recompensas, não dar a recompensa se ela estiver a ladrar, só depois dela se focar em si, pois só assim associa o não ladrar e olhar para a dona, à recompensa

-
- Membro Veterano
Ela é extremamente medricas, por exemplo: se estiver sozinha em casa, pode-se tocar á campainha, bater á porta, bater nos vidros que ela nem dá sinal de vida. Se eu estiver em casa, quase se mata a ladrar!
Quanto á recompensa, devo mostrar-lha quando ela começa e ladrar, mas só lha devo dar quando ela estiver calada, correcto?
Quanto á recompensa, devo mostrar-lha quando ela começa e ladrar, mas só lha devo dar quando ela estiver calada, correcto?
Sim, é chamá-la, esperar que ela olhe para si, e recompensarMinuxa Escreveu:Ela é extremamente medricas, por exemplo: se estiver sozinha em casa, pode-se tocar á campainha, bater á porta, bater nos vidros que ela nem dá sinal de vida. Se eu estiver em casa, quase se mata a ladrar!

Não pode é chama, ela olha "à desprezo" e recompensa, tem de perceber se ela tem o mínimo de interesse em si, ou mesmo no biscoito, de modo a "esquecer" o cão que está a ladrar ou a passar.