Cães velhos podem ser treinados?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda abr 22, 2002 2:30 pm

Olá a todos!!! :D
eu tenho uma rafeiro (o cão mais lindo do mundo) ke ja tem 4 anos. qd eu o tive não sabia bem da importancia de treinar o meu cão (obediencia e essas coisas), tinha um amigo ke dizia ke so a bater nos cães é ke os ensinavamos, por isso não o treinei. o meu NERU ( é esse o nome dele) é muito meigo, simpactico... mas não é lá muito obediente e isso já truxe alguns probs. ultimamente ensinei-o a sentar (nem isso ele fazia :oops: ) e ele já senta. já me obedece mais. impressionou-me já ke todos dizem ke cães velhos não se pode ensinar. será ke se eu o levar para akeles parkes de treino (tenho um perto de casa) lhe poderei ensinar algo? se puder, explikem-me como :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda abr 22, 2002 3:21 pm

Todos os cães se podem treinar, independentemente da idade ou raça...ou a ausência dela!Eh,eh,eh...

Claro que treinar um cão com 4 anos e muitos "maus hábitos " em cima é muito mais difícil do que treinar um cachorro desde o princípio....e para além disso não se esqueça que um rafeiro é sempre uma caixinha de surpresas.......mas com perseverança e muita paciência conseguem-se resultados satisfatórios...agora, esse ignorante que lhe disse que só à pancada é que se ensinam cães talvez precise ele próprio de umas aulitas de bom comportamento!!!! :evil:

Não desista de treinar o seu amigo, leve apenas presente que não será tarefa fácil devido à idade e aos maus hábitos que ele já tem apreendidos....mas o que ele precisa é de paciência da sua parte....

Em que zona vive?

Um abraço

Magui ;)
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda abr 22, 2002 4:49 pm

Viva,

Nunca é tarde para eles aprenderem. E o seu cão não será excepção. É evidente que o periodo ideal já passou. A minha cadela rafeira, a mais linda do planeta...eh!eh! foi recuperada da rua, quando veio para casa, fugia de mim e quando lhe tentava fazer uma festa voltava-se e procurava morder. Não conseguia ficar em casa nem no quintal. Para alem de destruir tudo e mais alguma coisa era pouco tolerante com as pessoas. Quando a levei a uma rua movimentada, deitou-se e não se mexeu mais.

Confesso, porque é a verdade, cheguei a pensar colocá-la novamente, no local de onde a trouxe. Tratava-se de um estaleiro de obra, onde vivia com outros cães e era “alimentada” pelos trabalhadores. Pensei que nunca iria ser feliz noutro ambiente. Problema é que a obra um dia ia acabar e os trabalhadores iam-se embora...Acabei por ficar com a cadela.

Inicialmente foi fustrante e desesperante. Aproximava-se para comer e pouco mais. Quando lhe coloquei uma trela, não andava, rastejava completamente encolhida.

Um dia fugiu-me, andei até às três da manhâ à sua procura. Para a meter no carro foi terrivel.

Comer ração nem pensar, só restos de comida.

Abreviando, hoje é uma cadela docil para todas as pessoas, não foge e já gosta de estar em casa. Come ração e está linda. Embora um pouco independente, brinca com os Rottweiler’s. Foi um ano e pouco de muito empenho, dedicação e dores de cabeça.

Se não tem experiencia na educação de cães, o aconselhável seria numa primeira fase frequentar uma escola de adestramento. O cão deve ter habitos que tem que ser contornados de forma muito paciente e bem orientada.

Para mim foi uma lição e uma excelente aprendizagem no relacionamento com os cães. Aquilo que vou sabendo hoje, deveu-se a uma grande vontade própria em conhecer cada vez mais o comportamento destes nossos amigos de quatro patas, bem como frequentar com alguma assiduidade uma escola de adestramento. Aqui também somos alunos. Devemos questionar sempre o treinador sobre os objectivos de cada exercicio, querer saber como corrigir e motivar o cão caso algo corra mal e ter a humildade de perceber que por nossa culpa grande parte das vezes o exercicios não são bem executados.

