Comportamento anormal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anafp
Membro Júnior
Registado: terça set 14, 2010 9:08 am

terça set 14, 2010 9:44 am

Olá a todos

Sou novata nestas andanças e decidi registar-me porque já não sei o que fazer em relação ao meu cão! Tenho um Bouvier Bernoir (Pastor de Berna) com 6 meses, chamado Salvador e não acho que o seu comportamento seja normal! Antes da sua aquisição fiz bastante pesquisa sobre a raça e das caracteristicas que melhor a define é a ausência de agressividade, a paciência e o temperamento dócil. Nenhuma destas características está presente no Salvador. Ele é exactamente a antítese de tudo isso. Tem períodos em que está super calmo, mas de repente, sem mais nem menos começa-me a ladrar e se eu o repreendo ainda fica pior!!!! Corre pela casa que nem um louco, rodopia pelo chão e se eu vou atrás dele faz tentativas de se atirar a mim. A única forma de o acalmar é agarrá-lo e imobilizá-lo um bocado, fazer-lhe muitos mimos e tentar distraí-lo, até que a coisa passa!! Começo a ficar desanimada, porque receio que os vizinhos comecem a reclamar do barulho! Ele raramente ladra, mas quando ladra até estremecem as paredes!!! E o mais esquisito é que só ladra para mim!! Na rua passam outros cães, ladram-lhe e ele não passa cartão. Só me ladra a mim, como se estivesse a reclamar comigo! Deixa-me doida e muito triste! Só gostava de perceber o que é que o faz comportar-se assim comigo!!
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

terça set 14, 2010 10:06 am

Olá Anafp

Diz que ele faz tentativas de se atirar a si, não será só a querer brincadeira?
Ou nota agressividade nessas tentativas?
Pelo que descreve:começa a ladrar e a correr pela casa, parece-me normal em qualquer cachorrinho.
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

terça set 14, 2010 10:15 am

BrownEye Escreveu:Olá Anafp

Diz que ele faz tentativas de se atirar a si, não será só a querer brincadeira?
Ou nota agressividade nessas tentativas?
Pelo que descreve:começa a ladrar e a correr pela casa, parece-me normal em qualquer cachorrinho.

Qualquer um dos meus cães faz isso quando chego a casa do trabalho... parecem uns malucos :lol:

Quanto ao atirar... o meu cãe geralmente quando quer brincadeira salta pra cima de mim e agarra-me no braço... nunca me magoa. Mas é a tal coisa, é fácil de ver que ele quer brincadeira, toca a bater a cauda o tonto :)

Será que o seu também não será só brincadeira?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça set 14, 2010 10:47 am

anafp Escreveu: Começo a ficar desanimada, porque receio que os vizinhos comecem a reclamar do barulho! Ele raramente ladra, mas quando ladra até estremecem as paredes!!! E o mais esquisito é que só ladra para mim!! Na rua passam outros cães, ladram-lhe e ele não passa cartão. Só me ladra a mim, como se estivesse a reclamar comigo! Deixa-me doida e muito triste! Só gostava de perceber o que é que o faz comportar-se assim comigo!!
Pois, de facto o ladrar deles faz tremer as paredes, mas não são cães ladradores, aliás raramente ladram...e se no seu caso o cão so ladra a si, então eu considerava que esse ladrar pode ser uma forma de reinvindicar atenção ou chama-la para brincar.
Com 6 meses o seu cão é um bebé... aliás acho que nesta raça se comportam de forma infantil até muito tarde, secalhar até lhes começar a pesar a idade... e essa ideia de serem cães muito pachorrentos e calmos não é bem assim, como todos os cães precisam de gastar energia e ter periodos de brincadeira e corrida, mas se estas necessidades estiverem satisfeitas o resto do tempo são uns ursinhos de peluche, pachorrentos, meigos e sem maldade.

eu aconselho-a a falar desses seus receios com o criador, e tenha em atenção que emocionalmente os BB são frágeis, não toleram agressões nem a solidão, tenha paciencia e seja firme na educação do cão, mostre-lhe quem manda, mas sem castigos fisicos ( eles reagem muito bem ao 'suborno' com comida )
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
anafp
Membro Júnior

terça set 14, 2010 10:58 am

Desde já agradeço as respostas! É sempre um alento ter alguém com quem partilhar as nossas experiências.

