cadela muito medricas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quinta set 04, 2003 5:20 pm

[color=blue][/color]

Tenho uma cadela pastora catalã e dois caniches , em casa está tudo bem , brincam o dia todo , agora quando vêm á rua o caso muda de figura , a pastora catalã tem medo de tudo até da sombra , queria que alguem que já teve ou que tenha o mesmo problema me diga o que fazer , porque eu já estou desesperada :cry:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta set 04, 2003 6:08 pm

Que idade tem a sua cadela ?
Se calhar já teve alguma má experiência na rua.

A minha das primeiras vezes que foi à rua, primeiro não queria sair (ficava encostada ao portão), depois saía disparada sem ver que ia para a estrada (felizmente, ia de trela e eu tinha força para a dominar).

Agora sai nas calmas, a cheirar o muro, pelo passeio e porta-se muito bem - mesmo quando vai sem trela (às vezes, de manhã, quando o trajecto é só portão-carro não lhe ponho a trela).

Pode ser uma questão de hábito.
De conhecer um novo ambiente.
Se fôr isso, tudo o que precisa é de repetir a experiência e, se puder, brincando com ela.
bochechita
Membro
Registado: sexta fev 22, 2002 8:41 pm
Localização: Duas cadelas Pastoras Alemã, a Inka e a Luna, um casal de caturas,e uma tartarugaa

quinta set 04, 2003 7:18 pm

Ola Sonja,

Eu tambem estou com o mesmo problema e estou desesperada.
O meu boxer de 4 meses tem um pavor de ir a rua. Mas o mais estranho é que nem sempre foi assim. No inicio ele não tinha medo de nada, até estava admirada, pois sempre tive cães e este foi o primeiro que não tinha medo de nada, mas não sei se foi por ter havido muita mas mesmo muita gente que se metia com ele ( quem não gosta de um cachorrinho???!!!) e ele começou a não gostar muito de se ver rodiado de pessoas que não conhecia.
Até que um dia começei realmente a notar que ele não estava a vontade na rua. Olhava para tudo e para todos. Mas agora tem sido muito complicado pois ele recusase a andar. Eu tento acalma-lo encorajo o dou-lhe um certo tempo mas quando tento novamente ele não quer ir.
O que posso fazer?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 04, 2003 8:38 pm

Boa noite.
O mais certo é realmente esse comportamento dever-se a uma experiència traumática, embora não esteja fora de causa que se deva ao carácter medroso da cadela.
A solução é i-la habituando pouco a poucoàs saídas, muito gradualmente e tentando descobrir se há alguma coisa/situação que lhe provoque o medo.
Se ela mostrar receio não a conforte nem a acarinhe: mostre-se indiferente e mantenha-se no local durante uns minutos. Se se tranquilizar, felicite-a e regresse a casa. O próximo "passeio" poderá ser um pouco mais longo.
Procure de início sítios com pouco movimento. O sucesso da "terapia" está normalmente em ir submetendo a pouco e pouco o animal ao factor que lhe despoleta o medo.
Boa sorte

José Carlos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta set 04, 2003 9:25 pm

o max, de início, tinha tanto pavor da rua que até vomitava. até eu tinha, se me tivessem atirado para a estrada :cry: :cry: depois, foi-se habituando. no entanto , como as ruas aqui nem para as pessoas servem, porque são muito estreitas, com carros a atravancar de um lado e passeios exíguos do outro, tenho evitado levá-lo. mas faz diferença. andar de carro adora e já não vomita. ir à praia é um delírio.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 04, 2003 9:30 pm

Se ela mostrar receio não a conforte nem a acarinhe: mostre-se indiferente e mantenha-se no local durante uns minutos. Se se tranquilizar, felicite-a e regresse a casa. O próximo "passeio" poderá ser um pouco mais longo.
De salientar a importância deste comportamento.

O cão olha para o dono como um ser superior, esperando que este seja forte e seguro. Capaz de lidar com todas as situações.

Portanto, se nessas situações o dono manter a calma, agir com toda a naturalidade o cão irá perceber que está tudo bem, que não há razão para temer.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta set 04, 2003 10:25 pm

Portanto, se nessas situações o dono manter a calma, agir com toda a naturalidade o cão irá perceber que está tudo bem, que não há razão para temer
no 1º dia que levei o max à rua, estava mais assustada do que ele. foi um pavor. no dia seguinte, fui calmamente. as coisas mudaram e o max até vomitou menos.
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

sexta set 05, 2003 12:14 pm

A minha cadela era igual, para sair tinha que ser ao colo e só quando estivesse sozinha comigo, onde ninguém a chateasse é que se punha à vontade!!

Procure aliciá-la a sair com algo que ela goste, um brinquedo ou até mesmo uma brincadeira!

Com a minha fiz com que ela associasse a rua à praia que ela adora... e muito lentamente ela lá foi começando a gostar de ir à rua... Agora até gosta de mais!!!

Boa sorte!!!
ecogirl
Membro
Registado: quarta out 23, 2002 11:02 pm

sábado set 06, 2003 3:09 pm

A minha cadela também tem o mesmo problema, sempre que sai a rua tem muito medo e se ve pessoas ainda fica pior. em casa é completamente diferente, sempre que vem ca alguem fica muito mansinha, so que na rua tem muito medo, ate se esconde atras de mim.
Eu insisto com ela e levo-a com a trela assim ela nao pode fugir, acho que com o tempo e sempre insistindo com ela aquele medo acaba por passar. E se lhe dermos muito carinho quando ela obedece, as coisas começam a entrar nos eixos....
Nao deves ficar preocupada isso é normal :lol:
Responder

Voltar para “Cães”