cão sem lop

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 5:51 pm

Mas Flugel, porque é que existe um estalão para cada raça? Porque é que certas cores não são permitidas? Porque é que existe um limite de peso e altura para a maioria das raças?

Como pode dizer que um animal é um belíssimo exemplar se está claramente fora do estalão? Um juiz ENTENDIDO em SB não o consideraria assim.

O seu ponto de vista vem do seu caso particular dos animais que tem, que aos seus olhos são perfeitos e que não têm LOP. A partir daí generalizar é errado.

Todos os nossos animais são perfeitos e belíssimos exemplares, até o rafeiro mais rafeiro do mundo, porque são os nossos.

Mas a partir daí dizer que a genealogia é um negócio e que pode haver criação decente sem se manter um assento de linhagens... I guess not. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 5:51 pm

O meu Jack aliás, vai pelo mesmo caminho do pai, pois com 2 meses, mede 4o cm e pesa 14kg, ou seja, está no limite do permitido pelo estalão.
A Mellanie, embora mais pequena, como é óbvio por ser "feminina", está tb quase no limite, de peso e altura.
Adoro-os, mesmo sem LOP, e, com toda a certeza, serão, belíssimos exemplares... 8)
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 5:59 pm

Claro que não. Concordo.
Só não concordo com a ideia de um cão sem LOP, não poder ser um bom exemplar.
E não concordo com o não fazerem RI's de raças não portuguesas.
Não poderei eu, querendo, começar uma linhagem agora?
Terei, como o user que começou o tópico, de deslocar-me a um país estrangeiro, quando temos (será?) um local onde deveria poder ser feito?
BTW: os meus cachorros foram oferecidos, por um amigo, que não é nem quer ser criador, mas que se descuidou quando a cadela estava com o cio e... o resto já sabe...
Mas são puros e lindos, embora sem LOP.
Já agora, concordo consigo tb, quando num outro tópico, compara criadores de criadeiros, e por isso digo que, o LOP, por si só, não é garantia de qualidade.
Quando nos deslocamos a um criador, quem nos garante que a ninhada é deste ou daquele cão (ou cadela), quando na maioria das vezes estão lá 5, 6 ou mais animais?
Percebe o pq de discordar?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 6:06 pm

Com sua licença vou citar aqui uma resposta que lhe dei, sobre o RI, que não comentou.
é uma medida que eu aprovo levando em linha de conta o panorama da canicultura nacional, a proliferação de criadores de vão de escada que desconhecem o básico dos básicos da canicultura e a falta de conhecimento do cidadão médio que pretende comprar um cão de raça.

As raças portuguesas como o Cão de Gado Transmontano, o Rafeiro Alentejano, por exemplo, são património nosso, o clube deve zelar pela sua divulgação, preservação e aumento de efectivos para que não desapareçam. O RI é importante para esse objectivo na medida que existem no nosso país profundo matilhas destes cães que se reproduzem entre si há décadas e que efectivamente constituem um grupo racial com características próprias que precisa de ser identificado e preservado.

Quanto ao RI de raças estrangeiras, penso que cabe a quem compra um cão de raça saber o que deve exigir e o mínimo dos mínimos é o pedigree, o CPC não tem de justificar ou validar a produção de cães por "criadores" que nem o mais básico fazem (o registo genealógico) quanto mais a selecção de progenitores ou o despiste de doenças hereditárias. Um SB ou um labrador não são raças endémicas do nosso país portanto cabe a quem os produz assegurar-se de que cria com exemplares filhos, netos e bisnetos de cães da mesma raça e continuar o registo dessas linhagens.

