Boa tarde,
Um amigo meu que vive nos EUA tem um casal de fila de s.miguel e fez tanta publicidade que mais uma pessoa (também dos EU) quer comprar um cachorro desta raça creio que para pôr na sua quinta como cão de guarda.
Acontece que a pessoa em questão não pode ir a Portugal (eu desconheço as razões) e pediu-me ajuda na compra do cachorro. Eu já escrevi ao CPC a pedir a lista de criadores mas o problema é que eu não percebo nada, mesmo nada em cães de fila de s.miguel, e quando tver que escolher o cachorro nunca na vida poderei ver se ele tem ou não tem displasia (em grau pequeno) ou outro defeito escondido, se o temperamento e comportamento são adequados para a raça e a idade etc.
Será possível que uma pessoa que conhece realmente bem a raça me possa ajudar na escolha do cachorro? Obviamente seria um trabalho pago.
E se eu não encontrar ninguem disposto para me ajudar, podem me dizer quais são as questões que eu tenho que colocar aos criadores? Claro que eu vou verificar todos os documentos: LOP, Pedigree, vou conhecer a cadela e o cão, vou ver as condições em que estão mantidos os cachorros, etc. O que eu terei que saber mais?
E mais uma pergunta: eu sei que os criadores zelosos não entregam um cachorro antes de ele atingir 3 meses da idade. Mas li algures que os cães de trabalho começam a ser educados mais cedo para criar um laço mais forte com o dono, não sei se isso também se aplica aos cães de guarda. E também há questão de longo caminho para US, um cachorro muito novinho pode não aguentar... De que idade deve ser a cria para aguentar o stress da viagem e ao mesmo tempo chegar às mãos do dono antes da primeira "crise de adolescência"?
Muito obrigada
Update:
O assunto ficou esclarecido.
Cão de Fila de S.Miguel. Preciso de conselhos
Moderador: mcerqueira
Boas.
Mas isso nem o Sobaka nem ninguém. O que deve ver é o exame dos pais. A HD só é avaliada quando o cachorro tem um ano ou ano e meio no caso das raças gigantes e só mesmo os casos extremamente graves são aparentes antes disso.
Na minha opinião:
nunca na vida poderei ver se ele tem ou não tem displasia (em grau pequeno)
Mas isso nem o Sobaka nem ninguém. O que deve ver é o exame dos pais. A HD só é avaliada quando o cachorro tem um ano ou ano e meio no caso das raças gigantes e só mesmo os casos extremamente graves são aparentes antes disso.
Na minha opinião:
Essa pessoa terá de ser um criador... a escolha mais importante de todas. Um criador ético e que só faça criação de filas, que os leve a expos, é a pessoa mais adequada para o informar dos prós e contras da raça.Será possível que uma pessoa que conhece realmente bem a raça me possa ajudar na escolha do cachorro? Obviamente seria um trabalho pago.
Terá de se informar minimamente, conhecer o estalão da raça, ir a uma expo e conversar com os expositores. Visitar todos os criadores que puder e separar o trigo do joio.o problema é que eu não percebo nada, mesmo nada em cães de fila de s.miguel
Com 8 semanas já podem sair.eu sei que os criadores zelosos não entregam um cachorro antes de ele atingir 3 meses da idade.
é uma grande responsabilidade.Acontece que a pessoa em questão não pode ir a Portugal (eu desconheço as razões) e pediu-me ajuda na compra do cachorro
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Tem toda a razão, é uma grandes responsabilidade e, realmente,não sou a pessoa mais indicada para assumi-la.
Creio que vou limitar-me a escolher alguns criadores com boa reputação, ver os cães deles e depois passar a informação e os contactos ao futuro comprador e ele que que tome as decisões.
Muito obrigada, Dinodane, pela sua resposta, ajudou-me imenso.
Creio que vou limitar-me a escolher alguns criadores com boa reputação, ver os cães deles e depois passar a informação e os contactos ao futuro comprador e ele que que tome as decisões.
Muito obrigada, Dinodane, pela sua resposta, ajudou-me imenso.
É o mais acertado.
Não sou apologista de recomendar criadores a ninguém. Acho que quem quer um animal com determinadas características é que deve fazer o tpc e tomar a sua decisão, não com base em conselhos de terceiros, mas sim naquilo que viu.
Não sou apologista de recomendar criadores a ninguém. Acho que quem quer um animal com determinadas características é que deve fazer o tpc e tomar a sua decisão, não com base em conselhos de terceiros, mas sim naquilo que viu.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Se o cão vai ser para trabalho, nem sequer coloque a hipótese de comprar a um criador que não trabalhe os seus cães. Logo aqui vai reduzir a lista de criadores.
Depois há que saber, para que é que os trabalham, e o que já alcançaram.
Em relação ao temperamento, normalmente os cães de trabalho têm um temperamento mais estável do que os outros. É um dos factores que este tipo de criadores mais tem em conta. Mas, isto não é garantia de nada, e há que ter cuidado na escolha.
Em relação à idade, tem que se informar sobre as normas do local para onde o cachorro vai, porque podem existir alguns "requisitos", e isso pode, ou não, influenciar a idade com que o cachorro vai poder ser enviado.
Depois há que saber, para que é que os trabalham, e o que já alcançaram.
Em relação ao temperamento, normalmente os cães de trabalho têm um temperamento mais estável do que os outros. É um dos factores que este tipo de criadores mais tem em conta. Mas, isto não é garantia de nada, e há que ter cuidado na escolha.
Em relação à idade, tem que se informar sobre as normas do local para onde o cachorro vai, porque podem existir alguns "requisitos", e isso pode, ou não, influenciar a idade com que o cachorro vai poder ser enviado.