Basset Hound Agressiva???!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

domingo jul 25, 2010 2:16 pm

Boa tarde.
Queria pedir ajuda a alguém que tenha experienciado uma situação de agressividade com os seus cães, como a que eu tenho experienciado.
É o seguinte:
A Lola é uma cadela muito mas muito meiga, ainda tem 6 meses. É brincalhona mas nada de anormal. Mas reparei há pouco tempo que quando lhe dou um stick (para limpar os dentes) para a boca, ou um osso de pele, ela depois de abocanhar torna-se muito agressiva, não deixando que ninguém toque nela, levanta o rabo e ronca muito, tentando morder quem estiver ao pé dela. Ela fica tão diferente que quase não a reconheço!
Falei ao VET, e ele aconselhou a puxar pelo cachaço e gritar com ela, retirar o que tiver na boca e depois ignora-la bastante tempo. Mas ela continua a fazer o mesmo, torna-se mesmo agressiva e assusta-me!!
Alguém já passou por esta situação? Será que há algo mais eficaz que possa fazer para evitar este horrível comportamento???
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo jul 25, 2010 2:34 pm

O que o vet lhe disse para fazer é errado, especialmente a parte do "gritar"...

O meu conselho é que procure ajuda profissional. É perigoso tentar re-educar um cão agressivo quando não se sabe o que está a fazer.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

domingo jul 25, 2010 2:47 pm

O Rudy também tem 6meses e passa a vida a roer ossos de couro e esses snacks para os dentes e nunca ficou assim...

Se calhar, pensar num treinador até é o melhor a fazer. Ele saberá acalma-la e ensiná-la a si a lidar com ela :)

Sou sincera, nunca conheci um caso de um Basset Hound agressivo...

Boa sorte...
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

domingo jul 25, 2010 7:46 pm

O que se está a passar com a sua cadela não é o problema, é o sintoma de uma relação disfuncional entre si e ela. Esse comportamento (agressão por dominancia) é tipico de um animal que se acha o lider "da matilha" e como lider manda, e como manda está a dizer-lhe: nem tentes tirar-me isto senão levas. E se não fizer nada para modificar isto ela reagirá assim sempre que for contrariada e acabará por morder...

A boa noticia é que num animal de 6 meses é normal que exista alguma provocação ao dono, está a testar limites como a adolescente que é e cabe-lhe a si mostrar-lhe que tal comportamento não é admissivel.

Eu sugiro que quando ela se porta assim a segure pela coleira e a levante um pouco (desapoiando as patas da frente) isto faz com que ela largue o que tem na boca e a a castigue com o "pior" castigo que se pode fazer a um cachorro: Isolamento, ponha-a num parque ou na casa de banho por exemplo. Deixa-a lá ficar por um pouco e quando a tirar dê-lhe novamente o stick, se o comportamento se repetir repita o castigo. Quando ela não rosnar elogie-a e se ela deixar mexer no stick dê-lhe outro... Tentar fugir ou resistir a que mexa no stick é aceitavel, mas agressividade não! Claro que durante este exercicio ela deve usar sempre coleira e trela para facilitar o seu controlo nela.

Acabo dizendo que eu recomendo a escolinha a todos em especial aos agressivos.

Cumps,
Joana
Última edição por joanaduarte em domingo jul 25, 2010 9:48 pm, editado 1 vez no total.
gentelouca
Registado: domingo jul 18, 2010 5:44 pm

domingo jul 25, 2010 9:39 pm

Olá.Na minha opinião, não deve nunca gritar com a sua cadela, pois isso só os enerva mais.Tente fazer o seguinte:
-Dê-lhe o biscoito e faça uma festa desde a cabeça até à cauda e fale com ela.Se ela rosnar,assim que lhe der o biscoito, tire de imediato o biscoito e diga-lhe, com voz de zangada, ou seja no tom mais firme, a palavra NÃO!
-Dê-lhe novamente o biscoito,se ela rosnar, repita o "castigo".

Repita as vezes que forem necessárias!

Se ao 3º dia ela continuar com a mesma reacção, não lhe dê o biscoito e diga-lhe que não o tem de castigo por querer morder, fale mesmo com ela.Está provado cientificamente que qualquer cão, sabe o significado de mais de 100 palavras.Por isso, o meu conselho é falar SEMPRE com o animal!

