Taça de ração elevada ou no chão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nunorcduarte
Membro
Registado: segunda nov 02, 2009 3:28 pm

quarta set 08, 2010 11:28 am

Estou a instalar um bebedouro automático para que a Oxy (baby PA) tenha sempre acesso a água fresca e neste momento fiquei com algumas dúvidas sobre a altura a que o hei de fixar na parede.
Comecei a pesquisar um pouco sobre a altura a que deve estar a taça de comida (sempre pensei que devesse estar elevada) e qual não é o meu espanto quando leio que a taça de comida não deve ser elevada pois aumente em muito o risco de torção do estômago.
Qual a vossa opinião, especialmente quem tem cães grandes.
Moinhodoceu
Membro Veterano
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quarta set 08, 2010 11:31 am

As minhas todas comem com a taça no chão e sempre fiz isso, não sei se será o correcto mas nunca tive problemas.

Teresa
ASTROOO
Membro
Registado: domingo dez 20, 2009 10:08 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Iguana Verde, Peixes.

quarta set 08, 2010 12:28 pm

Boas,
Sineceramente não sei dizer.
Tem é cuidado se fores de ferias a pensar que a nivel de agua estas 100% seguro, pois pode haver cortes de agua, cano arrebentado, etc. e o cachorro ficar sem agua.

:wink:

Cumprimentos,

ASTRO

Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 08, 2010 12:31 pm

Com certeza se for de férias não há de deixar o cão entregue à sua sorte.

As taças do meu não estão elevadas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta set 08, 2010 12:32 pm

Como os meus cães são todos grandes tenho as taças em suportes (ração + água) mais altos, para que eles não tenham que se dobrar muito (patas e pescoço). Foi o que me aconselharam....
nunorcduarte
Membro

quarta set 08, 2010 12:44 pm

ASTROOO Escreveu:Boas,
Sineceramente não sei dizer.
Tem é cuidado se fores de ferias a pensar que a nivel de agua estas 100% seguro, pois pode haver cortes de agua, cano arrebentado, etc. e o cachorro ficar sem agua.

:wink:

Cumprimentos,

ASTRO

Imagem
quando for de férias a oxy vai de férias com o resto da família, acho que também tem direito :), o bebedouro é só para ter sempre água fresca durante o dia ;)
nunorcduarte
Membro

quarta set 08, 2010 12:48 pm

Pinfinhas Escreveu:Como os meus cães são todos grandes tenho as taças em suportes (ração + água) mais altos, para que eles não tenham que se dobrar muito (patas e pescoço). Foi o que me aconselharam....
Tudo o que tinha lido até hoje, apontava para o que refere, mas hoje em pesquisas para tentar descobrir a que altura deveria deixar o bebedouro, deparo-me com vários sites (alguns de veterinários) que referem um incremento de 110% no factor de risco de ocorrência de torção de estômago para animais propensos a tal ocorrência.

Como já li também o inverso estou um pouco perdido :?
dinodane
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 12:49 pm

Pinfinhas Escreveu:Como os meus cães são todos grandes tenho as taças em suportes (ração + água) mais altos, para que eles não tenham que se dobrar muito (patas e pescoço). Foi o que me aconselharam....
Pois o propósito disso era evitar as dilatações e torções de estômago e era aconselhado por muitos profissionais. Acontece que recentemente fizeram-se investigações que provam que quando o cão tem o pescoço "dobrado" ou em inclinação para a taça ingere menos ar. Faz todo o sentido.

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta set 08, 2010 12:51 pm

O meu mitra come da tigela que está no chão. Já a Dogue come da tigela elevada. E noto que come melhor, ma medida em que come com calma ( se a tigela estiver no chão não come, aspira) e como está mais descontraída mastiga melhor a comida.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
nunorcduarte
Membro

quarta set 08, 2010 12:52 pm

dinodane Escreveu:
Pois o propósito disso era evitar as dilatações e torções de estômago e era aconselhado por muitos profissionais. Acontece que recentemente fizeram-se investigações que provam que quando o cão tem o pescoço "dobrado" ou em inclinação para a taça ingere menos ar. Faz todo o sentido.
Nesse caso temos uma situação ingrata, por um lado se come do chão aumenta o stress sobre o pescoço e sobre as articulações, por outro lado se come elevado ingere mais ar e pode potenciar uma torção do estômago :?
dinodane
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 12:55 pm

Olhe Nuno, entre uma coisa e outra antes os problemas nas articulações.

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta set 08, 2010 1:49 pm

Percebo e aceito a argumentação dos prós e contras em relação á elevação ou não dos comedouros.
Agora não tenho cães grandes, mas quando tinha os Rottweilers coloquei essa questão a mim próprio e acabei por optar por colocar os comedouros no chão. Estive um bom período a dar-lhes alimentação BARF, na qual muitas vezes me limitava a atirar os nacos de carne e ossos para o chão e eles comiam ali mesmo. Mais ‘natural’ que isso não havia. Faz por isso sentido pensar que a postura ‘natural’ de um cão a comer é a partir do chão. Estou para ver o primeiro cão, ou Lobo, que agarre na comida e a coloque num plano elevado para comer. Aliás, não fosse a comida actual da maioria dos nossos cães os grãos de ração, e em vez disso fosse comida em pedaços maiores, e o que eles fariam, mesmo em comedouros elevados, era retirar uma porção do comedouro e comê-la fora deste.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
nunorcduarte
Membro

quarta set 08, 2010 2:05 pm

dinodane Escreveu:Olhe Nuno, entre uma coisa e outra antes os problemas nas articulações.
Sim, esses fazem parte do evoluir da idade, todos nós os vamos sentindo enquanto o outro problema pode a problemas muito sérios o pior dos quais não tem remédio :(
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta set 08, 2010 2:07 pm

PauloC1 Escreveu:Percebo e aceito a argumentação dos prós e contras em relação á elevação ou não dos comedouros.
Agora não tenho cães grandes, mas quando tinha os Rottweilers coloquei essa questão a mim próprio e acabei por optar por colocar os comedouros no chão. Estive um bom período a dar-lhes alimentação BARF, na qual muitas vezes me limitava a atirar os nacos de carne e ossos para o chão e eles comiam ali mesmo. Mais ‘natural’ que isso não havia. Faz por isso sentido pensar que a postura ‘natural’ de um cão a comer é a partir do chão. Estou para ver o primeiro cão, ou Lobo, que agarre na comida e a coloque num plano elevado para comer. Aliás, não fosse a comida actual da maioria dos nossos cães os grãos de ração, e em vez disso fosse comida em pedaços maiores, e o que eles fariam, mesmo em comedouros elevados, era retirar uma porção do comedouro e comê-la fora deste.
A postura 'natural' do lobo a comer, é mesmo deitado :wink: Tal como os nossos cães a comer os ossos!

Eu tenho as taças da comida elevadas, a da água está no chão. Sempre os habituei assim, e assim vou continuar.
Quanto às torções, infelizmente nada está provado, e mesmo com todos os cuidados e mais alguns, se tiver de acontecer, acontece... eu que o diga que já cá passaram 2 por casa, uma mortal, a outra nem por isso... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nunorcduarte
Membro

quarta set 08, 2010 2:08 pm

PauloC1 Escreveu:Percebo e aceito a argumentação dos prós e contras em relação á elevação ou não dos comedouros.
Quanto ao comer directamente do chão, percebo, mas não gostaria de a habituar a isso.
Tenho receio que alguma alma mal intencionada atire qualquer coisa envenenada para o quintal e que a piquena por estar habituada a comer directamente do chão não resista...
Responder

Voltar para “Cães”