Episclerite Granulomatosa Nodular - A quem interessar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

chicote
Membro
Registado: sexta jun 11, 2010 11:17 pm

sexta jun 25, 2010 9:59 pm

Quero salientar que criei este tópico, apenas para prevenção de alguma massa estranha que possa surgir na vista de algum dos vossos animais... :wink:

No final do mês de Maio de 2010, apareceu uma bolinha branca (como a que está na foto :wink: ) na vista da Iara e na altura, o veterinário assistente desvalorizou o sintoma que mais tarde veio a concluir-se que é episclerite granulomatosa nodular ...mas como diz o velho ditado: Gato escaldado, de àgua fria tem medo... :roll: E ligámos para o veterinário que operou a Iara ao mastocitoma, que pediu para nos deslocarmos até à Clinica para ver a vista. (isto numa 6ª dia ) :wink:

[URL=http://img143.imageshack.us/i/epis ... .jpg[/img][/url]

Como não gostou do aspecto, aconselhou-nos a Prof. Dra. na FMV com a especialidade em oftalmologia canina para despiste de algum sintoma neoplásico,devido ao mastócito que ela já teve.

Consultou-a e após exames oculares, marcou a cirurgia para daí a uma semana (dia x)para se retirar a massa e mandar para biópsia, pois poderia ter alguma coisa neoplásica...e se assim fosse, teria que se retirar o olho... :cry:

Na 6ª 12/06/2010 deslocámo-nos com a Iara ao seu vet fã 8) , e ele gostou de ver que estava a cicatrizar bem... :D

Relatório:

Descrição das lesões observadas:

"Massa tecidular constituida por finos feixes de colagénio associados a fibroblastos, histiócitos, linfócitos e alguns plasmócitos. A lesão não é encapsulada."

Ontem fui buscar o relatório, como descrevi acima e vamos continuar a vigiar a vista e tratamento localizado, com uma pomada anti inflamatória e outra manipulada... :wink:

Cumprimentos
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado jun 26, 2010 12:25 am

Este problema pode ser comum a todos os cães ou só a algumas raças em especial?
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
chicote
Membro

sábado jun 26, 2010 12:29 am

Vandocasmm Escreveu:Este problema pode ser comum a todos os cães ou só a algumas raças em especial?
Pelo que entendi, poderá acontecer a qualquer animal... :wink:

Mas vou-me informar melhor se existe alguma raça em especial que possa ter mais probabilidades de acontecer isto... :?
chicote
Membro

sábado jun 26, 2010 12:34 am

Que horror...Repeti-me... :lol: :lol: :lol:
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sábado jun 26, 2010 1:18 am

Acima de tudo as melhoras da Iara :wink:
chicote
Membro

sábado jun 26, 2010 1:33 am

Taro Escreveu:Acima de tudo as melhoras da Iara :wink:
Obrigada, Taro... :wink: por tudo... :D
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado jun 26, 2010 10:01 am

cá está... pura descrição de uma experiencia pessoal.

se puderes vai actualizando a evolução do tratamento.

obrigada.
chicote
Membro

sábado jun 26, 2010 1:22 pm

enolamai Escreveu:cá está... pura descrição de uma experiencia pessoal.

se puderes vai actualizando a evolução do tratamento.

obrigada.
Pela foto que coloquei acho que é mais fácil, inclusivé para alguém identificar a "coisinha no olho" ( :oops: ), a episclerite e assim também tem noção da urgência de ser tratado, como deve de ser...para se tentar evitar uma cirurgia à vista do animal... :wink:

E agora que me lembras a evolução, quero também relatar que aquilo que vêm na foto, no espaço de 1 semana triplicou de tamanho... :!: daí eu ter achado que devia de criar este tópico... :D
chicote
Membro

segunda jun 28, 2010 3:23 am

Vandocasmm Escreveu:Este problema pode ser comum a todos os cães ou só a algumas raças em especial?
Vandocasmm, até agora as raças que encontrei foram:

