Duas Questoes - Cachorro Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KiCK
Membro Júnior
Registado: domingo ago 31, 2003 11:24 am

domingo ago 31, 2003 11:50 am

Viva Amigos,

Tenho visto com frequencia todos os topicos deste forum, que nos é muito util a todos.
Chegou agora a minha vez de fazer duas perguntas que tenho curiosidade em ver respondidas.

Tenho um labrador com 3 meses.
É muito inteligente e ja faz quase tudo certinho (excepto roer tudo).
Ja dá a pata, ja se senta, ja faz xixi e coco no sitio certo e ja percebe perfeitamente um NAO.
A unica coisa que ainda nao consegui foi que ele quando vai passear à praia, por exemplo, voltásse para mim quando o chamo.
Quando vou passear com ele a qualquer lado, se for sem trela nao me liga nenhuma. Basta passar alguem que ele vai logo a correr atrás e nao volta se eu o chamar, tenho de ir busca-lo.

Alguem tem alguma sugestao que me possa ajudar?

Outra pergunta prende-se com o facto dele ser pequeno e ainda nao saber andar ao meu lado. Anda sempre de um lado para o outro, e sempre a meter-se à minha frente. Alguma sugestao para ensina-lo a caminhar do meu lado ?

Obrigado
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo ago 31, 2003 12:22 pm

O melhor talvez será procurar uma escola de treino se não tiver conhecimentos para isso. Eu tambem tenho uma lab que tem neste momento 7 meses e faz precisamente as mesmas coisas.

Espero ter ajudado ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo ago 31, 2003 12:25 pm

O ideal seria frequentar uma escola de obediência, mas visite estes site que provávelmente encontra o que procura:

http://www.amigodorottweiler.com
http://www.rottpt.com
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

domingo ago 31, 2003 12:30 pm

Para manter o seu cão ao seu lado durante o passeio primeiro terá k o treinar com a trela, terá de o fazer ver k terá de passear a seu lado. Só com o tempo o seu cão se habituará a andar a seu lado sem problemas.
Qt ao chamá-lo e ele n vir tb terá k ter paciencia e chama-lo sempre num tom de brincadeira para o cão associar algo de agradavel ao seu chamamento. Umas festas como recompensa dp de ele cumprir com os objectivos calha sempre bem! ...uma das principais caracteristicas dos retrievers é agradar o dono! ;)
Boa sorte com o seu cachorro!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo ago 31, 2003 1:30 pm

A unica coisa que ainda nao consegui foi que ele quando vai passear à praia, por exemplo, voltásse para mim quando o chamo.
Quando vou passear com ele a qualquer lado, se for sem trela nao me liga nenhuma. Basta passar alguem que ele vai logo a correr atrás e nao volta se eu o chamar, tenho de ir busca-lo.

Alguem tem alguma sugestao que me possa ajudar?

Outra pergunta prende-se com o facto dele ser pequeno e ainda nao saber andar ao meu lado. Anda sempre de um lado para o outro, e sempre a meter-se à minha frente. Alguma sugestao para ensina-lo a caminhar do meu lado ?
a carlota faz o mesmo. à excepção da trela. sabe perfeitamente andar ao meu lado. mas ela já tem três anos. quanto ao resto, a única solução +é po-la numa escola. vamos ver se é desta. mas depois, é preciso continuar com os hábitos adquiridos na escola. o max aprendeu rapidamente o básico, mas por razões que não interessam, deixei de "puxar" poe ele. neste momento, quem puxa é ele sempre que vai à rua. já sabia muito bem andar ao lado. agora, voltou a ganhar a mania de me arrastar. precisa de mais umas aulas. mas se eu não puder treiná-lo em casa, não vale a pena a esola.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 31, 2003 5:14 pm

mas se eu não puder treiná-lo em casa, não vale a pena a esola.
Ora a Anja disse tudo !
É por não praticarem em casa que tantos donos se queixam que o cão faz tudo na escola, mas em casa esquece-se.
É o caso de uma vizinha minha dona de uma PA.
Para isso é melhor não gastar dinheiro na escola !

Os lab (e, se calhar, os outros também) são assim.
Habitue-o a responder ao seu chamamento com um biscoito de prémio.
Com a minha deu resultado.
E, com o hábito, uma festinha chega como prémio.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo ago 31, 2003 6:39 pm

3 meses é muito cedo para andar correctamente à trela. Deixe isso para bastante mais tarde (6 a 8 meses). Habitue-o à trela em passeios mas sem procurar deliberadamente que ele ande a seu lado.

Quanto a vir à chamada já aqui foi dito para associar o "aqui" a qualquer coisa agradável. Eu uso este método - duas bolas lanço uma e o cachorro vai buscá-la; quando a recolhe mostro-lhe a outra e mal ele chega atiro-lha novamente. Repetindo este exercício 5 minutos 2 ou 3 vezes por dia, o cachorro aprende a vir à chamada com base na brincadeira, e fá-lo por isso com mais velocidade. O importante é que ele seja reforçado positivamente quando obedecer ao comando.

Nunca chame o cachorro para lhe ralhar! Asspciaria a ordem a um reforço negativo e nunca mais lhe obedeceria.

Quando tiver a ordem assimilada, poderá ir polindo o comportamento do cachorro. Comece em sítios onde ele não tenha distracções e vá, com paciência, modificando as condições do exercício (menor frequência de recompensas, sítios onde haja mais dispersão, etc). Mais tarde (6/8 meses) sabendo ele vir à chamada, poderá ensiná-lo que não obedecer terá consequências negativas. Mas para já é ainda muito cedo.