Agora voltando ao Salvador. Esta experiência de ter um cão é uma novidade para mim. Tento ler muita coisa sobre o assunto mas as dúvidas são sempre muitas. À parte destes quadros de doideira do Salvador ele até é um cão obediente e muito esperto. Também faz uma festa sempre que chego a casa, mas é um comportamento muito diferente do que vos descrevi. Aí acho que ele demonstra mesmo agressividade! E é bem verdade que não tolera castigos físicos, ainda fica pior! Os subornos também costumam funcionar mas tenho medo que ele fique agressivo comigo só para depois receber a goluseima!! Se calhar não terá a ver com o facto de ele não me reconhecer como líder e de se achar ele o dominante? Como é que faço para ele me respeitar como lider?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça set 14, 2010 11:06 am

Você teve contacto com os progenitores do seu cão, ou pelo menos com a mãe? Eram exemplares equilibrados?

Ja considerou procurar ajuda com um treinador para compreender o seu cão, e aprender como deve reagir e ensina-lo?

É quer apesar de serem uns ursinhos, são cães de grande porte, e caso o seu cão pensar ser o chefe da matilha, ou se tornar agressivo voçê fica com um problema chato de resolver entre mãos... ele é bebé... procure fazer AGORA tudo o que está ao seu alcançe para transformar o seu cão no cão dos seus sonhos.

Aqui não vai encontrar nenhuma receita milagrosa, nem ninguem vai poder dizer o que se passa em sua casa com o seu cão... so alguem que os conheça, e mais uma vez repito.... a pessoa indicada para começar a ajuda-la deve ser o criador do cão e/ou um treinador.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

terça set 14, 2010 11:11 am

Olá Anafp.

Bem há muitas coisas que a podem ajudar a tornar-se líder posso dar algumas dicas mas são básicas e há aqui na Arca quem lhe pode ensinar muito mais.

Uma delas é quando chega a casa não lheliga nenhuma. Se ele saltar para si afasta-se ou afaste-o sem ser agressiva, meta-lhe uma mão no peito se ele se empinar e afaste-o. Ignore-o de todas as maneiras, ele quando se cansar e vai testá-las muitas vezes, acabará por se ir deitar ou ir brincar sozinho quando ele estiver calmo chame-o e dê-lhe uma recompensa ou um elogio Se proceder assim TODOS os dias vai ver que quando chegar a casa ele não salta para si.

Depois na questão da comida. A Anafp come SEMPRE primeiro que ele. Mesmo que a Anafp não tenha fome e seja hora do cão comer pega numa bolacha e come-a ou pega na comida dele e finge que a come só depois lha entrega a ele. Assim ele perceberá que o lider/a comeu primeiro e só quando o lider estiver satisfeito e de barriga cheia é que ele poderá comer.

São pequenas coisas básicas que podem ajudar.

Quanto ao ladrar para si eu tambem passei essa vergonha. Ia na rua o gajo parava agarrava na trela aos pinotes eu a puxar de um lado ele de outro eu dizia "não!" e ele desatava a ladrar de cu para o ar e a fintar-me. Arranjei uma trela mais curta e foi remédio santo. Bom agora também já está um homenzinho mas sei lá quando lhe dão pancas outra vez.

Boa sorte!
anafp
Membro Júnior

terça set 14, 2010 11:48 am

olá MRJN

O meu faz-me exatamente a mesma coisa quando o passeio com a trela! Até me rosna!! No início fiquei desolada mas agora percebo que ele quer é brincadeira! Espero que a idade lhe traga mais juizo, caso contrário estou feita!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça set 14, 2010 11:50 am

Pois……o problema com os Bouvier Bernois é o mesmo que acontece com labradores, Goldens e outros quejandos, com o inconveniente que os BB são cães de porte considerável: São muito lindinhos, parecem ursinhos, e até dizem que a raça é muito meiga e dócil e as pessoas adquirem-nos no pressuposto que vêm com um “microchip de comportamento “ pré-instalado e é só “atar e meter ao fumeiro”. Meus caros, desenganem-se!
A Receita? Treino, educação, paciência, pulso firme , coerência e sobretudo tempo para gastar a energia do animal (sobretudo os mais jovens) em actividades diversas. Não se esqueça que o BB é, por definição do próprio estalão, um cão de Guarda e de Pastoreio. Não é um cão agressivo, mas também não é propriamente um cão de colo ;)
Não obstante, saliento que um cão demasiado agressivo também não é normal e nesta raça é mesmo considerado um defeito:
DEFAUTS ELIMINATOIRES :
• Chien agressif, peureux ou craintif.
(…)
Tout chien présentant de façon évidente des anomalies d’ordre physique ou comportemental sera disqualifié.
Pela minha parte não recomendaria esta, ou outras raças de grande porte, para primeiro cão, ainda por cima um macho! Mas neste momento penso que uma avaliação profissional ou mesmo inscrever-se A SI numa escola de treino, para treinar e saber como lidar com o seu cão, seria conveniente.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
anafp
Membro Júnior