Collie; Pastor Alemão; Cães de Água...mas se calhar, já descobriram mais uns quantos, pois este link data 2007... :oops:

http://www.cepov.com.br/conteudo.php?co ... o_oftal=23
citação Escreveu: Pode apresentar envolvimento da terceira pálpebra.As raças mais predispostas são o Collie e Pastor de Shetland, Cão Dágua Portugues, entre outras.

citação Escreveu: Episclerite nodular granulomatosa bilateral em canídeo raça indeterminada com 1 ano de idade. Aqui observamos o olho direito, com edema da córnea perilesional, episclera elevada e firme e congestão dos vasos conjuntivais e episclerais. Diagnóstico obtido por biópsia e exame histopatológico.
http://www.fmv.utl.pt/atlas/Olho/olho_008.htm
citação Escreveu:
Inflamação crônica granulomatosa
Inflamação crônica granulomatosa é uma forma de inflamação específica caracterizada pelo acúmulos de macrófagos modificados, células gigantes que se organizam em torno de um flogógeno (agente causador) formando granulomas. O estímulo para formação desses granulomas tem origem nos agentes etiológicos característicos, como: Mycobacterium tuberculosis; Mycobacterium leprae; treponema pallidum; Schistossoma mansoni (ovos principalente); Criptococcus neoformans; Paracoccidioides brasiliensis; Coccidioides immitis; metais inorgânicos e poeiras como silício e berílio. As doenças causadas por esses agentes são chamadas de doenças crônicas granulomatosas.
http://espacodepatologia.blogspot.com/2 ... atosa.html
citação Escreveu:
Esclerite/ episclerite
Das doenças da esclera as mais freqüentes, são de caráter inflamatório
(episclerite e esclerite). A episclerite é condição benigna, autolimitante, em que
há inflamação do tecido episcleral superficial. A esclerite é doença grave,
progressiva, em que há inflamação dos tecidos episcleral superficial, profundo
e da esclera.

Clinicamente, episclerite e episcleroceratite granulomatosa nodular se
manifestam de forma única ou múltipla, como massas de coloração rósea,
cruentas, que crescem a partir do limbo, infiltrando-se no estroma corneal
adjacente e na membrana nictitante.

Histologicamente, as episclerites revelam infiltrado inflamatório misto,
congestão conjuntival e edema. Outrossim, observam-se reação do tipo
granulomatosa.
O diagnóstico é firmado com base nos achados clínicos e
histopatológicos, adjunto à remissão dos sintomas quando do uso de fármacos
imunessupressores tópicos e sistêmicos.
http://www.crmves.org.br/documentos/pal ... CANINA.pdf

Mas também pode acontecer aos humanos... :wink:
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça jun 29, 2010 5:06 pm

Olá,eu já tinha acompanhado,num tópico anterior a sua preocupação em relação a esta situação,com a sua Iara... felizmente,encontrou a solução e não era nada assim tão grave e que não pudesse ser tratado :P

Infelizmente, a minha gata Tété, não teve a mesma sorte,ou seeja, o problema que lhe foi detectado já não teve outra solução que não fosse a extracção do olho... era um melanoma da íris, e que só nos chamou realmente a atenção quando,depois de ter alterado a côr da íris,surgiu uma mancha negra, e a pupila deixou de dilatar e contrair com a luz.

Felizmente a cirurgia de remoção do olho correu bem e o pós operatório tbm, ela hoje faz a vidinha dela normalmente.

Os nossos animais a cada dia que passa mais nos surpreendem,por isso desejo que tudo corra pelo melhor pela Iara, e vai ver k tudo passa e ela estará recuperada num instante! :wink:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
chicote
Membro

quarta jun 30, 2010 10:11 pm

martasal Escreveu:Olá,eu já tinha acompanhado,num tópico anterior a sua preocupação em relação a esta situação,com a sua Iara... felizmente,encontrou a solução e não era nada assim tão grave e que não pudesse ser tratado :P

:D :D :wink:

Infelizmente, a minha gata Tété, não teve a mesma sorte,ou seeja, o problema que lhe foi detectado já não teve outra solução que não fosse a extracção do olho... era um melanoma da íris, e que só nos chamou realmente a atenção quando,depois de ter alterado a côr da íris,surgiu uma mancha negra, e a pupila deixou de dilatar e contrair com a luz.

