Recolha de urina - Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta ago 26, 2010 4:46 pm

Olá a todos,

Ontem foi dia de vet para os meus bixarocos.
Levei a Bekas porque notei que ela não queria comer e o Pulgas foi levar as vacinas anuais e aproveitei para o chipar.
Bem, adiante... a Bekas está de perfeita saúde, já pesa 26kg e segundo a médica não deverá engordar mais ou vai começar a entar na zona de cão balofo.

Falei com a médica acerca da incontinência da Bekas, provocada pela esterilização (segundo a médica é caso raro). Já que a cadela se fartou de largar pingas de xixi, a médica aproveitou para fazer um daqueles testes rápidos para despiste de sangue na urina, verificação do Ph entre outras coisas. Estava tudo bem a esse nível.
A questão é que para começar a dar um medicamento à Bekas para ajudar nesta história da incontinência, a médica tem de fazer uma análise completa aos sedimentos. Para isso precisa de 5ml de xixi.

Acerca de 1 mês tentei recolher o xixi dela... revelou-se um caso complicado já que cada vez que me aproximava dela, ela parava de fazer xixi e ia embora.

Pergunto se alguém aqui pode sugerir algum método mais eficaz recolher a urina.
Pensei em não a deixar sair para a rua durante a manhã e "obrigá-la" a fazer o xixi dentro de casa. A poça deve ser suficiente para conseguir retirar os tais 5ml.
Têm outras sugestões?

Obrigada e desculpem o post extenso...
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quinta ago 26, 2010 4:56 pm

Boa tarde

Eu tive também de fazer análises á urina á minha Néné, porque ela teve incontinência, chegou a usar fraldas, era complicado, andei bastante tempo a tentar e não conseguia, até que me lembrei de atar uma luva ( daquelas fininhas, tipo as que os médicos usam).....

Furei a luva com o furador, para poder atar uns fios, e prendi ao lombo mas de forma a que a luva fica-se na vagina da Néné, quando ela fez xixi, fui a correr e tirei, a seguir coloquei o xixi num frasco esterilizado, e voilá, foi só levar á veterinária..... não é fácil mas com jeitinho resulta.
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

quinta ago 26, 2010 5:37 pm

Boa tarde,

Pois no macho é bem mais fácil fazer a colheita, mas essa da luva parece-me óptima ideia! Quando precisar para a minha menina já sei. Só uma dúvida: a cadelita adapta-se bem ao andar com a luva?

A incontinência na sequência da esterilização não é assim tão rara, na maioria dos casos acontece porque vão para a cirurgia sem ter esvaziado a bexiga. :oops:
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
kaminaru
Membro Veterano

quinta ago 26, 2010 6:26 pm

@ludovina
Olá! Obrigada pela ideia. Parece um bocado complicado. A Bekas passa a vida aos saltos. Será que a luva não sai do sítio?

@Lukilu
Essa nunca tinha ouvido... ficar incontinente porque a bexiga não foi esvaziada??? Então mas eles não sabem isso? Fazer uma cirurgia assim parece-me um caso de desleixo. :(
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 26, 2010 6:42 pm

Por isso tive que fazer vários furos na parte aberta da luva e atar uns fios de forma a ficar presa mas junto á vagina da cadela.

Eu cheguei a colocar uma algália para bebé e nada ela não fazia assim.... foi mesmo de loucos, mas ela ficou tão engraçada com aquilo colocado mas olhou para mim, como a dizer és mesmo maluca mas está bem..... já morreu a minha Néné, mas tive momentos maravilhosos com ela....
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
jazzie
Membro
Registado: quinta ago 19, 2010 6:33 am

quinta ago 26, 2010 11:54 pm

Olá, Kaminaru... :wink:

Bom há uns tempos atrás também tivémos que fazer recolha de xixi à Iara...

1º o xixi ao estar em contacto com o chão fica alterado, logo não serve de nada...

2º a Iara como por exemplo, gosta de encostar a vulva ao chão, por isso o que eu fiz foi: não deixei ela fazer logo o 1º xixi da manhã o que levou a que o xixi quando saiu, veio com mais força e foi mais fácil de recolher, directo da vulva para o copo de recolha, sem contactos com o piso.

Conclusão:

Directamente do produtor para o consumidor, sem intermediários... :D

Espero ter ajudado. Boa Sorte :wink:
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sexta ago 27, 2010 11:14 am

jazzie Escreveu:Olá, Kaminaru... :wink:

Bom há uns tempos atrás também tivémos que fazer recolha de xixi à Iara...

1º o xixi ao estar em contacto com o chão fica alterado, logo não serve de nada...

2º a Iara como por exemplo, gosta de encostar a vulva ao chão, por isso o que eu fiz foi: não deixei ela fazer logo o 1º xixi da manhã o que levou a que o xixi quando saiu, veio com mais força e foi mais fácil de recolher, directo da vulva para o copo de recolha, sem contactos com o piso.

Conclusão:

Directamente do produtor para o consumidor, sem intermediários... :D

Espero ter ajudado. Boa Sorte :wink:

:lol:
Bobbyca
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 7:43 pm

sexta ago 27, 2010 2:21 pm

Lukilu Escreveu:Boa tarde,

Pois no macho é bem mais fácil fazer a colheita, mas essa da luva parece-me óptima ideia! Quando precisar para a minha menina já sei. Só uma dúvida: a cadelita adapta-se bem ao andar com a luva?

