Assim se fomenta o hábito do "cãozinho sem trela na rua"...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jun 11, 2010 10:48 am

Revista Cães & Companhia de Junho, artigo "Métodos de treino" gentilmente cedido por Eukanuba

Passo a transcrever:
Controlo sem trela

Antes de considerar deixar o seu cão sem trela num espaço público, verifique se pertence a uma raça para a qual seja obrigatório o uso permanente desta e/ou de açaime.
Tem de ter confiança que ele irá obedecer às suas instruções, responder ao seu nome e voltar quando o chama.

(...)
Claro que já seguiu um email para a dita revista com a minha indignação...

Agora eu pergunto, qual é a raça ou as raças de cães, que não estão abrangidas pelo Decreto Lei n. 314/2003 de 17 de Dezembro, nomeadamente nos termos dos nrs. 1 e 2 do Art.º 7º, que diz:
Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
E já agora como é que é possível ter a certeza que o cão vai obedecer SEMPRE ao chamamento... :roll:

E assim vão as leituras de fim de semana... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

sexta jun 11, 2010 10:50 am

Sim, realmente não faz sentido nenhum :roll:
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta jun 11, 2010 10:55 am

gostas mesmo da revista pá....passas o tempo a mandar emails...
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jun 11, 2010 11:00 am

Ela gosta é de reclamar, para onde é indiferente 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
TheOne
Membro Veterano

sexta jun 11, 2010 11:03 am

kitten Escreveu:Ela gosta é de reclamar, para onde é indiferente 8)
:lol: Uma vez disseram-me assim: "tu quando te irritas parece que ficas inteligente!!!" :lol:

A partir daí nunca mais parei!!! 8)

Já agora... olha quem fala 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

sexta jun 11, 2010 11:04 am

Ah agora só algumas raças é que precisam.. Com o bobi da raça X há menos probabilidade de haver qualquer problema do que com o bobi da raça Y :lol:
Sinceramente, uma revista sobre animais que devia incitar a usar SEMPRE trela... :roll:

Já o meu cão é um yorkshire e os da revista não devem achar necessário que use trela.. mas lá que era o primeiro a não ser visto por um carro e ficar lá debaixo.. lá isso era.
Só é solto na praia, no inverno, bem longe das saídas, e com alguma apreensão minha. Prefiro tê-lo com a trela e andar a correr com ele. :roll:
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Ponky
Membro Veterano

sexta jun 11, 2010 11:32 am

TheOne Escreveu: :lol: Uma vez disseram-me assim: "tu quando te irritas parece que ficas inteligente!!!" :lol:

muito tu vives das aparencias :roll: ... :lol:
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
TheOne
Membro Veterano

sexta jun 11, 2010 11:44 am

Ponky Escreveu:
TheOne Escreveu: :lol: Uma vez disseram-me assim: "tu quando te irritas parece que ficas inteligente!!!" :lol:

muito tu vives das aparencias :roll: ... :lol:
Parva :evil:

Ponky
Membro Veterano

sexta jun 11, 2010 11:48 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

sexta jun 11, 2010 11:56 am

É por essas e por outras que há gentinha que deixa os seus pinscher miniatura andar com a trela de rojo no centro de uma cidade (atenção que eu adoro todos os cães mas esta ainda me está entalada na garganta)...
Sim porque há revistas que dizem que uns podem e outros não... enfim... Cada vez entendo menos estas teorias de civismo!
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

sexta jun 11, 2010 12:09 pm

É ridículo.

O que me irrita mais ainda é a despreocupação dos donos em relação a possíveis acidentes.. Será que não têm medo que o cão fuja para a estrada? Que se afaste, distraído, e faça mal a alguém ou seja levado?
É de doidos, eu não entendo :o
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Wilma
Membro Veterano

sexta jun 11, 2010 12:42 pm

Eenesh Escreveu:É ridículo.

O que me irrita mais ainda é a despreocupação dos donos em relação a possíveis acidentes.. Será que não têm medo que o cão fuja para a estrada? Que se afaste, distraído, e faça mal a alguém ou seja levado?
É de doidos, eu não entendo :o
Também não entendo... o meu até aqui na quinta anda de trela maior parte das vezes, e quando anda sem trela estou sempre de olho nele (cães de caça andam sempre a seguir o faro e vai longe completamente distraido)... Seja como for entram aqui muitos carros e quem me diz a mim que o meu cão não fica debaixo de um deles. Se pode acontecer aqui dentro então não quero imaginar numa cidade! Estas pessoas não pensam!!!

Pensam que o mal só acontece aos outros.
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
karinak
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2008 8:08 pm

sexta jun 11, 2010 12:58 pm

Realmente é triste, eu tinha um tio que infelizmente tinha esse hábito, aprendeu a não voltar a fazê-lo da pior maniera.
Ele tem uma quinta enorme, em redor é só mato, então, deixava sempre os seus dois cães sairem um pouco para fazerem as necessidades lá fora, correrem um pouco, etc... entretanto o meu tio assobiava para que eles voltassem, até que um dia um deles não voltou, fomos procurá-lo, e demos om ele num esgoto à beira da estrada.
conclusão: alguém o atropelou e empurrou-o para ali, seguindo o seu caminho... :cry: foi horrivel...
Hoje o meu tio aprendeu a lição e já não os deixa sozinhos e sem trela para passear.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta jun 11, 2010 1:05 pm

É incrível é que uma revista dedicada a animais de companhia além de desconhecer a lei, não promova a segurança dos cães. :? Fez muito bem em mandar o mail.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Wilma
Membro Veterano

sexta jun 11, 2010 1:05 pm

:o
Responder

Voltar para “Cães”