Que fazer??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Adopto ou não??

Votação encerrada em sábado set 20, 2003 12:41 pm

Novo 'agregado' ou não??
1
25%
Adopto ou não??
0
Sem votos
Adopto ou não??
0
Sem votos
Mais um...sim???não???
3
75%

Total de votos: 4
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quinta ago 21, 2003 12:41 pm

Um Olá do tamanho do Sol para todos, :D
Tenho um dilema e preciso da v/opinião para o resolver porque muito sinceramente nunca pensei que me pudesse acontecer!
Depois da Bia-gata- ter sido esterilizada (correu tudo bem); depois dos problemas com uma vizinha sobre a Gerusa e Nanot-cadelas-estar resolvido em defenitivo (as autoridades informaram a sra. que se insistisse em inventar as mentiras de maus tratos poderia ser alvo de um processo da minha parte com fundamento de difamação onde estariam incluídos todos os registos oficiosos e em meu favor!); eis que a minha esposa, que até nunca se pronunciou marcadamente sobre os animais que temos, embora até se preocupe mais com eles do que eu...surge com a vontade de ter mais um 'agregado' em casa, não mais um filho, mas sim mais um animal, ao que fiquei perplexo (pois pensava que já tinha demais...)!
Sem que eu esperasse, já foi a tudo quanto é sites para adopção e algumas associações/canis, mas nada, porque o que a minha mulher procura é um(a) 'amigo(a)' que fique realmente pequeno depois de adulto pois segundo uma colega dela é mais fácil de fazer as necessidades fisiológicas no mesmo recipiente que os gatos...[u]Pergunta: é possível um cão pequeno fazer como os gatos?? [/u]Como não ligamos a raças, acredito que mais cedo ou mais tarde vai surgir algo, adivinho para já umas férias onde sempre que se proprcionar lá estarei a fazer algo que me custa, visitar canis/associações!!
A ajuda que vos peço, é de:
1º é possível um cão de tamanho pequeno fazer as suas necessidades fisiológicas como os gatos, em recipiente??
2ºconhecem algum canil/associação que tenha para adopção um 'migo' bébe´de tamanho pequeno depois de adulto??
3ºcomo iriam reagir as minhas gatas ao novo elemento?? Tendo em conta que dentro de casa sempre foram únicas??
4º sinceramente que vos parece a ideia??(Tenho espaço e condições fisicas e emocionais mas...)

Ajudem-me pois sinceramente estou um pouco baralhado...ainda bem que vou hoje iniciar as minhas férias... ;)

Obrigado a todos e prometo ler/responder logo que chegue,
Miguel Anjos
:lol:
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta ago 21, 2003 4:20 pm

Miguel Anjos,

Por experiência sei que é possivel os cães pequenos se habituarem a fazer num caixote... mas no seu!
Sem outros animais à mistura...

Gatos adultos a acolher um cachorro? Mais cedo ou mais tarde, alguns habituam-se à sua presença, mas não sei se ficam amigos ou se o relacionamento é bom. sempre me indicaram como favorável a situação inversa, primeiro o cão e depois um gatinho bebé.

Se for aos sites na net de canis, encontra de certeza o que procura. Muitos expecificam o tamanho previsto para os cães.

Só lhe queria fazer uma questão, a sua senhora quer um cão que faça as necessidades no caixote porquê? Porque não tem disponibilidade para o levar à rua?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 21, 2003 6:10 pm

Olá

Pelo que diz, parece que um dos problemas é a falta de tempo para levar o cãso à rua certo ?

Tendo isso em conta o melhor é não adoptar.

Fique bem]
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 21, 2003 6:35 pm

É frequente as pessoas optarem por gatos porque dão menos trabalho.
De facto (acho eu) os gatos são menos exigentes.

Um cão tem de se passear, tem de se dar atenção (brincar com ele, dar-lhe miminhos, educá-lo - isto é muito importante), etc), tem de se pensar onde se vai deixar nas férias, como vai ficar quando fica só, é mais dependente.

É como uma criança de 2 anos.Pouco faz por si mesmo.
Deve pensar bem antes de ter um cão.
Se não quiser ter as maçadas, fique pelos gatos (eu, pessoalmente, gosto mais de periquitos).

Mas, claro, que se quer companhia a sério, se quer ter um amigo que passeia consigo, que o adora, que vive para si, então escolha um cão.

