Shar Pei - Dicas e conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Algemas
Membro Veterano
Mensagens: 252
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

sábado jun 05, 2010 12:44 am

Ruga2007 Escreveu:O sharpei e um cao teimoso, mas perfeitamente adaptavel a um ambiente familiar, sao caes independentes, mas nao sao normalmente agressivos com pessoas, tendem a ser dominantes com outros caes, têm instinto de caça com animais pequenos, se o cao for saudavel, concerteza que a educaçao do cao se ira fazer sem grandes percalços, nao vou comentar onde adquiriu o cao pq nao tenho conhecimento se os caes sao de la ou se adquiriu a um intermediario, agora so me resta desejar que o animal seja saudavel, porque acerca da educaçao tenho a certeza q ira tudo correr bem.
Resumindo, baralhando e tenho dito:

É um cão como outro qualquer, só tem é que ter um bom tratamento para ser um bom cão... :wink:
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado jun 05, 2010 2:21 pm

Nem mais... :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

quinta jun 24, 2010 8:16 pm

Olá!

Tenho um shar pei e devo dizer que não tem "problemas" de temperamento...
Convém referir que é realmente um cão impositivo e dominante mas que em caso algum deve ser visto com desconfiança ou temor.
Não é agressivo se bem tratado (aliás como qualquer cão, não é?)
Vai se calhar estranhar mas tenho também um chow. Ambos machos, vivem tranquilos dividindo o espaço sem agressividade.
Agora que tem o shar pei não emprenhe pelos ouvidos, tenha calma e paciência. Não deixe que os velhos clichés dominem o seu relacionamento com ele. Desfrute e se estiver atrapalhado contacte um bom treinador que o ajude a relacionar-se com o seu novo amigo.
Boa escolha. Não se preocupe.
Boa sorte! :)
irisdsm
Membro Veterano
Mensagens: 244
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am
Localização: Bully, Yorkshire terrier

sexta jun 25, 2010 9:38 am

Há uns anos tive um sharpei, que era super meigo mesmo, não me largava um segundo. Era amigo, um grande companheiro. A nível de temperamento nunca tive qualquer problema com ele.

As rugas características da raça requerem uma grande atenção, pois facilmente se podem criar infecções, se não forem limpas frequentemente e correctamente.

A cavidade ocular é bastante mais pequena do que o olho e, em alguns casos, a zona da lágrima pode sair para fora da cavidade ocular em uma das vistas ou, em casos mais raros ainda, nas duas vistas. Neste caso, a operação é a única solução.

Infelizmente, no sharpei que tive, aconteceu nas duas vistas. Foi operado, mas sinceramente não fiquei satisfeita, porque a operação não corrigiu totalmente o problema. Aliás, melhorou muito ligeiramente.

No entanto, apesar daquele problema foi um cão muito feliz :D

Mas, qualquer raça tem os seus problemas. Apenas estou a dar o meu testemunho.

Se tratar bem dele, irá ter garantidamente um fiel amigo e companheiro :D
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta jun 25, 2010 10:53 am

As rugas características da raça requerem uma grande atenção, pois facilmente se podem criar infecções, se não forem limpas frequentemente e correctamente.
Isso é um mito, uma boa desculpa para maus exemplares da raça.

Uma raça com mais de 2 mil anos, com problemas de pele frequentes, já estou a imaginar os monges a tocarem o sino por estar na hora de limparem os cães :lol:
A cavidade ocular é bastante mais pequena do que o olho e, em alguns casos, a zona da lágrima pode sair para fora da cavidade ocular em uma das vistas ou, em casos mais raros ainda, nas duas vistas. Neste caso, a operação é a única solução.
Peço desculpa, mas está de todo errado.

O que pode acontecer é um enrolamento incorrecto da pele da pálpebra, chama-se entropion ou ectropion, consoante do caso.
<p>Cumprimentos, </p>
irisdsm
Membro Veterano
Mensagens: 244
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am
Localização: Bully, Yorkshire terrier

sexta jun 25, 2010 11:52 am

sitiodosanimais Escreveu:
As rugas características da raça requerem uma grande atenção, pois facilmente se podem criar infecções, se não forem limpas frequentemente e correctamente.
Isso é um mito, uma boa desculpa para maus exemplares da raça.

Uma raça com mais de 2 mil anos, com problemas de pele frequentes, já estou a imaginar os monges a tocarem o sino por estar na hora de limparem os cães :lol:
A cavidade ocular é bastante mais pequena do que o olho e, em alguns casos, a zona da lágrima pode sair para fora da cavidade ocular em uma das vistas ou, em casos mais raros ainda, nas duas vistas. Neste caso, a operação é a única solução.
Peço desculpa, mas está de todo errado.