De resto a atribuição de um RI não é a garantia de que se está perante um exemplar indubitávelmente puro. É apenas a constatação de que o cão que o juiz tem perante si corresponde minimamente ao estalão de uma raça, será potencialmente da raça x. Por isso é que o RI só se converte em pedigree legítimo após 3 gerações de cães filhos do detentor do RI se esses descendentes também forem julgados e aprovados.
Pode muito bem acontecer que um cão com RI ao ser cruzado com um exemplar dessa raça produza filhos com características diferentes, provando assim que, apesar do seu fenótipo ser igual a cães da raça x, o seu genótipo tem mistura de outras raças ou de cães sem raça definida, ficando a sua descendência impossibilitada de vir a ter pedigree.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 6:09 pm

Dentro dessa ideia, está aqui um tópico giro: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 6:11 pm

há puco enganei-me na altura do Jack...
Tem 45 cm.
4 cm a mais do que "devia"ter nesta idade.
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 6:15 pm

Outro dos tópicos que referi, quando lhe disse que eram bastante bons.
Já o tinha lido e até o referi à minha esposa, pois gostaríamos muito de começar uma descendência certificada com os nossos cachorros.
São, ou serão, tendo como ponto de partida os pais, dos maiores SB que já vimos, e há muito tempo que seguimos com atenção esta raça em Portugal.
Só não entendo, esta discriminação que o CPC faz, entre raças portuguesas ou estrangeiras.
Fjjord
Membro Veterano
Mensagens: 685
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta jul 21, 2010 6:20 pm

Pois, se não entende essa coisa tão singela é porque ainda não está preparado para começar a sua "descendência certificada".

Já agora, porque diabo acha que quanto maior melhor?
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 6:21 pm

Estive agora a ler o tópico que referiu e só me dá razão quando refiro que o LOP não é tudo.
O que realmente interessa é a honestidade, coisa que, infelizmente, já não se usa muito...
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

quarta jul 21, 2010 6:22 pm

Flugelbinder Escreveu:O meu Jack aliás, vai pelo mesmo caminho do pai, pois com 2 meses, mede 4o cm e pesa 14kg, ou seja, está no limite do permitido pelo estalão.
A Mellanie, embora mais pequena, como é óbvio por ser "feminina", está tb quase no limite, de peso e altura.
Adoro-os, mesmo sem LOP, e, com toda a certeza, serão, belíssimos exemplares... 8)
Pois, e se pensares em acasalar os teus cães, ainda reforçarás essa falha, no estalão.
Ou seja, serão bonitos e perfeitos, somente aos olhos do dono. :roll:
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 6:23 pm

Fjjord, é, simplesmente, uma questão de gosto pessoal, nada mais.
Prefiro-os (os SB), grandes, quanto maiores mais bonitos.
Mas, uma vez mais, isto é a minha opinião.
Não quer dizer que~outros não os prefiram mais baixos, magros ou sei lá como...
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 6:25 pm

jofelix Escreveu:
Flugelbinder Escreveu:O meu Jack aliás, vai pelo mesmo caminho do pai, pois com 2 meses, mede 4o cm e pesa 14kg, ou seja, está no limite do permitido pelo estalão.
A Mellanie, embora mais pequena, como é óbvio por ser "feminina", está tb quase no limite, de peso e altura.
Adoro-os, mesmo sem LOP, e, com toda a certeza, serão, belíssimos exemplares... 8)
Pois, e se pensares em acasalar os teus cães, ainda reforçarás essa falha, no estalão.
Ou seja, serão bonitos e perfeitos, somente aos olhos do dono. :roll:
Do dono e de quem partilhar o meu gosto.
Simple...
Fjjord
Membro Veterano
Mensagens: 685
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta jul 21, 2010 6:26 pm

Se o seu gosto é esse, então deve é fazer a sua própria raça, em vez de tentar estragar as que existem.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

quarta jul 21, 2010 6:27 pm

Flugelbinder Escreveu:Estive agora a ler o tópico que referiu e só me dá razão quando refiro que o LOP não é tudo.
O que realmente interessa é a honestidade, coisa que, infelizmente, já não se usa muito...
Honestidade interessa, mas com o LOP!
Sem o Bilhete de identidade ou um teste de ADN, és capaz de afirmar/provar que és filho(= mesma raça) dos teus pais ? Não, pois não!?
Com os cães é a mesma coisa!!
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 6:28 pm

Não preciso de testes de DNA.
Só tenho que acreditar na palavra dele e da minha mãe...
Right???
Responder

Voltar para “Cães”