:cry: Tadinha... :oops:

Eu e a minha mãe reparámos naquela "bolinha amarelada" (como na foto), e chamámos a atenção do veterinário assistente, que por consequência desvalorizou o sintoma, aconselhando umas gotas que ainda dispultou a episclerite com mais rapidez... :o

Felizmente a cirurgia de remoção do olho correu bem e o pós operatório tbm, ela hoje faz a vidinha dela normalmente.

Ainda bem que correu bem, na medida dos possiveis e que ela "faz a vidinha dela normalmente"... :wink: :D

Os nossos animais a cada dia que passa mais nos surpreendem,por isso desejo que tudo corra pelo melhor pela Iara, e vai ver k tudo passa e ela estará recuperada num instante! :wink:
Sem dúvida nenhuma...E pensar que no dia 27 de Janeiro deste ano, a ex veterinária só lhe dava 6 meses, no máximo... :?

Cumprimentos e obrigado pelo seu testemunho... :wink:
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta jul 01, 2010 12:38 am

Oh chicote e os SRD?s :D

fora de brincadeiras este é um problema para o qual a maior parte das pessoas não está atento, fizeste bem em colocar aqui... eu vou estar mais atenta... :wink:
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quinta jul 01, 2010 7:08 pm

chicote Escreveu:
martasal Escreveu:Olá,eu já tinha acompanhado,num tópico anterior a sua preocupação em relação a esta situação,com a sua Iara... felizmente,encontrou a solução e não era nada assim tão grave e que não pudesse ser tratado :P

:D :D :wink:

:cry: Tadinha... :oops:

Eu e a minha mãe reparámos naquela "bolinha amarelada" (como na foto), e chamámos a atenção do veterinário assistente, que por consequência desvalorizou o sintoma, aconselhando umas gotas que ainda dispultou a episclerite com mais rapidez... :o

Ainda bem que correu bem, na medida dos possiveis e que ela "faz a vidinha dela normalmente"... :wink: :D

Sem dúvida nenhuma...E pensar que no dia 27 de Janeiro deste ano, a ex veterinária só lhe dava 6 meses, no máximo... :?

Cumprimentos e obrigado pelo seu testemunho... :wink:
Não tem nada que agradecer...foi apenas um relato, de alguém que está atento aos seus animais e que tal como a chicote,não descansou até saber o que realmente se passava,acho que é dever nosso cuidar da saúde deles como da nossa, e não há nada como partilhar experiências destas neste fórum :wink:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Sutra
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

quinta jul 01, 2010 7:22 pm

As melhoras!
Eu não sei o que é, mas vou-me informar directamente com um amigo meu que é especializado em veterinária oftalmológica. :wink:
<a href="../../forum/viewtopic.php?t=79464&start=0" target="_blank" class="postlink">BIANCA cabe num bolso</a><a title="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... a&start=15
CTRL + Click to follow link" href="../../forum/viewtopic.php?t=77541&postdays=0&postorder=asc&highlight=gastropexia&start=15"> </a>
chicote
Membro

sábado jul 03, 2010 12:56 pm

Sutra Escreveu:As melhoras!
Eu não sei o que é, mas vou-me informar directamente com um amigo meu que é especializado em veterinária oftalmológica. :wink:
Realmente, quase tudo o que é patologia humana, poderá aparecer nos nossos amigos e aqui só depende da atenção (tempo que se dispõe para observar bem os nossos animais e estarmos atentos a qualquer "corpo estranho" que possa aparecer neles), e da disponibilidade financeira de cada um... :wink: infelizmente, são tratamentos dispendiosos e se não se tiver seguro de saúde no animal, pode tornar-se complicado um tratamento à risca... :?

Cumprimentos e beijinhos a quem os merece

PS- Martasal, ainda bem que postou a sua experiência, pois só vem salientar que não se deve descurar um ligeiro ou pequeno sintoma, nos nossos animais. :)
Responder

Voltar para “Cães”