"cresce o abandono de cães"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo ago 24, 2003 10:18 am

Esta notícia saíu no jornal JN de quarta feira (se não me engano).

Eu estive de férias, por isso, se alguém já colocou esta notícia aqui, peço desculpa... mas achei que era uma notícia interessante para divulgar...

Como vai o país...
Só ontem de manhâ, uma senhora entregou cinco cães no canil de Coimbra. Uma situação que começa a ganhar contornos claramente anormais e que está a preocupar o vereador da autarquia Mário Nunes, bem como os funcionários do canil.

Mariana Portugal, veterinária da Câmara, relata que também há poucos dias viu um carro a abandonar um cão junto à zona do Choupal. "Até mete impressão ver o animal a correr atrás do carro e este a ir embora. É uma vergonha", assume.

"Os rafeiros são os mais difíceis. Ninguém os quer", explica, referindo-se aos animais que por ali vão ficando à espera de quem os adopte. Só em último caso é que se abatem esses animais. Se revelarem comportamentos agressivos, todavia, são abatidos pouco tempo depois do prazo legal em que o canil deve mantê-los à espera que apareça o dono. Ontem, quando o JN visitou o canil, a ala reservada aos animais perigosos estava lotada...

Ao lado, vários animais de raça aguardavam pelos donos, mas as esperanças são cada vez mais reduzidas, ao contrário do número de animais recolhidos diariamente, que vem a aumentar constantemente. "Parece que as pessoas gostam cada vez menos de animais", acusa o vereador Mário Nunes, responsável pelo canil municipal. Só no último mês e meio, refere o autarca, foram recolhidos 199 animais. Um número "claramente anormal", garante.
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

domingo ago 24, 2003 5:18 pm

Nestas alturas de calor, os "montros" que abandonam os animais devem andar com o cérebro derretido e principalmente com o coração!! :evil: lá tou eu com a minha ignorância, mas não percebo porque é que certas pessoas têm animais se depois os vão abandonar :( :?
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

domingo ago 24, 2003 6:48 pm

pois é... hoje em dia as pessoas têm cada vez mais a mania de acharem que podem fazer tudo e que depois, seja crime ou não temos todos de aceitar os gostos de cada um e que a liberdade de expressão e pensamentos são o mais importante... :evil:
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo ago 24, 2003 9:16 pm

pois é... hoje em dia as pessoas têm cada vez mais a mania de acharem que podem fazer tudo e que depois, seja crime ou não temos todos de aceitar os gostos de cada um e que a liberdade de expressão e pensamentos são o mais importante...
:o :o :o :o :?: :?: :?:
dred
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2003 6:41 pm

terça ago 26, 2003 11:00 am

nao sei como é que as pessoas abandonam os animais pa ir passar ferias todas contentes, os animais sofrem muito(falo por experiencia). perto da minha casa aparecem muitos, eu quero sempre ficar com eles mas os meus pais nao deixam porque ja tenho 3. a minha cadela tambem era abandonada e ainda por cima tava prenha o que é muito pior visto que ela teria os filhos dela em qualquer lado, mas felizmente a minha me deixou-me ficar com eles todos :D

espero que as pessoas ganhem consciencia que um animal nao e um brinquedo, que brincas durante um mês e depois deitas fora. é quase impossivel elas ganharem consciencia, mas sonhar nao faz mal a ninguem :(
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça ago 26, 2003 12:22 pm

tenho visto um cão abandonado na praia. entre muitos. entretanto, deixei de o encontrar. ele andava atarantado pelo areal e costumava ficar junto aos balneários. ontem decidi perguntar por ele à empregada. disse que já o tinham vindo buscar. ainda bem. mas há gente com cada ideia. agora a praia é o canil. eu não o recolhi por impossibilidade. o canil municipal também não abate animais. mas está atafulhado deles.
os donos deste cão nem se deram ao luxo de falar com alguém e deixar comida ao animal. mas se isso é solução :o :o
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça ago 26, 2003 1:06 pm

dred Escreveu: nao sei como é que as pessoas abandonam os animais pa ir passar ferias todas contentes, os animais sofrem muito(falo por experiencia).
Ó meu querido/a (desculpa, mas não sei se és menino ou menina!! :roll: )!! Se o ser humano, esse que é tão inteligente, consegue abandonar os pais idosos à porta de um hospital para irem de férias descansados sem terem preocupações, muito mais depressa se faz isso a um animal!!!
Bloodberry
Membro Veterano

terça ago 26, 2003 2:15 pm

isabelpo Escreveu: Ó meu querido/a (desculpa, mas não sei se és menino ou menina!! :roll: )!! Se o ser humano, esse que é tão inteligente, consegue abandonar os pais idosos à porta de um hospital para irem de férias descansados sem terem preocupações, muito mais depressa se faz isso a um animal!!!
e o pior é que tens razão... é incrível onde a maldade humana pode chegar :(
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

terça ago 26, 2003 3:48 pm

isabelpo Escreveu: consegue abandonar os pais idosos à porta de um hospital para irem de férias descansados sem terem preocupações, muito mais depressa se faz isso a um animal!!!
Obviamente que tens toda a razão, que quema bndona um pai/ mãe . Quem abandona uma criança acaabd de nascer num caixote dentro de um saco não trem escrupulos ( acho que nem nerónios quanto mais escrupulos). :x :x :x :x :x

Mas o pior é que esses não são a grnde maioria.
A grande maioria são aqueles que ves todos contentes a ir comprar/ aquirir o cachorrinho porque é mta giro e até está na moda , mas depois ........... :evil: :evil: :evil:

depois vem a trabalheira toda que eles dão , as férias empatadas , a cas toda suja ......... , enfim
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Acho que este é um tema muito controverso e batido ( quer quer ajudar faz o que pode)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 26, 2003 5:47 pm

A propósito da intervenção da Isabel, não sei se repararam na notícia (ontem na Sic) de que estão 700 cadáveres abandonados em França.

