Dicas de Criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pegazuz
Registado: quinta ago 12, 2010 3:02 pm

quinta ago 12, 2010 3:19 pm

Olá caros membros do forúm.
eu sou novo aqui na comunidade,mas já há algum tempo que aprecio o forum,sempre como "outsider".
Hoje finalmente registei-me para colocar um tópico,para que possa reforçar com dicas vossas,o conhecimento que já alguns meses ando a reunir para me tornar criador.É minha intenção aqui pedir conselhos vossos,aos mais experientes e também partilhar situações do vosso dia-a-dia como criadores.Agredeço todas as vossas dicas e conselhos para quem vai começar do "zero" como eu.Eu possuo uma quinta e vivo nos Açores,tenho espaço apropriado e tempo necessario para me dedicar aos animais.Pretendo apenas uma raça,já a tenho defenida,mas como ainda não consegui aranjar os criadores e exemplares conforme tenciono,e como ainda não ultimei todo o processo,não tenho ainda os animais.Para já posso adiantar que será uma das raças dos "PP".

Agradeço antecipadamente todos os vossos conselhos e partilhas de informação.
meuobama
Membro
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

quinta ago 12, 2010 3:22 pm

Pegazuz Escreveu:Olá caros membros do forúm.
eu sou novo aqui na comunidade,mas já há algum tempo que aprecio o forum,sempre como "outsider".
Hoje finalmente registei-me para colocar um tópico,para que possa reforçar com dicas vossas,o conhecimento que já alguns meses ando a reunir para me tornar criador.É minha intenção aqui pedir conselhos vossos,aos mais experientes e também partilhar situações do vosso dia-a-dia como criadores.Agredeço todas as vossas dicas e conselhos para quem vai começar do "zero" como eu.Eu possuo uma quinta e vivo nos Açores,tenho espaço apropriado e tempo necessario para me dedicar aos animais.Pretendo apenas uma raça,já a tenho defenida,mas como ainda não consegui aranjar os criadores e exemplares conforme tenciono,e como ainda não ultimei todo o processo,não tenho ainda os animais.Para já posso adiantar que será uma das raças dos "PP".

Agradeço antecipadamente todos os vossos conselhos e partilhas de informação.
antes de mais seja bem vindo porque a procura e troca de informação nunca fz mal a ninguém.

talvez por isso deva começar por lhe dizer que se a raça escolhida é PP, então NÂO pode fazer criação, uma vez que a mesma está proibida por lei.

NR
kisar
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2010 10:13 pm

quinta ago 12, 2010 3:27 pm

Ups... alguém pouco informado que quer ser "criador"... :roll:

Mais um para o rolo da criadeirice..
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta ago 12, 2010 3:29 pm

Muito gosta o pessoal de mandar bitaites sem perceber nada do assunto :roll: Se a raça é PP tem que ter um canil com as especificações todas como manda a lei para que possa receber licença de funcionamento da DGV. De resto, antes de se lançar na criação, deveria perder uns tempos a ser "apenas" dono e participar/visitar exposições, de modo a entender o que é um bom cão.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta ago 12, 2010 3:29 pm

meuobama Escreveu: talvez por isso deva começar por lhe dizer que se a raça escolhida é PP, então NÂO pode fazer criação, uma vez que a mesma está proibida por lei.
A única "raça" cuja criação está, indirectamente, proibida por lei é o American Pitbull Terrier.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 12, 2010 3:32 pm

O cão Fila de S. Miguel ? Será ?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta ago 12, 2010 3:34 pm

nicasxi Escreveu:O cão Fila de S. Miguel ? Será ?
O Fila de S.Miguel não é PP... ou melhor, não está na lista :D
Pegazuz

quinta ago 12, 2010 3:36 pm

boa tarde
corriga-me se estiver enganado,mas segundo sei há "N" criadores de raças "pp",se assim não fosse,estes cães já não existiam,certo?
Desde que tenham LOP, e todos os requisitos impostos por lei,a criação é legal,certo?
nicasxi
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 3:38 pm

MDogster Escreveu:
nicasxi Escreveu:O cão Fila de S. Miguel ? Será ?
O Fila de S.Miguel não é PP... ou melhor, não está na lista :D
:twisted: :twisted: :twisted:
Não me safo...
:twisted: :twisted: :twisted:

:lol: :lol: :lol: :lol:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Fjjord
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 3:39 pm

Só podem ser registados no LOP os PP que sejam criados em canis legalizados, com licença de funcionamento da DGV. De facto, ainda está muito "verde" :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
nicasxi
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 3:42 pm

Pegazuz Escreveu:boa tarde
corriga-me se estiver enganado,mas segundo sei há "N" criadores de raças "pp",se assim não fosse,estes cães já não existiam,certo?
Desde que tenham LOP, e todos os requisitos impostos por lei,a criação é legal,certo?
Não. O APBT , por exemplo, nem reconhecido como raça é. Logo o sua criação é ilegal.
E , nos rot , por exemplo, o CPC , não tem aceite o registo de ninhadas. Logo a existência de LOP , torna-se mais dificil, por consequência... :roll:

— Emily Dickinson

Fjjord
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 3:44 pm

nicasxi Escreveu: E , nos rot , por exemplo, o CPC , não tem aceite o registo de ninhadas. Logo a existência de LOP , torna-se mais dificil, por consequência... :roll:
Nicas, o CPC não tem aceite o registo de ninhadas de PPs que não venham de canis com licença. Não é exclusivo dos Rots ...
Pegazuz

quinta ago 12, 2010 3:46 pm

De facto o fila de S.Miguel não está na lista e não é minha intenção criar a raça.Tenho falado com criadores de "PP",aí do continente,e pessoalmente com alguns aquando de uma exposição internacional aqui em S.Miguel.Mas como referi,sei que estou "verde",mas por algum lado temos que começar,é por isso que com humildade aqui estou tentando reunir vossos conselhos.
Grato a todos participantes
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta ago 12, 2010 3:47 pm

Pegazuz, está a fazer aquilo que se chama "meter a carroça à frente dos bois".