Sorte e... paciência. Muita paciência.

José Carlos
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda set 01, 2003 6:20 pm

Olá

Eu penso que essa é uma característica dos Labradores ;) , pois o meu com 5 anos, é preciso chamar e quando ele não vem á 1ª, já sabe que tem sermão e missa cantada :D !
Nunca andei em nenhuma escola com ele, embora não seja muito desobediente, é teimoso como manda a "lei" nos Labs. Vocês haviam de ver o seu ar de contrariado quando o chamamos, só mesmo visto.
No seu caso, apesar que, sendo ainda cachorro e como são cães muito dados, tem tendência a ir ter com toda a gente ou com qualquer coisa que se mova.

Mas, como já aqui foi dito, deve seguir o conselho: Escola de obediência a seu tempo.

Boa sorte e felicidades
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

segunda set 01, 2003 6:32 pm

Olá

Também vivo perto da praia e por isso tive o mesmo problema, a minha cadela não respondia quando a chamava na praia... Para isso comecei a levar uns biscoitinhos que só lhe fazem bem e quando a chamava mostrava-lhe o biscoito. No entanto só lho dava depois de ela estar sentada ao meu lado!
Para ela andar ao meu lado comprei-lhe um estrangular (não te preocupes que não os magoa!) e sempre que a passeava mantinha-a bem presa pela trela, se ela não andasse ao meu lado o estrangulador aperta um pouco e ela volta a andar ao nosso lado. Embora por vezes me fizesse pena os latidos dela a pedir para sair, sei que o estrangulador não a magoa minimamente (assim que o cão sente o puxou pára de forçar,por isso não se magoa) e com isso acompanhado de um NÃO ela foi ao sítio! Agora não preciso de trela para nada a não ser que eu mesma a queira atrelar...

Espero ter ajudado em alguma coisa!

Beijos e boa sorte para o teu pequenino...
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda set 01, 2003 6:46 pm

Eu tenho uma Golden que adora ser afagada por quem quer que seja. Acredita que todos só lhe querem bem e por isso arranca para as mãos de todas as pessoas que por ela passam... ou que vê ao longe.
Realmente é uma das grandes virtudes dos Retrievers, a capacidade de serem sempre tão meigos e prontos para nos dar mimos.
Mas a outra é a inteligência, e é esta que é, hoje em dia, muito utilizada. Por isso também nós a podemos desenvolver e treinar.

Eu acho que é muito cedo para desejares que ele ande a teu lado, com três meses estão a descobrir o que é o mundo que o rodeia, a cheirar coisas novas e a conhecer e fazer novos amigos.

Eu solto a Goldie no Parque da Cidade de Loures, ela afasta-se mas sempre a ver onde estou, quando eu me afasto ela corre para ao pé de mim.

o único grande cuidado que tenho é quando existem outras pessoas na zona para onde vou. existem muitas pessoas que não gostam de cães, e não são obrigadas só porque tenho uma!
;)

Tem calma e paciência! O vet. dela ensinou-me a abanar o pescoço com força, ele disse-me que é o que a mãe lhe fazi em bébe. sempre que ela procede de forma incorrecta é o que eu faço, com um forte não.

O resto vem com o tempo e com a repetição das regras impostas por ti.
anjaazul
Membro Veterano

segunda set 01, 2003 8:48 pm

Vocês haviam de ver o seu ar de contrariado quando o chamamos, só mesmo visto
a carlota pura e simplesmente faz orelhinhas moucas. é como se não fosse nada com ela. ainda dizem que os gatos são teimosos... independentes.
no outro dia, o treinador disse que é uma característica dos terrier. ou seja, para além da teimosia, adoram "voar" quando se vêm à solta. de facto, a carlota dá gosto ve-la correr. liga os reactores, orelhas para trás e já ninguém a agarra. se houver pássaros ou galinhas no caminho melhor :( :( :(
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

terça set 02, 2003 10:20 am

[quote=anjaazul]
[quote]Vocês haviam de ver o seu ar de contrariado quando o chamamos, só mesmo visto[/quote]

a carlota pura e simplesmente faz orelhinhas moucas. é como se não fosse nada com ela.[/quote]

Nem mais ;) eles são todos iguais ;)
anjaazul
Membro Veterano

terça set 02, 2003 12:23 pm

Nem mais eles são todos iguais
felizmente que há excepções. o max vem assim que o chamam. aliás, mesmo na praia, ele mal larga as saias da dona. agora a maluca da carlota :roll: :roll:
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

terça set 02, 2003 12:44 pm

sea, fikei curioso!!
[quote]
Tem calma e paciência! O vet. dela ensinou-me a abanar o pescoço com força, ele disse-me que é o que a mãe lhe fazi em bébe. sempre que ela procede de forma incorrecta é o que eu faço, com um forte não.
[/quote]

Podia-me esclarecer esse metodo para posteriormente o usar se for caso disso? Obg!
anjaazul
Membro Veterano

terça set 02, 2003 1:07 pm

sea, fikei curioso!!

Podia-me esclarecer esse metodo para posteriormente o usar se for caso disso? Obg!
este método já tem sido muito debatido e provocado a risada de alguns eminentes foristas.
Responder

Voltar para “Cães”