Eu estive de férias, por isso, se alguém já colocou esta notícia aqui, peço desculpa... mas achei que era uma notícia interessante para divulgar...
Como vai o país...
Só ontem de manhâ, uma senhora entregou cinco cães no canil de Coimbra. Uma situação que começa a ganhar contornos claramente anormais e que está a preocupar o vereador da autarquia Mário Nunes, bem como os funcionários do canil.
Mariana Portugal, veterinária da Câmara, relata que também há poucos dias viu um carro a abandonar um cão junto à zona do Choupal. "Até mete impressão ver o animal a correr atrás do carro e este a ir embora. É uma vergonha", assume.
"Os rafeiros são os mais difíceis. Ninguém os quer", explica, referindo-se aos animais que por ali vão ficando à espera de quem os adopte. Só em último caso é que se abatem esses animais. Se revelarem comportamentos agressivos, todavia, são abatidos pouco tempo depois do prazo legal em que o canil deve mantê-los à espera que apareça o dono. Ontem, quando o JN visitou o canil, a ala reservada aos animais perigosos estava lotada...
Ao lado, vários animais de raça aguardavam pelos donos, mas as esperanças são cada vez mais reduzidas, ao contrário do número de animais recolhidos diariamente, que vem a aumentar constantemente. "Parece que as pessoas gostam cada vez menos de animais", acusa o vereador Mário Nunes, responsável pelo canil municipal. Só no último mês e meio, refere o autarca, foram recolhidos 199 animais. Um número "claramente anormal", garante.