Mudança para apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lemur
Membro
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

sexta jul 09, 2010 2:56 pm

Boa tarde,

Como a vida nem sempre é o que queremos, a minha vai agora sofrer uma alteração... E grande... Mas começando do principio: Moro na zona do Porto, em apartamento com terraço de cerca de 60 m2, que foi uma das exigências na minha casa. Tenho comigo 3 cadelas de porte pequeno / médio. Em trás os montes a minha mãe tem 1 braco alemão (Fred) com cerca de 11/12 anos (Não sabemos ao certo pois foi apanhado na rua) e que vive em liberdade total no terreno em volta da casa. Infelizmente, e como a vida muda, a minha mãe terá que vir para o Porto novamente, e, para um apartamento. Tráz com ela 4 gatos, e, o Fred, que não suporta gatos, logo não pode ir para casa dela. Assim sendo o fred virá para minha casa, e, terei que entregar uma das minhas cadelas à minha mãe, para me manter com três.

Tudo isto para vos pedir que me digam se acham que, e, uma vez que o Fred que já não é novo, e sendo 1 cão de caça, se sentirá feliz num apartamento, e o que devo fazer para minimizar o desconforto da mudança dele, tendo em atenção que todas as semanas ou no máximo de 15 em 15 dias voltará à nossa casa em trás os montes para matar saudades. Agradeço a quem teve este tipo de experiência de mudar um cão de uma moradia para um apartamento, que me pudesse dar "umas luzes".

obrigado
Carla Batista
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta jul 09, 2010 3:13 pm

ele vai ter quem mais o ama por perto - os donos - os animais com essa idade também já não têm tanta necessidade de andarem a correr, e por experiência própria adaptam-se melhor que nós pensamos, desde que se sintam amados e acarinhados!!!

Muitos mimos é a receita e alguns passeios tb claro!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sexta jul 09, 2010 5:27 pm

Bem, dependendo da proximidade que o/a lemur tem com o Fred a mudança será mais ou menos sentida, até porque supostamente a dona da cadela é a mãe do/a lemur...
O importante é que estão a arranjar uma solução. :)
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado jul 10, 2010 12:07 am

Ele está habituado a ir à rua com trela, a fazer as necessidades na rua, a trânsito e movimento?
Se não está habituado a nada disto tenham cuidado nos 1ºs tempos, pode assustar-se muito e tentar fugir. Se fosse um cão novo também acho que seria pior, assim já deve estar mais calmo, se bem que os cães de caça guardam baterias para muito tempo!
Vão ter de ter paciência com ele até se habituar, acho que os animais se vão habituando a tudo, não é é de um dia para o outro!
lemur
Membro
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

segunda jul 12, 2010 8:20 am

Bom dia,

Antes de mais obrigado pelas respostas.

O Fred está habituado a movimento, uma vez que foi apanhado abandonado no centro da cidade.

Não está habituado a andar de trela,porque como já foi apanhado com alguma idade (Pelo vet cerca de 6/7 anos), e, seguramente abandonado por um caçador, nunca se habituou. Em casa da minha mãe tem/tinha muito espaço para correr. Assim nunca o forçamos, porque ele após um longo passeio sempre a puxar fica de tal maneira ofegante que parece que lhe dá um colapso.

Neste momento já está em minha casa. Efectivamente já está velhote. O que quer é dormir, comer e estar comigo e com o marido. Hoje de manhã quando sai para trabalhar fiquei a ouvir atrás da porta e ele ficou a ganir. Só espero que não ladre, pois ele tem um vozeirão.....

Acham que se vai habituar a que eu saia de manhã, e, ele fique sossegado sem ganir / ladrar? Costumo ouvir muitas vezes que "Burros velhos não aprendem linguas..."~

Outra coisa que me preocupa é que para o fred vir para minha casa impús a castração. Foi feita na Sexta-feira, e aparentemente está tudo a correr bem. No entanto não o deixo com os dois diabos na versão femea que tenho em casa, uma vez que elas têm muita energia, e, eu não quero que o magoem agora. Estou é na expectativa para ver quando poderei deixa-los juntos, e, se um dia não chego a casa e como ele é bem maior, não tenho 1 cão inteiro e 2 aos pedaços.

Tenho mesmo muito medo que ele se sinta infeliz...

Peço desculpa pelo testamento....

Obrigado
Carla Batista
sofiaabreulopes
Membro Veterano

segunda jul 12, 2010 8:43 am

Carla, tente a aproximação dos canitos quando estiver com os 3 - separados pode ser pior - cria ansiedade se calhar... :? cheiram-se e na volta ladram.
Espero que corra tudo pelo melhor.
Vá dando novidades :wink:

E obrigada pela sua atitude - poucos o fariam se calhar!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
lemur
Membro

segunda jul 12, 2010 9:36 am

O Fred é da familia. Mais depressa ia para casa dos meus pais em trás os montes, e, levava todos atrás. Tinha é o "pequeno" problema de arranjar emprego...