Foram velhos que morreram sózinhos e abandonados, na recente vaga de calor.

E agora os familiares não aparecem para reclamar os corpos e darem-lhes enterros condignos.
Como também não apareceram para saber se os pais, avós, tios estavam bem durante a vaga de calor.
Como se deixam morrer pessoas com total indiferença e frieza de coração.
Estão, de certeza, demasiado ocupados a fazerem pintas nas boites e nos bares.

Que podemos nós esperar da sociedade do consumo '
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça ago 26, 2003 6:58 pm

DoraSeixas Escreveu:
depois vem a trabalheira toda que eles dão , as férias empatadas , a cas toda suja ......... , enfim
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Só eu sei a trabalheira que foi para poder ir de férias e deixar as minhas duas cadelas + o gato...o gato fica em casa, mas quem toma conta dele??? :roll: foi complicado...mas como o amor é grande tudo se resolveu.

E as saudades que tive deles...disso nem vale a pena falar... 8) :p
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça ago 26, 2003 7:37 pm

Eu sou muitas vezes incompreendida por levar a Goldie para todo o lado, procuro prais afastadas, longe... cafés com esplanada, alugo casas que permitam leva-la... o díficil é encontar amigos que também sejam assim, tenho uma que é a sweetcookie, o resto não entende este amor, e até gozam.

As pessoas abandonam aos olhos do mundo, mas há pessoas que fazem coisas mais estranhas. Um colega contou-me que o vizinho vai passar féias e deixa o cão na varanda, fechado... o cão passa p fim-de-semana a ladrar, por vezes dve ficar sem água, sem comida( e atulhado de ...). Não é crime?

Existe um senhor em Loures dono de um Golden que o tem num espaço de nove metros de comprimento e cerca de um e meio de largura. Uma gaiola pouco protegida. O cão não sai dali, quer esteja sol ou frio.
Ele tem de comer, de beber e até uma coleira paras as carraças! podem dizer que não é maltratado... pois!
Ele tem sete anos e não conhece mais nada!

O dono diz que não dá para solta-lo, que parece um leão em força.
ele é um doce, lambe-nos as mãos e fica a chorar quando nos afastamos( deixei de lá ir) realmente deve parecer um leão, se eu ficasse fechada durante tanto tempo e se descobrisse a liberdade também queria aproveitar cada pedacinho dela.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça ago 26, 2003 10:11 pm

Ter um animal é uma responsabilidade e quem a assume deve estar consciente daquilo que o/a espera. A questão é que as pessoas por puro egoísmo arranjam primeiro o animal e depois logo se vê....Quando a coisa corre mal a «solução» é deixá-lo num sítio qualquer. :( Por outro lado, já tenho encontrado anúncios de animais para dar que se encontram em canis e que lá foram deixados pelos donos e existe sempre uma crítica por parte de quem escreve esses anúncios. É óbvio que é lamentável estas situações, mas pelo menos esses «donos» deram a cara e foram entregar os animais ao sítio certo, coisa que a maioria nem coragem tem para fazer! :x
Bloodberry
Membro Veterano

quarta ago 27, 2003 2:09 pm

sea Escreveu: Eu sou muitas vezes incompreendida por levar a Goldie para todo o lado, procuro prais afastadas, longe... cafés com esplanada, alugo casas que permitam leva-la... o díficil é encontar amigos que também sejam assim, tenho uma que é a sweetcookie, o resto não entende este amor, e até gozam.

As pessoas abandonam aos olhos do mundo, mas há pessoas que fazem coisas mais estranhas. Um colega contou-me que o vizinho vai passar féias e deixa o cão na varanda, fechado... o cão passa p fim-de-semana a ladrar, por vezes dve ficar sem água, sem comida( e atulhado de ...). Não é crime?

Existe um senhor em Loures dono de um Golden que o tem num espaço de nove metros de comprimento e cerca de um e meio de largura. Uma gaiola pouco protegida. O cão não sai dali, quer esteja sol ou frio.
Ele tem de comer, de beber e até uma coleira paras as carraças! podem dizer que não é maltratado... pois!
Ele tem sete anos e não conhece mais nada!

O dono diz que não dá para solta-lo, que parece um leão em força.
ele é um doce, lambe-nos as mãos e fica a chorar quando nos afastamos( deixei de lá ir) realmente deve parecer um leão, se eu ficasse fechada durante tanto tempo e se descobrisse a liberdade também queria aproveitar cada pedacinho dela.
ohh como eu te entendo! Nem acredito que há alguém tão parecido comigo, pelo menos nesse ponto. Comigo também é assim. Ás vezes até gozavam. Mas eu sou mais forte e quem acabava por ficar mal eram eles. Eu faço os possíveis para os meus cães estarem sempre comigo :D as pessoas que não me conhecem direito são capazes de dizer que eu sou maluca, mas os meus amigos de verdade dizem que eu sou muito especial e que não entendem esse meu respeito e carinho pelos animais, mas respeitam o sentimento... também! que mais podem eles fazers enão se conformar? :p
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta ago 27, 2003 4:04 pm

ohh como eu te entendo! Nem acredito que há alguém tão parecido comigo, pelo menos nesse ponto.
Nós, eu e o meu namorado chegámos a um extremo!!!
:lol:
Não te rias... vamos levar a Goldie em lua-de-mel!!!

;) No meio de centenas que não me entendem, e no meio de falsas compreensões e aceitações surgem pessoas que sentem como nós e nos fazem sorrir e sentir felicidade... pois deixamos de ser os únicos maluquinhos neste mundo! ;)
Responder

Voltar para “Cães”