Os criadores (criadores sérios e não os chamados criadeiros, mas de certeza um dos foristas lhe irá explicar a diferença depois) normalmente começam por ter um cão de raça x e depois ao apaixonar-se pela raça, conhecê-la bem, suas características, pontos fortes e fracos a partir daí é que surge a vontade de criar bons exemplares dentro do estalão, contribuindo para o melhoramento da raça, procurando para isso fazer bons cruzamentos com progenitores escolhidos a dedo.

Se quer escolher a raça para criar antes sequer de ter convivência com a mesma, como pode fazer as coisas com pés e cabeça e informar e aconselhar os donos futuros? Apenas com aquilo que leu na internet, que sabe na teoria? Primeiro tem que se conhecer e lidar com o animal, conhecer a raça minimamente. Porque assim da a sensação que pretende criar apenas para ganhar dinheiro. Ou seja está a querer fazer criação pelos motivos errados. Os criadores sérios começaram nesse mundo por ter cães dessa raça, conhecer outros criadores, frequentar exposições, quem sabe um pouco em fóruns da internet mas certamente não foram os fóruns que ensinaram tudo, pois a parte prática não se aprende aqui de certeza. E ao contrário do que as pessoas pensam, não fazem grande lucro já que entre bons progenitores, cuidados vet, alimentação de qualidade, vacinas, etc os valores de venda ficam ela por ela com a despesa. E com as condições exigidas por lei que a Fjjord referiu fica um belo investimento ter as condições para poder criar uma raça PP. Ama assim tanto uma raça que não conhece a ponto de o fazer? Ou às tantas começa a pensar ir pela via fácil e ilegal da criadeirice de vão de escada, como muitos fazem e se vê por aí fora em olx e afins?

Já agora porque uma raça PP? Sabe da dificuldade em conseguir bons donos? Há muita gente que devia ser proibida de ter animais, a comprar cães destes. Isso preocupa-o ou não interessa nada?

É bom planear as coisas e pensar muito nelas, mas há coisas que se tem de primeiro experimentar e neste caso como a Fjjord sugeriu primeiro deve dedicar-se apenas a "ser dono" antes de aventuras maiores. Sendo que parece estar muito verde para essas aventuras. E se forem pelos motivos errados mais vale estar quieto.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
meuobama
Membro
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

quinta ago 12, 2010 3:54 pm

Fjjord Escreveu:Muito gosta o pessoal de mandar bitaites sem perceber nada do assunto :roll: Se a raça é PP tem que ter um canil com as especificações todas como manda a lei para que possa receber licença de funcionamento da DGV. De resto, antes de se lançar na criação, deveria perder uns tempos a ser "apenas" dono e participar/visitar exposições, de modo a entender o que é um bom cão.
OK Fjjord, msg recebida e peço desculpa pela intervenção

Agora depois de ter sido "precepidada" porque era essa a convição que tinha...aqui vai

--------
Diário da República, 1.ª série — N.º 210 — 29 de Outubro de 2009
Artigo 17.º
Locais destinados à criação e reprodução
1 — A criação ou reprodução de cães potencialmente
perigosos, nomeadamente aqueles cujas raças constam
da portaria prevista na alínea c) do artigo 3.º, só é permitida
em centros de hospedagem com fins lucrativos com
licença de funcionamento emitida pela DGV nos termos
da legislação aplicável.
2 — Os locais nos quais se proceda à criação ou reprodução
de cães potencialmente perigosos, nomeadamente
dos das raças constantes da portaria prevista na alínea c)
do artigo 3.º, sem que possuam licença de funcionamento,
nos termos do número anterior, são encerrados compulsivamente.

Artigo 20.º
Comercialização de animais
1 — Os cães potencialmente perigosos só podem ser
comercializados ou cedidos ao detentor final em centros
de hospedagem com fins lucrativos com licença de funcionamento
emitida pela DGV nos termos da legislação
aplicável.
2 — A entrega pelos criadores após venda, ou cedência,
de cães potencialmente perigosos está sujeita ao cumprimento
dos seguintes requisitos:
a) Identificação electrónica do animal e inscrição do
mesmo no SICAFE, tendo como titular o detentor final;
b) Comprovativo de registo prévio em livro de origens;
c) Apresentação da licença de detenção prevista no
artigo 5.º
3 — Além dos requisitos exigidos em legislação própria,
os centros de hospedagem com fins lucrativos referidos
no número anterior que vendam animais potencialmente
perigosos devem manter, por um período mínimo de cinco
anos, um registo com a indicação das espécies, raças e
número de animais vendidos, bem como a identificação
do comprador ou cessionário.
4 — É proibida a comercialização e publicidade de
animais perigosos, excepto os destinados a fins científicos
desde que previamente autorizada pela DGV.
---
Responder

Voltar para “Cães”