[DUVIDA] Cão para apartamento - Já adoptei, fotos na ult pag

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hfmg
Membro Júnior
Registado: terça jul 28, 2009 8:56 am

segunda ago 09, 2010 9:08 am

Boas,

Eu vivo num apartamento e estou a pensar adoptar, de uma associção, um cão para companhia (porte pequeno)

Estou a pensar adoptar um cahorro entre os 6 meses a um ano de vida. No entanto ele irá ficar umas 12h sozinho, com direito a passeio de manha (+/- 30 minutos) e depois ao final do dia mais 2 vezes ( uma quando chegar a casa antes do jantar ( +/- 30 minutos) e outra depois do jantar (+/- 1 hora).

Durante o dia, enquanto não há ninguem em casa, possivelmente irá ficar na varanda ( a varanda é espaçosa e tem sombra a partir a partir das 9:00h ) ou na cozinha. Ainda me estou a decidir... Mas na cozinha tenho receio que comece a destruir os móveis :roll:

Acham que tenho as condições para ter um cão como animal de companhia?

Cumps
Última edição por hfmg em quinta mar 17, 2011 11:42 am, editado 1 vez no total.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda ago 09, 2010 11:07 am

Na minha opinião, 12 horas é muito tempo. Tem que estar preparado para possíveis destruições. Não sei o que entende por varanda espaçosa, mas acho preferível deixá-lo com acesso à casa, mesmo que faça alguns estragos. Tente deixar o local o mais livre possível de objectos importantes.

Tanto o meu cão, como a minha cadela, acabaram por me estragar umas coisitas, é normal, eu arranjei o que estava danificado e pronto!
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

segunda ago 09, 2010 11:17 am

12 horas sozinho parece me demasiado sinceramente. Mas se quiseres avançar acho que é boa ideia um cão mais velho, um cão com 6-12 meses será bastante activo e provavelmente passando 12 horas sozinho confinado a uma divisão vai se tornar destrutivo e ladrar demais. Já um cão mais velho é mais calmo e talvez não se passe tanto. Mesmo assim se conseguisses ir almoçar a casa (não o deixando assim 12 horas seguidas sozinho), deixa lo com brinquedos e tv ligada e cansa lo e dar lhe bastante atenção enquanto estás com ele..
Mas 12h é metade dum dia, dormindo mais umas 9 sobram te 3 horas que nunca vão ser mesmo 3h inteiras para estares com ele.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

segunda ago 09, 2010 11:22 am

Já agora, já considerou um gatinho? São mais independentes.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
framby
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:31 pm
Localização: Tenho todo o tipo de bicharada que apanho na rua...lol

segunda ago 09, 2010 12:11 pm

FeelingNerD Escreveu:Já agora, já considerou um gatinho? São mais independentes.
Pois, se calhar era bem pensado pois os caes sao mais apegados aos donos equanto que os gatos "nao se importam tanto" de ficarem sozinhos durante esse periodo de tempo.

Embora ache que 12h seja mesmo muito.. :?
<p>Ai &eacute;??? Ah ok, &eacute;s assim nao &eacute;??Prontos, hades de c&aacute; vir hades!!!</p>
NoahGolden
Membro
Registado: sexta jul 23, 2010 7:56 am

segunda ago 09, 2010 12:38 pm

framby Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:Já agora, já considerou um gatinho? São mais independentes.
Pois, se calhar era bem pensado pois os caes sao mais apegados aos donos equanto que os gatos "nao se importam tanto" de ficarem sozinhos durante esse periodo de tempo.

Embora ache que 12h seja mesmo muito.. :?
Sem querer ferir susceptibilidades de nenhum amante/dono de gatos:

"Um cão afeiçoa-se ao dono enquanto um gato afeiçoa-se à casa"

Cumprimentos,

PS: Não se preocupe que o cão/cadela não lhe irá roer/estragar as coisas que tem apenas quando não está ninguém em casa :wink:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda ago 09, 2010 2:17 pm

Claro que não, um cachorro dá cabo de tudo quando pode, com donos ou sem donos!

Não digam disparates em relação aos gatos. Os meus tinham toda a liberdade do mundo e eram capazes de andar atrás de mim que nem cães.
Há gatos que nem comem se os donos vão para fora!
catarina89
Registado: segunda jun 07, 2010 9:33 pm

segunda ago 09, 2010 2:21 pm

Creio que será mais fácil ele ficar 12horas sozinho se lhe der acesso ao interior e ao exterior da casa para ele poder estar à vontade.

