Segredos do pedigree

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

quinta dez 30, 2010 11:09 am

Quem me acompanha na arca há muitos anos sabe que sou totalmente contra as historias de "o cão precisa das orelhas cortadas" quando o cão é um cão de apartamento e a conversa da treta de " não dói o corte".

No entanto sei que quem usa os cães para caça necessita do corte de cauda e por vezes do de orelhas. As pessoas que andam com a conversa de não ser preciso não fazem a minima ideia do que estão a dizer pois não conhecem a realidade em que esses animais vivem..mas enfim como toda a gente, mesmo quem não sabe nada gosta de mandar postas de pescada...

O corte de caudas não é para cães que vão ao fim de semana passear ou de donos que acham que por o cão andar a escavar buracos é caçador..é para animais que passam a vida no mato a levantar a caça...

Quanto ao corte de orelhas ao contrário do que é referido não é para cães de lutas..é para cães que efectuam caça grossa como Javali, Veado, Urso, etc de forma a evitar serem dilaceradas ou apanhadas pelas garras ou presas destes...

Seria bom que antes de mandarem sentenças definitivas as pessoas tivessem o minimo de conhecimentos..mas em se tratando de gente que inclusivé inventa historias sobre terceiros que desconhece já se vê que tipo de pessoas são...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quinta dez 30, 2010 11:45 am

VascoV2 Escreveu:Quem me acompanha na arca há muitos anos sabe que sou totalmente contra as historias de "o cão precisa das orelhas cortadas" quando o cão é um cão de apartamento e a conversa da treta de " não dói o corte".

No entanto sei que quem usa os cães para caça necessita do corte de cauda e por vezes do de orelhas. As pessoas que andam com a conversa de não ser preciso não fazem a minima ideia do que estão a dizer pois não conhecem a realidade em que esses animais vivem..mas enfim como toda a gente, mesmo quem não sabe nada gosta de mandar postas de pescada...

O corte de caudas não é para cães que vão ao fim de semana passear ou de donos que acham que por o cão andar a escavar buracos é caçador..é para animais que passam a vida no mato a levantar a caça...

Quanto ao corte de orelhas ao contrário do que é referido não é para cães de lutas..é para cães que efectuam caça grossa como Javali, Veado, Urso, etc de forma a evitar serem dilaceradas ou apanhadas pelas garras ou presas destes...

Seria bom que antes de mandarem sentenças definitivas as pessoas tivessem o minimo de conhecimentos..mas em se tratando de gente que inclusivé inventa historias sobre terceiros que desconhece já se vê que tipo de pessoas são...
Concordo! N&#227;o se deve entrar em extremos, mas sim analisar as diferentes situa&#231;&#245;es: caes de companhia n&#227;o necessitam de amputar caudas e orelhar, j&#225; os caes que ca&#231;am precisam dessas intrven&#231;oes para desempenhar o se trabalho com seguran&#231;a e maior conforto! ^-^
Feliz Ano Novo! :wink:
chillisauce
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Localização: Tiger - Bengal
Lea - bengal
Blu - Bengal

quinta dez 30, 2010 1:57 pm

VascoV2 Escreveu:Quem me acompanha na arca há muitos anos sabe que sou totalmente contra as historias de "o cão precisa das orelhas cortadas" quando o cão é um cão de apartamento e a conversa da treta de " não dói o corte".

No entanto sei que quem usa os cães para caça necessita do corte de cauda e por vezes do de orelhas. As pessoas que andam com a conversa de não ser preciso não fazem a minima ideia do que estão a dizer pois não conhecem a realidade em que esses animais vivem..mas enfim como toda a gente, mesmo quem não sabe nada gosta de mandar postas de pescada...

O corte de caudas não é para cães que vão ao fim de semana passear ou de donos que acham que por o cão andar a escavar buracos é caçador..é para animais que passam a vida no mato a levantar a caça...

Quanto ao corte de orelhas ao contrário do que é referido não é para cães de lutas..é para cães que efectuam caça grossa como Javali, Veado, Urso, etc de forma a evitar serem dilaceradas ou apanhadas pelas garras ou presas destes...