Não há, neste mundo, companhia mais fiel, amizade mais partilhada que a do cão com o dono.Mas saiba que também vai ter de dar de si.Não é só receber.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 21, 2003 7:48 pm

Apoiando a opinião de outro membro, se não tem tempo, não tenha um cão. Os cães precisam de passear na rua, mesmo que façam as necessidades em casa e necessitam de conviver com outros animais e pessoas.

Mas respondendo às suas perguntas, certos cães podem ser habituados, mas o que acontece com um não tem que acontecer com outro, e nem todos os cães têm as mesmas capacidades de aprendizagem.

Ninguém lhe poderá garantir o tamanho de um cão. De certo modo dá para adivinhar o tamanho, mas podem surgir surpresas.

Com as gatas não creio que haja problema.

E a última pergunta, já respondi. Não creio, aliás não é mesmo nada boa ideia. Espere para ter um cão quando tiver o tempo que ele necessita.
Goya
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

sexta ago 22, 2003 9:01 am

Bom Dia,

Vi ontem a sua mensagem e à noite estive em casa de uns amigos que são criadores de Cocker e, há cerca de uma semana atrás encontraram abandonada na rua uma cadelinha muito pequenina ( tem cerca de dois meses) que será em adulto do tamanho de um pincher. é preta e castanha, muito bem pintada!
Estava muito magra e desidratada mas, após umas visitas ao veterinário e comidinha da boa está em forma para procurar novos donos! se estiver interessado em ver a cadelinha por favôr mande-me uma mensagem.
Mesmo que não esteja interessado, se souber de alguém que queira uma cadelinha de pequeno porte e, acima de tudo, que a trate bem, diga.

Felicidades
miguelanjos
Membro

quarta set 10, 2003 12:27 pm

Obrigado p/vossa ajuda, neste momento ainda não temos nenhum amiguinho mas está para breve!! :D
Depois de ler os vossos comentários, apenas não percebo onde leram que não tinha tempo para vir com o futuro 'membro' à rua?? Li e reli e não acho parágrafo algum onde esteja mencionado essa ideia!! :?:
Casa de Anaval; Kroz; Sea, faço inclusive menção de que tenho já duas cadelas...como são grandes optámos por as deixar onde têm condições, todos os dias as vejo, brinco e passeio, etc...plena manutenção, fisica e psiquica!!
Aisd, no que respeita a férias, este ano aluguei uma carrinha para levar os 12 piriquitos; 1 casal de roseicollis; 1 caturra; 2 cadelas; 3 tartarugas, para onde ia passar férias (Rio Maior-local para onde vamos sempre), logo o novo elemento não seria problema...
No ir à rua é claro que tenho quem venha com o novo elemento à rua enquanto estou a trabalhar, todavia acho também mais saudavel se o animal sentir uma vontade de fazer a sua necessidade não se 'apertar' e assim puder aliviar-se como nós fazemos, daí a ideia do caixote!!
Tempo, é verdade que realmento hoje em dia é algo que todos temos falta, mas acredito que da mesma forma que o arranjo diáriamente para todos os outros, também o consiga arranjar para um novo elemento. Depois também não sou só eu... tem a minha mulher, os meus filhotes e todos os outros elementos existentes nas nossas vidas que de certo também cuidarão de forma fisica e psiquica para o equilibrio do novo e futuro 'elemento'.
Nem sequer se coloca o problema da raça...apenas o tamanho.
Espero esclarecer a todos.
Mais uma vez obrigado pela v/ajuda e preocupação,

Miguel Anjos ;)
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

quarta set 10, 2003 1:40 pm

Olá miguelanjos
Afinal parece uma questão de português. Será?
É que parece bastante estranha a argumentação. Afinal o cão vem à rua mas é para habituar ao caixote? Peço desculpa mas para mim não faz qualquer sentido criar uma rotina dessas (que se calhar é difícil) para depois a alterar mais tarde. Lembre-se que em adulto ele aguentará por várias horas sem necessidade de ir à rua
Espero que não me interprete mal, e se de facto pode e tem tempo, adopte.