Espero ter ajudado, esta é a minha opinião pois com os meus cães resultou.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 26, 2010 12:58 am

Olhá Vanessa! :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

segunda jul 26, 2010 1:34 am

TheOne Escreveu:O que o vet lhe disse para fazer é errado, especialmente a parte do "gritar"...
Porque?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

TheOne
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 7:46 am

AlexandreMqs Escreveu:
TheOne Escreveu:O que o vet lhe disse para fazer é errado, especialmente a parte do "gritar"...
Porque?
Porque não é com gritos que se educa um cão... óbvio não?
É muito mais produtiva uma acção/atitude do que gritos. Eu não preciso de gritar com os meus, muitas vezes nem falo sequer...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Nativee
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

segunda jul 26, 2010 7:59 am

TheOne Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Porque?
É muito mais produtiva uma acção/atitude do que gritos. Eu não preciso de gritar com os meus, muitas vezes nem falo sequer...
claro, olha se te calha-se um cao surdo como o do outro algarvio? bem podias gritar o dia todo que o cao nao te ouvia loooool
<strong>Adoro a arca</strong>
AlexandreMqs
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 8:04 am

TheOne Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Porque?
Depende daquilo que entende por "gritar"... pode ser uma maneira expressiva de dizer o "não!".
Fiquei sem saber porque que não se deve agarrar o cão pelo o cachaço.

TheOne
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 8:11 am

AlexandreMqs Escreveu:
TheOne Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Porque?
Depende daquilo que entende por "gritar"... pode ser uma maneira expressiva de dizer o "não!".
Fiquei sem saber porque que não se deve agarrar o cão pelo o cachaço.
Não disse que não se devia agarrar pelo cachaço, apenas disse que o conjunto estava errado, o agarrar e gritar, focando a parte do gritar.

Agarrar no cachaço é só uma maneira do dono agarrar o cão e (tentar) evitar de ser mordido, que não resulta por exemplo, se for um cão tipo os meus, que quando ficam com o corpo tenso, há pouquíssima pele por onde agarrar, e se o tentarmos agarrar pelo cachaço, por norma aleijamo-nos nos dedos... :roll:

De qualquer modo, uma pessoa que não saiba como lidar com um cão agressivo, ao fazer o que o vet disse, arrisca-se a piorar o cenário e ser mordida :roll: Por isso aconselhei um treinador.

AlexandreMqs
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 8:13 am

Agora já percebi.

Ruga2007
Membro Júnior
Registado: sexta fev 01, 2008 6:03 am

segunda jul 26, 2010 12:21 pm

Eu nesse caso tirava-lhe o osso e dava-lho depois e retirava-o novamente ate ela perceber q so tem se eu der, nao tenha medo dela pq com 6 meses ela apenas esta experimentar os donos, nao lhe demonstre fraqueza pq senao o cao nao ira entender os limites, os caes sao mais felizes ao saber o seu lugar na matilha, ou seja abaixo de qualquer humano existente na casa.
Eu faria isto nao sei se esta correcto, com os meus nunca cedo em nenhuma circunstancia, e eles sao obdientes e penso sejam felizes pois nao sofrem de nenhum tipo de ansiedade, provocada pela tentativa de dominar a matilha.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jul 29, 2010 6:21 am

Olá,

Não concordo com nenhuma das respostas...

A agressividade resulta de uma atitude de "guarda do objecto valioso". Não se trata de dominância... e quanto mais ralhar e tirar o objecto mais vai promover uma escalada de agressividade que só vai piorar à medida que a cadela fica maior... vai culminar numa dentada feia.

Tem de mostar à sua cadela que não vale a pena guardar com tanto afinco um osso porque ele não vale assim tanto, existem coisas melhores na sua mão, e que não precisa de desconfiar de si porque não lhe quer roubar o osso como tem feito até agora.

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... iosos.html

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... ue-se.html

Bons treinos!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Flugelbinder
Membro
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm

quinta jul 29, 2010 11:27 am

Concordo.
Faça-lhe festas, como indicado atrás, e demonstre-lhe que não quer o "treat" que lhe deu. Apenas está contente que ele\a goste.
No entanto, nenhum de nós está realmente a ver a reacção que o cachorro tem quando isso acontece. Pode ser efectivamente uma questão de dominância.
Se o for, terá que demonstrar quem manda e quem é o "alfa" da matilha, ou da casa, se preferir...
Responder

Voltar para “Cães”