Seria bom que antes de mandarem sentenças definitivas as pessoas tivessem o minimo de conhecimentos..mas em se tratando de gente que inclusivé inventa historias sobre terceiros que desconhece já se vê que tipo de pessoas são...
Sim mas os verdadeiros caes de caca sao uma pequena percentagem dos caes que tem o rabo cortado, os outros sao por razoes esteticas, e ai nao ha razoes para o fazerem, alias muitos veterinarios afirmam que ha uma pouca pecentagem de caes que ferem o rabo.Por essa razao aqui uma pessoa que leve o cao a cortar o rabo tem que justificar com decomentacao que o cao vai ser usado para trabalho e o veterinario entao passa um certificado ao fazer o corte. Quem nao seguir essas regras pode apanhar ate 15 meses de cadeia ou £20000 de multa. Os cachorros tem que ter menos de 5 dias de idade e e so permitido com mais idade cortes terapeuticos. alias um estudo feito pela DEFRA surgere que ate em caes de trabalho sao raros os ferimentos no rabo.
Última edição por chillisauce em quinta dez 30, 2010 2:08 pm, editado 1 vez no total.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta dez 30, 2010 2:02 pm

lulu, a cães de toca como podengos não se corta a cauda, não é necessário. Bracos por exemplo, corta, ao contrário do pointer e porque. Amabas as caudas são secas e finas, só que enquanto o pointer porta a cauda para baixo e um pouco encurvada, o braco porta a cauda para cima, ou a "meio gás", o que so de abanar frenéticamente e bater em todo o lado e dada a sua fragilidade, causa feridas que muitas vezes não curam, que foi o que aconteceu aos meus. tomara eu ter pedido para cortar em recém nascido.
Ao contrário do que o acaldeira diz, cortar a cauda em crescido não é NADA como cortar orelhas. É complicado, custa a sarar e dá muito trabalho e dores para o animal. Não é bonito de se ver e na minha bagagem já vão alguns cortes de cauda de adultos, incluindo uma necrose da cauda de um pointer por causa de processionárias.
Em bebé já vi cortar e nem se queixam, passados um dia ou dois está bom.
quanto às orelhas, gosto de ver algumas raças com orelhas cortadas, mas cá em casa ninguém corta nada que eu não quero.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta dez 30, 2010 3:04 pm

Buzio, entendamo-nos: sou contra os cortes estéticos, por razões de embelezamento do animal, embelezamento esse que é discutível.

Nada tenho contra os cortes por razões de saúde, nas quais se incluem os ferimentos "de guerra". Mas já se me levantam dúvidas quanto a mutilações feitas para o que der e vier.

E também não é verdade que aos cães de caça em toca não se corta as caudas, lembre-se dos terriers.

E quanto às raças, foi para mim uma surpresa ser informada que pits e afins são cães de caça grossa, nomeadamente ao javali. Aprender até morrer! :lol:

Mas esta última não é sua, não julgue que confundi.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Claudiaf7
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

quinta dez 30, 2010 3:10 pm

LuluB Escreveu:Buzio, entendamo-nos: sou contra os cortes estéticos, por razões de embelezamento do animal, embelezamento esse que é discutível.

Nada tenho contra os cortes por razões de saúde, nas quais se incluem os ferimentos "de guerra". Mas já se me levantam dúvidas quanto a mutilações feitas para o que der e vier.

E também não é verdade que aos cães de caça em toca não se corta as caudas, lembre-se dos terriers.

E quanto às raças, foi para mim uma surpresa ser informada que pits e afins são cães de caça grossa, nomeadamente ao javali. Aprender até morrer! :lol:

Mas esta última não é sua, não julgue que confundi.
Por acaso é verdade, o meu pai já me tinha dito. Diz que até põem uma coleira com os picos virados para fora como forma de defesa para o cão, caso o javali tente atacar o cão.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta dez 30, 2010 4:01 pm

LuluB Escreveu:Buzio, entendamo-nos: sou contra os cortes estéticos, por razões de embelezamento do animal, embelezamento esse que é discutível.

Nada tenho contra os cortes por razões de saúde, nas quais se incluem os ferimentos "de guerra". Mas já se me levantam dúvidas quanto a mutilações feitas para o que der e vier.