Prometo, agora é que é: Resumindo e baralhando, o seu cão pode ser recuperado. Pelo menos vale a pena tentar. ELES VALEM TUDO!!!!...Desejo-lhe a melhor sorte do mundo, a si, e ao seu cão.
Bloodberry
Membro Veterano

segunda abr 22, 2002 7:12 pm

obrigada pelo esclarecimento! foram muito simpacticos :D .
eu ja reparei ke ele não é muito dificil, pois ensinei-o a sentar em apenas uma semana. se calhar ele nasceu com um dom lololololol
vivo no fogueteiro (Amora).
Cmnogueira, parabéns pela dedicação à cadelinha :)
mais uma vez...
Obrigada :lol:
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 22, 2002 10:06 pm

Olá
Não é impossível treinar o seu cão, talvez um pouco mais moroso.
Como já foi dito aqui, não interessa a idade quando se quer treinar mesmo um animal. Eu falo por experiência, um dos meus bretons começou os treinos com 3 anos, o breton mais novo com 13 meses.
Acredita se disser que o mais velho foi o que aderiu melhor aos treinos? Corresponde de uma maneira impecável, e, no entanto, alguem me tinha dito que iría ser muito complicado. Aconteceu o inverso, o mais novo, embora esteja melhor, consegue ser o mais dificil de se treinar.
E pelo que oiço, as raças de caça levam mais tempo para se treinar, são muito nervosos, qualquer movimento, um pássaro ( eheheheh, não fossem de caça...), é o suficiente para os distrair, além de passarem o tempo todo de nariz no chão :lol:
Nunca é tarde para aprenderem, eles e nós ;) .
É preciso muita paciência e muita perseverança, mas de maneira alguma é impossível. Eu só tenho pena de nem sempre poder ír aos treinos, é um ambiente espectacular, saudável, e eles adoram!
Além disso a palavra TREINO quando dita, fá-los ír direitinhos para a porta, esperando pelas trelas, e, claro, pelo respectivo treino.
Não perde nada em treinar o seu cão, apesar da idade, saiem ambos a ganhar!
Bloodberry
Membro Veterano

segunda abr 22, 2002 11:52 pm

bem, estou a ver ke não me arrependi qd postei a nova msg. não estava muito a espera de obter respostas, mas tal como a nossa amiga madonna diz: "kem gosta de animais é boa gente", isso faz com ke todos voces ( e eu claro :p ) sejam boa gente e tão simpacticos. obrigada pelo esclarecimento
Bloodberry
Membro Veterano

segunda abr 22, 2002 11:55 pm

bem, estou a ver ke não me arrependi qd postei a nova msg. não estava muito a espera de obter respostas, mas tal como a nossa amiga madonna diz: "kem gosta de animais é boa gente", isso faz com ke todos voces ( e eu claro :p ) sejam boa gente e tão simpacticos. obrigada pelo esclarecimento
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

terça abr 23, 2002 8:34 am

Olá , bem perto de si na 2ª rotunda da Torre da Marinha junto a ponte da Fraternidade para a Amora está aos Sábados apartir da 9:30 uma escola de obediencia a treinar os cães.
sabss
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

terça abr 23, 2002 11:12 am

Olá! :)