Nuno Matias
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

quarta set 10, 2003 1:41 pm

Olá miguelanjos
É que parece bastante estranha a argumentação. Afinal o cão vem à rua mas é para habituar ao caixote? Peço desculpa mas para mim não faz qualquer sentido criar uma rotina dessas (que se calhar é difícil) para depois a alterar mais tarde. Lembre-se que em adulto ele aguentará por várias horas sem necessidade de ir à rua

Nuno Matias
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 10, 2003 2:45 pm

Olá,
Como muitos sabem, eu tenho dois Rottweilers. Eles foram habituados desde pequenos a fazer as necessidades na rua e desde adultos que não há 'acidentes' lá em casa.
Recentemente foram viver lá para casa duas cadelinhas de pequeno porte ( uma Pinscher e uma mestiça de Pinscher com Chihuahua) que foram habituadas a fazer as necessidades em jornais.
Por esta razão estou familiarizado com ambas as situações. Assim, posso dizer-lhe que mesmo as cadelinhas que fazem nos jornais estão sempre aflitas para vir à rua. Chegam mesmo a ficar muito mais excitadas ( mas isso é feitio) por vir à rua que os grandões.
Percebo pelo que disse que a razão de ter colocado a questão do caixote é apenas para cachorro 'nao se apertar'. É possível sim, embora não se possa garantir que qualquer cão se habitue a isso ( pelo menos com a mesma facilidade que um gato).
No entanto, em face da quantidade de animais que já tem, inclusive duas cadelas, peço-lhe que reflicta seriamente se tem condições para dar toda a atenção e dedicar todo o tempo necessário. Se, pensando seriamente, concluir que sim, então vá em frente.
Quanto ao tamanho, com SRD é muito dificil garantir como vão ficar....é sempre uma incógnita. Pode sempre ter uma ideia, mas deve estar preparado para ter uma surpresa. Mas o que são mais 10 ou 15 cm de altura, quando se gosta mesmo do animal?!?
Boa sorte
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta set 10, 2003 3:30 pm

Olá

Eu não cheguei bem a perceber a preocupação do tamanho do cão. Pequeno por que motivo? Por causa do tamanho do caixote? Ou por já ter vários animais?
Não estou a colocar estas dúvidas em tom de ironia e muito menos de cinismo. O que penso é que há alguma confusão no meio de tudo isto e vou tentar, dentro do possível, clarificar.
O tamanho (porte) do cão em muitos casos é pouco importante. Um caniche pode "ocupar mais espaço" do que um Dogue Alemão. Por outro lado, qualquer cão independentemente da raça e do porte, quando adultos, preferem fazer as necessidades na rua.
Julgo que a solução do caixote ou dos jornais, isto é, dos dispositivos improvisados dentro de casa para eles fazerem as necessidades, funcionam apenas quando são cachorros. Depois em adultos eles têm necessidade de sair, de explorar, de sentir os odores e, durante essas saídas, naturalmente fazem alegremente :lol: as suas necessidades também.
É claro que se os mantiverem presos horas e horas seguidas encafuados num apartamento eles não morrem, lá isso é verdade. E lá terão que fazer as suas necessidades, seja no caixote ou num canto qualquer. Mas isso é uma violência. Já uma vez a propósito referi que um cão abandonado na rua é muito mais feliz do que um nessas condições. Presumo, no entanto, pela sua mensagem anterior, que não sujeitaria o cão a essas condições.

Estas considerações não terão qualquer sentido se realmente o tamanho (físico) do cão importar. De qualquer modo, julgo que é um princípio errado este, o de escolher um cão pelo tamanho, quando existem tantos outros factores muito mais relevantes.
Como já foi referido por outros membros, acho que valeria a pena ponderar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 10, 2003 3:52 pm

Pt_men Escreveu: Olá miguelanjos

Nuno Matias
Olá Miguel.

Ena, ena..tantos... mas ainda bem, é sinal que gosta de animais e assim sendo, acredito que faça os regulares passeios com o novo membro, mas cuidado com a situação " imposta " da caixa...prq não funciona a longo prazo e explico : A minha prima tem um pincher que enquanto foi bébé fazia no caixotinho. Entretanto começou a ir á rua com ele, para o sociabilizar e para exercício e a partir desse momento ( isto logo no 1 º dia em que o fez...) o cãozinho, imediactamente, deixou de fazer no caixote, começou a fazer por toda a casa, ela obrigava-o a continuar a usar o caixote, mas ele recusava-se e alçava a pata em tudo que fossem esquinas e móveis da casa...isto prq como começou a sentir-se muito melhor em fazer as necessidades na rua, já não quiz outra coisa ;) . Prepare-se prq o mesmo pode acontecer e lembre-se que para fazer num caixote é muito complicado para um cão macho ... já a fêmea, essa abaixa-se para urinar ( isto não falando nas que gostam de imitar os machos.. ;) ) .