Estou mortinha para que chegue a hora de almoço para que o marido possa dizer como ele está. Lembrei-me que ele apesar da idade tem uma "panca" por almofadas. E um dos meus quartos tem dezenas delas.... Que deixe pelo menos algumas para de tarde... :)

Outra coisa que notei, e, uma vez que eu normalmente só tenho cadelas, é que a urina do Fred tem um cheiro bem mais activo que das minhas meninas. Como é que fazem para o eliminar? Anteriormente quando a minha Gaya era bébé a minha melhor amiga era a esfregona. Agora evolui e passou a ser a mangueira.... No entanto, ontem lavei o terraço 3 vezes, e, parece que o cheiro se mantem...

Carla
sofiaabreulopes
Membro Veterano

segunda jul 12, 2010 9:47 am

Já ouvi falar em lavar com agua e vinagre - parece que elimina os odores :?
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
Nativee
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

segunda jul 12, 2010 11:14 am

sofiaabreulopes Escreveu:Já ouvi falar em lavar com agua e vinagre - parece que elimina os odores :?
pó de talco
<strong>Adoro a arca</strong>
lemur
Membro

segunda jul 12, 2010 11:17 am

Boas!

Pó de talco no terraço?! Resulta mesmo? Depois da mangueirada, deixo secar e espanho pó de talco? É isso?

Cumprimentos
Carla Batista
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

segunda jul 12, 2010 5:00 pm

Lixivia elimina o cheiro, só que depois terá de passar com um outro detergente para retirar os vestigios da mesma, por ser tóxica!

Também já ouvi essa do vinagre, uma amiga minha usou no quintal e correu td bem ;)

Boa Sorte para Todos:)
lemur
Membro

terça jul 13, 2010 8:19 am

Bom dia,

Cada vez mais me convenço que é mais facil ter um cão grande em apartamento que qualquer pequenito. Eu sei que o Fred já é velhote, mas, mesmo assim....

Ontem, durante todo o dia não fez qualquer necessidade dentro de casa. Quando o marido chegou ao fim do dia já ele andava no corredor de um lado para o outro aflito.

O mau da situação é que parece que o noto triste. Ontem ao fim do dia fui com ele dar uma grande passeio, e, notei a diferença dentro / fora de casa. Como me pareceu bem mais contente cá fora a passear, tomei a resolução de mudar o despertador para as 06:50H e todos os dias, logo de manhã dou uma volta com ele de cerca de 30 min, e, ao fim do dia mais 30/45 min. Espero que ele alegre um bocadinho, e, acima de tudo se habitue....

A minha teoria em relação ao vinagre para eliminar os cheiros, não é bem a mesma... Eu sempre usei vinagre, diluído em água mas para afastar os cães do sitío onde não queria os chichis. Ontem cheguei a conclusão que a táctica para não persistirem os maus odores é lavar o pátio 1/ 2 vezes ao dia com bastante detergente, e, sempre que o Fred faz um Chichi, e nós virmos passarmos logo água. Vamos ver se resulta.

Obrigado pela vossa atenção,

Carla Batista
sofiaabreulopes
Membro Veterano

terça jul 13, 2010 8:23 am

Esse canito teve mesmo sorte com a família que o acolheu!!!! :wink:
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça jul 13, 2010 11:57 am

sofiaabreulopes Escreveu:Esse canito teve mesmo sorte com a família que o acolheu!!!! :wink:
Isso é bem verdade!!!
lemur
Membro

quarta jul 14, 2010 9:47 am

Bom dia,

Estou completamente desolada. O Meu velhinho está internado desde hoje de madrugada. :(

Ontem quando cheguei a casa estava muito prostado. Fomos dar o Habitual passeio, mas o animo dele não era o mesmo, e parecia-me muito ofegante. Não comeu, virou o focinho. Dei-lhe 3/4 biscoitos muito a custo porque tinha que tomar o antibiótico. Deitou-se na cama ao meu lado, e, nem 30 min, poem-se a pé e vomita. Levei-o para o vet. Análises, tudo normal, exepto uma pequena subida dos globulos brancos - Infecção - febre e anomalia cardiaca, descartou-se a castração uma vez que parece tudo normal. A infecção é de origem desconhecida. Ficou para avaliações....

Não consigo evitar de pensar que talvez estivesse melhor em Trás os montes, com um familiar meu a dar-lhe de comer, e, com a nossa companhia ao fim de semana. Não consigo evitar de pensar que fomos maus donos ao sujeita-lo a uma castração já tão velhinho.... Não consigo evitar de pensar que a culpa é toda nossa.

Já liguei hoje de manhã para o HVP, disseram-me que vão fazer ecografias, culturas de sangue, o raio.... Que a febre não diminuiu apesar de já estar com outro antibiótico. Tenho que ligar novamente por volta das 13:00H.

Cada vez me convenço mais que não devemos mexer no que está quieto. E parece sempre que as coisas más acontecem sempre aos melhores animais.

Não estou com muita fé.

Obrigado a todos

Carla Batista
Responder

Voltar para “Cães”