E também não é verdade que aos cães de caça em toca não se corta as caudas, lembre-se dos terriers.

E quanto às raças, foi para mim uma surpresa ser informada que pits e afins são cães de caça grossa, nomeadamente ao javali. Aprender até morrer! :lol:

Mas esta última não é sua, não julgue que confundi.
sim, priuncipalmente os dogos são de caça grossa.
lulu só me insurgi contra a ideia de inexistência de corte funcional, não é depois de casa roubada trancas à porta. garanto que se tiver mais algum braco na vida vem sem rabo.
há muita coisa nos cães que é funcional mesmo que não pareça, desde as orelhas dos dogos ao corte de pelo do poodle cheio de bolinhas ;)
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta dez 30, 2010 5:06 pm

Também não foi exactamente isso que eu disse, Buzio, leia melhor.

O que eu disse é que acho que muitas vezes me parece que se invoca a funcionalidade para justificar cortes estéticos. É claro que isto não passa de uma opinião, tão passível de ser rebatida como qualquer outra.

Quanto aos dogues, eu sei que servem para caça grossa, mas os que apontei e citei como exemplo são raças que não foram criadas para isso, mas sim para lutas. Com a proibição destas, esses cães foram, ou têm sido, reconvertidos para a caça grossa, mas o corte de orelhas original (que de facto visava o não serem filadas pelo cão opositor) tem-se mantido por critérios ditos estéticos: acha-se que o cão fica mais bonito assim.

Mas pronto, em matéria de opinião, a minha está dada, e, como disse anteriormente, vale o que vale.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

sexta dez 31, 2010 1:08 am

Só para verem que a pessoa que usa o alias lulub referia-se a animais de caça e não a pits
LuluB Escreveu:
dinodane Escreveu:
chillisauce Escreveu:
Fjjord Escreveu:Eu não sou imparcial? E a Charlie é? :lol: De facto, é cansativo. É como o corte das caudas. Paises como a Dinamarca voltaram atrás e tornaram a permitir o corte das caudas nos cães de caça. Obviamente que o fizeram porque cão de caça com a cauda cortada é muito mais bonito. Enfim.
como e que um animal mutilado podera ser mais bonito eu nao entendo.
A Fjord estava a ser irónica, pois é óbvio que o corte da cauda nos cães de caça é funcional e não estético.
Essa do funcional também não me convence: corta-se a cauda a algumas raças, outras destinadas ao mesmo tipo de caça ficam com ela inteira.

Para mim, não passa de uma desculpa para o efeito estético que se pretende obter, desculpa essa que surgiu em consequência das críticas que levaram à convenção internacional que proíbe as mutilações estéticas dos animais. Como queriam continuar a cortar caudas, os "estetas" adeptos dessa mutilação decidiram torcer a razão dos cortes para o lado do funcional.
.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LFBM
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

domingo jan 02, 2011 11:17 pm

[quotegenetica...desde aí tem-se tentado colmatar os erros e despistar as doenças...será que a maiorias dos cães de raça têm problemas, ou apenas uma pequena percentagem e provavelmente de quem não serve de exemplo porque é criadeiro ?[/quote]

Já andei a pesquisar e não encontrei mais do que uma mão cheia de criadores portugueses que criem câes de linhagens em que todos os individuos estão despistados para doênças genéticas.
Normalmente ou não despistam nenhum ou fazem-no a uma pequena percentagem, ou então fazem os despistes e, como não gostam dos resultados, omitem.
Quando descobri que a minha cadela, aos 18 meses já tinha displasia da anca nivel 4(D), telefonei ao criador a queixar-me, pq pretendia fazer criação (fui a exposições, gastei muito tempo e dinheiro em treino para poder fazer o Certificado de Aptidão para Criação (CAC), ainda fiz o teste de sociabiidade (TS) e depois, um balde de água fria. A resposta do criador (um dos mais conhecidos) foi que podia criar á mesma e que não tinha que referir o teste a ningu~em.
Já sei que vão haver alguns a dizer que é a excepção mas não, essa é a regra, e em TODAS as raças mais procuradas.

