Labrador com Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 10:14 pm

sofiaabreulopes Escreveu:Mas os injectáveis, nomeadamente o Gluc**** custa a módica quantia de 4.53€ no país aqui ao lado - isto uma caixa de 10 ampolas :wink:
Sofia sabes que eu no outro dia estive a fazer as contas ao que teria gasto se tivésse o Glucantime vindo de Espanha e cheguei à conclusão de que em vez dos quase € 400,00 tinha gasto € 40,00 e picos??? :evil: :evil: :evil: Fiquei com uma neura que nem imaginas ... Espero que ele não volte a precisar mas, se assim for ... Espanha connosco :D :D :D

Tens razão quanto ao preço ... erradamente tinha dito que eram € 5,43. :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta jul 29, 2010 10:16 pm

Arguida Escreveu:(...)
Nem me fales nisso ... só de pensar até fico com suores. Tenho horror a agulhas ... e como o vet do Martim é em Linda-a-Velha ele disse que se eu quisésse podia ir lá todos os dias para ele levar a injecção ou então ensinava-nos a dar.

O meu marido logo todo "despachadinho" disse para ele nos ensinar ... ou seja a mim :cry: Assim sendo, todas as semanas íamos lá para ele ver o Martim e procedermos à troca de seringas.

O desgraçado do Martim de cada vez que me via a dirigir para a gaveta onde tinha as seringas guardadas ... fugia para trás dos cortinados a tremer ... eu chorava e só lhe pedia desculpa pela falta de jeito. Era o canito a tremer ... eu a chorar ...

(...)
Ainda hoje de cada vez que ele me vê mexer nessa gaveta ... foge :cry:
Pois o meu coitado tambem já não tinha mais locais entre ancas e cachasso que não tivesse durões, tambem me doia tanto a mim como a ele, e ele tambem bastava ver pegar no saco das seringas para se tentar enfiar debaixo de tudo...mas não cabia debaixo de nada :roll: :twisted: mas consegui cumprir a missão até ao fim ;)

@ Liona...tambem gostaria de saber melhor essa historia, se basta o flebo picar um cão infectado para contagiar o proximo, ou se todos os flebos estão infectados e é sempre a abrir a infectar.
Liona
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 10:21 pm

Vou-me informar sim Bondage, é um assunto que me toca bastante e ficou-me a dúvida. Estava convencida que o contágio da-se pelo fleubótomo mas vou saber ao certo.

Felizmente há cada vez mais interesse da classe médico-veterinária no assunto!
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 10:24 pm

Bondage2010 Escreveu:
Arguida Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Arguida Escreveu:Pois Moslie se foram injecções e comprimidos foi quase de certeza o tratamento com glucantime (injecções) e depois o alopurinol (comprimidos) :wink:
Eu tambem fiz esse tratamento ao Cesar e não se nota nada que tem leish...nem sangra do nariz, as unhas crescem um pouco mais que o normal...mas tem uma qualidade de vida aparentemente tão boa como os saudaveis cá de casa...mas o alopurinol terá de tomar dois por dia até ao resto da vidinha dele ;)
Pois o Martim também está óptimo (até ao momento) e felizmente nunca sangrou do nariz nem de parte nenhuma :wink: :wink: :wink: Acho que me dava um treco se isso acontecesse. :wink:

Aliás ... ele agora até está a fazer dieta pois está gordito que nem um texugo o que não é nada bom. O problema é que este fulaninho gosta de tudo ... é doido por comida. :wink:

O Martim já há uns tempos (mais de um ano) que só está a fazer 2,5 comprimidos/dia durante 8 dias no mês. :wink:

Está agora na altura de ir fazer o controlo (novamente) por causa da febre da carraça e das porteínas pois a última vez que fez estavam de tal forma bem que o vet quer confirmar se não foi um acaso ou se terão realmente baixado tanto. Deus queira que seja esta última hipótese :wink:
só de pensar que aqui ás uns anos quando dava positivo para leish o conselho era abater...podemos dar graças á ciência que tem avançado e conseguido dar qualidade de vida aos nossos animais, desde que detectados a tempo este tipo de casos. Neste momento o mais caro ainda são os testes e contra testes e depois os injectáveis...que depois uma caixita de 60 pastilhinhas anda á volta dos 5€ e cá dá para um mês.
Sim os testes são bem caros mas o que havemos de fazer não é? A mim o que me sai mais caro no caso do Martim é a ração pois ele come a K/D da Hills e cada 5 kg são agora porque baixou o preço € 39,...