O que pode acontecer é um enrolamento incorrecto da pele da pálpebra, chama-se entropion ou ectropion, consoante do caso.
Desculpe, não me considero entendida no assunto, mas na altura foi o que o veterinário me explicou. E, de facto foi o que aconteceu, pois não foi a pálpebra que enrolou, mas sim a zona da lágrima que saltou para fora da cavidade ocular. Se é frequente ou não, não tenho certezas, mas foi o que me foi explicado na altura.

Quanto às pregas da pele, nunca tive qualquer problema, mas na altura alertaram-me para esse problema que poderia surgir.

E, sim, hoje que tenho mais informação sobre criadores e sobre o processo de criação de bons exemplares, vejo que não o comprei no sítio mais indicado ;)
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

sexta jun 25, 2010 1:25 pm

Um exemplar em condições não deveria apresentar problemas dermatológicos ou oculares.
Os vets são quem menos percebe de raças... :?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 25, 2010 1:50 pm

Isto é um exemplo: como os vets apanham muitos chows com taras oculares têm o hábito de dizer aos clientes que é "normal", já que têm mais contacto com exemplares a apresentar esse problema como é natural, vão lá para serem tratados. Quem diz as taras oculares nos chows diz as dermatites nos BH ou a a permanência dos dentes de leite nos Yorkies, por exemplo.
Mas isso não é correcto, nenhuma tara ocular ou qualquer outra doença é "normal"... o que se pode dizer é que algumas raças apresentam uma maior incidência de determinado problema de saúde que outras e que a hereditariedade e a selecção de progenitores tem muita influência na saúde dos animais. De modo algum se pode dizer que uma doença ou problema de saúde seja "normal"...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

sexta jun 25, 2010 1:56 pm

Ora nem mais.....
irisdsm
Membro Veterano
Mensagens: 244
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am
Localização: Bully, Yorkshire terrier

sexta jun 25, 2010 5:27 pm

Normal não é, aliás na altura disseram-me que era raro acontecer, como referi no meu comentário, mas que esta raça tinha mais propensão para isso.

Logicamente que não é "normal" nenhum tipo de doença.
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
elperro
Mensagens: 7
Registado: sexta jun 25, 2010 6:07 pm

sexta jun 25, 2010 6:39 pm

chowista Escreveu:Ora nem mais.....
:D
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

sexta jun 25, 2010 6:47 pm

elperro Escreveu:
chowista Escreveu:Ora nem mais.....
:D
´

ri-te ri-te
:D
elperro
Mensagens: 7
Registado: sexta jun 25, 2010 6:07 pm

sexta jun 25, 2010 7:17 pm

MartimFragas Escreveu:Boas.

Adquiri um Shar Pei por achar que é um cão que se adequa ao que pretendo, um companheiro, sem necessidade de atenção permanente, que viva em apartamento e que seja meigo com crianças.

Contudo, e isto é como tudo, alguns amigos começaram a dizer que é um cão muito perigoso e que que se pode virar mesmo contra o dono. Devo admitir que fiquei apreensivo. Algum utilizador deste fórum tem um Shar Pei que me possa esclarecer ou dar dicas sobre a verdadeira natureza da raça?

Obrigado
A verdadeira natureza da raça é que foi em tempos utilizado como cão de luta. O meu cachorro ja mostrou alguma agressividade mas que tem diminuindo a cada dia. é um cão que precisa de muito carinho mas claro que mesmo dentro da raça há diferentes personalidades. mostre sempre quem é que manda já que ele vai tentar ser o lider da casa :lol:
stuff
Mensagens: 4
Registado: terça ago 31, 2004 9:52 pm

terça mar 09, 2021 11:11 am

Bom dia. Adotamos um Shar Pei à cerca de um mês! Vai fazer 3 anos em Outubro.`
É um cão dócil e tranquilo dentro de casa!
Alinha nas brincadeiras e também é muito curioso. Gosta de nos seguir para qualquer lado que vamos dentro de casa.
Não podemos estar a comer qualquer coisa à frente dele, que ela não vai deixar, ou pelo menos, fica grudado até que partilhemos alguma coisa com ele.
Penso que será uma característica de muitas raças de cães.
Já quando é para o levar a dar uma voltinha no exterior, o Stuff parece que ganha uma vida nova!
Fica muito irrequieto, agitado, impaciente para sair.
Já na rua, continua apressado, tempestuoso, impulsivo, com uma energia e força que muitas vezes é difícil de controlar.
Para as pessoas é tranquilo e amistoso, já para outros cães torna-se ainda mais stressado e revolto.
Pelo que já li sobre algumas das características desta raça, é normal o comportamento ser assim, relativamente à diferença entre estar dentro de casa ou na rua.
Claro que gostaríamos que o Stuff fosse mais controlável quando o passeamos, mas tem sido tarefa um pouco difícil.
Não sei se por ventura, alguém tem um cão desta raça ou se conhece as suas características, que possa aconselhar ou dar algumas dicas para conseguirmos moderar o temperamento do Stuff fora de casa.
Adoramos o Stuff e sentimos que ela também gosta já muito de nós.
Responder

Voltar para “Cães”