Meu cão apanhou um sapo...
Moderador: mcerqueira
Boa noite!
O que se passou foi que meu Bart, andava lá fora no quintal a brincar com a Maggie e no meio das correrias e escavações, vejo-o a tirar algo dum buraco feito por ele...quando vou atrás dele para ver o que era, ele largou rapidamente e vi que era um sapo!
Trouxe Bart e Maggie para dentro de casa e ele ficou com uma impressão na boca...lambia-se e "mastigava" em seco.Via-se que estava um pouco aflito.Dei-lhe um pouquinho de leite para ele beber a ver se acalmava...
Diz-se que os sapos são venenosos, mas andei a pesquisar na net e estes não parecem ser...Mas terá sido prejudicial a Bart?A impressão entretanto parou,mas fiquei um pouco preocupada...
Que me podem dizer dizer sobre isto?
O que se passou foi que meu Bart, andava lá fora no quintal a brincar com a Maggie e no meio das correrias e escavações, vejo-o a tirar algo dum buraco feito por ele...quando vou atrás dele para ver o que era, ele largou rapidamente e vi que era um sapo!
Trouxe Bart e Maggie para dentro de casa e ele ficou com uma impressão na boca...lambia-se e "mastigava" em seco.Via-se que estava um pouco aflito.Dei-lhe um pouquinho de leite para ele beber a ver se acalmava...
Diz-se que os sapos são venenosos, mas andei a pesquisar na net e estes não parecem ser...Mas terá sido prejudicial a Bart?A impressão entretanto parou,mas fiquei um pouco preocupada...
Que me podem dizer dizer sobre isto?
<p>Feliz, não é aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Não devia dar leite, apenas lavar a boca dele com água, foi o conselho do meu veterinário.
Se o sapo não for venenoso, não há problema algum, faz impressão e passa...
Tente ensinar o seu cão a não morder em tudo o que mexe pois isso evitará muitos sustos e muitos problemas.
As melhoras do Bart.
Tente ensinar o seu cão a não morder em tudo o que mexe pois isso evitará muitos sustos e muitos problemas.
As melhoras do Bart.
Então o leite,foi má ideia...mas faz mal?BrownEye Escreveu:Não devia dar leite, apenas lavar a boca dele com água, foi o conselho do meu veterinário.
As melhoras do Bart.
Eu quis dar água,mas ele não queria beber e afastava-se...foi quando me lembrei do leite!

Já tentei que Bart não "abocanhasse" tudo o que mexe, mas não consigo...a irmã Maggie,já é diferente, cheira e depois afasta-se.Mas ele não, tem que apanhar tudo, para depois brincar!!

Ele já está melhor, a impressão já passou, mas não deixo de ficar atenta...
Muito Obrigada!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
O sapo era parecido com este?

Em caso afirmativo, era um Bufo bufo, e sim esta espécie segrega uma substância tóxica quando se sente em perigo! Sinceramente não lhe sei dizer se é suficientemente tóxica (ou se foi ingerido em quantidade necessária) para lhe matar o animal, por isso convém que esteja de prevenção para os sinais que o seu cão apresenta e em caso de suspeita de uma reacção mais forte que apenas um mau sabor na boca, leve-o ao veterinário.
As melhoras e aqui está mais um caso cuja qualidade da educação que damos aos nossos animais afecta não só a nossa fauna como os nossos bichos
EDIT: Isto é para o caso de envenenamento com Bufo marinus, no entanto tudo leva a crer que envenenamento com Bufo bufo, possa ser semelhante, e potencialmente letal, por isso pela via das dúvidas aconselhava-o a seguir o seguinte:

Em caso afirmativo, era um Bufo bufo, e sim esta espécie segrega uma substância tóxica quando se sente em perigo! Sinceramente não lhe sei dizer se é suficientemente tóxica (ou se foi ingerido em quantidade necessária) para lhe matar o animal, por isso convém que esteja de prevenção para os sinais que o seu cão apresenta e em caso de suspeita de uma reacção mais forte que apenas um mau sabor na boca, leve-o ao veterinário.
As melhoras e aqui está mais um caso cuja qualidade da educação que damos aos nossos animais afecta não só a nossa fauna como os nossos bichos