Tenho de ver se lhe compro a saca de 14 kg pois sai mais em conta.

Um conselho que quero dar ... se o quisérem aceitar claro está. Se suspeitarem que um canito tem leish em vez de se estar a gastar dinheiro em testes e contra-testes é fazerem o PCR para leishmaniose. O teste é caro mas é fidedigno pois vão ao ADN do canito e assim sendo não existem dúvidas quanto ao resultado.

Digo isto porque neste momento sou madrinha juntamente com outras pessoas duma cadelinha que só ao 4º teste é que deu positivo. Os anteriores estavam no border-line mas como tinha febre da carraça, os resultados foram atribuídos à febre da carraça que por vezes "mascaram" os resultados. Só este último é que deu positivo e como foi operada ... logo que possível vou fazer este teste pois este resultado será fidedigno para se saber se sempre tem ou não e, em caso afirmativo, começar a fazer o tratamento.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta jul 29, 2010 10:29 pm

Liona Escreveu:(...)

Felizmente há cada vez mais interesse da classe médico-veterinária no assunto!
E dos laboratorios tambem...são as doenças cronicas que fazem entrar dinheiro até ao fim da vidinha seja das pessoas seja dos animais ;) o que se cura com uma toma...não dá guito ;)
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 10:32 pm

Bondage2010 Escreveu:
Arguida Escreveu:(...)
Nem me fales nisso ... só de pensar até fico com suores. Tenho horror a agulhas ... e como o vet do Martim é em Linda-a-Velha ele disse que se eu quisésse podia ir lá todos os dias para ele levar a injecção ou então ensinava-nos a dar.

O meu marido logo todo "despachadinho" disse para ele nos ensinar ... ou seja a mim :cry: Assim sendo, todas as semanas íamos lá para ele ver o Martim e procedermos à troca de seringas.

O desgraçado do Martim de cada vez que me via a dirigir para a gaveta onde tinha as seringas guardadas ... fugia para trás dos cortinados a tremer ... eu chorava e só lhe pedia desculpa pela falta de jeito. Era o canito a tremer ... eu a chorar ...

(...)
Ainda hoje de cada vez que ele me vê mexer nessa gaveta ... foge :cry:
Pois o meu coitado tambem já não tinha mais locais entre ancas e cachasso que não tivesse durões, tambem me doia tanto a mim como a ele, e ele tambem bastava ver pegar no saco das seringas para se tentar enfiar debaixo de tudo...mas não cabia debaixo de nada :roll: :twisted: mas consegui cumprir a missão até ao fim ;)

@ Liona...tambem gostaria de saber melhor essa historia, se basta o flebo picar um cão infectado para contagiar o proximo, ou se todos os flebos estão infectados e é sempre a abrir a infectar.
Pois eu também cumpri até ao fim ... sabe Deus como. Para o fim já tinha de tomar um calmante aí uma meia hora antes para estar menos nervosa. Pobre Martim ... era com cada durão que o desgraçado tinha que só visto. Tinha de lhe pôr gelo e massajar. :cry: :lol:

Quanto ao contágio agora que fazem essa pergunta não tenho a certeza disso mas lembro-me de na altura ter perguntado ao vet por causa da Maria e a ideia que tenho é de dele ter respondido que não era contagioso ... salvo se o mosquito infectado também mordesse nela ... o que era uma hipótese que nem valia a pena pensar.

