Dúvidas sobre São Bernardo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dzf6dv
Mensagens: 2
Registado: quarta ago 27, 2003 11:23 am

terça set 09, 2003 5:14 pm

Olá, amigos,

sou novata nestas coisas e visitei este site por coincidência e fiquei maravilhada, não fazia ideia que o clix tinha um site tão bom sobre animais.
Mas estou aqui pelo seguinte, os meus dois filhotes de 2 e 5 anos e tanto eu como o meu marido adoramos os cães raça são bernardo, a minha filha uma vez viu um rafeiro branco com manchas castanhas e disse me assim "hóooo ,mãe,mãe vem ver um são bernardo em ponto puequenino
O que se passa é o seguinte neste momento não faço planos de ter nenhum por questões monetarias, mas daqui a 1 ou 2 anos quêm sabe, mas tenho algumas duvidas. Onde comprar? O que saber antes de comprar, qual as caracteristicas ,como se vê se o animal é de raça, pelo comprido ou curto, que ração comem, se alimentação fica muito cara, comem muito? Por isso peço a vossa ajuda
bem que me desculpem os mais sabedores, mas é que sou mesmo noviça nestes assuntos.
Espero que me possam ajudar nestas minhas insertezas.
Obrigado
Ana
Dalilah
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça set 09, 2003 5:25 pm

Olá.
O S. Bernardo é de facto um cão fantástico.
Para começar é um óptimo cão para crianças, guarda-as e proteje-as com se fossem seus filhotes.
Ainda bem que é uma pessoa de reflectir sobre questões tão importantes como esta, porque assim evitam-se desilusões e outras coisas desagradáveis. Para começar, deve ter consciência que é um cão enorme que precisa de muito espaço. Não é aconselhado para apartamentos. Come mesmo imenso e precisa de escovadelas diárias ou bi-diárias se optar pela variedade de pelo comprido (que é a mais comum). Isto tudo sem contar com o trabalho que qualquer cão dá independentemente da raça, claro.
Mas, se chegar a optar por esta magnífica raça, vai ver que não há melhor amigo e companheiro, com um energia surpreendente considerando o seu tamanho e peso e de uma meiguice quase inultrapassável. São extremamente inteligentes e devem ser treinados com firmeza desde cachorro, pois às vezes, apesar de não fazerem por mal, não sabem a força que têm.
Posto isto, cabe-lhe a si avaliar se pode ter um S. Bernardo... mas se decidir que sim, tem um amigo garantido para toda a vida!
:)
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça set 09, 2003 6:26 pm

olá. o melhor mesmo é dirigir se a um criador da raça. ele poderá disponibilizar lhe um bom emxemplar, alem de lhe dar todos os conselhos sobre alimentação, higiene, vacinas, e tudo o que precisar de saber. para saber a morada de bons criadores de são bernardo, pode contactar o clube portugues de canicultura. Boa sorte.
bbaixo
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Localização: Matilde (Dálmata) e Margarida (Husky Siberiano)

quarta set 10, 2003 7:07 am

Antes do mais, os meus parabens pelo seu interesse em querer conhecer melhor uma raça, pela qual tem um carinho especial, antes mesmo de adoptar um exemplar, infelizmente, esta é uma situação pouco usual.

Também aconselho a visitar exposições caninas para contactar com cães e criadores.

Pode consultar o programa das exposições no seguinte link (site do CPC: www.cpc.pt): http://www.cpc.pt/4_expos/2003/pt_cal_tr.htm

Se fizer pesquisas na net também encontrará muita e variada informação.

cmpt

Baixo 8)
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta set 10, 2003 7:52 am

Olá,
Antes de mais, os meus sinceros parabéns por ser uma das raras pessoas que com bastante antecedência procura informar-se sobre uma raça antes de decidir comprar. Um planeamento cuidado e antecipado é meio caminho andado para que as coisas corram bem.
Não conheço bem a raça São Bernardo, por isso nada lhe posso dizer sobre características da raça. No entanto, posso dar-lhe algumas recomendações que são comuns a várias raças.
Assim, para escolher o cachorro deverá antes de mais pedir uma lista de criadores ao CPC. De seguida, faça algumas visitas aos canis para conhecer os diversos exemplares. Observe os comportamentos, a vivacidade, a beleza de cada um deles. Veja as instalações, os cuidados, a facilidade com que os criadores falam da raça e se disponibilizam para lhe dar informações. Vá a exposições e veja como são as caracteríticas dos exemplares melhores classificados. Compre uns livros sobre a raça. Informe-se do estalão e características desejáveis e indesejáveis. Informe-se sos problemas de saúde mais comuns da raça, de como reconhecê-los e de com evitá-los ( no S. Bernardo, tal como em todas as raças grandes, as displasias da anca e do cotovelo são frequentes).
Informe-se também de qual a documentação que pode exigir nos futuros pais dos seus cachorros (Registos, exames médicos e certificados de saúde, Titulos, etc.).
Faça isto com calma, com interesse e com tempo....e tenha um cachorro que a faça muito feliz, e so resto da sua familia também.

Boa sorte
Paulo C
Responder

Voltar para “Cães”