A incontinência na sequência da esterilização não é assim tão rara, na maioria dos casos acontece porque vão para a cirurgia sem ter esvaziado a bexiga. :oops:
Se tiver um bocadinho de atenção ao que diz, evita dizer este tipo de disparates. A incontinência pode derivar da baixa hormonal que a esterilização provoca, relaxando os esfíncteres.

A mulher pós menopausa, pode passar exactamente pelo mesmo. Deve-se à baixa hormonal e não a bexigas cheias.

Há tratamento para isso, muito fácil, que passa pela administração de um xarope e que, geralmente, em duas três semanas garante a cura.
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta ago 27, 2010 3:20 pm

Disparate meu ou ignorância sua?

Mais do que um vet me disse isso, coincidência ou não conheço vários casos cuja causa foi essa, e a minha vet confirma que pode acontecer por descuido.
Agora quando levo um animal (e levo muitos) para castrar aviso sempre para não se esquecerem desse pormenor.

Além de que disse que é uma das causas, não é a causa.
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
kaminaru
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:57 pm

Bobbyca Escreveu: Se tiver um bocadinho de atenção ao que diz, evita dizer este tipo de disparates. A incontinência pode derivar da baixa hormonal que a esterilização provoca, relaxando os esfíncteres.

A mulher pós menopausa, pode passar exactamente pelo mesmo. Deve-se à baixa hormonal e não a bexigas cheias.

Há tratamento para isso, muito fácil, que passa pela administração de um xarope e que, geralmente, em duas três semanas garante a cura.
Olá Bobbyca,
Na realidade sempre foi essa a explicação que ouvi. Como a produção de hormonas foi interrompida, então poderão existir outros efeitos secundários.
A médica falou no xarope mas não garantiu a cura. Disse que teria de ser administrado todos os dias e que em alguns casos a recuperação iria permitir a sua utilização talvez 2 dias por semana. Infelizmente não deu a entender que existisse uma cura. Penso que isso deverá depender de cada animal.

Espero que a Bekas se enquadre na percentagem de animais curados tal como se enquadrou na percentagem de cadelas que ficam incontinentes devido à cirurgia. :(
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 27, 2010 5:02 pm

Boa tarde

A minha Néné ficou com incontinência depois de ter sido operada porque tinha uma piometra.... nunca passou.
Bobbyca
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 9:13 pm

Lukilu Escreveu:Disparate meu ou ignorância sua?

Mais do que um vet me disse isso, coincidência ou não conheço vários casos cuja causa foi essa, e a minha vet confirma que pode acontecer por descuido.
Agora quando levo um animal (e levo muitos) para castrar aviso sempre para não se esquecerem desse pormenor.

Além de que disse que é uma das causas, não é a causa.
Volto a repetir que é disparate. Até porque fazer uma esterilização a uma cadela com a bexiga cheia é muito complicado. Só serve para atrapalhar. Experimente cortar qualquer coisa que fique por cima de um balão cheio de ar.
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
Bobbyca
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 9:15 pm

kaminaru Escreveu:
Bobbyca Escreveu: Se tiver um bocadinho de atenção ao que diz, evita dizer este tipo de disparates. A incontinência pode derivar da baixa hormonal que a esterilização provoca, relaxando os esfíncteres.

Olá Bobbyca,
Na realidade sempre foi essa a explicação que ouvi. Como a produção de hormonas foi interrompida, então poderão existir outros efeitos secundários.
A médica falou no xarope mas não garantiu a cura. Disse que teria de ser administrado todos os dias e que em alguns casos a recuperação iria permitir a sua utilização talvez 2 dias por semana. Infelizmente não deu a entender que existisse uma cura. Penso que isso deverá depender de cada animal.

Espero que a Bekas se enquadre na percentagem de animais curados tal como se enquadrou na percentagem de cadelas que ficam incontinentes devido à cirurgia. :(
A sua Vet tem razão. Mas esperemos que a Bekas fique bem. Ainda o mês passado estive com uma cadela incontinente há 2 anos. Tomou diariamente o dito xarope. Já só toma uma vez de 4 em 4 dias.
paudifunge
Registado: quinta set 02, 2010 8:35 pm

sexta set 03, 2010 12:04 am

kaminaru Escreveu:Olá a todos,

Acerca de 1 mês tentei recolher o xixi dela... revelou-se um caso complicado já que cada vez que me aproximava dela, ela parava de fazer xixi e ia embora.

Pergunto se alguém aqui pode sugerir algum método mais eficaz recolher a urina.
Pensei em não a deixar sair para a rua durante a manhã e "obrigá-la" a fazer o xixi dentro de casa. A poça deve ser suficiente para conseguir retirar os tais 5ml.
Têm outras sugestões?

Obrigada e desculpem o post extenso...
Já conseguiu recolher o xixi? :P
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sexta set 03, 2010 12:41 am

Lukilu Escreveu:

Tanga.
Responder

Voltar para “Cães”