Como vou ter de ir com eles agora por um destes dias ... vou-lhe perguntar e depois digo.
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 10:33 pm

Bondage2010 Escreveu:
Liona Escreveu:(...)

Felizmente há cada vez mais interesse da classe médico-veterinária no assunto!
E dos laboratorios tambem...são as doenças cronicas que fazem entrar dinheiro até ao fim da vidinha seja das pessoas seja dos animais ;) o que se cura com uma toma...não dá guito ;)
Uma grande verdade ... :wink:
Liona
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 10:36 pm

Bondage, tem razão! :wink: Estava convencida que era o próprio mosquito o agente portador mas não.

Dos sites que tinha aqui guardados encontrei esta explicação: " Para transmitir a leishmaniose, um flebótomo fêmea tem que picar um cão infectado e posteriormente tem de picar um cão saudável. Quando o flebótomo fêmea pica um outro cão, inocula as leishmanias no cão saudável, infectando-o. "

Mas atenção, um cão não transmite ao outro o meu cão infectado pode estar com outro não infectado sem qualquer problema. Isto é importante frisar, pois estamos a falar de uma doença que ainda é um mostro de 7 cabeças para muitos.

Mas suscita-me outra dúvida...

Se o fleubótomo pica o animal contaminado e este contamina o animal saudável, como surgiu o 1º animal contaminado que desencadeou esta cadeia? :?

Nota: Aproveito para colocar aqui o link do site do Observatório Nacional das Leishmanias. Acredito que poderá tornar-se um bom meio de informação e prevenção , bem como de recolha de dados no país.

http://www.onleish.org
Última edição por Liona em quinta jul 29, 2010 11:07 pm, editado 2 vezes no total.
Liona
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 10:37 pm

Arguida Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Liona Escreveu:(...)

Felizmente há cada vez mais interesse da classe médico-veterinária no assunto!
E dos laboratorios tambem...são as doenças cronicas que fazem entrar dinheiro até ao fim da vidinha seja das pessoas seja dos animais ;) o que se cura com uma toma...não dá guito ;)
Uma grande verdade ... :wink:
Grande verdade mesmo! Há um sem - número de entidades a ganharem dinheiro à custa da desgraça dos outros, sejam eles animais ou humanos... :roll:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta jul 29, 2010 11:19 pm

Liona Escreveu:(...)
Dos sites que tinha aqui guardados encontrei esta explicação: " Para transmitir a leishmaniose, um flebótomo fêmea tem que picar um cão infectado e posteriormente tem de picar um cão saudável. Quando o flebótomo fêmea pica um outro cão, inocula as leishmanias no cão saudável, infectando-o. "

(...)
http://www.onleish.org
Pois isto deixa-me impotente...que são 4 cães cá em casa, um infectado, passam o dia no exterior e não os posso recolher antes do pôr do Sol, pois só chego do trabalho por volta da meia noite, só resta mesmo a prevenção que como se sabe não é 100% segura...neste momento estou de pipetas Pu***x, a ver vamos :roll:
Liona Escreveu:(...)
Grande verdade mesmo! Há um sem - número de entidades a ganharem dinheiro à custa da desgraça dos outros, sejam eles animais ou humanos... :roll:
quanto a isto...é apenas dinheiro...o importante é que nos mantem vivos mais tempo e com qualidade de vida ;)
Liona
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 11:26 pm

Bondage2010 Escreveu:
Liona Escreveu:
(...)
Pois isto deixa-me impotente...que são 4 cães cá em casa, um infectado, passam o dia no exterior e não os posso recolher antes do pôr do Sol, pois só chego do trabalho por volta da meia noite, só resta mesmo a prevenção que como se sabe não é 100% segura...neste momento estou de pipetas Pu***x, a ver vamos :roll:

)
Pois... :? eu compreendo. Os métodos existentes não são 100% seguros e infelizmente qualquer cão pode ser infectado. Mas uma boa desparasitação faz toda a diferença. A minha já foi adoptada com a doença, e temos de aprender a conviver com ela, pois é uma realidade.

