Chip e respectivo registo na SIRA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
GuidaAnjos
Membro Júnior
Registado: sábado mai 01, 2010 9:15 pm
Localização: Coffee - Beijoqueira; Chips - "Melga"; Mayo - Miss Mau Feitio/Tenho a mania que sou a maior
Ice - O

segunda jun 21, 2010 11:55 am

Olá a todos! :D
Abri este tópico apenas para deixar aqui uma informação útil da qual só tive conhecimento recentemente.
Tenho 3 gatos (já tive mais) e um Husky adoptado recentemente. :lol:
Todos os gatos já tinham sido Chipados por mim e no dia seguinte a ter recebido o Husky, fui com ele ao Vet para um Check-up, chip, vacinas, etc.
Perguntei em tom de brincadeira se ia registar o chip não ia? :roll:
Ao qual ela me responde claro que sim :D e me explica o seguinte.
Nós (clientes) ao pagarmos a colocação do chip, estamos a pagar o kit do chip (seringa com chip+etiquetas com códigos de barra) e ainda uma folha em quadriplicado do "bloco" de indentificação que o vet preenche!
Só que este bloco é comprado à parte! Ou seja, os vet compram o bloco à Sira e os chips ao fornecedor do chip, nós pagamos o conjunto!
No entanto aparecem ainda animais sem registo na base de dados (SIRA) com chip! São os tais cujo veterinário não comprou os blocos de registo!
Liguem para o SIRA directamente e peçam para verificar se o vosso animal está registado! Façam-no antes de o precisarem efectivamente! Eu já o fiz! :)
Espero que esta "informação" possa de algum modo vos ajudar!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jun 21, 2010 12:20 pm

muito obrigada pela informação :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda jun 21, 2010 1:26 pm

Existe outra base de dados que não o SIRA
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

segunda jun 21, 2010 1:40 pm

Boa tarde

O bloco que o veterinário compra, é o bloco com o documento do chip ou seja quando é colocado o chip nos animais, é preenchido um documento ( 1 cópia branca, 2 amarelas e 1 azul), a cópia branca é o original e deve ficar sempre com o proprietário do animal, uma cópia amarela é para levar á Junta de freguesia para fazer o registo do animal, a outra cópia amarela é a cópia para enviar para o SIRA, e a cópia azul fica no veterinário, o que acontece muitas vezes é que em vez de sermos nós a enviar a cópia para o SIRA, o veterinário fica com ela e nunca envia para o SIRA, por isso aconselho sempre a sermos nós a trazer as 2 cópias amarelas e enviarmos uma para o SIRA.

A informação que os veterinários não compram o bloco não está correcta, porque têm que entregar o documento quando colocam o chip nos animais e entregar ao dono......
Última edição por ludovina em segunda jun 21, 2010 1:42 pm, editado 1 vez no total.
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

segunda jun 21, 2010 1:40 pm

Tiabela

A outra base de dados é o SICAFE e funciona ainda pior que o SIRA......
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
joaopedro88
Membro Júnior
Registado: sexta jun 11, 2010 11:31 pm

segunda jun 21, 2010 2:55 pm

ola.
alguem me pode informar qual o preço da implantação do microchip, em média.

obrigado, e desculpem o offTopic.

joao rodrigues
vlsdam
Registado: domingo jun 20, 2010 1:27 pm

segunda jun 21, 2010 3:09 pm

Relativamente à colocação do Chip, o preço varia de veterinário para veterinário mas, segundo vários pedidos de informações que fiz junto dos mesmos, a quantia vai desde €20 a €35.

Melhores cumprimentos

Vera Matos
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

segunda jun 21, 2010 3:09 pm

joaopedro88 Escreveu:ola.

joao rodrigues
depende do vet... prepara 30 euros... pode ser menos :wink:
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda jun 21, 2010 3:32 pm

joaopedro88 Escreveu:ola.

joao rodrigues
O veterinário Municipal pode fazer-lhe mais barato.
Na minha terra é a 12,60€. http://www.caesegatos.valimar.org/precos.php
joaopedro88
Membro Júnior
Registado: sexta jun 11, 2010 11:31 pm

segunda jun 21, 2010 3:51 pm

era o preço que eu imaginava..

obrigado pela ajuda!
AnaCamacho
Membro Veterano
Registado: quinta fev 26, 2009 8:28 pm

segunda jun 21, 2010 6:33 pm

Quando colocamos o chip no veterinário eles enviam os documentos para a base deles que é o “Sira” que funciona a nível dos veterinários, quando um animal desaparece e se comunicar-mos ao veterinário ele imite um alerta para todos os veterinários.