Qnt. á sociabilização das gatas com o cachorro, é complicado de dizer como irá ser prq todos têm personalidades diferentes. Eu, p.e., já tinha as gatas qnd adquiri o meu cão, mas como ele veio com 8 semanas de nascido, as gatas aceitaram-no mt bem, mas já cá tive outro cão ( de rua e em tratamento ) e uma cachorra ( para adopção ) e elas não aceitaram nem um nem o outro...portanto há que ponderar todas as hipóteses...

Espero ter ajudado e desejo-lhe felicidades na sua nova aquisição,

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta set 10, 2003 5:03 pm

com os animais, é um bocado complicado mudar rotinas. a carlota estava habituada a fazer as necessidades na rua. quando arranjei uma casa com quintal perguntei porque razão não as fazia aí. tanto mais que as ruas são estreitas, movimentadas e cheias de basbaques-saloios. durante algum tempo, tive mesmo de a levar à rua, porque o bicho passava o tempo todo sem fazer nada. foi um cabo dos trabalhos para a habituar. com o max foi o contrário. era capaz de passar o dia fora de casa. mal chegava, vinha tão aflito, que às vezes, era logo à entrada da porta. agora, felizmente parece que já se habituaram às duas modalidades.
miguelanjos
Membro

quarta set 10, 2003 5:52 pm

Amigos Foristas,
a questão do tamanho só me importa por poucos motivos, sendo que, o primeiro é realmente o facto do espaço que vamos comungar, não moro numa casa muito grande mas o espaço existe; depois tenciono fazer do futuro membro o que faço com os restantes, ou seja sempre que for para fora, neste caso para a minha outra casa, tenciono levá-lo, como tenho dois filhos e duas gatas que nos acompanham sempre...ter um cão de raça média significaria falta de espaço no carro, e nem pensar em deixá-lo em casa, seria negativo da minha parte/negligente! Já basta os pássaros e as duas cadelas, que ficam sempre dado estarem com os meus sogros e de guarda à casa.Logo um cão pequeno seria mais fácil de transportar. O último motivo seria o facto da minha filha ter sempre medo das nossas cadelas SRD(tipo labradores), pelo seu tamanho e sendo pequeno seria mais fácil para ela talvez perder este 'medo' de criança.
Três coisas asseguro:
1º não se trata de um capricho, mas sim de uma grande vontade de dar amor a um ser-vivo;
2º apenas poderia garantir que teria sempre muito amor, educação e bom trato ( o meu ultimo cão que tive dentro de casa era um SRD que viveu 18 anos, eu tenho 27 anos e cuja vivência chegou ao extremo de andar de carro com cinto colocado...Cocas um beijo do dono onde quer que estejas!!) :cry:
3º se algum dos motivos acima indicados não fosse válido, poderia comprar qualquer um de raça pequena ou simplesmente ir a um canil e associação e depois logo se via, e não é isso que nós enquanto familia queremos. Pedi a vossa ajuda pois acredito que muitos já passaram por uma experiência igual. Acredito que poderá ( e já tive alguns contactos nesse sentido) haver entre os foristas alguns com cachorinhos pequenos cujo tamanho seja igualmente pequeno depois de adulto!!
Não estou desesperado, pelo contrário, sinto que este é o momento e aguardo com a mesma ansiedade que um pai espera um filho.
Acredito que compreendam o que explico.
Neste momento estabeleci já contacto com dois foristas, um com uma cadelinha tipo pinscher depois de adulta e um outro com srd mas a garantia de que será pequeno (a julgar pelos pais), claro está que não tenho medidas certas, mas todos sabemos o que é um cão pequeno!!
Claro está que também já foi contactado por alguns que tinham ninhadas de raças lindas, para venda...negativo...desiludam-se os que vendem pois não darei dinheiro, queremos dar amor a 'algo' que não nos prenda pelo valor de custo mas pelo sentimento que estamos dispostos a partilhar!
Um abraço a todos, e agora que me disseram que existe essa hipotese de fazerem os xixis no caixote estou mais descansado, porque imaginem estarem 5/6horas apertadinhos...horrível para nós quanto mais para eles...

Miguel Anjos ;)
Responder

Voltar para “Cães”