Recém nascidos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

sexta jul 16, 2010 10:10 pm

Boa noite!

Há três dias, nasceu de uma cadela grávida abandonada que recolhi em minha casa, 5 cachorros. Estão saudáveis, só querem é comer e dormir.

Esta foi a primeira ninhada de cachorros que tive, nunca tinha tido a responsabilidade de cuidar de cães tão pequenos.

Dada a minha inexperiência, gostaria que me informassem se a seguinte situação é normal:

os cachorros, quando estão a dormir, "estremecem", erguem uma pata, depois a outra. Parece que estão a sonhar (ou a ter pesadelos). Esta situação é normal?

Obrigado pela vossa disponibilidade!

Cumprimentos
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jul 16, 2010 10:34 pm

é normalíssimo PedroPA, não se preocupe. Reforce a alimentação da mãe e deixe-a cuidar dos pequenos. Muito obrigada pela sua iniciativa e boa sorte!
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
PedroPA
Membro Veterano

sábado jul 17, 2010 11:56 am

Obrigado Charlie2!

Surgiu-me outra questão, é normal a cadela 4 dias após o parto ainda sangrar, não é?
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

sábado jul 17, 2010 4:32 pm

PedroPA Escreveu:Obrigado Charlie2!

Surgiu-me outra questão, é normal a cadela 4 dias após o parto ainda sangrar, não é?
Na minha opinião nao é nada normal é melhor levala ao vet com urgencia pode ter algum bebé morto dentro dela.
PedroPA
Membro Veterano

sábado jul 17, 2010 5:58 pm

gabri17 Escreveu:

Na minha opinião nao é nada normal é melhor levala ao vet com urgencia pode ter algum bebé morto dentro dela.
Eu liguei ao vet, ele disse para não me preocupar. Expliquei-lhe que não estava a sangrar abundantemente nem nada do género, mas que de vez em quando, lá encontrava uma pinguita de sangue na cama dela.

Quanto a ter um bebé morto dentro dela, ele não me falou nessa situação. Sinceramente, não sou vet mas não me parece. A cadela está magra (foi abandonada e ao que parece os antigos "donos" não preocupavam minimamente com a alimentação dela e com o bem estar dos filhotes).

Além disso, o que tenho verificado é que esta hemorragia está a desaparecer. Nos primeiros 2/3 dias é que isso estava a acontecer com mais frequência.

Obrigado!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jul 17, 2010 7:40 pm

PedroPA Escreveu:
gabri17 Escreveu:

Eu liguei ao vet, ele disse para não me preocupar. Expliquei-lhe que não estava a sangrar abundantemente nem nada do género, mas que de vez em quando, lá encontrava uma pinguita de sangue na cama dela.

Quanto a ter um bebé morto dentro dela, ele não me falou nessa situação. Sinceramente, não sou vet mas não me parece. A cadela está magra (foi abandonada e ao que parece os antigos "donos" não preocupavam minimamente com a alimentação dela e com o bem estar dos filhotes).

Além disso, o que tenho verificado é que esta hemorragia está a desaparecer. Nos primeiros 2/3 dias é que isso estava a acontecer com mais frequência.

Obrigado!
Pedro um feto morto não ocupa espaço nenhum visível, se puder leve a cadelinha ao vet.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jul 17, 2010 8:18 pm

é normalissimo que uma cadela 4 dias depois do parto sangre e se o vet não lhe disse isso mude de vet.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PedroPA
Membro Veterano

sábado jul 17, 2010 8:58 pm

kitten Escreveu:é normalissimo que uma cadela 4 dias depois do parto sangre e se o vet não lhe disse isso mude de vet.
Não, o vet disse-me isso mesmo, aliás, tal como verifiquei hoje, ela já não está a sangrar. Só que antes de ter ligado ao vet, coloquei já aqui esta questão porque gosto sempre de saber a opinião dos foristas.

Muito obrigado a todos!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 17, 2010 9:29 pm

Há é que precisar o "sangrar"... uma hemorragia abundante não é normal, um corrimento avermelhado ligeiro ou umas pingas de sangue sim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PedroPA
Membro Veterano

segunda jul 19, 2010 6:50 pm

dinodane Escreveu:Há é que precisar o "sangrar"... uma hemorragia abundante não é normal, um corrimento avermelhado ligeiro ou umas pingas de sangue sim.
Sim, era um corrimento avermelhado. Mas já desde há dois dias que não apareceu mais nada.

Obrigado Dinodane!
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta jul 21, 2010 10:43 am

Pedro como estão os cachorros e a mãe?
PedroPA
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 2:15 pm

enolamai Escreveu:Pedro como estão os cachorros e a mãe?
Estão óptimos, obrigado enolamai!

Os cachorros ainda não abriram os olhos, só comem e dormem. Estão gordos e parece-me que serão maiores que a mãe. Mas claro está, ainda é cedo para tirar conclusões.

A mãe já não apresenta o tal corrimento avermelhado. Continua com umas partes do corpo sem pêlo. Daqui a 3 dias vai lá um vet a casa. Eles ainda são muito novitos para irem a uma clínica veterinária. Espero que não seja nada de grave e que não se transmita aos pequenotes.

Já arranjei dono para os 4 cachorros. O quinto (uma fêmea) e a mãe ficarão para mim. Já estou afeiçoado.

Agora surgiu-me uma dúvida: posso aplicar Frontline na cadela não posso? É que de vez em quando encontro uma pulga e não queria nada que os filhotes tivessem expostos a essas "pragas" tão cedo.

Bom, esta é uma das questões que também queria colocar ao vet quando ele cá vier mas estou um bocadito preocupado e arrisco-me a perguntar aqui porque penso que não é nada de grave.

- uma das fêmeas maiores tem na zona das tetas umas manchas mais escuras. A pele normal é rosa claro e essas manchas são rosa mais escuro. Isto é normal?

Obrigado mais uma vez
:wink:
Pikatchu
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga

quarta jul 21, 2010 2:27 pm

Quero felicitar pela tua atitude, e é uma notica boa saber, que a mãe e os filhotes estão bem.
As manchinhas podem ser só sinais, mas é melhor perguntáres ao viterenário, quando aí for.
PedroPA
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 2:35 pm

Obrigado, Pikatchu!
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta jul 21, 2010 2:41 pm

Pedro não te quero induzir em erro mas penso que a cadela não deve ser desparasitada enquanto estiver lactante.

pergunta tudo ao vet quando ele aí for ... tou a ver que estás muito ligado aos teus novos inquilinos :D :D
parabéns e votos de muito boa sorte para todos os pequenos e para a sua mãe! vais ficar com ela? :D

o sangramento como já te foi dito é normal, depois do parto ... é só o utero da cadela a voltar ao tamanho normal e a cicatrizar do descolamento das placentas. coisas de femeas!!!! lol

vai dando feedback please!!
abraço
Responder

Voltar para “Cães”