Alexandra Horowitz: Inside of a Dog

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

terça out 05, 2010 12:23 pm

http://www.youtube.com/watch?v=wK6XLO9p ... ure=relate

Ontem comprei o livro Inside of a Dog traduzido em português, "Cão o que Vê, Cheira e Sabe" parece muito bom: " Constitui um novo olhar sobre o mundo do cão - do ponto de visa do próprio. Como dona de um cão a autora mostra-se naturalmente ávida em descobrir o que o seu cão pensa e o que sabe. Por outro lado, como investigadora, o seu intento é compreender a mente dos animais que não falam por si. Numa prosa clara e directa, Alexandra Horowitz apresenta ao leitor as capacidades cognitivas perceptuais e cognitivas do cão, e traça o relato do que será ser um cão"

Do que já li, penso que vai ajudar-me a não identificar as reacções dos meus cães sob o ponto de vista do humano, coisa que tendencialmente faço :roll:

Espero ter despertado alguma curiosidade para que possamos comentar o livro :wink:
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

terça out 05, 2010 12:26 pm

Eu desconfio sempre de livros que nos querem dar esse insight principalmente quando, sendo escritas por pessoas da "area" não o são da área especifica( i.e comportamento animal) . Do que li na sinopse e do capitulo que a amazon permite ler sem comprar parece mais o tipico livro pipoca sem base cientifica, o que é pena, pois se a pessoa se dedicasse ao comportamento animal poderia ser mais interessante e ter algo de valor.
claudiamendes
Membro

terça out 05, 2010 12:40 pm

Do meu ponto de vista, e sem ter lido o livro, daí não poder dar uma opinião bem fundamentada, interessa-me pois, tratando-se de uma cientista que estuda o comportamento animal, pode dar-nos uma visão diferente, um novo ponto de vista, mais abrangente... quer o siga-mos ou não, há que manter uma perspectiva critica acerca do que lemos, ouvimos etc, mas não deixa de ser um livro que despertou a minha curiosidade e que quis partilhar

Cumps :)
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

terça out 05, 2010 1:04 pm

Para quem estiver há procura de obras serias e de valor cientifico recomendo "handbook of applied dog behavior and training" de Steven R. Lindsay. Mas não se deixem enganar pelo "handbook"... são mais de 1400 paginas divididas por 3 volumes.

O autor é um comportamentalista e treinador e reune e compara nesta obra um grande numero de trabalhos cientificos, de autores varios, publicados no ultimo seculo. E para quem realmente quer saber o que vai na cabeça dos seus caes existe inclusivé um capitulo dedicado á neurobiologia canina...

Eu tenho os livros mas são caros e para quem não estiver numa de investir tb se consegue fazer o download do pdf

cumps
Joana
Maet
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:31 pm

terça out 05, 2010 2:12 pm

parece-me que quando a user que abriu o topico se referiu " ao que se passa dentro da cabeça do cão", estava a falar do processo mental... da mecanica do raciocinio e da dinamica que existe entre o animal e o mundo que o rodeia.

não será propriamente o aspecto fisiologico da neurobiologia que estará em foco, mas sim os nuts and bolts mentais dos nossos patudos.

não me quer parecer que a obra seja uma cartilha cientifica, nem que o pretenda sequer ser... mas sim o fruto de uma perspectiva muito pessoal ( da autora) sobre o cão.

pessoalmente gosto muito de obras de opinião, para leigos como eu são mais enriquecedoras do que obras pejadas de referencias cientificas que mais se assemelham a bulas de medicamentos.

vou ler o livrucho :wink: obrigada.
claudiamendes
Membro

terça out 05, 2010 2:25 pm

Obrigada Maet, revejo-me na sua resposta, o meu gosto por cães é meramente amador, ainda passei os olhos por alguns manuais, mas eram demasiado técnicos e científicos, leio alguma coisa porque adoro os meus cães e gosto de saber mais sobre eles, mas nem sequer sigo à risca com eles aquilo que considero ser o mais correcto... Além disso é uma forma de me "desligar" da minha área profissional

Cumps!
Maet
Membro

terça out 05, 2010 2:29 pm

claudiamendes Escreveu:Obrigada Maet, revejo-me na sua resposta, o meu gosto por cães é meramente amador, ainda passei os olhos por alguns manuais, mas eram demasiado técnicos e científicos, leio alguma coisa porque adoro os meus cães e gosto de saber mais sobre eles, mas nem sequer sigo à risca com eles aquilo que considero ser o mais correcto... Além disso é uma forma de me "desligar" da minha área profissional

Cumps!
idem aspas aspas aspas :wink:
VascoMV
Membro Veterano

terça out 05, 2010 3:22 pm

Resta saber é a validade das afirmações dessa escritora.

Bom resto de dia a todos :)
Maet
Membro

quarta out 06, 2010 6:19 pm

é ler para opinar :wink:
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

quarta out 06, 2010 6:48 pm

claudiamendes Escreveu: Espero ter despertado alguma curiosidade para que possamos comentar o livro :wink:
Ainda não li mas faz parte da lista de livros a ler certamente. Esta senhora tem um trabalho científico extenso na área de comportamento canino basta ler com atenção o que ele fez e tem feito, com quem faz, que tipo de estudos desenvolve e que validade estes tiveram junto dos seus pares e onde foram publicados. Deve ser extremamente interessante, pode é vir a confirmar o que algumas pessoas não querem nunca que se confirme :wink:

http://www.barnard.edu/psych/faculty/Horowitz/cv.html
claudiamendes
Membro

quarta out 06, 2010 7:30 pm

Subscrevo :wink: Postura menos dogmática?
VascoMV
Membro Veterano

quarta out 06, 2010 7:34 pm

choque Escreveu:[Deve ser extremamente interessante, pode é vir a confirmar o que algumas pessoas não querem nunca que se confirme :wink:
E que é exactamente o quê ?
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta out 06, 2010 10:00 pm

joanaduarte Escreveu:Para quem estiver há procura de obras serias e de valor cientifico recomendo "handbook of applied dog behavior and training" de Steven R. Lindsay. Mas não se deixem enganar pelo "handbook"... são mais de 1400 paginas divididas por 3 volumes.

O autor é um comportamentalista e treinador e reune e compara nesta obra um grande numero de trabalhos cientificos, de autores varios, publicados no ultimo seculo. E para quem realmente quer saber o que vai na cabeça dos seus caes existe inclusivé um capitulo dedicado á neurobiologia canina...

Eu tenho os livros mas são caros e para quem não estiver numa de investir tb se consegue fazer o download do pdf

cumps
Joana
Obrigada pela informação. Será que só se pode comprar pela net?
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta out 07, 2010 8:07 am

Onde encontro em PDF?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quinta out 07, 2010 1:01 pm

Eu na altura não encontrei os livros em Portugal, acabei por mandar vir da amazon do Reino Unido, tb dá para mandar vir dos USA mas há sempre o risco do imposto alfandegario..

Quanto ao pdf eu fiz o download do pirate bay mas existem mais sites de torrents onde eles existem.

Cumps,

Joana

http://thepiratebay.org/torrent/4712042 ... d_Training
Responder

Voltar para “Cães”