terça set 14, 2010 11:59 am

Olá tarasofia

Obrigada desde já pelas respostas atenciosas.

O Salvador foi importado e não conheço os pais e só agora percebo a importância desse contacto com os progenitores.

Quanto a treino, ando numa escola. Lá ele comporta-se dentro da normalidade. Brinca com os outros cachorrinho, corre e pula. Faz os exercicios umas vezes melhor outras pior :D. Os comportamentos que eu descrevi como anormais só os tem em casa, comigo!!!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça set 14, 2010 12:03 pm

anafp Escreveu: Quanto a treino, ando numa escola. Lá ele comporta-se dentro da normalidade. Brinca com os outros cachorrinho, corre e pula. Faz os exercicios umas vezes melhor outras pior :D. Os comportamentos que eu descrevi como anormais só os tem em casa, comigo!!!
E o que dizem os monitores lá da escola sobre isso? E o que aconselham? Se são de facto bons profissionais, conhecendo-a a si e ao cão serão concerteza as pessoas mais indicadas para a aconselhar nesta matéria!! Certamente, e pelo menos, melhores que 'estranhos' num forum da net que nunca a viram a si ou ao seu cão ;)
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça set 14, 2010 12:05 pm

anafp Escreveu: A única forma de o acalmar é agarrá-lo e imobilizá-lo um bocado, fazer-lhe muitos mimos e tentar distraí-lo, até que a coisa passa!!
Acontece que ao comportar-se assim está a habituar o seu cão que ele tem que ser mal-educado para receber muitos mimos. Ele só está a ser um bom aluno.

Tem que agarra-lo (não abraçar, mas imobilizar de maneira que ele não consiga mexer) e nada de mimos. Mesmo nada. Pode deixa-lo sair quando ele deixar de estrebuchar, depois tem que afastar-se e não lhe ligar durante algum tempo. Tem que mostrar quem é o lider, o seu cão pode ser de raça mais docil mas não deixa de ser um cão nem um macho jovem em crescimento com hormonas aos saltos e vontade de subir na hierarquia.
Eu concordo plenamente com o PauloC1: treino, educação, pulso firme, paciência e tempo são as receitas universais .
anafp
Membro Júnior

terça set 14, 2010 1:00 pm

Pois, o problema maior deve ser mesmo a minha inesperiência :( e a vossa opinião é importante porque há sempre quem já tenha passado pela mesma situação ou por situações semelhantes e que saiba a melhor forma de lidar com elas.

O meu maior medo é não ser capaz de controlar a agressividade dele e que em adulto possa desencadear acidentes. A minha maior esperança é que isto seja mesmo da idade e que passe...
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

terça set 14, 2010 1:18 pm

anafp Escreveu:Pois, o problema maior deve ser mesmo a minha inesperiência :( e a vossa opinião é importante porque há sempre quem já tenha passado pela mesma situação ou por situações semelhantes e que saiba a melhor forma de lidar com elas.

O meu maior medo é não ser capaz de controlar a agressividade dele e que em adulto possa desencadear acidentes. A minha maior esperança é que isto seja mesmo da idade e que passe...
Irá passar se você tomar alguma atitude quanto a isso. Siga os conselhos que já lhe foram dado. Mimo a mais estraga o cão... Não deixe arrastar esse tipo de comportamento porque senão depois será muito mais complicado corrigir quando o cão for adulto.

Faço a mesma pergunta que o PauloC1 fez e que ainda não respondeu... não recebeu conselhos na escola sobre como lidar com esta situação?
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

terça set 14, 2010 1:19 pm

aconselhe-se junto dos treinadores do seu cão e não aqui...
Responder

Voltar para “Cães”