Filosofia canina e humana

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheZen
Membro
Mensagens: 162
Registado: sexta jun 11, 2010 6:00 pm

sexta ago 20, 2010 6:58 pm

Ao ter visto uns programas de Cesar Millan que um forista nos indicou e muito bem, fiquei a pensar em algumas coisas e queria vos perguntar o que acham.
Então é o seguinte:
No mundo canino não vimos expressão de carinho entre pais e filhos como entre nós humanos vimos. Claro que as mães cadelas tratam,limpam brincam com a ninhada,mas eu nunca as vi “beijocarem” os filhotes e eu tenho uma mãe cadela e duas crias também fêmeas.

Há uma certa disciplina e limites da parte da mãe cadela como o Cesar se refere. Mas chegamos à parte humana e vimos eles nos encherem de mimos e lambidelas.

A questão mesma é a seguinte: A filosofia de vida dos animais é super intetressante e deviamos aprender com eles muitas coisas. Mas a verdade é que eu acho que eles aprenderam connosco a serem mais “expressivos”. Concordam?


Imagem
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado ago 21, 2010 4:45 am

TheZen Escreveu:
Há uma certa disciplina e limites da parte da mãe cadela como o Cesar se refere. Mas chegamos à parte humana e vimos eles nos encherem de mimos e lambidelas.
São a disciplina e os limites que tantas vezes faltam às crias humanas. ;)

Pessoalmente, fascina-me bastante a área de comportamentos nos animais, porque isso me ajuda a compreender o comportamento humano. É mais fácil se imaginarmos as pessoas como cães e gatos, sendo o cão a esfera social e o gato a esfera privada; também nos podemos lembrar que há pessoas "de cães" e pessoas "de gatos", e isto passa pela identificação com uns ou com outros, pelo encontro de afinidades. Reconhecemo-nos nuns e noutros, mas identificamo-nos com aquele que nos reflectem. E isto pode ou não mudar ao longo da vida!

Pelo lado dos animais, a sua convivência conosco ensinou-lhes que obtêm mais se nos "mimarem". Quanto mais domesticado, mais próximo se torna e maiores são os comportamentos partilhados. Basta reparar como alguns animais se parecem com os donos e vice versa. :). Ora, quanto mais estreito o convívio, maior a humanização (há animais com graves psicoses que não se identificam com os da própria espécie...) e, como grandes observadores que são e partilhando a característica italiana de emitirem sons enquanto gesticulam, a linguagem corporal está extremamente desenvolvida e é a principal forma de comunicação. É por isso que os animais que vivem conosco parecem adivinhar as nossas intenções, que ocultamos pior do que o comprimido que levamos escondido :D, somos péssimos na comunicação visual - privilegiámos a comunicação oral e escrita, mas os animais ainda falam a nossa língua, nós é que esquecemos a deles. :)

menciono os cães e gatos, porque são os animais domésticos mais comuns nos nossos lares. E a cohabitação ensinou-os também a exprimirem-se na "nossa" língua, emitindo vocalizações. Um lobo ão ladra, um gato selvagem não mia - salvo enquanto são bebés, e não ladram, latem, e não é um miado, é um vagido -, mas os nossos companheiros têm algumas dezenas de vocalizações que usam para comunicar connosco. E desenvolvem cada vez mais!

Portanto, concordo consigo, sim. E acho que, quanto mais próximo do ser humano se sente o animal, mais expressivo é. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
carolii
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: quarta jun 16, 2010 5:09 pm

sábado ago 21, 2010 11:24 am

neste momento, tenho 10 cães em minha casa, dos quais apenas 6 são meus. a minha família acolhe cães das ruas e cuida deles até que surja um potencial dono. assim, tenho a oportunidade de observar cães diferentes todos os meses, animais que vieram da rua e que, à partida, nunca conviveram com pessoas.

sou testemunha de que quando isso do "nunca conviveram com pessoas" muda, muita coisa no comportamento dos cães muda. isso parece óbvio, e é, mas é uma simples prova de como, realmente, eles aprendem connosco a serem mais expressivos (e não só).

na verdade, quando nós os amamos, sempre os admiramos e, por isso, aprendemos alguns princípios básicos da vida deles, como dar mais valor a coisas aparentemente insignificantes. tal e qual, os nossos cães gostam de nós, admiram-nos, querem aprender coisas connosco e, de certa forma, imitarnos tal como os bebés. esta teoria já é mais treta da minha cabeça do que outra coisa :roll: , mas como já disseram, isso faz com que os donos se pareçam aos cães (o que é super fofinho :D ) e, às vezes, nem se sabe ao certo porquê.
TheZen
Membro
Mensagens: 162
Registado: sexta jun 11, 2010 6:00 pm

quinta ago 26, 2010 10:29 pm

Concordo plenamente com a sua frase: São a disciplina e os limites que tantas vezes faltam às crias humanas.

Eu pessoalmente nunca tinha assistido a um parto de uma cadela, a não ser quando era miuda e mas na altura não lhe dei muita importância. Nesta cadela que como eu disse foi encontrada abandonada pelo meu filho mas sem ele ter suspeitado da gravidez dela.Eu assisti um bocado apavorada ao parto das oito crias e hoje reconheço que a cadela foi fantástica.Sem um gemido sem nada. Eu estava mais assustada do que ela. Depois a cadela e as crias foram para o meu filho e estive sem os ver uns dias.Quando uma das petizes ficou mal e desprezada pela mâe( a gente humana vê como despreza, mas a Vida disse-lhe que para persevar a vida dos outros 7 esta teria de ser sacrificada).Graças a Deus, ao meu filho, vet e eu e cada um com seu pedaço de amor e eis que ela se salvou e hoje é a minha Bébé. Na fase em que eles todos voltaram para minha casa eu observei a mãe a ensinar muitas coisas, com calma e muita disciplina. Só não os ensinou a não me destruir coisas, mas afinal a mãe no fundo ainda é uma teen ager, porque segundo o vet ela nem dois anos ainda tem. Mas com muito amor e muita paciência tudo se tem resolvido. Eu acabei por ficar com a Bébé, a Lua( já a tinha dado, mas como vim a saber que não era bem tratada resolvi a ir buscar de volta) e mãe a Mika que depois de conhecer o meu quintal não quis voltar para o apartamento do meu filho.Reconheço que estar a criar estes três seres me tirou muita da minha liberdade de passear, pois sou incapaz de as deixar mesmo sabendo que meu filho e namorada viriam dormir a minha casa mais os dois canitos( eles ficaram com dois filhos da mãe Mika) e como não tenho carro os meus passeios são limitados. Mas todo o carinho, alegria que elas me dão compensam tudo pois têm-me feito reflectir muito na vida e tirado boas conclusões. Acho que o lema deles é.....Imagem......dont worry be happy
Responder

Voltar para “Cães”