Encontro para discussão sobre medidas para combater a "discriminação" canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

segunda set 08, 2003 12:09 pm

Boa tarde a todos,


Conforme anunciei no meu post no tópico do CelsoAlves, penso que nos deveriamos organizar num encontro para discutir em maior profundidade esta questão e chegarmos a uma conclusão sobre o que, de facto, cada um de nós, e todos nós em conjunto e de uma forma concertada estamos disposta a fazer para combater este problema.

Enviem sugestões de datas e locais.

Eu coloco aqui a primeira inscrição de presença - a minha!

Um abraço,

Bullie & Gaspar
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 08, 2003 12:13 pm

Estarei disponível também. Como vivo no Norte, se calhar era bom vermos quem participa e procurarmos um sítio central. Seria importante contar com a presença do Celso.
Cumprimentos
José Carlos
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

segunda set 08, 2003 12:23 pm

Podem contar comigo.
A única data que é impossível para mim é o fim de semana de 4 e 5 de Outubro (dia do Animal - acções de sencibilização e doação de animais abandonados)
Entretanto mal tenha toda a infromação sobre o seminário que referi no outro tópico aviso, até para o caso de mais alguém estar interessado em participar.
Quanto á localização, a Norte ou a Sul, não há problema.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
lil_bull
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

segunda set 08, 2003 12:52 pm

ola
eu gostaria de apoiar mas estou na frança. :oops:
mas penso que é altura dos donos dos cães na mira dos politicos de se organizarem.juntem-se para discutir como proteger os nossos cães.
interdicção de certas raças a menores,interdicção de possuir cães aos culpados de crimes com violencia,a pessoas que batem nos cães,o uso do açaime,"rectificação"do projecto lei...etc...
depois de terem algo concreto no papel,é inundar as camaras,os partidos e o governo com mails e manifestar ou seja organizar encontros..
"exigir"(=pedir)apoio de clubes de raças,do cpc,de associações de defesa dos cães e dos animais,de veterinarios,comportamentalistas caninos.circular petições,sei là...não largar o assunto
isto pede reflexão,organização,contactos e força de vontade..
mesmo estando na frança se puder ajudar contem comigo


abraço

nelson


http://lil.amstaff.free.fr/
CelsoAlves
Membro
Mensagens: 69
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

segunda set 08, 2003 1:41 pm

Pela minha parte posso dizer que depois de dia 5 até dia 16 de Outubro é impossivel, pois vou para a suiça representar Portugal no Campeonato do Mundo de Mondioring, mas até lá estou disponivel.
Eu trabalho por turnos e ao fim de semana, mas com antecipação posso sempre pedir para trocar.
Um dos locais que posso disponibilizar pode ser o CPC em Lisboa ou no Campo de Treinos da CaneUtile, no Algueirão.
Celso
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 08, 2003 4:11 pm

Novamente informo que estou disponivel para qualquer actividade ou encontro.

Infelizmente, devido a razões de ordem geografica só estarem disponivel lá para meados de outubro.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
bonekita
Membro
Mensagens: 122
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

segunda set 08, 2003 7:50 pm

Boa noite,

Calculo que não possa ajudar em muito em termos de encontro, uma vez que além de ser menor e portanto não me poder deslocar com tanta facilidade, as minhas aulas começam para a semana e possivelmente ser-me-á totalmente impossivel ir a esse encontro! No entanto, depois de definida o local e a hora, tentarei os possiveis para ir ao encontro!
De qualquer das maneiras, desde já "ofereço" a minha ajuda para tudo o que eu possa fazer!!!
Nuria
Membro Veterano
Mensagens: 468
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda set 08, 2003 9:17 pm

bonekita Escreveu: Boa noite,

Calculo que não possa ajudar em muito em termos de encontro, uma vez que além de ser menor e portanto não me poder deslocar com tanta facilidade, as minhas aulas começam para a semana e possivelmente ser-me-á totalmente impossivel ir a esse encontro! No entanto, depois de definida o local e a hora, tentarei os possiveis para ir ao encontro!
De qualquer das maneiras, desde já "ofereço" a minha ajuda para tudo o que eu possa fazer!!!
tb estou numa situação parecida, mas disponho-me a ajudar em qualquer outra coisa.
Puga
Membro Veterano
Mensagens: 208
Registado: quinta jul 03, 2003 11:41 am

terça set 09, 2003 8:59 am

Eu estou disponível.
Sou residente em Lisboa.
Só falta marcar-mos um encontro.
Vamos á " luta" ;)
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça set 09, 2003 9:54 am

Penso que seria importante establecermos uma agenda de trabalho. Por vezes o mais dificil quando se constitui um grupo de discussão é exactamente a própria organização e gestão do grupo.