:(
lemur
Membro
Mensagens: 67
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

sexta jul 30, 2010 9:32 am

Bom dia,

Eu tinha a Rita e o Fred a viverem juntos, dormiam juntos comiam juntos, faziam tudo juntos. Um dizia matava e o outra já estava pronto para esfolar. Sempre disse que quando um morresse o outro iria atrás... A Rita estava infectada, o Fred não.... Faziam os 2 a prevenção mensal (no verão de 3 em 3 semanas) com Pul...x. Nunca lhes consegui por as coleiras. Eles tiravam um ao outro. Passava mais tempo à procura delas do que elas no pescoço dos cães.... Não resultou. Nada è 100 % eficaz.

A zona onde estavam também è terrivel. A nossa casa em trás-os-montes è mesmo a cerca de 50 mts do rio, que tem represas (àguas estagnadas) e que no ano passado andaram a limpar para fazer um parque todo bonito. Acho que foi nessa altura que a Rita "levou" com o mosquito, que naturalmente fugiu das limpezas.

O vet na altura também me disse que havia cães que não devenvolviam a doença, apesar de poderem ser picados por mosquitos infectados.

A conclusão a que cheguei, depois de muita pesquisa, è que não interessa aos laboratórios criar uma vacina. A renda que se cria com o tratamento è muito maior... No Brasil já existe vacina, mas, ainda não está testada a 100 % e è para uma estirpe diferente da doença europeia.


Cumprimentos
Carla Batista
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sábado jul 31, 2010 2:51 pm

Bondage2010 Escreveu:
Liona Escreveu:(...)
Dos sites que tinha aqui guardados encontrei esta explicação: " Para transmitir a leishmaniose, um flebótomo fêmea tem que picar um cão infectado e posteriormente tem de picar um cão saudável. Quando o flebótomo fêmea pica um outro cão, inocula as leishmanias no cão saudável, infectando-o. "

(...)
http://www.onleish.org
Pois isto deixa-me impotente...que são 4 cães cá em casa, um infectado, passam o dia no exterior e não os posso recolher antes do pôr do Sol, pois só chego do trabalho por volta da meia noite, só resta mesmo a prevenção que como se sabe não é 100% segura...neste momento estou de pipetas Pu***x, a ver vamos :roll:
Liona Escreveu:(...)
Grande verdade mesmo! Há um sem - número de entidades a ganharem dinheiro à custa da desgraça dos outros, sejam eles animais ou humanos... :roll:
quanto a isto...é apenas dinheiro...o importante é que nos mantem vivos mais tempo e com qualidade de vida ;)
Pois estás como eu... o Martim tem leish como já disse e eu gostaria mesmo de lhes poder pôr as pipetas /Adv****) e a coleira Scal*** ... só que infelizmente tenho a Maria que é completamente passada dos carretos e passa a vida a chateá-lo pelo que, o vet aconselhou a não pôr as coldeiras pois ela de certeza que a arrancava e seria pior a emenda do que o soneto. :cry:

Lembro-me que na altura dos canitos mais velhotes (os que estão com os meus pais) a prevenção deveria ser feita entre Março e Setembro ... o vet actualmente diz que, devido às alterações climatéricas se deve fazer a prevenção o ano inteiro que é o que fazemos desde há uns anitos a esta parte.
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sábado jul 31, 2010 2:56 pm

A Estrelita (a menina que veio do canil de Portimão) vai começar a fazer a sua hidroterapia na 3ª e quando a for levar ao hospital vou falar com as vets para saber se ela já pode fazer a tal análise de que falei: PCR para leishmaniose. Se assim for ... irá fazê-la logo nesse dia mas os resultados demoram cerca de 15 dias. Rezem ... para que a doce Estrelita não tenha leish ... já sofreu tanto. :cry: :cry: :cry:

Assim que tiver os resultado venho cá dizer ... uma ondinha de energias positivas para a Estrelita pode ser? :wink: :wink: :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sábado jul 31, 2010 3:29 pm

;)
Responder

Voltar para “Cães”