Quando colocamos o chip no veterinário eles enviam os documentos para a base deles que é o “Sira” que funciona a nível dos veterinários, quando um animal desaparece e se comunicar-mos ao veterinário ele imite um alerta para todos os veterinários.
Depois quando vamos à Junta de Freguesia para tirar a licença, eles lançam os dados na base de dados do “Sicafe” que é a nível nacional, por exemplo se um animal se perder e for parar ao canil é nesta base de dados que eles verificam os contactos dos donos.
O que acontece é que por vezes os animais perdem-se e até têm chip, mas quando vão verificar na base de dados, o chip não está lançado.
Vou-lhes contar o que aconteceu comigo. Tenho dois cães que foram chipados no veterinário e de ambos confirmei que constavam nas duas bases de dados (Sira e Sicafe), a minha última cadela que foi retirada do canil, foi chipada lá para poder sair, quando fiz o registo na Junta de Freguesia e tirei a licença deixei a documentação para o chip ser registado na base de dados do Sicafe, passado algum tempo liguei para o Sicafe para saber se já constava na base de dados, para minha surpresa não constava, liguei então para a Junta de Freguesia, foram à procura dos documentos e disseram-me que tinham um apontamento que dizia que não tinham conseguido fazer o lançamento porque faltava o nº do Sira, (que ela não tinha porque foi chipada no canil) não me informaram de nada limitaram-se apenas a arquivar os documentos.
Liguei depois novamente para o Sicafe, que me informaram que não é impedimento para fazer o registo na base de dados deles não ter o nº do Sira e não fazia sentido que isto acontecesse.
Falei com a veterinária dos meus cães e ela passou-me o documento para registo no Sira com o nº do chip colocado no canil, enviou um deles para o Sira e eu fui entregar o outro na Junta de Freguesia.
Passado algum tempo, voltei a confirmar com o Sicafe e já constava na base de dados deles, ou seja, os meus cães constam na base de dados do Sira e do Sicafe.
Se eu não tivesse confirmado, estava descansada, pois tinha pago a licença e tinha deixado a documentação para registo do chip e se por um azar a minha cadela se perdesse e fosse parar ao canil, ia ser mais uma com chip sem registo.
Pelo que aconselho a toda a gente que
verifiquem se os vossos animais estão registados nas duas bases de dados e se alterarem a morada ou o telefone comuniquem a alteração, deixou-lhes aqui os contactos das referidas entidades.
Sicafe (217 808 208/9), basta dizerem o nº do B.I. do dono em que o animal ficou registado e eles dizem se nome do animal consta.
Sira (213 430 661), têm que dizer o nº do chip e o nº da ficha do registo do chip no Sira (é o papel que o veterinário nos entrega quando coloca o chip) podem também fazer o pedido de verificação por mail (ver na ficha do registo do chip o e-mail).