O QUÊ

Definir uma agenda realista

A vontade de tudo fazer pode deitar tudo a perder. Isto é, temos que definir claramente os objectivos e tentar realizar um de cada vez. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo é um erro comum que depois leva a que não se faça nada em concreto.
A discussão em foruns e a discussão cara a cara são completamente diferentes, é muito mais facil dispersarmo-nos e perder de vista o assunto central quando estamos cara a cara.

Por isso deixo a pergunta: o que querem fazer?

Por exemplo, no tópico anterior falou-se em:
1) Comunicação para os Clubes de Raças e para o CPC
2) Elaboração de uma apresentação para divulgação -por ex., nas escolas (e aqui a Sealords pode dar um contributo muito válido pois tem algumas ideias bem interessantes); nas Juntas de freguesia; nos postos médicos; etc etc etc


COMO?

Há que ter em atenção, entre outros factores:
- Meios fisicos existentes
- Disponibilidade de cada um
- Vocação (uns têm mais jeito para escrever, outros para pesquisa, outros ainda para contactos, etc etc)

QUANDO?

Definir uma data para o primeiro encontro, ou várias e irmos por votos.

ONDE?

- Central para todos, ou pelo menos para os que têm mais dificuldade em deslocar-se- há pessoal no norte que quer participar.
- Abrigado e com condições, isto é mesas e cadeiras por favor! Não querem estar horas em pé, á volta de um banquinho de jardim, á chuva, a discutir e com bloquinho de notas a rabiscar ideias... é que o que vai acontecer neste primeiro encontro vai ser muito parecido com um brainstorming, não vai ser fácil mas vai ser certamente muito produtivo se tivermos em atenção estas coisitas simples.

Bem, fico-me por aqui, que isto já vai em testamento ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 09, 2003 11:37 am

Sobre esse encontro, só posso pedir que seja num lugar acessível. De resto é só abrir um espacinho entre as aulas, o estudo de piano, o estudo para a escola e o trabalho voluntário.
No tópico anterior eu disse que ia ver o que podia fazer na minha escola (como é particular está menos envolvida em propostas públicas). Se não pider ir a essa reunião, informem sobre o que trataram e a que conclusões chegaram, para que eu possa "inspirar-me".
Obrigada!!!
lil_bull
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

terça set 09, 2003 1:57 pm

vejam o forum cães perigosos na noruega

e assinem a petição

abraço

nelson
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça set 09, 2003 5:28 pm

Se houver alguma coisa que eu possa fazer, digam.
As ideias da Nynf pareceram-me boas.

Acontece que estou de férias e com diversas solicitações de natureza familiar e privada em simultanêo.
Ié, estou pouco disponível e o mais certo é não vir a estar tão cedo (em especial, assim que voltar ao trabalho porque sei que me esperam mudanças e novas linhas de acção).

Em qualquer caso (andei a pensar) farei o que me fôr possível.

Disponham, s.f.f.
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça set 09, 2003 6:21 pm

olá a todos. eu tambem gostava de participar. è só dizerem o dia e a hora que eu vouy fazer os possiveis para aparecer la. jokas para todos...
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça set 09, 2003 7:45 pm

Vi o devido assunto em discussão e não pude deixar de pensar em certos pontos que poderiam ser aplicados, tanto no hambito de ajudar a orientar melhor as raças-verso-dono; como de rafeiros-verso-responsabilidades.

Talvez a aplicação na existência de uma identificação obrigatória, tipo registo e uso aplicativo e obrigatório nos exemplares mesmo que rafeiros.
Deste modo haveria também um certo control no hambito de abandono dos mesmos.
Deveria haver um guia de orientação à responsabilidade dos criadores e entidades correspondentes, como os devidos clubes, de modo a orientar as raças mais apropriadas ao tipo de pessoa ou situação em questão.
Nesse guia de Orientação deveria haver um inquérito onde seria aplicado um estudo sobre as condições e o fim a que se destinam.
Deveria haver uma entidade responsável pelos mesmos exemplares dos cães de raça não definida, os rafeiros, de mesmo modo que temos o Clube P. de Canicultura.
Se fosse existente um Clube Português do Cão Rafeiro talvez não houvesse tanto descuido ou abandono, este clube deveria estar associado ao Clube português de Canicultura seguindo os mesmos padrões organizativos.
Se bem que da mesma maneira poderia haver um concurso de beleza nos cães rafeiros que igualmente têm as suas belezas.... quem sabe não há o surgimento de novas raças, pergunto eu se não foi desse mesmo modo que surgiram algumas das mais encantadoras raças, com o crusar de varias sobre a mesma....
Outro ponto discutível é a Lei e a maneira de se fazer justiça, deveria ser revista de modo a ser mais correctamente aplicada. Deveria haver campanhas de publicidade que fragilizassem as pessoas ao abandono e mal tratos para com os caninos.
Não me ocorrem mais ideias mas ficam aqui alguns dos pontos que gostaria que fossem aplicados.
Desculpem o testamento e no que puder ajudar, digam por favor.


Bom trabalho...
Responder

Voltar para “Cães”