Vejam o que aconteceu ao Pastor Alemão, em algumas decadas passou de cão de trabalho por excelencia - o dito cão policia, e hoje em dia estão cheios de problemas fisicos e de temperamento(não esqueçamos a saude mental).
Em 2009, no camponato anual do clube alemão de PA, uma grande quantidade de cães não passou sequer o teste de coragem.
A policia alemã, que fazia o seu campeonato de cães policia, juntamente com o Clube anunciou a "separação de águas" e alega que cada vez é mais dificil encontrar no país cães que possam ser utilizados para serviço policial e têm que ir buscar PA´s a outros paises ou então optam por outras raças.

Quem é o responsável disto?
Os criadores, os juizes e o clube da raça pq só pensam é em selecionar cães pela beleza para que aumentem as vendas - toda a gente quer um Rex ou um inspector Max.

Estes são os factos e só não vê quem não lhe intere$$a.
Gallaecia
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda jan 03, 2011 10:55 pm

não é assim linear, penso eu, que a culpa morra solteira.

se há criação é porque há procura relevante.

linha de beleza com "suspensão rebaixada" até ao ridiculo... não estou a ver um cão que mal consegue mover-se a entrar num aeroporto para farejar bagagens.

é a lei pura da oferta e da procura... é o colocar a estetica antes de tudo o mais... por muito caracter ou coragem que se tenha não se consegue correr com dores nas articulações... por muito PA que se seja!!

esta conversa tem barbas e há até quem defenda que não há linha de beleza alguma... que PA em condições é rasteirinho até ao Equador.

são opiniões... mas numa coisa mantenho: só se cria porque há demanda.
Já agora na minha humilde opinão considero que catalisar alterações morfologicas desnecessarias e inuteis, tendo unicamente em vista seguir correntes esteticas que podem reflectir-se em melhores classificações... mais vendas... mais visibilidade como criador... isso, não é ter gosto pela raça, não é ser criador nem é ser coisa nenhuma, por muitos pergaminhos que se tenha.
Isso é só ser mercador.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Bikejorer
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

terça jan 04, 2011 1:47 am

LFBM Escreveu: Vejam o que aconteceu ao Pastor Alemão, em algumas decadas passou de cão de trabalho por excelencia - o dito cão policia, e hoje em dia estão cheios de problemas fisicos e de temperamento(não esqueçamos a saude mental).
Em 2009, no camponato anual do clube alemão de PA, uma grande quantidade de cães não passou sequer o teste de coragem.
A policia alemã, que fazia o seu campeonato de cães policia, juntamente com o Clube anunciou a "separação de águas" e alega que cada vez é mais dificil encontrar no país cães que possam ser utilizados para serviço policial e têm que ir buscar PA´s a outros paises ou então optam por outras raças.

Quem é o responsável disto?
Os criadores, os juizes e o clube da raça pq só pensam é em selecionar cães pela beleza para que aumentem as vendas - toda a gente quer um Rex ou um inspector Max.

Estes são os factos e só não vê quem não lhe intere$$a.
E por curiosidade, como são esses cães que a polícia alemã vai buscar em termos de estalão comparado com os da dita linha de beleza? Melhores… iguais… piores?
Esta questão dos cães de raça a trabalhar e simultaneamente serem capazes de ser tão bons ou melhores do que outros, em que não é valorizado o aspecto morfológico, é uma faca de 2 gumes, senão mesmo uma utopia. Vejam, a título de exemplo, o que acontece com muitos indivíduos de raças de cães de parar britânicas e alemãs que estão a ser criados, já há alguns anos no Sul de Europa, para caçar e competir (já para não falar nas diferenças que há entre um cão de caça de competição e de caça tradicional).
Aqui entramos noutro estremo em que o estalão morfológico e até o de trabalho são renegados para 2º plano em prol de uma melhor adaptação às características do modo de trabalhar/caçar de uma região diferente do país de origem, havendo inclusive alguns clubes de raça desses países que se deram ao luxo através de regulamento de aplicação interna, suponho eu, de diminuir a altura mínima dos cães. Esta alteração nos cães de parar de trabalho, embora de um modo diferente, não se observa só nos países mediterrâneos, os que são criados nos E.U.A isso também acontece.
LFBM
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quarta jan 05, 2011 10:42 am