Quanto mais jovem o cão for mais probabilidades terá de ele destruir algo mas se for bem compensado com atenção quando estiver com ele ele irá habitura-se ao tempo :)
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

segunda ago 09, 2010 2:40 pm

12 horas não é aceitável, até porque depois voçê tem que dormir pelo menos 7 horas o que quer dizer que o cão fica só e sem actividade física durante 19 horas num dia de 24 horas. Desculpe a honestidade mas não tem vida para ter cão...nem gato!
framby
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 2:48 pm

choque Escreveu:12 horas não é aceitável, até porque depois voçê tem que dormir pelo menos 7 horas o que quer dizer que o cão fica só e sem actividade física durante 19 horas num dia de 24 horas. Desculpe a honestidade mas não tem vida para ter cão...nem gato!
Ora aí está.. :roll:
<p>Ai &eacute;??? Ah ok, &eacute;s assim nao &eacute;??Prontos, hades de c&aacute; vir hades!!!</p>
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

segunda ago 09, 2010 2:56 pm

Boa tarde a todos,

Não penso que seja assim tão Radical...

Eu tenho um cão (bull terrier) saio de casa as 7.30h da manha e entro em casa as 7.30h da tarde, logo também estou 12 horas fora de casa... O meu marido sai um pouco mais tarde e vai á rua com ele, por volta das 8.30h, umas vezes chega mais cedo, por volta das 18h outras sou eu que chego primeiro. Mas enfim, são muitas horas à mesma... Claro que ao inicio é complicado porque são bebés e estragam e fazem as necessidades, é preciso chegar a casa com muita paciencia para limpar, arrumar, brincar, etc.. Mas não é nada que não se faça tendo noção que vai dar trabalho.

Não se pode deixar NADA é mercê do animal, cestos, caixas, etc na cozinha, deixar brinquedos com que se distraia, e volto a repetir, muita paciencia...

Confesso que no inicio foi complicado chegar cansada do trabalho e limpar tudo. Ele nunca roeu armarios, nem paredes, mas claro que destruiu outros objectos esquecidos por vezes... Mas nada que me fizesse arrepender, ou querer voltar atrás. Agora fica com a cozinha, hall e quarto aberto e não estraga nada, nem faz necessidades em casa. Claro que se fica alguma coisa esquecida ele ás vezes põe o dente,mas nada de substancial...

Também é uma questão de sorte, nem todos os cães roem ou estragam... a cadela da minnha mãe, por exemplo foi apanhada bebé da rua e nunca roeu absolutamente nada...
choque
Membro

segunda ago 09, 2010 3:02 pm

mas não falo da destruição falo da qualidade de vida do animal e continuo a achar que 12 horas é demasiado e se o seu marido passeia o seu cão às 8.30 e depois às 18 está em casa estamos a falar de 9 horas (ainda que considere muito, sempre são menos 12 horas). Na minha opinião se não tem tempo não tem cão... não é justo para o animal....
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

segunda ago 09, 2010 3:08 pm

Compreendo o que diz, mas não acho que o animal não tenha qualidade de vida.

Nem sempre o cão está 12h sozinho é certo, por vezes está menos... Mas o cão passa a maioria do tempo a dormir. Eu vejo quando estamos o dia todo em casa, que ele pouco faz... Dorme a maioria do tempo... Não acho que seja mau!

A Maioria das pessoas que conheço, tem cão e trabalha, logo, está fora cerca de 12 horas, e os cães são saudáveis e felizes! A não ser que as pessoas não trabalhem, ou trabalhem em part-time, ou em casa, regra geral, penso que a grande maioria das pessoas trabalha 8 horas por dia, e a não ser que trabalhem "ao lado" de casa, estão sempre mais que 8 horas fora de casa, pois há sempre o tempo de viagem casa-trabalho-casa :?
choque
Membro

segunda ago 09, 2010 3:15 pm

mas o seu cão pode ser dorminhoco e ficar feliz dormir tanto tempo, mas acredite que é a excepção e não a regra!
framby
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 3:15 pm

Mesmo assim é preferivel o cao ter companhia...
Responder

Voltar para “Cães”