Falo por experiência própria e garanto-te que é possível treinar um nosso amigo com 4 anos. O Ted, um S. Bernardo de 6 anos até aos 4 nunca tinha tido nenhum tipo de treino de obediência. Em casa era muito doce e meigo mas quando saia à rua tornava-se muito agressivo, não deixando que ninguém se aproximasse de nós. :oops: A certa altura os vets da minha cidade reuniram-se e falaram com um grupo de treinadores profissionais de cães que iriam dar treinos uma vez por semana a quem inscrevesse os seus amigos. Esta foi uma das melhores experiências da minha vida. :D Adorei falar com pessoas que tinham cães, visto que os meus amigos não tinham animais de estimação e assim pude tirar todas as dúvidas e partilhar experiências. Mas o mais fantástico foi o ter aprendido a compreender melhor o meu cão. Eu senti que tanto ele como eu estavamos a aprender mais um sobre o outro e ambos estávamos a adorar a experiência. Conselho: muita paciência e tolerância
Eu queria salientar algo que todos nós já sabemos. Os animais são um pilar importante na vida de qualquer ser humano, eles ensinam-nos o melhor que existe no mundo. Ensinam-nos a amar, a perdoar, a tolerar (...) e ensinam-nos a acreditar que apesar de tudo o que acontece no mundo ainda existe hipótese de este melhorar. São os Mestres da Vida!!!
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

terça abr 23, 2002 1:52 pm

Olá amigos,
tenho estado a acompanhar este assunto com atenção e fico feliz por saber, que a idade pode atrapalhar um pouco ( como é obvio ), mas não é um problema incontornável, pois eu tenho a felicidade de ter uma linda femea Husky com 2 anos e 4 meses que é muito inteligente, enérgica mas.... pouco obediente.
E já muitas vezes pensei em procurar ajuda de forma a resolver este " problema " mas, tenho outro maior que é não viver em nenhum grande centro, pois vivo numa Vila do distrito de Aveiro e não sei até que ponto existem escolas de obediencia aqui na zona.
Sei que a raça é um pouco dificil de... controlar já que são muito impulsivos e curiosos, mas noto que ela tem alguma facilidade em aprender pequenas ordens como: sentar, buscar a trela, ir ter com alguém da familia, já que nos reconhece pelo nome, etc.
Mas pelo contrario quando vamos passear, eu bem digo não puxes, pára, aqui, mas ela só quer é andar a farejar e a caminhar o mais rápido possivel, eu se tivesse neve perto de casa já tinha comprado um trenó para ir dar umas voltas com ela todos os dias, mas como não tenho.....
Já não sei o que fazer!
Bem queria-vos pedir que se tivessem conhecimento de alguma escola aqui perto, ou tivessem algum conselho para me dar, o fizessem pois ficaria muito grato.
Até lá amigos fiquem bem e tratem bem dos nossos amigos, pois eles merecem!
Um abraço a todos ;) !!
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 23, 2002 2:10 pm

oi,

O meu rafeiro só foi treinado aos 10 anos de idade!!! Não posso dizer que é um primor de obediência, também foi só treinado por mim amadoramente, mas hoje senta á primeira, dá a pata, deita e vêm quando é chamado. Quem disse que "burro velho não aprende passo"? ;)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça abr 23, 2002 3:16 pm

Pois é amigos!
Se dizem que burro velho não aprende linguas, isso aplica-se ao ser humano, porque o Cão, aprende até morrer.
Eu tive um rafeiro extraordinário. Veio para mim, com 7 anos. A dona dele fartou-se e eu com pena de ver o bicho pela rua, trouxe-o para casa.
Vocês nem imaginam o sarilho em que me meti. Mordeu a minha mãe, mordeu o meu irmão (a valer, teve que fazer tratamentos com antibióticos) e para arrematar, uma trinca na minha cara, bem perto da vista. Tinha cá um ar de poucos amigos. Eu chamava-lhe ingrato!
Bom, dava para perceber que o animal tinha tido uma vida madrasta.
Ao fim de mais ou menos dois anos, vocês não imaginam como estava aquele bicho. Não foi preciso perder grande tempo. Tudo foi feito na descontração e na brincadeira. Ele sentava, dava a pata, ia buscar a trela para ir à rua (para nós percebermos que ele estava aflito). Os meus vizinhos abriam-lhe a porta da rua, ele entrava e a meio do caminho, olhava para trás e agradecia, ladrando. Quando lhe fazíamos um elogio, ou entoavamos qualquer coisa agradável, ele ria-se (mas ria mesmo). Era o cão mais famoso do bairro, mas era muito regateiro. Tinha muita personalidade. Sofri muito quando ele morreu. Senti um grande vazio, dentro de mim.
Bom, agora tenho outra. Chamo-a de Pimba, por ser tão burrinha e tão palerma (na realidade chama-se Xaninha). Também a apanhei na rua. Também tenho tido algumas dificuldades em educá-la, mas vai progredindo. Ao princípio só de dizer o nome dela, urinava-se. Agora está melhorsinha e vai ficar ainda mais. Com paciência, amor e dedicação, fazemos o que queremos dos bichos.
Saudações caninas!
Madonna
Membro Veterano