Depois quando vamos à Junta de Freguesia para tirar a licença, eles lançam os dados na base de dados do “Sicafe” que é a nível nacional, por exemplo se um animal se perder e for parar ao canil é nesta base de dados que eles verificam os contactos dos donos.

O que acontece é que por vezes os animais perdem-se e até têm chip, mas quando vão verificar na base de dados, o chip não está lançado.

Vou-lhes contar o que aconteceu comigo. Tenho dois cães que foram chipados no veterinário e de ambos confirmei que constavam nas duas bases de dados (Sira e Sicafe), a minha última cadela que foi retirada do canil, foi chipada lá para poder sair, quando fiz o registo na Junta de Freguesia e tirei a licença deixei a documentação para o chip ser registado na base de dados do Sicafe, passado algum tempo liguei para o Sicafe para saber se já constava na base de dados, para minha surpresa não constava, liguei então para a Junta de Freguesia, foram à procura dos documentos e disseram-me que tinham um apontamento que dizia que não tinham conseguido fazer o lançamento porque faltava o nº do Sira, (que ela não tinha porque foi chipada no canil) não me informaram de nada limitaram-se apenas a arquivar os documentos.

Liguei depois novamente para o Sicafe, que me informaram que não é impedimento para fazer o registo na base de dados deles não ter o nº do Sira e não fazia sentido que isto acontecesse.

Falei com a veterinária dos meus cães e ela passou-me o documento para registo no Sira com o nº do chip colocado no canil, enviou um deles para o Sira e eu fui entregar o outro na Junta de Freguesia.

Passado algum tempo, voltei a confirmar com o Sicafe e já constava na base de dados deles, ou seja, os meus cães constam na base de dados do Sira e do Sicafe.

Se eu não tivesse confirmado, estava descansada, pois tinha pago a licença e tinha deixado a documentação para registo do chip e se por um azar a minha cadela se perdesse e fosse parar ao canil, ia ser mais uma com chip sem registo.

Pelo que aconselho a toda a gente que verifiquem se os vossos animais estão registados nas duas bases de dados e se alterarem a morada ou o telefone comuniquem a alteração, deixou-lhes aqui os contactos das referidas entidades.

:arrow: Sicafe (217 808 208/9), basta dizerem o nº do B.I. do dono em que o animal ficou registado e eles dizem se nome do animal consta.

:arrow: Sira (213 430 661), têm que dizer o nº do chip e o nº da ficha do registo do chip no Sira (é o papel que o veterinário nos entrega quando coloca o chip) podem também fazer o pedido de verificação por mail (ver na ficha do registo do chip o e-mail).
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda jun 21, 2010 8:17 pm

Desde que estou em Portugal acompanhei os registos de 3 cães, foi tudo nos serviços vet. municipalizados, apesar de serem cães seguidos por vet's particulares acho que menos de metade do preço da colocação faz diferença...sendo que em muitos consultórios quem faz a colocação nem sequer é o vet....enquanto que nas câmaras onde fui foi o vet.
Semanas mais tarde confirmámos para os serviços e estava tudo lá.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sexta jun 25, 2010 6:24 am

Se o vet não enviar os documentos é simples pedir responsabilidades já que os mesmos têm de ser carimbados e assinados pelo médico responsável..andar sempre em cima destas coisas é obrigação de todos os donos de cães/gatos.
No caso da minha Junta de Freguesia, o registo no SICAFE foi automático porque é efectuado online..não percebo muito bem o que pode falhar aqui... :?
ghosts
Membro
Registado: sexta nov 21, 2003 4:18 pm

sexta jun 25, 2010 9:01 am

O que passa é que vendem-se chips mercado negro sem papeis do Sira que é o que encarece e muitos seudo criadores o colocam para poupar euros . Já encontrei dois cães com chip e quando liguei a Sira e Sicafe dizerem-me que o nº é nacional mais não fue declarado.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sexta jun 25, 2010 9:29 am

ghosts Escreveu:O que passa é que vendem-se chips mercado negro sem papeis do Sira que é o que encarece e muitos seudo criadores o colocam para poupar euros . Já encontrei dois cães com chip e quando liguei a Sira e Sicafe dizerem-me que o nº é nacional mais não fue declarado.
:o Tudo é possível...
Responder

Voltar para “Cães”