Bikejorer Escreveu:
LFBM Escreveu: Vejam o que aconteceu ao Pastor Alemão, em algumas decadas passou de cão de trabalho por excelencia - o dito cão policia, e hoje em dia estão cheios de problemas fisicos e de temperamento(não esqueçamos a saude mental).
Em 2009, no camponato anual do clube alemão de PA, uma grande quantidade de cães não passou sequer o teste de coragem.
A policia alemã, que fazia o seu campeonato de cães policia, juntamente com o Clube anunciou a "separação de águas" e alega que cada vez é mais dificil encontrar no país cães que possam ser utilizados para serviço policial e têm que ir buscar PA´s a outros paises ou então optam por outras raças.

Quem é o responsável disto?
Os criadores, os juizes e o clube da raça pq só pensam é em selecionar cães pela beleza para que aumentem as vendas - toda a gente quer um Rex ou um inspector Max.

Estes são os factos e só não vê quem não lhe intere$$a.
E por curiosidade, como são esses cães que a polícia alemã vai buscar em termos de estalão comparado com os da dita linha de beleza? Melhores… iguais… piores?
Esta questão dos cães de raça a trabalhar e simultaneamente serem capazes de ser tão bons ou melhores do que outros, em que não é valorizado o aspecto morfológico, é uma faca de 2 gumes, senão mesmo uma utopia.
Não Bikejoker, não é uma questão utópica, é uma questão de pura funcionalidade. Um cão para desempenhar funções, seja caça, guarda, pastoreio, etc. tem que ser equilibrado e saudável tanto morfologicamente como psicologicamente. Acha que 1 cão que tem a garupa muito mais baixa que o peito consegue movimentar-se eficazmente. E isso só se consegue através de boa criação. Acha mesmo que a policia está preocupada com a cor ou o àngulo da anca, etc.

Aqui está um excelente artigo sobre a matéria. Foi escrito sobre a situação nos EUA mas, aplica-se a todo o mundo

http://leerburg.com/germblod.htm
http://leerburg.com/gsd-gate.htm
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta jan 05, 2011 11:02 am

Depois de ler o artigo indicado, cartas trocadas com o presidente do Clube do Pastor Alemão Local e comentários à mesma, apenas posso constatar que o ambiente na criação do PA nos EUA não difere muito do de cá. Tricas e mais tricas, intrigas, trocas de galhardetes e todos a acharem que são melhores uns que os outros e a quererem evidenciar-se como tal.
Bikejorer
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quarta jan 05, 2011 11:00 pm

LFBM, talvez me tenha explicado mal e também reconheço que exagerei na afirmação que fiz. Mas o que eu quis dizer foi que é muito difícil criar cães para ganhar em exposições de “beleza” e simultaneamente também ganhar em provas desportivas e/ou ser muito bom a trabalhar, quando têm de competir com outros onde não existe tanto cuidado com a seleção morfológica.
A título de exemplo, existe algum galgo Inglês a ganhar em grandes campeonatos desportivos e que simultaneamente obtenha excelentes resultados em provas de avaliação morfológica (partindo do pressuposto que as ultimas selecionam, como o melhor, aquele que mais se aproxima do estalão)?
Quantos dos melhores selecionados nesses eventos de avaliação morfológica são muito bons em trabalho/desporto?
Reconheço que exagerei quando empreguei o termo utopia, até porque não conheço todas as provas caninas.


Aquilo que eu tentei alertar foi que; muitas vezes essa necessidade cega de obter BONS cães de trabalho leva a que se negligencie na criação o aspecto morfológico e isso, penso eu, também não é bom para a raça. Para mostrar isso dei o exemplo das raças de cães de parar em que muitos dos considerados como melhores a caçar, por vezes, nem cumprem o estalão da F.C.I.
Não é que eu seja contra, até porque eu valorizo mais um cão pelo que é capaz do que pelo que parece. Nem o meu ideal de cão não se enquadra em nenhuma raça reconhecida (exceptuando uma ou outra linha de Braco Alemão).


De P.As não falo porque pouco sei
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
Responder

Voltar para “Cães”