terça abr 23, 2002 3:17 pm

Pois é amigos!
Se dizem que burro velho não aprende linguas, isso aplica-se ao ser humano, porque o Cão, aprende até morrer.
Eu tive um rafeiro extraordinário. Veio para mim, com 7 anos. A dona dele fartou-se e eu com pena de ver o bicho pela rua, trouxe-o para casa.
Vocês nem imaginam o sarilho em que me meti. Mordeu a minha mãe, mordeu o meu irmão (a valer, teve que fazer tratamentos com antibióticos) e para arrematar, uma trinca na minha cara, bem perto da vista. Tinha cá um ar de poucos amigos. Eu chamava-lhe ingrato!
Ao fim de mais ou menos dois anos, vocês não imaginam como estava aquele bicho. Não foi preciso perder grande tempo. Tudo foi feito na descontração e na brincadeira. Ele sentava, dava a pata, ia buscar a trela para ir à rua (para nós percebermos que ele estava aflito). Os meus vizinhos abriam-lhe a porta da rua, ele entrava e a meio do caminho, olhava para trás e agradecia, ladrando. Quando lhe fazíamos um elogio, ou entoavamos qualquer coisa agradável, ele ria-se (mas ria mesmo). Era o cão mais famoso do bairro, mas era muito regateiro. Tinha muita personalidade. Sofri muito quando ele morreu. Senti um grande vazio, dentro de mim.
Bom, agora tenho outra. Chamo-a de Pimba, por ser tão burrinha e tão palerma (na realidade chama-se Xaninha). Também a apanhei na rua. Também tenho tido algumas dificuldades em educá-la, mas vai progredindo. Ao princípio só de dizer o nome dela, urinava-se. Agora está melhorsinha e vai ficar ainda mais. Com paciência, amor e dedicação, fazemos o que queremos dos bichos.
Saudações caninas!
Madonna
Membro Veterano

terça abr 23, 2002 3:20 pm

Pois é amigos!
Saudações caninas!
Bloodberry
Membro Veterano

terça abr 23, 2002 4:34 pm

oi lencarnacao, é para essa escola mesmo ke eu kero levar o meu Neru. eu ja sabia da existencia, mas obrigada na mesma. o meu naorado ke tem um rott tb ira cmg, o cão dele so tem 4 meses, vai ser mias facil para ele. vives aki perto?
Sabss, o meu cão tb tem mais ou menos o problema ke o teu tinha de se tornar agressivo qd sai a rua, mas é so na nossa rua, creio ke é a tal kestão do territorio, pq em outros sitios, nem ke seja na rua ao lado ele trata bem todos os outros caes ;) .
Ricardo, o meu cão tb puxava ha uns dias atras. pode parecer mentira, mas fui dar um passeio com ele ke durou mais ou menos umas duas horas e qd ele puxava eu dizia "pára neru! não puxa" e puxava-o para mim... inacreditavel ou n, ele deixou de puxar. de vez em qd é capaz de se esticar um pouco, mas é so eu falar e puxa-lo ke ele acalma-se :lol:
Madonna, fartei-me de rir qd li a parte ke a tua cadelinha fazia xixi qd a chamavam lolololololol. tiveste uma boa paciencia, mesmo depis de ela ter mordido os teus familiares.
Depois de tudo isto concluimos ke os velhos ditados como este do burro ke a elsa referiu não passam de simples ditados, o ke é mt bom para nós
:lol:
Responder

Voltar para “Cães”