EDIT: Isto é para o caso de envenenamento com Bufo marinus, no entanto tudo leva a crer que envenenamento com Bufo bufo, possa ser semelhante, e potencialmente letal, por isso pela via das dúvidas aconselhava-o a seguir o seguinte:
WHAT TO DO IF YOUR DOG IS POISONED BY A BUFO TOAD.
Step 1) DO NOT PANIC!!! You need to be able to think clearly and act
quickly to help save your pet. Panicking will only keep you from acting
properly!
Step 2) IMMEDIATELY rinse the dog’s mouth out with a large amount
of water using either a hose, kitchen sink sprayer, shower sprayer or
water bottle. Rinse the mouth from side to side. DO NOT DROWN
THE ANIMAL BY FORCING WATER DOWN ITS THROAT. The
toxin is very sticky and may need to be gently rubbed off of the mucus
membranes of the mouth. Be very careful so as not to get bit by your
pet. Even the gentlest animal may bite if it is scared, in pain or having a
seizure.
Step 3) Calmly transport the dog to your veterinarian for further care.
PLAN AHEAD! Save time in an emergency by preparing now. Keep the
phone number of your veterinarian by the telephone. Since most
poisonings occur at night CALL FIRST to make sure that the hospital is
open, don’t waste time driving to a closed facility. Keep the phone
number and address of a nearby emergency clinic near the phone too, in
case your regular veterinarian is not available.
There is no specific antidote for Bufo-toxin and treatment consists mainly
of supportive care. The toxin can affect the heart causing it to beat in an
irregular pattern and hyperthermia (body temperature greater than 105
degrees) may develop from seizuring. Intravenous fluids, cool-water
baths and anti-arrhythmic drugs are all used in the treatment of Bufo
intoxication.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
AlunoBioGeo Escreveu:O sapo era parecido com este?
Não era bem dessa cor,é mais claro e com uma espécie de pequenas manchas castanhas...eu tenho uma foto do sapo aqui no pc, só que não sei como colocá-la aqui...![]()
O terreno da minha casa é bastante grande, mas mesmo estando vedado por um muro e como moro numa zona onde é só monte e montanha...há muito animal assim, "selvagem"...
E meus caes, como andam varias vezes lá fora a brincar, é uma questao de segundos até eles encontrarem um bichinho assim...Mas Bart queria era brincar com o sapo...só que tem que abocanhar primeiro...
-
- Membro Veterano
trinomic Escreveu:Hmmm... envie-me a foto para [email protected] e vejo já se é um Bufo... Se for, siga o EDIT que coloquei no post anterior a este...AlunoBioGeo Escreveu:O sapo era parecido com este?
Não era bem dessa cor,é mais claro e com uma espécie de pequenas manchas castanhas...eu tenho uma foto do sapo aqui no pc, só que não sei como colocá-la aqui...![]()
O terreno da minha casa é bastante grande, mas mesmo estando vedado por um muro e como moro numa zona onde é só monte e montanha...há muito animal assim, "selvagem"...
E meus caes, como andam varias vezes lá fora a brincar, é uma questao de segundos até eles encontrarem um bichinho assim...Mas Bart queria era brincar com o sapo...só que tem que abocanhar primeiro...
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
Hmmm... envie-me a foto para [email protected] e vejo já se é um Bufo... Se for, siga o EDIT que coloquei no post anterior a este...[/quote]
Ok, vou mandar-lhe a foto.
Muito obrigada!
Ok, vou mandar-lhe a foto.
Muito obrigada!

-
- Membro Veterano
De nada, espero bem que não seja um Bufo, assim ficava descansada 

-
- Membro Veterano
Aqui está o sapito:

Embora a minha especialidade não sejam anfíbios, é sem dúvida um Bufo... Não consigo ter a certeza se é a espécie Bufo bufo ou Epidalea calamita, mas inclino-me para o segundo (eles a andar parece que estão a correr, não é?)
Por isso, se vir que o seu cão ainda não age de forma natural, tente procurar um Hospital Veterinário, ou uma clínica aberta agora... Boa sorte

Embora a minha especialidade não sejam anfíbios, é sem dúvida um Bufo... Não consigo ter a certeza se é a espécie Bufo bufo ou Epidalea calamita, mas inclino-me para o segundo (eles a andar parece que estão a correr, não é?)
Por isso, se vir que o seu cão ainda não age de forma natural, tente procurar um Hospital Veterinário, ou uma clínica aberta agora... Boa sorte

Este sapo até anda um pouco mais para o devagar.Nem foi muito rápido a fugir...
Mas Bart está calmo, não está a ter nenhum tipo de atitude como a que teve depois de ter apanhado o sapito...
Estive a ver o boca dele e está um pouquinho mais "pegajosa", digamos que as "beiçolas" dele colam ainda...
Mas neste momento está aqui a dormir no sofá...
Mas Bart está calmo, não está a ter nenhum tipo de atitude como a que teve depois de ter apanhado o sapito...
Estive a ver o boca dele e está um pouquinho mais "pegajosa", digamos que as "beiçolas" dele colam ainda...

-
- Membro Veterano
Sim, mas a locomoção não era aos saltos, pois não? É que parece mesmo ser o Sapo-corredor... Porque parece andar ou correr em vez de saltartrinomic Escreveu:Este sapo até anda um pouco mais para o devagar.Nem foi muito rápido a fugir...
Estive a ver o boca dele e está um pouquinho mais "pegajosa", digamos que as "beiçolas" dele colam ainda...![]()

Os bufos libertam uma toxina de nome "bufotoxin", que é muito potente. Por isso na via das dúvidas aconselho-a a ir ao Veterinário urgentemente. E quanto mais rápido for o tratamento melhor, porque a toxina afecta o ritmo cardíaco, podendo em caso extremo (dependendo da quantidade ingerida e da resistência do animal) causar a morte em poucas horas.
Sim, mas a locomoção não era aos saltos, pois não? É que parece mesmo ser o Sapo-corredor... Porque parece andar ou correr em vez de saltar 
Os bufos libertam uma toxina de nome "bufotoxin", que é muito potente. Por isso na via das dúvidas aconselho-a a ir ao Veterinário urgentemente. E quanto mais rápido for o tratamento melhor, porque a toxina afecta o ritmo cardíaco, podendo em caso extremo (dependendo da quantidade ingerida e da resistência do animal) causar a morte em poucas horas.[/quote]
Ah, sim. Era mais do tipo de correr/andar e nao saltar...
Bem, ele nao ficou muito tempo com o sapo na boca, foram uns segundos e ele largou-o logo... e eu depois também o afastei do sapo!
Mas então, Bart estando assim calmo e a dormir, não quer dizer que não passou de um susto?

Os bufos libertam uma toxina de nome "bufotoxin", que é muito potente. Por isso na via das dúvidas aconselho-a a ir ao Veterinário urgentemente. E quanto mais rápido for o tratamento melhor, porque a toxina afecta o ritmo cardíaco, podendo em caso extremo (dependendo da quantidade ingerida e da resistência do animal) causar a morte em poucas horas.[/quote]
Ah, sim. Era mais do tipo de correr/andar e nao saltar...
Bem, ele nao ficou muito tempo com o sapo na boca, foram uns segundos e ele largou-o logo... e eu depois também o afastei do sapo!
Mas então, Bart estando assim calmo e a dormir, não quer dizer que não passou de um susto?
Sim parece sem duvida um sapo corredor....não sou perito em sapos mas se o cão não o comeu duvido que a toxina por ele libertada seja suficiente para ter danos graves...o mais provável é ter-lhe causado irritação na boca....de qualquer forma deve na minha opinião manter-se atenta ao cão e se acha que a boca dele está diferente do que devia, leva-lo ao vet é obviamente a melhor opção...
As "histórias" que ouve sobre os sapos serem venenosos(em PT) é mesmo só para meter medo, a minha bisavó estava-me sempre a dizer que os sapos me urinavam na cara se eu fosse atrás deles e que me nasciam sapos nas mãos e não sei quê, mas só mesmo pq tinha medo que eu me aleijasse em pequeno. Se os sapos em PT fossem venenosos eu já estava morto e enterrado ao tempo. Fique descansada.
Só se deve preocupar com estes sapos http://diariodebiologia.com/2009/01/qua ... venenosos/ estes sim têm veneno mas para ver um em Portugal é preciso que alguém o traga de regiões mais quentes e húmidas e não se aguenta cá muito tempo a não ser que lhe dêem as condições necessárias.
Só se deve preocupar com estes sapos http://diariodebiologia.com/2009/01/qua ... venenosos/ estes sim têm veneno mas para ver um em Portugal é preciso que alguém o traga de regiões mais quentes e húmidas e não se aguenta cá muito tempo a não ser que lhe dêem as condições necessárias.
chino Escreveu:Sim parece sem duvida um sapo corredor....não sou perito em sapos mas se o cão não o comeu duvido que a toxina por ele libertada seja suficiente para ter danos graves...o mais provável é ter-lhe causado irritação na boca....de qualquer forma deve na minha opinião manter-se atenta ao cão e se acha que a boca dele está diferente do que devia, leva-lo ao vet é obviamente a melhor opção...